Yamaha YFZ421R Banshee - TdiSportR

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TdiSportR
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por TdiSportR »

Isso está muito alto! Se queres que te diga... nunca vi ninguem debater-se com tanta questão como tu e é mesmo aquilo que tu dizes... são os pilotos que se fazem à mota em vez de ser o inverso!
Até tenho curiosidade de ter o teu parecer quando andares na minha Banshee em relação ao comportamento dela.
Eu vou tentar pedir o msn ao tal rapaz das Baleares para trocarem impressoes!
A Semog fica na A23, perto de Torres Novas. Vais lá num instante e eles trabalham muito rápido. A loja deles é o 1º andar de uma oficina de metalomecânica muito grande. O ideal seria falares com o Pedro Ramilo que é um dos donos e espero que te dê a atenção devida que eles agora passam a vida a brincar com kartcross.
Esses Maxxis devem ser bons. Eu ando com Innova e em arranque parado é mesmo para esquecer... :(

//M
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por //M »

Eu inicialmente falei com Pedro Ramilo, mas depois de explicar mais ou menos o q queria, fui "transferido" para o tal Francisco que já tinha falado, que estava por dentro do assunto. Queria que a oficina/fábrica fosse mesmo mais perto, são perto de 600 km ida e volta com a mota as costas :( e podia não ficar pronto no mesmo dia, visto eles nunca terem feito triângulos especificos SuperQuad para a Honda.

Eu sei que ela anda algo alta, mas como escrevi atrás, o rebaixar mais neste momento, torna a mota muito instavél, porque me mete o ângulo de caster negativo e pouco ou nada já posso fazer nos triângulos em relação a isso. Hoje já estive a analisar uma moto4 chinesa daelim julgo eu, que já vêm superquad de fábrica, e eles levaram em conta os aspectos que já mencionei, principalmente o ângulo de caster na frente.

Eu também me faço á mota, o problema é que preciso de um setup base especifico para pista :D

Tempo e euros acho que é o que preciso, vamos ver com isto anda, se o teu amigo puder dar feedback ele que não se acanhe
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//M
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por //M »

Pedro andei a fazer mais umas medições e testes e matutei na tua afirmação de andar alta demais.

Bem outro assunto ultrapassado, então é assim, quanto mais baixar na frente, mais ângulo de caster negativo igual a mais instabilidade e direcção sensível (aqui não posso baixar mais sem meter outros triângulos), na traseira rebaixar faz o oposto, ou seja mais caster positivo e mais estabilidade, o que já me deixou mais contente...preciso agora de arranjar um biela para trás com afinação, seclhar vou é ficar com a suspensão depois mole demais, mesmo depois de meter a compressão toda no hard e o ressalto o mais rápido possível (virado para o soft).

Pesquisa agora sobre bielas com ajuste por rosca :D
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por TdiSportR »

As bielas que tenho visto são as perfuradas com 3 ou 4 furos espaçadas de 2-3cm cada... Queres ver uma fotografia de uma?

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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por TdiSportR »

Estou aqui a sorrir. :)
Eu ligo ao aspecto estético de a baixar e tu as consequencias ( vantagens e desvantagens ) de a baixares!

//M
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por //M »

TdiSportR Escreveu:As bielas que tenho visto são as perfuradas com 3 ou 4 furos espaçadas de 2-3cm cada... Queres ver uma fotografia de uma?

Eu já vi dessas, mas queria daquelas com rosca, não se fica limitado aos furos e pode-se por mais no "ponto" se for necessário.

Mandei-te uma PM, a pedir-te ajuda na questão da Biela com afinação por rosca.
TdiSportR Escreveu:Estou aqui a sorrir. :)
Eu ligo ao aspecto estético de a baixar e tu as consequencias ( vantagens e desvantagens ) de a baixares!
Podes crer eu assim não chego aos 40 :scary :scary
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por TdiSportR »

Já vi a PM. Vou responder.

//M
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por //M »

Pedro, estranha-me mesmo que este assunto seja tão pouco debatido, devido a importância no comportamento da Moto4 seja em terra ou asfalto o ângulo Caster.

Pesquisei no forum QUADMANIA, portal especifico de quads (o maior acho eu) e só encontrei um tópico relacionado.

http://www.quadmania.pt/forum/archive/i ... -4965.html

Só opiniões espatarfúrdias, desde efeito alieron dos plásticos, a suspensões muito rijas, casquilhos da direcção etc....é só ler. Pessoalmente um representante Honda, já me falou que por mais que se faça numa moto4, para andar em asfalto, nunca se vai ter estabilidade direcional vê lá tú.

Só um único membro o QUADEVIL lhe indicou o caminho a seguir , afinação ângulo de caster, o rapaz depois meteu uns pneus mais altos (tirou os de scooter) e pois claro melhorou porque subiu ligeiramente a frente e mexeu no ângulo de caster......Para ele a resolução passa por gastar dinheiro num amortecedor de direcção e tirar ar nos pneus (isto piora o efeito porque reduz altura solo na frente).

Os QUADS que andam assim, em travagem forte ficam um perigo, porque a parte da frente desce e o ângulo de caster vai para valores muito negativos (torna-se dinâmico em andamento), resultando numa instabilidade que já experimentei e não é fácil controlar. Principalmente num Kartódromo onde as travagens são puxadas, do que me lembro de Fátima ainda são algumas principlamente se forem em apoio.

Estou a puxar o assunto porque quando escrevi que queria ter um Quad minimamente competitivo em pista, é porque quero andar lá e desfrutar do convívio sem colocar a minha segurança e a dos outros em perigo.

Se sentires alguns dos efeitos que descrevi na tua, não hesites em arranjar o material necessário (ou afinar o que já lá está) para colocar a rótula do triângulo superior atrasada em relação á do inferior, é a solução ;).

E vê lá se iluminas a malta do QUADMANIA, já vi que esreves lá, eu tentei criar um tópico, mas estranhamente os tópicos são moderados primeiro e o meu nunca chegou a ser publicado, nem obtive resposta do moderar do sub forum nem do próprio admin....vá-se lá saber o porque.

Vamos ver em que ponto fico depois de instalar a biela atrás, estou com medo de alterar por completo o comportamento do amortecedor traseiro e ter mais trabalho nesse campo, mas acho que aos poucos vou evoluir e aprender....

Depois desta fase ultrapassada, vou-me dedicar ao ângulo de ackerman tentar levar o setup mais longe... Este é um campo que até lendo se obtem opiniões diversas e não é fácil, só fazendo testes com a mota e ver os resultados, mas até na formula 1 usam a técnica :

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Só que geralmente eles é ao contrário das moto4, a roda exterior vira muito mais que a interior.


Espero que n fiques chateado de eu vir sempre escrever da minha mota aqui, até porque a tua banshee é doutro campeonato a nível de preparação. Mas penso que aqui e ali também vou contribuindo para alguma coisa.

Ab e Obrigado pela ajuda com a Biela traseira ;)
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por TdiSportR »

Não tem mal!
Como costumo andar na minha sem travar, vou com a direcçao aberta e quando travo tende a acertar ou a fechar. So que noto que assim aberta é muito sensível a qualquer toque na direcçao.
Diz-me por PM o teu nick no quadmania que peço a um amigo que veja o que se passa com a tua conta em relação a abertura de tópicos.

//M
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por //M »

EU neste momento ando com a convergênçia a 0, quando me sento deve ficar uns 2mm TOE IN, para ajudar na estabilidade em linha recta.

Faz sentido, direcção aberta ou Toe out contribui para o efeito direcção sensível e depois em travagem como fecha, minimizas algo o problema do ângulo caster alterar. Agora com o power da banshee e andar sem travar é que não estou a ver!!!!!!

EM relação ao assunto do QUADMANIA, não te preocupes com isso, na altura quando criei o tópico ainda tinha dúvidas sobre o assunto. Eu agora quero é baixar aquela traseira :)


Pedro, vou puxar outro assunto que li no tópico da tua mota NO QUADMANIA sobre levares os cilindros ao torneiro. Eu nunca colocava um cilindro desses num torneiro por várias razões.

Uma delas, são os desafios que um cilindro 2T apresenta em relação a um 4T, porque um 2T têm janelas (e bem grandes) enquanto um 4T não.

Podes ler sobre isso aqui na parte final do documento :

h**p://www.filejungle.com/f/a2bqe7/0808-Honing.pdf

A segunda prende-se com o acabamento do cilindro (RPK, RK, RvK) e perceber e quantificar as várias camadas e para o que servem e não saber só a rugosidade depois de finalizado o trabalho (aqui penso que alguns já terão equipamento para saber a rugosidade final)

h**p://www.filefactory.com/file/772am1i0hb3x/n ... lindro_pdf

Os torneiros em Portugal só estão habituados a trabalhar com camisas de ferro fundido e sem janelas, ai acredito que deixem um bom acabamento, mas no teu caso, cilindro com janelas e tratamento cerâmico, duvido muito e se leres os ficheiros atrás ficas com as mesmas dúvidas.
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por TdiSportR »

Boa documentação. Eu não creio que cá em PT um torneiro normal se preocupe de qual o fim de um cilindro que vá tornear. Acho que se algum dia necessitar que envio os cilindros de volta e eles que tratem de os tratar. É a conclusão que tiro!

//M
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por //M »

Também é a conclusão que eu chego, é preciso levar a um especialista que leve esses parametros em conta e que entenda a aplicação para que o motor vai ser utilizado. É preciso levar isto em conta porque um motor puro de corrida leva um acabamento e um para um uso normal leva outro, são compromissos que se fazem de performance/durabilidade, tendo em conta que num motor normal 60% das perdas por fricção vêm dos segmentos com as camisas.

Quem têm os perfilômetros adequados, para além do know how de saber aplicar o nikasil e têm as ferramentas apropriadas para trabalhar um cilindro com janelas, consegue emitir um papel deste genero com analise detalhada da superficie depois de acabada :

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Mas secalhar pelo preço mais vale comprar um novo, ou como tú dizes falar com o fabricante para recondicionar o usado para ficar igual a um novo.
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Mendes171
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por Mendes171 »

TdiSportR Escreveu:Nuno, acreditas que montei a mota só para tirar fotografias? :)

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Sem palavras :susto simplesmente linda muitos parabens 5***** :fixe

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Mendes171
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por Mendes171 »

//M Escreveu:Monta a menina, porque não tarda e o frio vai embora :fixe

Como isto é só para quads bonitos :D , tb dei umas voltas há minha, aqui vão 3 fotos rascas tiradas no jardim de casa para animar o tópico .

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Boa sorte com a montagem
muito fixe gosto dos gráficos e honda é honda não é preciso falar muito :fixe

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shock
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Re: Yamaha YFZ350 Banshee - TdiSportR

Mensagem por shock »

A Banshee ta brutal :winner

Superquad :inlove
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E39 Touring 530d Project: viewtopic.php?f=102&t=67061

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