se a junta ou a cabeca ou o bloco tiverem uma pekena fratura manda compressao dos cilindros para a agua,ficando os tubos rijos k nem pedra como deve ter sido o teu caso e a agua k entra pro cilindro é tao pouca k é "keimada" kuase na totalidade nao indo nada para o escape,ficando so o trabalhar do carro meio eskisito....
mas se a fratura for enorme manda muita agua para o cilindro, essa agua nao consegue ser toda "keimada" e sai para o escape...
é tal e kual os sistemas de injeccao a agua nos carros turbinados a gasolina
tb ja se aplica nos diesel...
se entrar a kuantidade de agua certa pro cilindro a agua ate ajuda a arrefecer os piston kuando se anda em hi-boost
mas se entra aagua a mais,ela sai plo escape pois é agua em excesso danificando o motor
lembra-te k existem estaladelas nas cabeças k so fazendo o teste á cabeça é k se sabe se a cabeça está estalada,existem outras k nem é preciso fazer o teste pois ve-se a olho nu k está estalada
esta foto a seguir é de um tds onde a estaladela era tao grande k saia agua plo escape

abraço