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CCV Bypass

Enviado: 04 out 2005, 08:59
por Kaux
Boas!

alguem me sabe dizer onde sao ficam os tubos do ccv no motor m43(316i)?
estive a ver este link, e disseram-me que haviam users do clube que já teriam efectuado esta alteração..

Fikem Bem! :)

Enviado: 07 out 2005, 23:44
por Cravo
E só por curiosidade, para que queres fazer isso?

Enviado: 08 out 2005, 11:14
por Kaux
bem.. a ideia n é bem fazer 1 bypass mas um tank catch..

1 colega meu fez o mesmo no carro dele e conseguio reduzir 1 pouco os consumos.. alem do carro andar mais 1 cadito.. :P como a gota ta cara queria ver se teria o mm efeito no meu..

Fika Bem! :)

Enviado: 08 out 2005, 23:16
por Cravo
:shock: :shock: :shock: :scary :scary :scary

Mais um caso típico de "cavalos psicológicos" :!: :!: :!:

Essa justificação é no minímo para rir :shock: :shock: :shock:
Se ao menos o teu colega soubesse para que serve ;)

Valha-me Deus!!!
O que é que se anda a passar neste fórum??? Ultimamente aparece cada tópico!
Vai lá, vai!!!

Enviado: 09 out 2005, 14:36
por Kaux
Desculpa,
mas se percebes de mecanica ou melhor.. se tens algumas bases de fisica sabias k basta alterar o diametro de 1 tubo para haver diferenças na velocidade e kuantidade de ar para k os colectores de admiçao tenham perdas ou ganhos.

O ccv ou pcv (dependendo do modelo implementado) o k faz na pratica é reencaminhar alguns gases do carter para a admissão, para deste modo conseguir cumprir as normas anti-poluiçao existentes.. so k devido as forças de existentes dentro do bloco do motor fazem com que algum do oleo do carter passe pela valvula do ccv, o que leva ao acumular de alguns residuos de oleo nos colectores de admissao.. 1 exemplo disso é k sentes o carro mais solto normalmente quando sais de auto-estrada pq a passagem de mais ar pela admissao provoca 1 efeito de limpesa nos colectores..

com o tank catch consegues reter kuase a totalidade desse oleo k sai do carter e evitas assim que ele entre nos colectores de admissao..

alem disso eu so perguntei se alguem sabia onde ficavam os tubos do ccv no meu motor, se sabes e estás disponivel a ajudar agradeço.. se nao olha.. pelo menos da para passar 1 bucado de tempo a reponder-te aos posts.. :lol:

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Vai lá, vai!!! :P

Enviado: 09 out 2005, 14:54
por Pedro///Menezes
O meu carro não tem CCV e nota-se mais solto sempre que sai da Auto-estrada... :roll: Isso acontece a todos os carros que andam "presos" em cidade.

Agora as questões que eu acho importantes são:

-Vale a pena fazeres isso pelos ganhos que tens?

-Não existem outras formas de aumentar potência mais eficazes?

-Tens a certeza que não afecta negativamente o carro?

Posto isto e se respondeste positivamente á 1ª e 3ª pergunta e negativamente á 2ª, então deves avançar...

Se respondeste negativamente á 3ª será que vale a pena arriscar?

Não estou contra ti apenas a ajudar-te a tomares a melhor decisão possivel para ti. Por exemplo no meu 316i (embora de modelo diferente) optei por entre outras as que dão bastantes diferenças.

P.S.-Desculpa se esta pergunta for estupida, mas acho que ainda ando na idade dos porquês: Se pelo que dizes queres parar que o óleo saia do carter para a admissão, para onde o mandas então (visto que não vai mais para a admissão)? Para a rua? Tapas o tubo?

Volto a FRISAR BEM que apenas estou a dar a minha opinião, sem querer ofender ninguém, que apenas quero ajudar-te a, no caso de sempre fazeres isso, a fazeres com a convicção que te vai ajudar sem estragar nada. E claro, também estou a tentar perceber os resultados disso.

Enviado: 09 out 2005, 16:34
por Kaux
mas eu n diss k ia por ou nao.. ou se afecta ou nao.. apenas explikei teoricamente o k faria..

eu apenas kero saber onde ficam os tubinhos... :roll: :? custa assim tanto perceber? :P

nao.. o oleo ficaria retido num compartimento tipo 1 tankezinho pekeno k poderai ser decarregado posteriormente.. (a maior parte dos carros de rally usam esta tecnica) passando assim apenas os gases para os colectores de admissao.. :)

ja agora pedro.. k outras alteraçoes fizest? :)

Abraço :)

Enviado: 09 out 2005, 16:41
por Pedro///Menezes
filtro de ar kN de caixa, e uma vez que tive a cabeça fora para meter válvulas aproveitei e tirei um pouco dela que tava a mais (rebaixei). Ah e o restante escape. É o suficiente para por a 5ª a cortar a 210kmh num 1600c de 105cv (E30)

Ah não percebi que era para ficar retido num tanque. Suponho que estejas a falar de E46 e nesse modelo confesso que sou ignorante :| Se soubesse ajudava-te de boa vontade, mas deixo isso para quem tem e46...

Enviado: 09 out 2005, 17:03
por Kaux
o modelo é mm o E36.. :) aparece no msn +a falar.. :) os consumos n te subiram mt com a linha de escape?

Enviado: 09 out 2005, 18:24
por Pedro///Menezes
Kaux, o MSN estava ausente porque não tava perto do pc :?

Mas existem 2 modelos de E36... Um deles (os ultimos) trazem já umas admissões variáveis que já dão outra alma ao carro. Sabes me dizer que tipo é? Se não souberes diz-me o ano ou mostra uma foto do motor...

Enviado: 10 out 2005, 00:17
por Cravo
Bom, como escreves-te assim com tanta convicção acerca do funcionamento do OCT, sinto que é minha obrigação explicar-te como a coisa funciona e quanto às leis da física e da gravidade já lá vamos ;)

O carter é o reservatório do motor onde se retém o oleo necessário à lubrificação deste durante o seu funcionamento, exceptuam-se contudo os casos em que os motores devido aos seus propósitos utilizam um carter seco, sendo por isso obrigados a ter um reservatório adicional para reter o oleo do motor e montado uma bomba de oleo adicional, uma vez que não tendo o carter normal, não têm espaço para ter a vulgar bomba de oleo mecânica.
Os motores mais performantes, normalmente usam o OCT, tendo este como função, salvaguardar o funcionamento do motor em caso de avaria grave (como por exemplo: rebentas o motor e em vez de o oleo ser expelido pela tampa das valvulas, este é direcionado para o carter, mantendo-se assim a lubrificação do motor, evitando que este fique gripado).
O OCT tem como função recuperar o oleo expelido pelo respirador da tampa das valvulas reencaminhando-o para o carter.
Nos motores vulgares este respirador está ligado directamente à admissão do motor, sendo estes gases que contêm oleo, queimados durante a combustão.
Experimenta desligar o tubo no lado do colector de admissão e aplica-lhe um filtro nessa extremidade. Circula durante um dia ou dois e depois verifica o estado em que se encontra o filtro e diz-me a que conclusão chegas-te.
Assim sendo, não compreendo a tua noção de fisíca.

Parece-me sim é que tenha a haver com a lei da gravidade e nesse capítulo, como já expliquei, o oeo não sai do carter para o OCT. É antes o sentido inverso, sai juntamente com os gases provocados pela combustão/temperatura, pela tampa das valvulas para o tanque e depois para o carter ( o que é mais difícil? Subir ou descer? ;) )

Posto isto, não percebo como é que o carro desse teu colega passou a andar mais e a gastar menos :shock: :lol: :lol: :lol:

Não encares isto como uma "picardia", não é nada disso, até porque eu sou da opinião, de que, quem sabe deve partilhar e quem tem dúvidas deve perguntar.
Não sou nenhum "sabe-tudo", eu tenho é o previlégio de andar "ligado ao meio" das corridas à alguns anos.

Cumprimentos.

Enviado: 10 out 2005, 17:44
por Kaux
n considero picardia pois n tb n sou nenhum expert na materia, alem disso n tou a falar do OCT.. isso é para outros niveis de motores.. :P

o sistema k tou a falar é este

http://www.maesco.com/products/racor/r_ ... intro.html

o k acontece é k os detritos do oleo ficam acomulados nos colectores de admissao.. e fazem o carro perder 1 pouco de resposta.. com esse sistema tenta-se manter os colectores limpos como quando o carro tinha 0km.. :)

mas se alguem souber onde ficam s tubinhos e kizer dizer eu agradeço ;)

Fikem Bem! :)

Enviado: 10 out 2005, 17:57
por Cravo
Kaux Escreveu:n considero picardia pois n tb n sou nenhum expert na materia, alem disso n tou a falar do OCT.. isso é para outros niveis de motores.. :P

o sistema k tou a falar é este

http://www.maesco.com/products/racor/r_ ... intro.html

o k acontece é k os detritos do oleo ficam acomulados nos colectores de admissao.. e fazem o carro perder 1 pouco de resposta.. com esse sistema tenta-se manter os colectores limpos como quando o carro tinha 0km.. :)

mas se alguem souber onde ficam s tubinhos e kizer dizer eu agradeço ;)

Fikem Bem! :)
Ok, estamos entendidos, mas parece-me que estás a falar duma aplicação para motores turbo.
Senão vejamos o que diz no "how it works" desse link:
The Racor CCV Crankcase Ventilation Filter System will not allow crankcase emissions to be released into the atmosphere when installed in a closed system. This is accomplished by filtering the blow-by gas and directing it into the engine air intake system.

The crankcase emissions flowing out of the engine breather are directed into the inlet of the CCV and through the pressure regulator/by-pass valve. The regulator is integral to the head assembly and located up stream of the filter element so that the pressure remains constant as the filter becomes restricted. The gases then flow in the inside-out direction through the filter, out of the unit and into the engine intake system usually between the air filter and turbocharger.
Por isso montar este sistema no 316, está fora de questão ;)
A menos que estejas a pensar em "comprimi-lo" ... :D
Fica bem.

Enviado: 10 out 2005, 20:53
por Kaux
nao, nao é para turbo.. :P mas deixa la.. :P adicionei-te ao msn espero k nao te importes :)

Abraço! :)

edit: agora k tive a ler melhor e nao na diagonal o link k te pus vi k n era bem isto a k me tava a referir.. :P este seria mais o menos o k foi feito no carro do meu colega.. com a excepçao k os gases sao novamente introduzidos na admissao http://www.teglerizer.com/triumphstuff/ ... ystem3.htm

Fica Bem! :)