Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Secção de projectos dos membros

Moderador: Staff

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por Junglas »

cap Escreveu:
Junglas Escreveu:A "rule of thumb" é 1/Distância_Focal, ou seja, a 18mm a velocidade minima que deves ter é 1/18, e a 200, deves ter uma velocidade mínima de 1/200.
Não me parece fazer sentido.. Conforme se aumenta a distância focal, também se devia aumentar o tempo mínimo, não diminuir. 1/18 > 1/200.
Se tens a lente a 200mm, a velocidade mínima deve ser 1/200.

Se puderes, tenta tirar uma foto a 200mm com velocidade de 1/20. Depois tira com uma lente a 20mm aos mesmos 1/20 de velocidade do obturador. Vê qual é que fica desfocada. ;)

basicamente é algo como isto :

18mm = Velocidade mínima 1/18
50mm = 1/50 de velocidade mínima
100 = 1/100 (mínimo)

e por aí fora.

Como já disse, não é uma lei, é apenas um referencial.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
Lion
Membro Gold
Mensagens: 1532
Registado: 11 fev 2012, 01:23
O meu Carro:: e46 coupe

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por Lion »

Junglas Escreveu:
cap Escreveu:
Junglas Escreveu:A "rule of thumb" é 1/Distância_Focal, ou seja, a 18mm a velocidade minima que deves ter é 1/18, e a 200, deves ter uma velocidade mínima de 1/200.
Não me parece fazer sentido.. Conforme se aumenta a distância focal, também se devia aumentar o tempo mínimo, não diminuir. 1/18 > 1/200.
Se tens a lente a 200mm, a velocidade mínima deve ser 1/200.

Se puderes, tenta tirar uma foto a 200mm com velocidade de 1/20. Depois tira com uma lente a 20mm aos mesmos 1/20 de velocidade do obturador. Vê qual é que fica desfocada. ;)

basicamente é algo como isto :

18mm = Velocidade mínima 1/18
50mm = 1/50 de velocidade mínima
100 = 1/100 (mínimo)

e por aí fora.

Como já disse, não é uma lei, é apenas um referencial.
mas esses valores é o tempo em fração de segundo ... então e se for 1 segundo 2, 3 10 , 30 segundos fotos tiradas a noite com elevada exposição ... que lente é que se usa ?

ja que uma 0mm ou seja se a maquina for full frame , sera 1/0 e aqui ainda nao estamos a falar de 1 segundo ...
***A perfeição da obra é a beleza em cada detalhe!***

Imagem

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por Junglas »

Lion Escreveu:
mas esses valores é o tempo em fração de segundo ... então e se for 1 segundo 2, 3 10 , 30 segundos fotos tiradas a noite com elevada exposição ... que lente é que se usa ?

ja que uma 0mm ou seja se a maquina for full frame , sera 1/0 e aqui ainda nao estamos a falar de 1 segundo ...
Estás a confundir conceitos...

Full frame significa que tens um factor de crop nulo, ou seja, tens uma imagem de 1:1 no sensor.

As canon "normais" (4xx, 5xx, 6xx e penso que mesmo as 40, 50 e 60D) têm um factor de crop de 1,4x, ou seja, a imagem que o sensor vê é uma fracção daquilo que a lente projecta.

0mm seria uma lente onde terias 365º de ângulo de visão... :D

As velocidades que eu indiquei é para evitar que as fotos fiquem desfocadas, não por questões técnicas, mas por questões humanas. É difícil para um ser humano ficar perfeitamente imóvel durante um longo período de tempo e nem que seja por teres batimento cardíaco ou pulsação, isso é o suficiente para que seja visível alguma oscilação. E se 1mm de oscilação na lente quando estás a tirar uma foto a 2m não é muito, esse mesmo 1mm de oscilação quando estás a fotografar um objecto que está a 250m de distância vai ser MUITO significativo. ;)

Quanto ás longas exposições, a questão do "camera shake" fica colmatada porque existe um tripé a tratar da questão de colocar a câmara imóvel. :D

De notar que tu adaptas a velocidade á distância focal que estás a usar, para uma utilização "hand.held". Se usas tripé e trancas o prisma, para reduzir vibração, esta "rule of thumb" não é necessária. ;)

Peço desculpa pelo offtopic.

Lion, usa o gmail ou o google chat como the indiquei, Tenho todo o prazer em discutir estes temas contigo.
Última edição por Junglas em 08 abr 2013, 17:00, editado 1 vez no total.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
bari s-black
Membro Juvenil
Mensagens: 121
Registado: 06 fev 2009, 09:51
O meu Carro:: Audi A4 2004
Localização: Paços de Ferreira

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por bari s-black »

Audis in Love

Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por cap »

Junglas Escreveu:Se tens a lente a 200mm, a velocidade mínima deve ser 1/200.

Se puderes, tenta tirar uma foto a 200mm com velocidade de 1/20. Depois tira com uma lente a 20mm aos mesmos 1/20 de velocidade do obturador. Vê qual é que fica desfocada. ;)

basicamente é algo como isto :

18mm = Velocidade mínima 1/18
50mm = 1/50 de velocidade mínima
100 = 1/100 (mínimo)

e por aí fora.

Como já disse, não é uma lei, é apenas um referencial.
Continuo a achar q n faz sentido.. Com maior distância focal, qq tremidela de igual "amplitude" vai desfocar muito mais a foto, devido ao aumento óptico do objecto da fotografia. Portanto com o aumento da distância focal, o tempo mínimo também terá q aumentar. E um tempo de 1/100 é mais curto que um de 1/18.

Infelizmente não tenho lente com 200mm de distância focal.. Ainda só tenho mesmo a 18/55 q vinha em "kit". :lol:
Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por cap »

Lion Escreveu:sera 1/0 e aqui ainda nao estamos a falar de 1 segundo ...
Dividir por zero?
Imagem

Avatar do Utilizador
fmv76
Membro Senior
Mensagens: 820
Registado: 25 abr 2012, 20:05
O meu Carro:: BMW 318tds E36 compact - 1996
Localização: Batalha

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por fmv76 »

carro mesmo bonito!
Imagem

Projecto e46: viewtopic.php?f=100&t=61477&p=854342#p854342
ex projecto e36: viewtopic.php?f=59&t=58130

compro centro jantes bmw

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por Junglas »

cap Escreveu: Continuo a achar q n faz sentido.. Com maior distância focal, qq tremidela de igual "amplitude" vai desfocar muito mais a foto, devido ao aumento óptico do objecto da fotografia. Portanto com o aumento da distância focal, o tempo mínimo também terá q aumentar. E um tempo de 1/100 é mais curto que um de 1/18.

Infelizmente não tenho lente com 200mm de distância focal.. Ainda só tenho mesmo a 18/55 q vinha em "kit". :lol:
Estás lá quase e tens a ideia quase certa.

Tens é que pensar que a velocidade de obturador é como o piscar de olhos. quanto mais rápido, melhor. Imagina que estás a tirar uma foto e tens a cortina aberta durante 10 segundos, e nesses 10 segundos, vais movimentar a câmara a uma velocidade, digamos, de 1 cm/segundo. O teu sensor vai ver 10 cm de deslocamento.

Se movimentares a câmara à mesma velocidade, mas reduzires o tempo de exposição para 1 segundo, o teu sensor só vai ver 1cm de deslocamento.

Se continuares com a série, se tiveres a corrina aberta durante 1/1000 e movimentares a câmara á mesma velocidade, o sensor vai ver apenas 1/1000 de 1 cm (ou seja 0,01mm) de deslocamento. Ou seja, na realidade a imagem neste último caso já não estará desfocada.

O pensamento é exactamente o mesmo, mas com um movimento angular. Mantendo a mesma velocidade de obturador, 1mm de movimento na câmara quando estás a focar um objecto que está a 50 cms de distância, causa um movimento visível no sensor de x mm. Se em vez de 50cms de distânciz, estiveres a focar um objecto a 2x50 = 100cms de distância, o movimento que o sensor vai ver para o objecto focado, tem uma amplitude duas vezes maior. Para compensar isso tens que tornar o obturador mais rápido, por forma a compensar. Por isso é que se usas 100mm, fazes uma velocidade mínima de 1/100, mas se usas 200mm, a velocidade mínima é 2 vezes superior, ou seja, 1/200.

Atenção que velocidade mínima é mesmo velocidade! Ou seja, quando o mínimo recomendado é 1/20, 1/50 é uma velocidade maior, mas 1/10 é uma velocidade mais baixa!

Velocidade de obturador = intervalo de tempo em que o CCD é "banhado" com a imagem captada pela lente!
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

cap
Membro Gold
Mensagens: 3811
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02
Localização: lx & arredores

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por cap »

Esquece, estava a pensar ao contrário.. Claro q faz sentido reduzir o tempo mínimo de exposição "aceitável" quando se aumenta a distância focal e se quer manter a nitidez (obrigando a maior abertura e/ou ISO para manter o "nível de exposição" [falta-me agora o termo, a porra que tem os steps]).

Conheço os termos +/- mas estava a queimar fusível. Estava a falar de tempo de exposição e a pensar em abertura, quando nem têm efeitos similares no seu ajuste. My bad.
Imagem

Junglas
Membro Gold
Mensagens: 1300
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por Junglas »

cap Escreveu:Esquece, estava a pensar ao contrário.. Claro q faz sentido reduzir o tempo mínimo de exposição "aceitável" quando se aumenta a distância focal e se quer manter a nitidez (obrigando a maior abertura e/ou ISO para manter o "nível de exposição" [falta-me agora o termo, a porra que tem os steps]).

Conheço os termos +/- mas estava a queimar fusível. Estava a falar de tempo de exposição e a pensar em abertura, quando nem têm efeitos similares no seu ajuste. My bad.
O termo que estás á procura é "stop". :D "give one stop, take one stop" (quando se fala no trade-off entre exposição (tempo que o sensor é banhado com luz) e abertura da lente (tamanho do orifício por onde passa a luz) ).

No prob, a malta está aí é mesmo para partilhar conhecimento!
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

Avatar do Utilizador
hugo_ti
Membro Gold
Mensagens: 2638
Registado: 20 ago 2009, 12:13
O meu Carro:: Bmw 325 Ti

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por hugo_ti »

tanta coisa pa tirar uma foto?? e eu apensar que era so apontar e tirar hehehehe
Imagem

Avatar do Utilizador
bari s-black
Membro Juvenil
Mensagens: 121
Registado: 06 fev 2009, 09:51
O meu Carro:: Audi A4 2004
Localização: Paços de Ferreira

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por bari s-black »

"El movimento se muestra andando!"

IND 19x10 et25
225 35 19

Coilovers Lowtec 9.3

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

cumps ;)

Avatar do Utilizador
ode_joy
Membro Gold
Mensagens: 11462
Registado: 24 jan 2009, 04:16
O meu Carro:: E46 318td Compact - Powered by MB
Localização: Póvoa Sta Iria - Lisboa

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por ode_joy »

O dono é maricas, e o carro também!! :lol1
Imagem

BMW E46 Compact 318td
Projecto: clica aqui

:arrow: Still&Motion - Sunday Funday

"Papai meteu, Mamãe gemeu, aqui estou eu."

Avatar do Utilizador
hugo_ti
Membro Gold
Mensagens: 2638
Registado: 20 ago 2009, 12:13
O meu Carro:: Bmw 325 Ti

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por hugo_ti »

ode_joy Escreveu:O dono é maricas, e o carro também!! :lol1
X2 :lol1 :lol1
Imagem

whiteg40
Membro Juvenil
Mensagens: 169
Registado: 04 ago 2011, 11:12
O meu Carro:: 318D Pack M

Re: Audi A4 B8 _ Stanced Project by Bari

Mensagem por whiteg40 »

Esta muito bem, mas acho que as do BM ficavam melhor

Responder

Voltar para “Os Nossos Projectos/Viaturas”