BlackOpenAir Escreveu:Deixo aqui uma explicação resumida de como funciona o sistema VANOS e o Duplo-VANOS. Pode-se perceber que se tudo estiver a trabalhar como deve ser, os consumos bem como a curva de binário disponível desde as mais baixas rotações saem beneficiados em relação a um motor não-VANOS:
"O sistema VANOS (Variable Nockenwellen Steuerung) é uma tecnologia desenvolvida pela BMW que permite controlar o tempo de abertura das válvulas de admissão e, no caso do sistema Duplo VANOS, também o das válvulas de escape. Este sistema permite controlar a altura exacta a que as válvulas devem abrir tendo em conta as rotações do motor e a força exercida no pedal do acelerador. Como funciona? Explicado de uma forma simples, o que controla a entrada da mistura combustível/ar e posteriormente a saída dos gases do motor, são as válvulas de admissão e de escape. Dentro do motor roda continuamente uma ou várias árvores de cames (camshafts) que possuem um came para cada válvula, e que ao rodar abre e fecha a válvula em função da posição do piston.
O sistema VANOS, controlado pelo sistema de gestão do motor, o que faz é controlar a velocidade de rotação da árvore de cames, dando até 6 graus de atraso ou de adiantamento ao tempo de rotação da mesma. Ao deslocar a árvore, pode-se conseguir abrir mais ou menos tempo as válvulas de admissão e dar o máximo de performance ao carro em todas as situações. Por exemplo, em baixas rotações as válvulas de admissão são abertas mais tarde, o que dá um trabalhar mais macio quando se pára o carro com o motor a trabalhar. A nas medias rotações as válvulas de admissão abrem muito mais cedo, dando mais binário e permitindo a recirculação dos gases de escape ainda dentro da câmara de combustão, o que reduz o consumo e as emissões poluentes. Quando a altas rotações, as válvulas voltam a abrir mais tarde, permitindo que mais energia possa ser gerada. Isto tudo num sistema VANOS simples.
No sistema Duplo VANOS, o tempo de abertura das válvulas de escape também pode ser controlado e adaptado a cada situação. As válvulas de escape podem abrir até mais 0.9 mm. E isso traz imensas vantagens. Uma delas é a faixa de rpm em que este sistema actua. Enquanto no VANOS simples era apenas em faixas muito estreitas de rpm, o Duplo VANOS actua sobre a maioria da faixa de rpm, o que permite um controlo ainda mais activo e preciso sobre o tempo de abertura das válvulas. Por exemplo, com um controlo mais refinado do tempo de abertura das válvulas de escape, é possível ter um maior controlo sobre a recirculação dos gases resultantes da combustão ainda dentro da câmara de combustão, gerindo a reciclagem desses mesmos gases e diminuindo a percentagem de combustível que não é completamente queimado. Isso aumenta a economia e diminui a emissão de poluentes, porque os gases estão mais tempo dentro da câmara de combustão. Para este sistema funcionar é necessária uma elevada pressão do óleo, de modo a mover as árvores de cames rápida e precisamente. Mais vantagens deste sistema são o aumento do binário a velocidades baixas e mais potência a velocidades elevadas. Um motor com Duplo VANOS tem um pico de binário 450 rpm mais baixo e um pico de potência 200 rpm mais alto do que um VANOS simples. Ainda, com este sistema, o binário não cai tão drasticamente após o pico de potência e tem uma curva melhorada entre as 1500 e as 3800 rpm. Quando o carro está parado mas com o motor a trabalhar, o sistema reduz a recirculação de gases ao mínimo, dando um trabalhar ainda mais suave e agradável ao motor. A velocidades moderadas, a recirculação de gases é aumentada ao máximo, aumentando a economia. Mas quando toda a potência é necessária, a altas velocidades, o sistema evita ao máximo a reutilização dos gases, dando aos cilindros o máximo de oxigénio possível de modo a facilitar a combustão."
BlackOpenAir,isso é o anuncio que bmw fez sobre os beneficios do sistema,em teoria seria assim no que aos consumos diz respeito,mas na pratica não é assim.
repara nos consumos de um 520i sem vanos e com a mesma potencia de 150cv: 6.9L / 8.5L / 13.9L / -L
fonte: http://www.ultimatespecs.com/car-specs/ ... -520i.html
agora repara num 520i com os mesmos 150cv mas com vanos: 7.2L / 8.7L / 12.9L / 8.9L (26 mpg)
fonte: http://www.ultimatespecs.com/car-specs/ ... -520i.html
em ultima instancia consegues poupar em auto estrada e muito pouco,contudo e tendo em conta a normal utilização que se faz de um carro,que não é andar desde a porta de casa até ao destino sempre em auto estrada,a conclusão é que gasta sempre mais,e não tivesse eu experiencia própria disso mesmo.