É o 1º post em muitos anos lol
Comprei um E46 há 2 anos e desde então tenho feito várias mods, entre elas, uma que eu creio que seja útil a outros.
O Retrofit do Alarme OEM E46 sem pré-instalação/sem pré-cablagem.
Procurei na net e no fórum se já havia quem tivesse feito mas, pelo menos na altura, não encontrei.
Posso avançar em dizer que: sim funciona e nada pegou fogo :lol1
Por falta de tempo só ainda não terminei a parte eléctrica do retrovisor com escurecimento e LED.
Agradeço a compreensão de todos pelo facto de ainda não terminar o post pelo mesmo motivo acima, tempo.
Vou concluindo o post à medida que for possível.
Devo mencionar que não me responsabilizo por danos ou prejuízos relacionados com esta modificação, é da responsabilidade de cada um fazer o que achar mais correcto, só estou a partilhar a forma como eu fiz este retrofit.
Demorei vários meses até chegar a fase de começar a comprar peças porque tive de rever várias e repetidas vezes o circuito/esquema eléctrico, manuais, Nº de peça para pedir na BMW, ver as imagens no BMWFans.Info e no Google a ver se era a peça que precisava, também vi a possibilidade de inserir um sensor de choque, mas ía complicar a instalação e apesar de ser interessante tem a desvantagem que por exemplo: com o alarme armado se só abrir e voltar a fechar a mala, a vibração de fechar a mala ía disparar o alarme.
Dado que existem kits de alarmes OEM usados à venda muito parecidos, que é necessário ter em consideração que é necessário desmontar bastantes partes do interior e por consequência o tempo despendido..
..quis ter a certeza absoluta do que ía fazer, passo-a-passo sem aldrabices de maior, procurando respeitar o mais possível a forma como a BMW pretendia que o Alarme fosse instalado até porque eles sabem do que fazem e eu só segui as instruções com bom-senso.
Sumariamente o que comprei:
-As peças principais de um alarme de outro E46: Tilt Sensor, Sirene já com a chapa de protecção e encaixe.
-Tive de comprar o Sensor Ultra Sónico à parte porque não vinha no conjunto, encontrei 1 já com o cover de cor preta mas sem as "brackets" de fixação.
-As peças do alarme que faltavam eram plásticos, vi em vários sites, mas pela pouca diferença de preço comprei (novo) na BMW
-Muitas pequenas peças eléctricas e encaixes à BMW.
-Cablagens com qualidade OEM deste site https://www.shopssl.de/epages/es102139. ... nformation é um site pouco atractivo mas os cabos são de boa qualidade.
1º passo
Antes de comprar peças comecei por ver o que havia no mercado de alarmes OEM E46 usados, encontram-se negócios interessantes no eBay, não achei vantajoso em um carro com 13 anos estar a comprar um Alarme OEM novo e muito menos ir fazer a instalação na BMW ou em algum "especialista", sim eu sei as vezes sou forreta mas dá outra satisfação um bom DIY.
Optei por comprar assim: aprox 50€ (já não me lembro dos portes) vs os 200€+ IVA da BMW
http://bmwfans.info/parts-catalog/E46-S ... _system_2/



algumas fotos das peças














2º passo
Ver nos manuais aonde ficam os componentes do alarme, tirar as distancias entre eles para estudar as cablagens.
Não tirei fotos nesta parte durante a medição, mas posso mostrar o caderno

As medidas são do:
ZKE
-À Sirene: 1m
-Ao Sensor do Capôt: 1m
-Ao Sensor de Tilt da Mala: 0.70m + Bancos 1.4m + Lateral do carro 1.9m + "tolerância" 0.2m = 4.2m
-Ao Sensor Ultra Sónico: teto 0.7m + Porta 1.1m + (lateral 0.10m +subir 1m) = 2.9 = 3m
Sensor de Tilt
-Ao Sensor Ultra Sónico: teto 0.7m + porta 1.1m + banco 1.4m + mala 0.7 + porta lateral "tolerância" 0.3m = 4.2m
-Ao ZKE: mala 0.7m + Banco 1.4m + porta lateral 1.9m + "tolerância" 0.2m = 4.2m
Sensor Ultra Sónico
-Ao ZKE: teto 0.7m + Porta 1.1m + 1m + 0.4 = 3.2m
-Ao Sensor de Tilt da Mala: teto 0.7m + Porta 1.1m + 0.3 + Banco 1.4m + Mala 0.7m = 4.2m
3º passo
verificar repetidamente o WDS do E46 em relação ao alarme (pinos,encaixes,cabos e cores), existem alguns modelos diferentes de modelos, embora o funcionamento é o mesmo.


4º passo
verificar os Part Number de todos os componentes necessários.
5º passo
ver no site os cabos automotivos "OEM" que correspondem ao necessário: multi filar, resistente a temperatura, diametro/espessura, cor e inserir tudo em Excel.
Na altura que estava a comprar os cabos não havia alguns cabos que eu precisava então tive re-organizar a lista de cabos e procurar usar alguns cabos em que fosse previsto sobrar cabo.
Aproveitei também para comprar cabo suficiente para outras mods.


6º
Comprar então todo o Hardware: Alarme, os Cabos, os encaixes que faltavam e uma ferramenta de cravar e descarnar cabos em condições e outros pequenos acessórios eléctricos.
Alguns dos rolos de 10m


6.5º
desenrolar os cabos e voltar a medir para ter a certeza que está tudo bem antes de marcar para cortar, alguns dos "fios" deram para pré-cortar outros não, mas cada fio foi identificado em que componente ligava e em que componente termina a ligação.
Sensor do Capô
Este sensor é boa politica comprar novo pois se tiver defeito faz disparar o alarme "aleatoriamente"


Sirene


testar que todos componentes encaixam como pretendido
7º
Instalar por ordem cronológica:
-Comecei pelo mais fácil, instalar e ligar ao circuito o sensor de capô que não tinha





A ligação ao ZKE

-Sirene e suporte fixação, apesar de estar no sitio foi a última coisa a ligar na ficha lol
Pormenor importante, de acordo com o manual, os cabos da sirene tem de passar por aqui na firewall do chassis:

como não conseguia passar os cabos no sitio, tive de os passar por outro lado
não é a melhor escolha, mas na altura não vi outra maneira, mais tarde percebi que desmontando de dentro do habitáculo o plástico até pode sair..



-desmanchar o interior, pilar A,B,C, forro do tecto, o porta luvas, a mala do lado da bateria, os bancos traseiros, os plásticos laterais das portas.



































-passar os cabos da mala para o interior e do ZKE para os módulos, identificados já nos cabos os módulos e pré-cortados com bastante folga para cada módulo.
todos os contactos que era possível ligar no ZKE foram ligados à medida que o módulo correspondente era instalado.
isto é, eu passei e identifique todos os cabos, mas só os ligava ao "circuito" de sinal à medida que estava a instalar o módulo correspondente.
Eu liguei o Tilt Sensor ao ZKE mas não liguei ao circuito +12V, a prioridade foi passar primeiro os fios de sinal, depois os de -12V e só no fim os de +12V
cada fio de cada ligação foi revisado pelo menos 2x com a ajuda das cores dos cabos, multímetro e esquemas eléctricos!







tilt sensor













momento "oh crap"


terminais e ligações sensor de interior ultrasonico



não encontrei o encaixe só encontrei este adaptador que liga ao sensor







-com o forro do tecto em baixo, cortar a fibra e o tecido no sitio do sensor, instalar as fixações, testar o conjunto do Sensor Ultra Som antes de passar e cortar os cabos., voltar a por a forra do tecto no sitio e ligar os fios.
-Fazer as derivações eléctricas, testar uma ultima vez e instalar o fusível para o Alarme.. não queimou o fusivel! :dance
-fazer o retrofit com o EasyDIS, vi as funções que dava para alterar fácilmente com o BMWScanner, mas posteriormente acabei por usar o NCS Expert para ver a codificação, até ficar como eu pretendia, carregar no botão e dar indicação luminosa e visual, no caso de estar mal-trancado só pisca as luzes; só testei o trigger com os vidros abertos e meter a mão dentro do carro, o alarme dispara e não tenho erros nos sensor de Tilt assumo que está ok.
inserir vídeo
-Comprei o espelho com o LED e escurecimento automático/proteção anti-encandeamento,e troquei os espelhos, mas na fase de ligar a parte eletrica.. percebi que tinha comprado os encaixes errados.. :duh e parei por aqui
depois que comprei as peças certas:
51167062264 - encaixe plástico "cover"
61131383776 - contacto femea MQS/contacto de casquilho MQS











por preguiça não me apeteceu ligar o anti-encandeamento, tenho de comprar algum tipo de cabo que dê para ir buscar 2 ligações a 1 fusivel :fun
mas agora já tenho tudo pronto! :stoked :onfire
https://goo.gl/photos/EEfnNjBhW4YpWYhT7
https://goo.gl/photos/yYctWSHQwFpT2ui86
assim de cabeça nao estou a ver um bom site de hosting para enviar as fotos, imagens e manuais, alguma sugestão?

"manual" em Excel sobre as ligações
http://s000.tinyupload.com/?file_id=903 ... 8876449675
esquemáticos
geral_1

geral_2

ligacoes_A22_ZKE

tilt_sensor_DWA_B28

A121_ultra_sonic.

ZKE-Sirene

alguns part-numbers por confirmar
deem um desconto que são tantos "saquinhos" de peças que foram sendo pedidas

61131383776 - contacto fêmea MQS/contacto de casquilho MQS para os "housings" do DWA,Retrovisor e ZKE: aka "peça que não existe" grande história este P/N :duh
61138369696 - este é errado..
07119904524 - parafuso para fixar o suporte da sirene (acho eu)
51167062264 - ainda não comprei este - rear view mirror cap
estes são confirmados para o retrofit do alarme
51448243665 - Suporte inferior do módulo de ultrasom
51448243666 - Suporte do módulo de ultrasom
61136909008 - Housing/ficha do espelho retrovisor A22, X18246
51167062264 - encaixe plástico "cover" do espelho
61131383776 - contacto femea MQS/contacto de casquilho MQS
61132359998 - Kit reparação ficha da sirene H1/X372 falta» bushing contacts 0.5-0.75mm^2 já tinha
65758385535 - Ficha "adaptadora" para o ultrasom, não encontrava o raio do encaixe e dos contactos tive de compra esta obra de arte só para tirar o "miolo" e usar a carcaça :wall
61131387150 - peça para contacto eléctrico »» momento lol da instalação (for later)

61131393718 - housing do "fan type connector"
61131379833 - heat shrink tube hose, é relativamente caro mas é top

61131393721 - housing do "comb type connector"
61131387142 - contacto macho pente para 61131387150, 0.75-1.0mm^2 ideal para fazer circuito de "massa"/-12v
61131387140 - contacto macho pente para 61131387150, 0.35-0.5mm^2 ideal para fazer circuito de "massa"/-12v
61136909058 - Housing ficha DWA/tilt sensor B28/X1222, falta» bushing contacts 0.2-0.5mm^2
61319119052 - Sensor do Capot, em caso de dúvida comprar novo é das peças que faz o alarme "disparar aleatoriamente"
07119906128 - parafuso para fixar o suporte da sirene
32411095443 - que aperta neste 07119906128
52201964201 - peça que cortei para tirar o Pilar B do chão ao tecto
peças a não comprar, não façam como eu que comprei ao engano para este retrofit :wall
estava à procura da "peça que não existe"
61130005199
61130006665
61130006663
61130005197
err.. outra historia estes aqui mas podem dar jeito mais tarde:
61138365356 - ficha para o PDC
16131176747 - parafuso sextavado para segurar o módulo do PDC
Creio que finalmente postei tudo!!

quer dizer, 2 histórias rápidas, já que me acompanharam até aqui, mais 5min de leitura não deve magoar:
-"peça que não existe", fui à BMW na secção de peças,fui sempre muito bem recepcionado e o Sr. do Balcão muito atencioso mas.. quando pedi por um encaixe (o contacto femea MQS), chegou o contacto sim com fio, pedi sem o fio resposta "não existe", tive de andar online a confirmar o P/N para mostrar que "existe".
-"momento oh crap", a tratar de ligar os módulos ao +12v, fui ver no manual aonde os módulos vão todos buscar alimentação, bem no manual fala em 2 caixas de derivação do lado do condutor e eu pelas fotos e o esquemático "isto encaixa ali sem problemas" só que não :wall, ainda desmanchei uma boa parte do interior inferior para chegar ao dito cujo mas santa paciência :assubiar comprei uma caixa/encaixe plástico, uma "régua" e conectores siga


:onfire