DIY BMW clutch delay valve
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- Notlim
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Re: DIY BMW clutch delay valve
No que me toca estou satisfeito em ter tirado a CDV. Quem faz uma condução tranquila, não anda em arranques e sabe minimamente o que faz não terá problema algum com esta mod.
- Crow
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Re: DIY BMW clutch delay valve
À anos que ando para testar isso no meu carro mas quando ando debaixo dele nunca me lembro lol
Eu também concordo com o Notlim, quem souber o que anda a fazer não vai ter problemas e acho que até vai melhorar a condução. O pedal de embraiagem fica mais "directo" ao movimento do desacoplador de embraiagem.
Gosto pouco que seja o carro a controlar aquilo que eu quero fazer, já o sistema de ajuda ao arranque nas subidas me chateia profundamente. Nunca arranco quando quero e como quero porque o carro não deixa! Tive que me habituar ao "timing" em que ele solta o travão (cooper d 2009).
Eu também concordo com o Notlim, quem souber o que anda a fazer não vai ter problemas e acho que até vai melhorar a condução. O pedal de embraiagem fica mais "directo" ao movimento do desacoplador de embraiagem.
Gosto pouco que seja o carro a controlar aquilo que eu quero fazer, já o sistema de ajuda ao arranque nas subidas me chateia profundamente. Nunca arranco quando quero e como quero porque o carro não deixa! Tive que me habituar ao "timing" em que ele solta o travão (cooper d 2009).
Re: DIY BMW clutch delay valve
Quando passo do honda para bimmer parece que deixo de saber conduzir e que é a primeira vez que uso um carro de caixa manual. :S A CDV está lá e serve para proteger o bimassa contra desgaste prematuro. É verdade que é útil, mas para quem sabe o que anda a fazer, é algo que irrita! Sente-se claramente o atraso no acoplamento/desacoplamento da embraiagem, e para alguém que está habituado a ter tudo directo...Crow Escreveu:À anos que ando para testar isso no meu carro mas quando ando debaixo dele nunca me lembro lol
Eu também concordo com o Notlim, quem souber o que anda a fazer não vai ter problemas e acho que até vai melhorar a condução. O pedal de embraiagem fica mais "directo" ao movimento do desacoplador de embraiagem.
O sistema de ajuda ao arranque nas subidas por acaso gostava de experimentar. A E61 de um amigo meu tem e reconheço a sua mais valia, mas não sei como seria a minha habituação... Confesso que o 30d tem um sistema "semelhante" bastante eficiente, chamado "binário_à_pazada". Ainda não apanhei nenhuma subida em que o carro não tivesse binário para a subir só de embraiagem, como se nada fosse.Crow Escreveu:Gosto pouco que seja o carro a controlar aquilo que eu quero fazer, já o sistema de ajuda ao arranque nas subidas me chateia profundamente. Nunca arranco quando quero e como quero porque o carro não deixa! Tive que me habituar ao "timing" em que ele solta o travão (cooper d 2009).
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Re: DIY BMW clutch delay valve
Eu percebo que a CDV está lá para alguma coisa e também percebo que o desgaste seja menor para quem sabe o que anda a fazer... mas porque é que o carro treme de vez em quando? É só devido ao efeito da válvula?
- Crow
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Re: DIY BMW clutch delay valve
A minha embraiagem treme ligeiramente quando o carro é submetido a pára-arranque constante e desconfio que a CDV contribui um pouco para isso. Ao provocar esse tal atraso a embraiagem vai arrastar mais antes de agarrar provocando maior aquecimento e consequente tremer.
Muito em breve vou retirar a CDV para testar e depois coloco feedback.
Muito em breve vou retirar a CDV para testar e depois coloco feedback.
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Re: DIY BMW clutch delay valve
Boa tarde Crow.Crow Escreveu:A minha embraiagem treme ligeiramente quando o carro é submetido a pára-arranque constante e desconfio que a CDV contribui um pouco para isso. Ao provocar esse tal atraso a embraiagem vai arrastar mais antes de agarrar provocando maior aquecimento e consequente tremer.
Muito em breve vou retirar a CDV para testar e depois coloco feedback.
Arrastar? Queres dizer patinar, certo? Achas que se a valvula fizesse isso a engenharia da BMW a deixava lá?
Volto a dizer que a valvula não provoca isso. Eu não acredito até prova em contrário muito sinceramente. Não quero entrar aqui em linha de discordância directa com ninguém mas acho essa tese errada. Tira-la é não procurar o verdadeiro problema. Disfarça e depois mais tarde a coisa é mais grave.
Em linguagem simples. A valvula suaviza o acoplamento, mas tem factores de calculo, como a velocidade, mudança engrenada, etc.
A valvula está lá mais para as passagens de caixa rápidas, soltar o pé do pedal rápidamente, arranques bruscos, e coisas destes género que podem comprometer o equipamento ou danificar a longo prazo o conjunto hidráulico. Ela não actua sempre. Há os tais factores de calculo que referi acima.
Depois quando dizem que a embraiagem treme seria util saber a quilometragem do carro, para se poder ter uma melhor aferição do que pode ser.
O que sei é que devido á ausência de determinados compostos, que eram usados no fabrico dos discos, e que lhes davam maior rigidez, que hoje em dia já não se podem usar devido aos factores ecológicos e outras tretas, as embraiagens hoje em dia já nem toleram temperaturas muito elevadas. Ao cabo de estar um tempo no pára arranca surge essa tremideira, devido ao excesso de dilatação do material. Depois a frio já não faz isso.
Já tive relatos e fiz experiências até á exaustão com carros de várias marcas (no pára arranca) e chegou ao cumulo de algumas vezes até produzir cheiro a queimado para dentro do habitaculo.. e ver-me grego para engrenara as mudanças. E nas passagens só com dupla.
Depois de esfriado o equipamento volta ao normal. Fantástico né? E claro estas embraiagens não vão durar o expectavel.. aliás hoje em dia uma embraiagem se passar dos 100.000 kms já podemos dizer que o carro está em boas mãos.
Mas façam o seguinte: Engrenar a 1ª e ir soltando o pé devagar e ver a partir de que momento o carro inicia a marcha sem aceleração. Vejam em que posição no curso do pedal (em baixo, a meio, ou só em cima) o carro começa a andar sem acelerar.
Por exemplo: Um pedal a pegar muito em cima é fim de vida de embraiagem.. e aí vem a tremedeira
Em relação aos Bimassa e a história de os mudarem sempre que se muda a embraiagem também é outro mito mas estou a preparar um artipo mesmo técnico com conselhos e fotografias com vários estados em que podem encontrar os Bimassa e a partir dos quais podem ver se é realmente necessário substituir. Às vezes basta dar uma lixadela no Bimassa e dura uma vida.
E ainda há a opção de passa para monomassa. Mas depois publico quando tiver o artigo pronto.
Cumprimentos.
- Notlim
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Re: DIY BMW clutch delay valve
Essa informação será certamente uma mais valia.
No meu caso treme porque a embraiagem/volante devem ter uma kilometragem considerável (nas minhas mãos pelo menos 100k) e não será de ter retirado a CDV. Explica como pode a válvula não actuar sempre, já que ela simplesmente estrangula a passagem do fluido. Entendia se tivesse uma posição on/off e fosse aberta/fechada por outro meio.
No meu caso treme porque a embraiagem/volante devem ter uma kilometragem considerável (nas minhas mãos pelo menos 100k) e não será de ter retirado a CDV. Explica como pode a válvula não actuar sempre, já que ela simplesmente estrangula a passagem do fluido. Entendia se tivesse uma posição on/off e fosse aberta/fechada por outro meio.
Re: DIY BMW clutch delay valve
Eu considero que num caudal baixo não estrangula e num alto (impulso rápido) já cria resistência extra e atrasa a passagem.
Não me parece é que numa embraiagem hidraulica o pedal pegue em baixo quando nova e em cima quando gasta, será afinada automaticamente para se situar "a meio", já são assim há muitos anos.
Não me parece é que numa embraiagem hidraulica o pedal pegue em baixo quando nova e em cima quando gasta, será afinada automaticamente para se situar "a meio", já são assim há muitos anos.
Re: DIY BMW clutch delay valve
Já viste alguma CDV ?Sofia Jose Escreveu: Em linguagem simples. A valvula suaviza o acoplamento, mas tem factores de calculo, como a velocidade, mudança engrenada, etc.
A valvula está lá mais para as passagens de caixa rápidas, soltar o pé do pedal rápidamente, arranques bruscos, e coisas destes género que podem comprometer o equipamento ou danificar a longo prazo o conjunto hidráulico. Ela não actua sempre. Há os tais factores de calculo que referi acima.
Explica-me como é que um vedante, duas molas e um estreitamento no diâmetro, têm em consideração os factores que mencionaste acima...
- Crow
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Re: DIY BMW clutch delay valve
É cada tiro no pé que nem sei por onde começar...
Não te fies no "corpo de engenharia" como disseste num outro topico. A bmw também fez os motores 150cv com borboletas no colector de admissão e vê a asneira que deu... o mesmo se passa com as distribuições dos novos motores 177cv... e por aí fora...
Eles estudaram muito, fizeram muitos calculos mas também fizeram muita asneira...
Como é que a valvula actua consoante a velocidade, mudança engrenada se aquilo é um estrangulador mecanico sem nenhuma outra forma de comando?
Concordo com o navigator, talvez por caudal mude um pouco o maneira como actua.
Embraiagens que só duram 100.000km se estiverem em boas mãos? Não conheces o dia a dia da minha Peugeot Expert. 175 mil km, reprogramada e embraiagem original.
Uma embraiagem treme porque o material está a repelar, na maior parte dos casos por estar vidrado resultado de aquecimento. (Isto se o ferodo não tiver já acabado e estivermos com os rebites já a ficarem sem cabeça...) O que quis dizer foi que a CDV poderá acelerar esse aquecimento já que deixa a embraiagem patinar mais tempo antes de colocar o veiculo em marcha.
Os sistemas hidrualicos servem para tornar o pedal de embraiagem mais macio já que temos a ajuda de uma bomba. Aquilo que se notava antigamente em sistemas de cabo é que a prensa ia ficando dura com o tempo e tornava-se desconfortavel conduzir com o pedal de embraiagem tão duro. Muitas pessoas não subsitiuem o cabo de embraiagem mas olhem que faz uma diferença brutal porque até o proprio cabo influencia e muito a dureza do pedal de embraiagem.
No caso que estamos a falar o que afina consoante o desgaste da embraiagem é a prensa.
Não te fies no "corpo de engenharia" como disseste num outro topico. A bmw também fez os motores 150cv com borboletas no colector de admissão e vê a asneira que deu... o mesmo se passa com as distribuições dos novos motores 177cv... e por aí fora...
Eles estudaram muito, fizeram muitos calculos mas também fizeram muita asneira...
Como é que a valvula actua consoante a velocidade, mudança engrenada se aquilo é um estrangulador mecanico sem nenhuma outra forma de comando?
Concordo com o navigator, talvez por caudal mude um pouco o maneira como actua.
Embraiagens que só duram 100.000km se estiverem em boas mãos? Não conheces o dia a dia da minha Peugeot Expert. 175 mil km, reprogramada e embraiagem original.
Uma embraiagem treme porque o material está a repelar, na maior parte dos casos por estar vidrado resultado de aquecimento. (Isto se o ferodo não tiver já acabado e estivermos com os rebites já a ficarem sem cabeça...) O que quis dizer foi que a CDV poderá acelerar esse aquecimento já que deixa a embraiagem patinar mais tempo antes de colocar o veiculo em marcha.
Os sistemas hidrualicos servem para tornar o pedal de embraiagem mais macio já que temos a ajuda de uma bomba. Aquilo que se notava antigamente em sistemas de cabo é que a prensa ia ficando dura com o tempo e tornava-se desconfortavel conduzir com o pedal de embraiagem tão duro. Muitas pessoas não subsitiuem o cabo de embraiagem mas olhem que faz uma diferença brutal porque até o proprio cabo influencia e muito a dureza do pedal de embraiagem.
No caso que estamos a falar o que afina consoante o desgaste da embraiagem é a prensa.
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Re: DIY BMW clutch delay valve
De acordo.Crow Escreveu: Uma embraiagem treme porque o material está a repelar, na maior parte dos casos por estar vidrado resultado de aquecimento. (Isto se o ferodo não tiver já acabado e estivermos com os rebites já a ficarem sem cabeça...) O que quis dizer foi que a CDV poderá acelerar esse aquecimento já que deixa a embraiagem patinar mais tempo antes de colocar o veiculo em marcha.
Os sistemas hidrualicos servem para tornar o pedal de embraiagem mais macio já que temos a ajuda de uma bomba. Aquilo que se notava antigamente em sistemas de cabo é que a prensa ia ficando dura com o tempo e tornava-se desconfortavel conduzir com o pedal de embraiagem tão duro. Muitas pessoas não subsitiuem o cabo de embraiagem mas olhem que faz uma diferença brutal porque até o proprio cabo influencia e muito a dureza do pedal de embraiagem.
Pedi hoje mesmo um parecer técnico á BMW Portugal com várias questões, nomeadamente o funcionamento da Cdv. Para saldar as nossas duvidas (eu incluso). Deixa lá ver o que os senhores dizem. Quando receber resposta coloco aqui.
Abraços
- Notlim
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Re: DIY BMW clutch delay valve
Isto está referenciado em vários fóruns pela net fora...Crow Escreveu:O que quis dizer foi que a CDV poderá acelerar esse aquecimento já que deixa a embraiagem patinar mais tempo antes de colocar o veiculo em marcha.
Re: DIY BMW clutch delay valve
Sofia Jose Escreveu:De acordo.Crow Escreveu: Uma embraiagem treme porque o material está a repelar, na maior parte dos casos por estar vidrado resultado de aquecimento. (Isto se o ferodo não tiver já acabado e estivermos com os rebites já a ficarem sem cabeça...) O que quis dizer foi que a CDV poderá acelerar esse aquecimento já que deixa a embraiagem patinar mais tempo antes de colocar o veiculo em marcha.
Os sistemas hidrualicos servem para tornar o pedal de embraiagem mais macio já que temos a ajuda de uma bomba. Aquilo que se notava antigamente em sistemas de cabo é que a prensa ia ficando dura com o tempo e tornava-se desconfortavel conduzir com o pedal de embraiagem tão duro. Muitas pessoas não subsitiuem o cabo de embraiagem mas olhem que faz uma diferença brutal porque até o proprio cabo influencia e muito a dureza do pedal de embraiagem.
Pedi hoje mesmo um parecer técnico á BMW Portugal com várias questões, nomeadamente o funcionamento da Cdv. Para saldar as nossas duvidas (eu incluso). Deixa lá ver o que os senhores dizem. Quando receber resposta coloco aqui.
Abraços
Há engenheiros tão morcões nas marcas... desde não saberem porque é que o meu carro fazia fumo8 eles diziam que eram os injectores e era do breather) , não saberem se o carro tinha um tgv ou um turbo geometri fixa(esta foi na toyota), e os engenheiros da mercedes fizeram tanto calculo naqueles filtro de particulas que até inventaram como transformar um carro nema lareira... :lol1
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Re: DIY BMW clutch delay valve
O que sei é que no meu, as muito poucas vezes que tremeu (felizmente), foi nos primeiros minutos, após o arranque, a frio.Sofia Jose Escreveu:O que sei é que devido á ausência de determinados compostos, que eram usados no fabrico dos discos, e que lhes davam maior rigidez, que hoje em dia já não se podem usar devido aos factores ecológicos e outras tretas, as embraiagens hoje em dia já nem toleram temperaturas muito elevadas. Ao cabo de estar um tempo no pára arranca surge essa tremideira, devido ao excesso de dilatação do material. Depois a frio já não faz isso.
Vendi um Skoda octavia com 350 000 Km sempre com a mesma embraiagem e sem qualquer problema na mesma.Sofia Jose Escreveu:Depois de esfriado o equipamento volta ao normal. Fantástico né? E claro estas embraiagens não vão durar o expectavel.. aliás hoje em dia uma embraiagem se passar dos 100.000 kms já podemos dizer que o carro está em boas mãos.