DIY BMW clutch delay valve

Área de alterações que podem ser feitas por qualquer um

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
Notlim
Membro Gold
Mensagens: 4250
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING
Localização: Norte

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Notlim »

No que me toca estou satisfeito em ter tirado a CDV. Quem faz uma condução tranquila, não anda em arranques e sabe minimamente o que faz não terá problema algum com esta mod.

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Crow »

À anos que ando para testar isso no meu carro mas quando ando debaixo dele nunca me lembro lol

Eu também concordo com o Notlim, quem souber o que anda a fazer não vai ter problemas e acho que até vai melhorar a condução. O pedal de embraiagem fica mais "directo" ao movimento do desacoplador de embraiagem.

Gosto pouco que seja o carro a controlar aquilo que eu quero fazer, já o sistema de ajuda ao arranque nas subidas me chateia profundamente. Nunca arranco quando quero e como quero porque o carro não deixa! Tive que me habituar ao "timing" em que ele solta o travão (cooper d 2009).

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Junglas »

Crow Escreveu:À anos que ando para testar isso no meu carro mas quando ando debaixo dele nunca me lembro lol

Eu também concordo com o Notlim, quem souber o que anda a fazer não vai ter problemas e acho que até vai melhorar a condução. O pedal de embraiagem fica mais "directo" ao movimento do desacoplador de embraiagem.
Quando passo do honda para bimmer parece que deixo de saber conduzir e que é a primeira vez que uso um carro de caixa manual. :S A CDV está lá e serve para proteger o bimassa contra desgaste prematuro. É verdade que é útil, mas para quem sabe o que anda a fazer, é algo que irrita! Sente-se claramente o atraso no acoplamento/desacoplamento da embraiagem, e para alguém que está habituado a ter tudo directo...

Crow Escreveu:Gosto pouco que seja o carro a controlar aquilo que eu quero fazer, já o sistema de ajuda ao arranque nas subidas me chateia profundamente. Nunca arranco quando quero e como quero porque o carro não deixa! Tive que me habituar ao "timing" em que ele solta o travão (cooper d 2009).
O sistema de ajuda ao arranque nas subidas por acaso gostava de experimentar. A E61 de um amigo meu tem e reconheço a sua mais valia, mas não sei como seria a minha habituação... Confesso que o 30d tem um sistema "semelhante" bastante eficiente, chamado "binário_à_pazada". Ainda não apanhei nenhuma subida em que o carro não tivesse binário para a subir só de embraiagem, como se nada fosse. :lol: :lol:
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

nunorsilva
Membro Juvenil
Mensagens: 292
Registado: 08 jun 2012, 15:07
O meu Carro:: BMW 520d E61

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por nunorsilva »

Eu percebo que a CDV está lá para alguma coisa e também percebo que o desgaste seja menor para quem sabe o que anda a fazer... mas porque é que o carro treme de vez em quando? É só devido ao efeito da válvula?
Nuno Silva
BMW 520d E61 2009
Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Crow »

A minha embraiagem treme ligeiramente quando o carro é submetido a pára-arranque constante e desconfio que a CDV contribui um pouco para isso. Ao provocar esse tal atraso a embraiagem vai arrastar mais antes de agarrar provocando maior aquecimento e consequente tremer.

Muito em breve vou retirar a CDV para testar e depois coloco feedback.

Sofia Jose
Membro Juvenil
Mensagens: 54
Registado: 20 abr 2013, 18:01
O meu Carro:: 320

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Sofia Jose »

Crow Escreveu:A minha embraiagem treme ligeiramente quando o carro é submetido a pára-arranque constante e desconfio que a CDV contribui um pouco para isso. Ao provocar esse tal atraso a embraiagem vai arrastar mais antes de agarrar provocando maior aquecimento e consequente tremer.

Muito em breve vou retirar a CDV para testar e depois coloco feedback.
Boa tarde Crow.

Arrastar? Queres dizer patinar, certo? Achas que se a valvula fizesse isso a engenharia da BMW a deixava lá?
Volto a dizer que a valvula não provoca isso. Eu não acredito até prova em contrário muito sinceramente. Não quero entrar aqui em linha de discordância directa com ninguém mas acho essa tese errada. Tira-la é não procurar o verdadeiro problema. Disfarça e depois mais tarde a coisa é mais grave.

Em linguagem simples. A valvula suaviza o acoplamento, mas tem factores de calculo, como a velocidade, mudança engrenada, etc.
A valvula está lá mais para as passagens de caixa rápidas, soltar o pé do pedal rápidamente, arranques bruscos, e coisas destes género que podem comprometer o equipamento ou danificar a longo prazo o conjunto hidráulico. Ela não actua sempre. Há os tais factores de calculo que referi acima.

Depois quando dizem que a embraiagem treme seria util saber a quilometragem do carro, para se poder ter uma melhor aferição do que pode ser.

O que sei é que devido á ausência de determinados compostos, que eram usados no fabrico dos discos, e que lhes davam maior rigidez, que hoje em dia já não se podem usar devido aos factores ecológicos e outras tretas, as embraiagens hoje em dia já nem toleram temperaturas muito elevadas. Ao cabo de estar um tempo no pára arranca surge essa tremideira, devido ao excesso de dilatação do material. Depois a frio já não faz isso.
Já tive relatos e fiz experiências até á exaustão com carros de várias marcas (no pára arranca) e chegou ao cumulo de algumas vezes até produzir cheiro a queimado para dentro do habitaculo.. e ver-me grego para engrenara as mudanças. E nas passagens só com dupla.
Depois de esfriado o equipamento volta ao normal. Fantástico né? E claro estas embraiagens não vão durar o expectavel.. aliás hoje em dia uma embraiagem se passar dos 100.000 kms já podemos dizer que o carro está em boas mãos.

Mas façam o seguinte: Engrenar a 1ª e ir soltando o pé devagar e ver a partir de que momento o carro inicia a marcha sem aceleração. Vejam em que posição no curso do pedal (em baixo, a meio, ou só em cima) o carro começa a andar sem acelerar.
Por exemplo: Um pedal a pegar muito em cima é fim de vida de embraiagem.. e aí vem a tremedeira :)

Em relação aos Bimassa e a história de os mudarem sempre que se muda a embraiagem também é outro mito mas estou a preparar um artipo mesmo técnico com conselhos e fotografias com vários estados em que podem encontrar os Bimassa e a partir dos quais podem ver se é realmente necessário substituir. Às vezes basta dar uma lixadela no Bimassa e dura uma vida.
E ainda há a opção de passa para monomassa. Mas depois publico quando tiver o artigo pronto.

Cumprimentos.

Avatar do Utilizador
Notlim
Membro Gold
Mensagens: 4250
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING
Localização: Norte

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Notlim »

Essa informação será certamente uma mais valia.

No meu caso treme porque a embraiagem/volante devem ter uma kilometragem considerável (nas minhas mãos pelo menos 100k) e não será de ter retirado a CDV. Explica como pode a válvula não actuar sempre, já que ela simplesmente estrangula a passagem do fluido. Entendia se tivesse uma posição on/off e fosse aberta/fechada por outro meio.

Avatar do Utilizador
navigator
Membro Gold
Mensagens: 1445
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por navigator »

Eu considero que num caudal baixo não estrangula e num alto (impulso rápido) já cria resistência extra e atrasa a passagem.

Não me parece é que numa embraiagem hidraulica o pedal pegue em baixo quando nova e em cima quando gasta, será afinada automaticamente para se situar "a meio", já são assim há muitos anos.
Imagem

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Junglas »

Sofia Jose Escreveu: Em linguagem simples. A valvula suaviza o acoplamento, mas tem factores de calculo, como a velocidade, mudança engrenada, etc.
A valvula está lá mais para as passagens de caixa rápidas, soltar o pé do pedal rápidamente, arranques bruscos, e coisas destes género que podem comprometer o equipamento ou danificar a longo prazo o conjunto hidráulico. Ela não actua sempre. Há os tais factores de calculo que referi acima.
Já viste alguma CDV ?

Explica-me como é que um vedante, duas molas e um estreitamento no diâmetro, têm em consideração os factores que mencionaste acima...
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
Crow
Membro Gold
Mensagens: 1574
Registado: 05 jun 2007, 10:49
O meu Carro:: Bmw 320td
Localização: Sintra

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Crow »

É cada tiro no pé que nem sei por onde começar...

Não te fies no "corpo de engenharia" como disseste num outro topico. A bmw também fez os motores 150cv com borboletas no colector de admissão e vê a asneira que deu... o mesmo se passa com as distribuições dos novos motores 177cv... e por aí fora...

Eles estudaram muito, fizeram muitos calculos mas também fizeram muita asneira...

Como é que a valvula actua consoante a velocidade, mudança engrenada se aquilo é um estrangulador mecanico sem nenhuma outra forma de comando?

Concordo com o navigator, talvez por caudal mude um pouco o maneira como actua.

Embraiagens que só duram 100.000km se estiverem em boas mãos? Não conheces o dia a dia da minha Peugeot Expert. 175 mil km, reprogramada e embraiagem original.

Uma embraiagem treme porque o material está a repelar, na maior parte dos casos por estar vidrado resultado de aquecimento. (Isto se o ferodo não tiver já acabado e estivermos com os rebites já a ficarem sem cabeça...) O que quis dizer foi que a CDV poderá acelerar esse aquecimento já que deixa a embraiagem patinar mais tempo antes de colocar o veiculo em marcha.

Os sistemas hidrualicos servem para tornar o pedal de embraiagem mais macio já que temos a ajuda de uma bomba. Aquilo que se notava antigamente em sistemas de cabo é que a prensa ia ficando dura com o tempo e tornava-se desconfortavel conduzir com o pedal de embraiagem tão duro. Muitas pessoas não subsitiuem o cabo de embraiagem mas olhem que faz uma diferença brutal porque até o proprio cabo influencia e muito a dureza do pedal de embraiagem.

No caso que estamos a falar o que afina consoante o desgaste da embraiagem é a prensa.

Sofia Jose
Membro Juvenil
Mensagens: 54
Registado: 20 abr 2013, 18:01
O meu Carro:: 320

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Sofia Jose »

Crow Escreveu: Uma embraiagem treme porque o material está a repelar, na maior parte dos casos por estar vidrado resultado de aquecimento. (Isto se o ferodo não tiver já acabado e estivermos com os rebites já a ficarem sem cabeça...) O que quis dizer foi que a CDV poderá acelerar esse aquecimento já que deixa a embraiagem patinar mais tempo antes de colocar o veiculo em marcha.

Os sistemas hidrualicos servem para tornar o pedal de embraiagem mais macio já que temos a ajuda de uma bomba. Aquilo que se notava antigamente em sistemas de cabo é que a prensa ia ficando dura com o tempo e tornava-se desconfortavel conduzir com o pedal de embraiagem tão duro. Muitas pessoas não subsitiuem o cabo de embraiagem mas olhem que faz uma diferença brutal porque até o proprio cabo influencia e muito a dureza do pedal de embraiagem.
De acordo.
Pedi hoje mesmo um parecer técnico á BMW Portugal com várias questões, nomeadamente o funcionamento da Cdv. Para saldar as nossas duvidas (eu incluso). Deixa lá ver o que os senhores dizem. Quando receber resposta coloco aqui.
Abraços

Avatar do Utilizador
Notlim
Membro Gold
Mensagens: 4250
Registado: 18 nov 2006, 17:47
O meu Carro:: E46 320D TOURING
Localização: Norte

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Notlim »

Crow Escreveu:O que quis dizer foi que a CDV poderá acelerar esse aquecimento já que deixa a embraiagem patinar mais tempo antes de colocar o veiculo em marcha.
Isto está referenciado em vários fóruns pela net fora...

Marco c
Membro Senior
Mensagens: 713
Registado: 23 mai 2011, 13:49
O meu Carro:: 320td 02 m3 e46 03

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por Marco c »

Sofia Jose Escreveu:
Crow Escreveu: Uma embraiagem treme porque o material está a repelar, na maior parte dos casos por estar vidrado resultado de aquecimento. (Isto se o ferodo não tiver já acabado e estivermos com os rebites já a ficarem sem cabeça...) O que quis dizer foi que a CDV poderá acelerar esse aquecimento já que deixa a embraiagem patinar mais tempo antes de colocar o veiculo em marcha.

Os sistemas hidrualicos servem para tornar o pedal de embraiagem mais macio já que temos a ajuda de uma bomba. Aquilo que se notava antigamente em sistemas de cabo é que a prensa ia ficando dura com o tempo e tornava-se desconfortavel conduzir com o pedal de embraiagem tão duro. Muitas pessoas não subsitiuem o cabo de embraiagem mas olhem que faz uma diferença brutal porque até o proprio cabo influencia e muito a dureza do pedal de embraiagem.
De acordo.
Pedi hoje mesmo um parecer técnico á BMW Portugal com várias questões, nomeadamente o funcionamento da Cdv. Para saldar as nossas duvidas (eu incluso). Deixa lá ver o que os senhores dizem. Quando receber resposta coloco aqui.
Abraços

Há engenheiros tão morcões nas marcas... desde não saberem porque é que o meu carro fazia fumo8 eles diziam que eram os injectores e era do breather) , não saberem se o carro tinha um tgv ou um turbo geometri fixa(esta foi na toyota), e os engenheiros da mercedes fizeram tanto calculo naqueles filtro de particulas que até inventaram como transformar um carro nema lareira... :lol1

JOliveira40
Membro Juvenil
Mensagens: 57
Registado: 02 jan 2012, 10:13
O meu Carro:: bmw 520D E61

Re: DIY BMW clutch delay valve

Mensagem por JOliveira40 »

Sofia Jose Escreveu:O que sei é que devido á ausência de determinados compostos, que eram usados no fabrico dos discos, e que lhes davam maior rigidez, que hoje em dia já não se podem usar devido aos factores ecológicos e outras tretas, as embraiagens hoje em dia já nem toleram temperaturas muito elevadas. Ao cabo de estar um tempo no pára arranca surge essa tremideira, devido ao excesso de dilatação do material. Depois a frio já não faz isso.
O que sei é que no meu, as muito poucas vezes que tremeu (felizmente), foi nos primeiros minutos, após o arranque, a frio.
Sofia Jose Escreveu:Depois de esfriado o equipamento volta ao normal. Fantástico né? E claro estas embraiagens não vão durar o expectavel.. aliás hoje em dia uma embraiagem se passar dos 100.000 kms já podemos dizer que o carro está em boas mãos.
Vendi um Skoda octavia com 350 000 Km sempre com a mesma embraiagem e sem qualquer problema na mesma.

Responder

Voltar para “[DIY] Faz Tu Mesmo!”