E39 525TDS disparo do Turbo a q RPM's e Óleo
Moderador: Staff
E39 525TDS disparo do Turbo a q RPM's e Óleo
Olá a todos,
Tenho uma 525TDS de 1997 E39 e gostaría de perguntar o seguinte:
Alguém sabe-me dizer a quantas RPM's é que é suposto o turbo "entrar"???
O turbo é novo, fizeram-me uns ajustes na bomba injectora (colocaram no ponto) e levou uma MAF (sensor de massa de ar ou caudolimetro) novo, mas após esta intervenção o carro reage demasiado lentamente em baixas, e pelo que me parece o turbo só entra nas 2100,2100 RPM's. Ou seja noto uma diferença significativa de potencia entre o antes oficina e o após oficina.
Será o tal ajuste na bomba injectora?
Outra coisa,
Noutros carros é normal, no meu não sei, mas com 7000 Km tive de adicionar 3/4 de litro de óleo (Visco 7000 TurboDiesel 0W40)
Em antecipado obrigado a todos pela atenção.
Forte abraço
Jorge Cardoso
[email protected]
Tenho uma 525TDS de 1997 E39 e gostaría de perguntar o seguinte:
Alguém sabe-me dizer a quantas RPM's é que é suposto o turbo "entrar"???
O turbo é novo, fizeram-me uns ajustes na bomba injectora (colocaram no ponto) e levou uma MAF (sensor de massa de ar ou caudolimetro) novo, mas após esta intervenção o carro reage demasiado lentamente em baixas, e pelo que me parece o turbo só entra nas 2100,2100 RPM's. Ou seja noto uma diferença significativa de potencia entre o antes oficina e o após oficina.
Será o tal ajuste na bomba injectora?
Outra coisa,
Noutros carros é normal, no meu não sei, mas com 7000 Km tive de adicionar 3/4 de litro de óleo (Visco 7000 TurboDiesel 0W40)
Em antecipado obrigado a todos pela atenção.
Forte abraço
Jorge Cardoso
[email protected]
jcardoso, os E34, E36, E39 com os motores *25 TDS, usam turbos mecanicos.
Por isso penso que a entrada do turbo é "pré-definida".
Agora se o carro está mais lento em baixas, deve ser o turbo que não deve estar bem "configurado".
Leva o carro a um banco de potencia e dissipas as duvidas a nivel de potencia.
Em relação a beber oleo é perfeitamente normal.
Não te preocupes!

Por isso penso que a entrada do turbo é "pré-definida".
Agora se o carro está mais lento em baixas, deve ser o turbo que não deve estar bem "configurado".
Leva o carro a um banco de potencia e dissipas as duvidas a nivel de potencia.
Em relação a beber oleo é perfeitamente normal.
Não te preocupes!

Cocas,
Essa é uma grande dúvida....EU sei que o turbo foi aferido na IBEROTURBO em banco de ensaios para turbos, mas quando colocado no carro existe alguma afinação adicional?
Bancos de ensaio onde?
Cocas e 525 tds,
Faço a pergunta pq um gajo que é mecânico da BMW disse-me que não pode comer óleo. Eu achei estranho mas fiquei na dúvida.
Abraço e obrigado a ambos.
Essa é uma grande dúvida....EU sei que o turbo foi aferido na IBEROTURBO em banco de ensaios para turbos, mas quando colocado no carro existe alguma afinação adicional?
Bancos de ensaio onde?
Cocas e 525 tds,
Faço a pergunta pq um gajo que é mecânico da BMW disse-me que não pode comer óleo. Eu achei estranho mas fiquei na dúvida.
Abraço e obrigado a ambos.
jcardoso, existe uma afinação que define a carga do turbo.
Faz com o turbo carrega mais carga ou menos.
Em relação a isso, SuperSonico, pode esclarecer-te melhor.
O manual Bentley, que é dos melhores que vi sobre BMW's, faz a refencia a beber 0,7L a cada 5000km, que eu acho um exagero.
O meu carro, que é muito nervoso a nivel de rotação, bebe 1l a cada 7500km.
É normal os carros beberem oleo, mas depende tudo do estilo de condução, do estado do motor, entre outro diversos factores.
Em Lisboa, há varios bancos de ensaio, mas deverá existir alguem que te pode informar melhor!
Faz com o turbo carrega mais carga ou menos.
Em relação a isso, SuperSonico, pode esclarecer-te melhor.
O manual Bentley, que é dos melhores que vi sobre BMW's, faz a refencia a beber 0,7L a cada 5000km, que eu acho um exagero.
O meu carro, que é muito nervoso a nivel de rotação, bebe 1l a cada 7500km.
É normal os carros beberem oleo, mas depende tudo do estilo de condução, do estado do motor, entre outro diversos factores.
Em Lisboa, há varios bancos de ensaio, mas deverá existir alguem que te pode informar melhor!
- Compackt 007
- Membro Juvenil
- Registado: 11 nov 2005, 13:11
Boas já tive um 525tds E39 e o turbo tb entrava por volta dessas rotações normal nesse modelo.
Qt ao beber oleo um dos problemas está na especificação do oleo q usas 0W40 é um oleo com um grau de viscusidade muito fino em baixa temperatura não aconselhado para o nosso pais pois esse oleo é recumendado para paises muito frios onde é frequente temperaturas negativas devias sim usar o minimo o 5W40.
O meu não consumia oleo mas tb foi carro q tive pouco tempo agora tenho um 530d e não consome oleo entre revisóes e rondam os 20mil tive tb um 320d q tb não comsumia oleo e viveo durante 90mli Km o 30d já tenho com 50mil e nada a espessificação do oleo q usas e se fores aos manuais é q não é a recumendada mas não deixa de ser normal consumirem entre revisões por volta de um litro de oleo nunca mais do q isso.
Qt ao beber oleo um dos problemas está na especificação do oleo q usas 0W40 é um oleo com um grau de viscusidade muito fino em baixa temperatura não aconselhado para o nosso pais pois esse oleo é recumendado para paises muito frios onde é frequente temperaturas negativas devias sim usar o minimo o 5W40.
O meu não consumia oleo mas tb foi carro q tive pouco tempo agora tenho um 530d e não consome oleo entre revisóes e rondam os 20mil tive tb um 320d q tb não comsumia oleo e viveo durante 90mli Km o 30d já tenho com 50mil e nada a espessificação do oleo q usas e se fores aos manuais é q não é a recumendada mas não deixa de ser normal consumirem entre revisões por volta de um litro de oleo nunca mais do q isso.
Olá Compackt 007,
Pois, é por saber que p.ex. o 320d do meu pai não gasta uma gota de óleo que surgiu a minha pergunta.
Já tive dois carros a gasóleo e ambos bebiam óleo. Era unânime que em ambos os modelos era normalíssimo consumir óleo.
No 525tds a primeira opinião que ouvi foi de que não podia beber óleo, depois ouvi exactamente o contrário, e aqui no forum também.
Não deixa de ser verdade que o 0W40 é mais susceptível deste tipo de situações segundo sei.
Obrigado Compackt 007
------------
Pois, é por saber que p.ex. o 320d do meu pai não gasta uma gota de óleo que surgiu a minha pergunta.
Já tive dois carros a gasóleo e ambos bebiam óleo. Era unânime que em ambos os modelos era normalíssimo consumir óleo.
No 525tds a primeira opinião que ouvi foi de que não podia beber óleo, depois ouvi exactamente o contrário, e aqui no forum também.
Não deixa de ser verdade que o 0W40 é mais susceptível deste tipo de situações segundo sei.
Obrigado Compackt 007
------------
Quando perguntei a situação dos 220Km/h, queria obter feedback de quão rápido ou não o carro pode atingir essa velocidade, unicamente.
A coisa não me saíu muito bem, e posso ter dado a ideia de ser um "acelera estúpido" a tentar bater os 220km numa localidade.
Peço desculpa, o que quería perguntar de facto, soa a outra coisa...
Esta pergunta veio do facto de mais do que uma pessoa ter-me comentado que o 525tds atinge a sua velocidade máxima com muita facilidade, coisa que não subscrevo em relação ao meu carro, e que óbviamente, só pude verificar em condições muito especiais e específicas.
Tug Spark, obrigado pelo teu email.
JCardoso
A coisa não me saíu muito bem, e posso ter dado a ideia de ser um "acelera estúpido" a tentar bater os 220km numa localidade.
Peço desculpa, o que quería perguntar de facto, soa a outra coisa...
Esta pergunta veio do facto de mais do que uma pessoa ter-me comentado que o 525tds atinge a sua velocidade máxima com muita facilidade, coisa que não subscrevo em relação ao meu carro, e que óbviamente, só pude verificar em condições muito especiais e específicas.
Tug Spark, obrigado pelo teu email.
JCardoso
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Bom falando no meu caso, e sempre referindo velocidades de ponteiro e sem estar com exageros como muita gente teima em fazer em que os carros deles dao mais 20/30 km/h do que o anunciado pelo fabricante, como o meu passa-se o seguinte: Ai ate aos 195/200 km/h ele vai muito bem(isto em auto estrada que nunca me meti em desvarios em localidades e nacionais)jcardoso Escreveu:Já agora aproveito para vos fazer a seguinte pergunta....Conseguem atingir os 220 Km na boa, ou precisam de uma AE sem trânsito para o fazerem? Chegam aos 220 a 5000rpm?
Abraço a todos

- Compackt 007
- Membro Juvenil
- Registado: 11 nov 2005, 13:11
Até q enfim q vejo um carro dentro dos parametros da marca + coisa - coisa de resto é só aviões525_tds Escreveu:Bom falando no meu caso, e sempre referindo velocidades de ponteiro e sem estar com exageros como muita gente teima em fazer em que os carros deles dao mais 20/30 km/h do que o anunciado pelo fabricante, como o meu passa-se o seguinte: Ai ate aos 195/200 km/h ele vai muito bem(isto em auto estrada que nunca me meti em desvarios em localidades e nacionais)Daqui para a frente ja o consegui levar(ponteiro) ate aos 223+/-! Com uma inclinação muito ligeira e com 3 passageiros e alguma carga e deposito pra ai a meio, a direito vai quase aos 220, fica ai nos 218km/h isto sempre com 3/4 pessoas la dentro e carga. O conta rotações fica nas 4800/4900(á entrada do redline)! Segundo a Bmw a velocidade maxima é de 211 km/h. Penso que não esteja mal. De referir que tenho jantes 16 225/55 -16
- Tug_Spark
- Membro Junior
- Registado: 10 fev 2005, 06:41
- O meu Carro:: 2.5i 143Kw
tenho o e34 525tds de 92...
a direito xega aos 200... mas se o esticar bem ainda consegue xegar aos 210....
fiz isto rumo ao norte com o carro xeio, tanto no habitaculo como na bagageira...lol...
mas tenho uma AE perto d casa q dá para ver o maximo q o carro dá... a A5, descida d monsanto... so com acompanhante o carro deu os seus 230...
e segundo a BMW a velocidade maxima é de 207 km/h...
nao esquecer q tenho 205/60R15...
fiz isto rumo ao norte com o carro xeio, tanto no habitaculo como na bagageira...lol...
mas tenho uma AE perto d casa q dá para ver o maximo q o carro dá... a A5, descida d monsanto... so com acompanhante o carro deu os seus 230...
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Essa descida vai la vai!Tug_Spark Escreveu:tenho o e34 525tds de 92...