Boas, tenho uma e39 touring e depois da chuvada de ontem verifiquei que os tapetes por trás do lugar do pendura estavam molhados, algo que nunca tinha acontecido. Ainda pensei que fosse o vidro da porta de trás que estivesse mal fechado mas não visto a porta por dentro estar seca os bancos também e só mesmo o tapete estar molhado.
O que poderá ser?
Já aconteceu a alguem?
Espero pela vossa ajuda.
Obrigado
Água nos tapetes
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- rodrigues81
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Re: Água nos tapetes
Verifica as borrachas das portas!
- marco pires
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Re: Água nos tapetes
pois claro que já me aconteceu,e acontece muito nos E39,no meu caso era o forro isolante do interior da porta traseira que estava descolado,quando chovia a agua escorria por dentro da porta e saía mesmo junto á base(junto onde está a lampada que acende e ilumina o chão quando se abre a porta),o resultado eram os tapetes de trás todos molhados desse lado do carro.
andei de um lado para o outro a tentar ver onde estava a fuga,as borrachas estavam boas,e a porta estava toda seca,nas uniões e em todo o lado não via de onde podia estar a entrar a agua,já que estava tudo seco,vê esta imagem de uma porta igual á dos nossos carros:

ora bem,o que é que temos aqui?
a vermelho tens a zona onde a agua entra para dentro do carro.
quando fechas a porta essa zona onde está a lampada(zona assinalada a vermelho),fica já no interior do carro,ou seja,para alem das borrachas,por isso mesmo é por aí que a agua entra,a agua vem pela porta abaixo(pelo interior da mesma,por isso é que não vez qualquer agua),e desce até abaixo acabando por entrar sair na zona que assinalei a vermelho e molhando os tapetes do carro.
as riscas a verde são as borrachas,o mais provavel é as borrachas estarem boas,mas verifica se as mesmas não estão cortadas ou ressequidas,na porta e na zona onde está o circulo vermelho,tambem tens borrachas,vê se as mesmas estão boas,como podes ver a porta tambem ela tem borrachas a toda a sua volta,verifica se estão todas em condições.
caso esteja tudo bem ao nivel das borrachas,então posso-te garantir que o problema é este que eu disse(o forro isolante interior da porta descolado),e tenho quase a certeza que tens as borrachas boas e que o problema é mesmo daí,é costume isso acontecer nos E39.
para solucionar isso tens que desmontar o forro da porta para conseguires aceder ao forro isolante que está no interior,o forro interior deve estar colado de alto abaixo de toda a porta,para impedir que a agua entre,,contudo e por vezes por acção do calor e depois da agua,acaba por descolar,principalmente na parte superior,fazendo com que a agua acabe por entrar para o interior do carro na tal zona assinalada a vermelho,é um problema simples de resolver e sem grandes dores de cabeça,no meu caso as dores de cabeça são na desmontagem do forro da porta,é que experimentei duas vezes em outros bmw e acabei por partir os encaixes que são de plastico,pessoalmente não gosto de mexer em portas,por isso mesmo quando tive esse problema igual ao que tu tens,meti o carro na marca e ficou 5 estrelas,já lá vão 3 anos e nunca mais houve entradas de agua :fixe
faz o download deste ficheiro que eu coloquei à disposição de todos,contem muita informação sobre os E39 e tem uma secção dedicada á desmontagem da porta(é sobre uma porta da frente,mas dá para teres uma ideia de onde estão as fixações e como fazer o serviço):
http://www.megaupload.com/?d=FZCINUPW
andei de um lado para o outro a tentar ver onde estava a fuga,as borrachas estavam boas,e a porta estava toda seca,nas uniões e em todo o lado não via de onde podia estar a entrar a agua,já que estava tudo seco,vê esta imagem de uma porta igual á dos nossos carros:

ora bem,o que é que temos aqui?
a vermelho tens a zona onde a agua entra para dentro do carro.
quando fechas a porta essa zona onde está a lampada(zona assinalada a vermelho),fica já no interior do carro,ou seja,para alem das borrachas,por isso mesmo é por aí que a agua entra,a agua vem pela porta abaixo(pelo interior da mesma,por isso é que não vez qualquer agua),e desce até abaixo acabando por entrar sair na zona que assinalei a vermelho e molhando os tapetes do carro.
as riscas a verde são as borrachas,o mais provavel é as borrachas estarem boas,mas verifica se as mesmas não estão cortadas ou ressequidas,na porta e na zona onde está o circulo vermelho,tambem tens borrachas,vê se as mesmas estão boas,como podes ver a porta tambem ela tem borrachas a toda a sua volta,verifica se estão todas em condições.
caso esteja tudo bem ao nivel das borrachas,então posso-te garantir que o problema é este que eu disse(o forro isolante interior da porta descolado),e tenho quase a certeza que tens as borrachas boas e que o problema é mesmo daí,é costume isso acontecer nos E39.
para solucionar isso tens que desmontar o forro da porta para conseguires aceder ao forro isolante que está no interior,o forro interior deve estar colado de alto abaixo de toda a porta,para impedir que a agua entre,,contudo e por vezes por acção do calor e depois da agua,acaba por descolar,principalmente na parte superior,fazendo com que a agua acabe por entrar para o interior do carro na tal zona assinalada a vermelho,é um problema simples de resolver e sem grandes dores de cabeça,no meu caso as dores de cabeça são na desmontagem do forro da porta,é que experimentei duas vezes em outros bmw e acabei por partir os encaixes que são de plastico,pessoalmente não gosto de mexer em portas,por isso mesmo quando tive esse problema igual ao que tu tens,meti o carro na marca e ficou 5 estrelas,já lá vão 3 anos e nunca mais houve entradas de agua :fixe
faz o download deste ficheiro que eu coloquei à disposição de todos,contem muita informação sobre os E39 e tem uma secção dedicada á desmontagem da porta(é sobre uma porta da frente,mas dá para teres uma ideia de onde estão as fixações e como fazer o serviço):
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: Água nos tapetes
Tive esse problema o ano passado, começou a aparecer o piso molhado do lado do condutor e do passageiro de trás, e resolvi eu mesmo.
Desmanchei as forras (fácil) e verifiquei que a esponja interior estava descolada, fruto de terem trocado o elevador e não terem colocado cola nova (massa caralhuda - segunda o pessoal da autopartes), o que fiz foi aquecer a antiga com a pistola de ar quente para ganhar elasticidade e apliquei cola de contacto em cima da dita cola de origem, deixei secar e depois apliquei power tape para reforçar. Ficou impecavel e com optimo aspecto, por precaução fiz o mesmo ás restantes portas, na semana que ia para mexer nas da direita partiu-se o serra cabos do elevador da porta de tras (tipico deste modelo), aproveitei e substitui o elevador (eu novamente).
Até agora o carro está seco, uma das provas é que não fica embaciado por dentro, e os tapetes estão secos.
E outra maneira de ver o problema é que se as soleiras que dizem bmw ficarem molhadas a esponja está descolada, se estiverem secas a esponja está colada devidamente.
Para ajudares a tirar a agua de debaixo da alcatifa podes tirar umas tampas que existem por baixo do carro para esse efeito.
Eu cheguei a colocar fotos num topico do DIY acerca dos tapetes molhados.
As forras tb são faceis de tirar, nas portas de trás so tens de tirar, a tampa que tapa o parafuso no puxador interior, e desapertar o mesmo, depois é puxar a forra, com algum jeito. (existem videos no youtube), a da frente tens de tirar o mesmo parafuso, e outro que está escondido na conduta de onde sai ar. e depois puxar novamente, tirar o modulo dos botoes dos vidros e desligar as fichas.
Convem comprar também umas molas suplentes na bmw, que são baratas e faceis de trocar na forra.
Desmanchei as forras (fácil) e verifiquei que a esponja interior estava descolada, fruto de terem trocado o elevador e não terem colocado cola nova (massa caralhuda - segunda o pessoal da autopartes), o que fiz foi aquecer a antiga com a pistola de ar quente para ganhar elasticidade e apliquei cola de contacto em cima da dita cola de origem, deixei secar e depois apliquei power tape para reforçar. Ficou impecavel e com optimo aspecto, por precaução fiz o mesmo ás restantes portas, na semana que ia para mexer nas da direita partiu-se o serra cabos do elevador da porta de tras (tipico deste modelo), aproveitei e substitui o elevador (eu novamente).
Até agora o carro está seco, uma das provas é que não fica embaciado por dentro, e os tapetes estão secos.
E outra maneira de ver o problema é que se as soleiras que dizem bmw ficarem molhadas a esponja está descolada, se estiverem secas a esponja está colada devidamente.
Para ajudares a tirar a agua de debaixo da alcatifa podes tirar umas tampas que existem por baixo do carro para esse efeito.
Eu cheguei a colocar fotos num topico do DIY acerca dos tapetes molhados.
As forras tb são faceis de tirar, nas portas de trás so tens de tirar, a tampa que tapa o parafuso no puxador interior, e desapertar o mesmo, depois é puxar a forra, com algum jeito. (existem videos no youtube), a da frente tens de tirar o mesmo parafuso, e outro que está escondido na conduta de onde sai ar. e depois puxar novamente, tirar o modulo dos botoes dos vidros e desligar as fichas.
Convem comprar também umas molas suplentes na bmw, que são baratas e faceis de trocar na forra.