JCG Escreveu:Nos próximos dias um amigo vai emprestar-me um leitor de OBD. Gostaria de saber quais os parâmetros que se devem ler para saber a pressão antes de depois da FAP. O carro é um F10 automático, de Fev/2012 com 80 mil km, que faz diariamente 2 percursos de 80 km na EN125 (Algarve) a uma média de 80 km/h. O escape não está branco. Hoje fiz o percurso a velocidades não permitidas, tentei andar sempre com as rotações por volta as 2000rpm ou mais, e não notei diferença na cor da saída do escape.
Outra coisa que gostaria de saber é se existe algum documento na net que explique como é feita a regeneração neste carro. Eu já perguntei na oficina oficinal da BMW onde faço as revisões, mas não me souberam dizer. Não sei se foi para esconder alguma coisa ou se por incompetência.
Agora com tempo...
Pelo DIS tens um teste de contrapressão de gazes, tens um mínimo e um máximo, qd eu tinha FAP os valores estavam muito abaixo do máximo e um pouco acima dos mínimos, mas o que é certo é que o FAP estava entupido pois qd o tirei notei e bem no desenvolvimento do motor.
Agora tenho erros no DIS pois este queixa-se de falta de contrapressão dos gases... pudera.
No F10 não podes usar o DIS, pois ele não lê o carro acho eu.
Para a regeneração se fazer tem de estar reunidos algumas condições:
Saída de gazes à entrada do catalisador ser de 260º se não estou em erro.
Liquido de refrigeração estar a 70º pelo menos
Circular a uma velocidade o mais estabilizada possível acima dos 60km/h durante 20 minutos no mínimo
E claro a regeneração vai-se fazer qd a DDE enviar ordens para tal, não é qd nós queremos.
De momento acho que são estes os parametros para a regeneração se efectuar.
jmcdpereira