Aconselhamento para E 39

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Lino Marques
Membro Iniciado
Registado: 07 jun 2005, 12:31
Contacto:

Aconselhamento para E 39

Mensagem por Lino Marques »

Bom dia, caros amigos.

Estou a pensar trocar a minha "velhinha" Peugeot 306 por um E 39 usado. Pode ser qualquer versão, desde que seja a diesel. Uma vez que orçamentalmente estou um bocado limitado (10.000 - 11.000 €) sei que não se podem esperar milagres, mas por esses preços já se encontram E 39 de todas as versões e, no caso do 525 tds, até abaixo disso.
Agora, para além do aspecto da fiabilidade, gostaria de saber se há grandes diferenças ao nível dos custos de manutenção, nomeadamente ao nível de:
  • Custos de seguros
  • Custos de manutenção associados ao custo das peças
  • Custos com as revisões normais, mudanças de óleo, etc.
Já ouvi dizer que, por exemplo, num 530 d, a simples mudança de óleo custa uma pequena fortuna, devido ao facto de este carro ter um circuito de óleo muito grande e de precisar de óleo caro. Com um pouco de bom senso, a escolha óbvia parece ser o 520 d, mas o que eu gostava mesmo de saber, se possível, é se por exemplo um 525 d terá uma manutenção muito mais cara. É que, perante 2 candidatos a preço equivalente e manutenção idem, é claro que vou optar pelo straight six! :P

O que me podem aconselhar? Obrigado a todos pela a ajuda! 8)

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Re: Aconselhamento para E 39

Mensagem por 525_tds »

Nos motores de 6 cilindros tens de contar sempre com cerca de 7 litros de oleo. Na minha ultima muda so em oleo gastei 86 euros (comprado num hiper - Mobil S 0w40 ll01), filtros originais também não sao caros. É uma questão de fazeres contas aos custos de oleos e filtros e ás vezes tem de se trocar velas de incandescencia a 13 euros cada (originais), desde que não tenha de levar material fora do normal não acho que se gaste muito mais dinheiro nestes carros em relação a outras marcas.

gutteres
Membro Junior
Registado: 11 jan 2007, 12:54

Mensagem por gutteres »

Conselho de amigo, se andas a pensar na linha dos custos tens k ter muita atençao primeiro é na compra do carro, porke o barato pode te sair 1 pesadelo caro, se conseguires 1 530 D por esses valores é 1 boa compra, entre os outros k referes, como segunda opçao seria o 525tds, mas eu calculo k para esses valores k referes ja sao carros kom uns anos e com alguns kilometros e tratamentos especiais. O tds kuando bem tratado dura te bem, nao é adepto de grandes corridas, gosta de estrada e embalar por ai fora.
De resto as despesas de manutençao realmente se pretendes ir a BMW na sao baratas, mas axo k na precisas de ir la por o carro pra operaçoes basikas como mudar o oleo e filtros, vou te dar o exemplo dos meus series 5, na 525 D E39 em Dezembro mudou o oleo e os filtros de gasoleo + oleo, comprei o oleo a 1 user daki k konsidero bom BP Visco 7000 TD Sport 0-40 por 26Euros cada embalagem de 4, ele levou os 2 bidons certinhos na sobrou nada, comprei os filtros de origem BMW, esta operaçao custou me +- 150 Euros, ainda fikei com pe atras com o oleo porke era muito fininho e k o carro ia começar a gastar oleo, mas 3.000 km depois nem se mexeu do nivel certinho, de selo paga 50 Euros/Ano, seguro 215 Euros/Ano contra 3º.
O E61 530 D o mecanico disse k os 8 litros de oleo nao iriam xegar, iria precisar minimo 9 Litros, pela logika tenho entao k komprar 3 embalagens de 4 litros so por aki ja fika mais caro, o resto deve ser ela por ela, o selo este ano vai pagar 497 Euros k sou contra mas tem k ser, o seguro contra todos custa 785 Euros/Ano.

As velas de incadescencia pelo k li elas so se ligam kom temperaturas inferiores a 0 graus.

Portanto axo k tens k fazer contas k no minimo 1 vez por ano tens este custo fixo + IPO.
Espero k tenha ajudado se precisares de mais alguma informaçao é so dizeres.
Cumprimentos
Os Residentes Actuais:
BMW 530 Da Touring E61 - Para Venda Kit M5 Original 25.000 Euros
JEEP Wrangler Sahara ATX Unlimited 2011
Audi TT Quattro Coupe - Para Venda Nacional
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Audi A8 4.0 TDI QUATTRO 2004 - Para Venda 5.950 Euros
Fiat JTD

Lino Marques
Membro Iniciado
Contacto:

Obrigado! Reparei que tens
BMW 525 D Touring E39 - Para Venda
??

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Se fores para o 520d tens menos custos:

-Revisão completa fica-te em média nos 600 euros. Nos casos em que é necessário mudar o liquido de refrigeração, a bomba de água, o filtro do gasóleo, o filtro do respirador do motor, pastilhas de travão e o óleo dos travões, a conta pode subir acima dos 700 euros. Se não for altura de fazer essas operações então o preço até pode ficar nos 500 euros. Normalmente fazem-se revisões de 30 000Km em 30 000Km dependendo do consumo do carro.
-Mudança de óleo fica em 100 euros e normalmente fazem-se entre revisões.
-Seguro 350 euros por ano (com seguro contra roubo e quebra de vidros).
-Imposto Único Automóvel fica em 35 euros.
-Pneus: normalmente são caros mas já se arranjam bons pneus por menos de 90 euros/pneu. Dependendo da condução, os pneus podem durar-te mais de 4 anos.

Estes são os custos fixos. Espero ter ajudado.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

gutteres
Membro Junior

Mensagem por gutteres »

Sim Lino tenho a minha 525 D E39 Touring para venda, ta na secçao de classificados na secçao dos veiculos.
A minha em 2007 pingava junto a bomba de agua, na BMW trokaram na e aproveitaram e trokaram o termostato, esta operaçao kom likuido de refrigeraçao e mao de obra fikou perto dos 400 Euros, o filtro respirador do motor de origem e o de ar de origem tambem foi trokado em 2007 na xegou aos 100 Euros. Mas isto sao custos esporadicos. Tens k ver tambem k tipo de desempenho keres da makina e consumos, na minha E39 6 cilindros fiko maravilhado com os consumos, e com a disponibilidade do motor com as mudanças engrenadas. Para economia ela despaxa muitos kilometros abaixo das 1.500 RPM, kuando ha poko transito na estrada nacional eu ponho em kinta com cruise control a 100km/h e ela vai a 1.000 RPM e acelero e ela corresponde nao komo 1 tiro mas desenvolve, ate kuando tenho k reduzir pra 40 km/h e ela vai a 750 RPM eu acelero e ela na diz k nao. Pra andar sempre k nem 1 tiro ela tem k tar sempre acima das 1.500 RPM kuase a tokar nas 2.000 RPM e se na a deixares cair rotaçao ta sempre k nem 1 tiro pronto. Velocidade de ponta tambem é muito boa e despaxada.
Os Residentes Actuais:
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Fiat JTD

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Gutteres, os custos que referiste não são bem esporádico. Por exemplo, o liquido de refrigeração é para mudar entre 2 revisões (de 4 em 4 anos +/-), o óleo dos travões é para sangrar a cada revisão (se não me engano), a bomba de água é para mudar a cada 80 000Km e o filtro do respirador do motor a cada 60 000Km.
Eu diria que o E39 é carro para toda a vida. É dos melhores carros que andam aí.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

Silva_Mec
Membro Iniciado
Registado: 03 jul 2008, 11:01

Mensagem por Silva_Mec »

Caro, Amigo,

Eu tenho uma E39 520D TOURING, comprei usada com cerca de 157000Km, e actualmente tem cerca de 230000Km. Posso garantir-te que tou muito satisfeito com a carrinha. Já fiz duas manutenções na marca e posso dizer-te que não é assim muito barato, mas o motivo não são as peças, mas sim a mão de obra, cerca de 40€/hora, um verdadeiro exagero.
Actualmente, faço as manutenções num mecânico de confiança e que sabe muito bem o que o carro é.
Não podes esperar que a manutenção de uma BMW seja igual à de um PEUGEOT!!!
Até agora, além de óleo e filtros, sempre mudados a tempo e horas, só levou uns bricos da barra estabilizadora trazeira, coisa para custar 20€, de resto é meter gásoleo, trocar pneus e andar.
Espero ter ajudado, e se comprares um carro que tenha sido estimado, ficas com carro para uma vida.
Pedro Silva

gutteres
Membro Junior

Mensagem por gutteres »

Rafias tens razao mas o k me refiria era aos custos fixos k o carro vai ter, no minimo 1 vez por ano. Por isso é k konsiderei os k referiste como esporadicos.
Os Residentes Actuais:
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Fiat JTD

Lino Marques
Membro Iniciado
Contacto:

Eh lá, com essa da bomba da água estão a assustar-me um pouco! :roll:

Porque é que é necessário andar a mudar isso com tanta frequência?
Ah, a manutenção, em princípio, é para ser feita pelo meu mecânico de há vários anos. Em matéria de peças, existe muita coisa na chamada "concorrência" e com qualidade, ou tem que ser tudo na marca?

marcoe39d12/00
Membro Juvenil
Registado: 26 jan 2008, 02:56
O meu Carro:: 525d E39 12/2000

Mensagem por marcoe39d12/00 »

boas,tens de te lembrar tambem dos discos e das pastilhas de travao,tambem nao ficam muito barato,mas existe na concorrencia.no meu 525d pago de seguro contra todos os riscos 580 €,franquia 0.

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Lino Marques Escreveu:Eh lá, com essa da bomba da água estão a assustar-me um pouco! :roll:

Ah, a manutenção, em princípio, é para ser feita pelo meu mecânico de há vários anos. Em matéria de peças, existe muita coisa na chamada "concorrência" e com qualidade, ou tem que ser tudo na marca?
A bomba de água não precisa ser peça de origem. Pode ser da concorrência e fica muito em conta. Penso que a minha custou a volta de 80 euros. Eu ainda tenho a velha e parece-me em bom estado.... eles (BMW) dizem que a bomba de agua tem um maior desgaste e aconselham mudar a cada 80 000Km. Eu acho que o material da "concorrência" é idêntico ao de "origem". Simplesmente não leva o selo BMW. É como reparar um disco de um portátil na marca ou ir a uma loja de informática, comprar um disco para portáteis e substituir. Adivinha qual fica mais barato.
Imagem

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

Lino Marques Escreveu:Eh lá, com essa da bomba da água estão a assustar-me um pouco! :roll:

A bomba de agua tem de se mudar seja um peugeot ou um bmw. Isto para quem quer andar descansado é claro.

gutteres
Membro Junior

Mensagem por gutteres »

Pois da bomba d agua kuando me calhou a mim foi muito engraçado, os kilometros nao correspondia ao problema da bomba de agua, na BMW aki de Faro diziam k trokam na aos 80.000 Km, eu fazendo as contas supostamente o meu deveria trokar so aos 240.000KM, liguei entao pra BMW da Belgica, pra saber porke aos 160.000 Km a bomba de agua na tinha sido trokada ou porke tava kom fuga, visto k as intervençoes e peças tem 2 anos de garantia, tal e coisa dei o numero de chassis, confirmaram k o plano de manutençao tava todo OK, e k em kestao a bomba no plano deles na existe a troka todos os 80.000Km, e k as bombas duram muito tempo e so as trokam mesmo kuando dao o berro, pimba a garantia nao cobria o meu problema. Na BMW de Faro eles na puseram a bomba mesmo nova eu na factura é k depois vi dizia bomba agua recondicionada, na xegou aos 100 Euros a bomba o caro foi o resto.
Os Residentes Actuais:
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Fiat JTD

525_tds
Membro Gold

Mensagem por 525_tds »

gutteres Escreveu:Pois da bomba d agua kuando me calhou a mim foi muito engraçado, os kilometros nao correspondia ao problema da bomba de agua, na BMW aki de Faro diziam k trokam na aos 80.000 Km, eu fazendo as contas supostamente o meu deveria trokar so aos 240.000KM, liguei entao pra BMW da Belgica, pra saber porke aos 160.000 Km a bomba de agua na tinha sido trokada ou porke tava kom fuga, visto k as intervençoes e peças tem 2 anos de garantia, tal e coisa dei o numero de chassis, confirmaram k o plano de manutençao tava todo OK, e k em kestao a bomba no plano deles na existe a troka todos os 80.000Km, e k as bombas duram muito tempo e so as trokam mesmo kuando dao o berro, pimba a garantia nao cobria o meu problema. Na BMW de Faro eles na puseram a bomba mesmo nova eu na factura é k depois vi dizia bomba agua recondicionada, na xegou aos 100 Euros a bomba o caro foi o resto.
Existe uma nota interna que aconselha a troca da bomba de agua a cada 80/90mil kilometros, porque as "pás" com o tempo ficam corroidas e deixam de efectuar conveniente a circulação do liquido de refrigeração, se trocas a bomba so quando esta falha sujeitas-te a danificar o motor seriamente, porque se ela falha numa viagem ou no para arranca o motor sobre aquece.

E a troca da bomba de agua não é só a bmw que aconselha a trocar a cada 80/90 mil kms, a maior parte das marcas de automoveis aconselha a sua troca, é uma peça de desgaste, fulcral para a fiabilidade da mecanica.

Mas ja se sabe há muita gente que nem liga a isso, e até poem agua da torneira, que tem calcário e acaba por correr a propria bomba criando fugas na mesma, criando ferrugem no bloco e em todo os sistema de refrigeração.

Responder

Voltar para “Série 5”