Bom, como escreves-te assim com tanta convicção acerca do funcionamento do OCT, sinto que é minha obrigação explicar-te como a coisa funciona e quanto às leis da física e da gravidade já lá vamos
O carter é o reservatório do motor onde se retém o oleo necessário à lubrificação deste durante o seu funcionamento, exceptuam-se contudo os casos em que os motores devido aos seus propósitos utilizam um carter seco, sendo por isso obrigados a ter um reservatório adicional para reter o oleo do motor e montado uma bomba de oleo adicional, uma vez que não tendo o carter normal, não têm espaço para ter a vulgar bomba de oleo mecânica.
Os motores mais performantes, normalmente usam o OCT, tendo este como função, salvaguardar o funcionamento do motor em caso de avaria grave (como por exemplo: rebentas o motor e em vez de o oleo ser expelido pela tampa das valvulas, este é direcionado para o carter, mantendo-se assim a lubrificação do motor, evitando que este fique gripado).
O OCT tem como função recuperar o oleo expelido pelo respirador da tampa das valvulas reencaminhando-o para o carter.
Nos motores vulgares este respirador está ligado directamente à admissão do motor, sendo estes gases que contêm oleo, queimados durante a combustão.
Experimenta desligar o tubo no lado do colector de admissão e aplica-lhe um filtro nessa extremidade. Circula durante um dia ou dois e depois verifica o estado em que se encontra o filtro e diz-me a que conclusão chegas-te.
Assim sendo, não compreendo a tua noção de fisíca.
Parece-me sim é que tenha a haver com a lei da gravidade e nesse capítulo, como já expliquei, o oeo não sai do carter para o OCT. É antes o sentido inverso, sai juntamente com os gases provocados pela combustão/temperatura, pela tampa das valvulas para o tanque e depois para o carter ( o que é mais difícil? Subir ou descer?

)
Posto isto, não percebo como é que o carro desse teu colega passou a andar mais e a gastar menos
Não encares isto como uma "picardia", não é nada disso, até porque eu sou da opinião, de que, quem sabe deve partilhar e quem tem dúvidas deve perguntar.
Não sou nenhum "sabe-tudo", eu tenho é o previlégio de andar "ligado ao meio" das corridas à alguns anos.
Cumprimentos.