Pedro, estranha-me mesmo que este assunto seja tão pouco debatido, devido a importância no comportamento da Moto4 seja em terra ou asfalto o ângulo Caster.
Pesquisei no forum QUADMANIA, portal especifico de quads (o maior acho eu) e só encontrei um tópico relacionado.
http://www.quadmania.pt/forum/archive/i ... -4965.html
Só opiniões espatarfúrdias, desde efeito alieron dos plásticos, a suspensões muito rijas, casquilhos da direcção etc....é só ler. Pessoalmente um representante Honda, já me falou que por mais que se faça numa moto4, para andar em asfalto, nunca se vai ter estabilidade direcional vê lá tú.
Só um único membro o QUADEVIL lhe indicou o caminho a seguir , afinação ângulo de caster, o rapaz depois meteu uns pneus mais altos (tirou os de scooter) e pois claro melhorou porque subiu ligeiramente a frente e mexeu no ângulo de caster......Para ele a resolução passa por gastar dinheiro num amortecedor de direcção e tirar ar nos pneus (isto piora o efeito porque reduz altura solo na frente).
Os QUADS que andam assim, em travagem forte ficam um perigo, porque a parte da frente desce e o ângulo de caster vai para valores muito negativos (torna-se dinâmico em andamento), resultando numa instabilidade que já experimentei e não é fácil controlar. Principalmente num Kartódromo onde as travagens são puxadas, do que me lembro de Fátima ainda são algumas principlamente se forem em apoio.
Estou a puxar o assunto porque quando escrevi que queria ter um Quad minimamente competitivo em pista, é porque quero andar lá e desfrutar do convívio sem colocar a minha segurança e a dos outros em perigo.
Se sentires alguns dos efeitos que descrevi na tua, não hesites em arranjar o material necessário (ou afinar o que já lá está) para colocar a rótula do triângulo superior atrasada em relação á do inferior, é a solução

.
E vê lá se iluminas a malta do QUADMANIA, já vi que esreves lá, eu tentei criar um tópico, mas estranhamente os tópicos são moderados primeiro e o meu nunca chegou a ser publicado, nem obtive resposta do moderar do sub forum nem do próprio admin....vá-se lá saber o porque.
Vamos ver em que ponto fico depois de instalar a biela atrás, estou com medo de alterar por completo o comportamento do amortecedor traseiro e ter mais trabalho nesse campo, mas acho que aos poucos vou evoluir e aprender....
Depois desta fase ultrapassada, vou-me dedicar ao ângulo de ackerman tentar levar o setup mais longe... Este é um campo que até lendo se obtem opiniões diversas e não é fácil, só fazendo testes com a mota e ver os resultados, mas até na formula 1 usam a técnica :
Só que geralmente eles é ao contrário das moto4, a roda exterior vira muito mais que a interior.
Espero que n fiques chateado de eu vir sempre escrever da minha mota aqui, até porque a tua banshee é doutro campeonato a nível de preparação. Mas penso que aqui e ali também vou contribuindo para alguma coisa.
Ab e Obrigado pela ajuda com a Biela traseira