arqtiago Escreveu:Realmente segui o conselho do AMS 1º e já resolveu bastante o problema... ainda assim creio que os pneus com altura 55 têm sempre um impacto negativo nas altas velocidades e apercebi-me que em dias de vento destabiliza muito o carro, e aí reduzindo para os 120 fica como uma rocha.
Os meus pneus não são runflat...
Ainda hoje experimentei na A28, Póvoa-Porto e Porto-Póvoa, velocidade 160-190, e quase nem precisava tocar no volante... sempre certinho.
É que sinceramente, não queria gastar mais €... já me chegou comprar a lata
A meu ver 2 problemas:
Jante demasiada pequena para um carro dessa envergadura....
Pneu Normal com perfil demasiado alto....
Meu Pai tem um E60 520d com jante 18 e pneus RFT mistos (FT 245 TR 275) e aquilo é uma "lapa" a qualquer velocidade....
Solução:
Jante 18 ou no minimo 17
Pneu RFT
:fixe :fixe
*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***
boas.
eu tenho um 535d e sofro do mesmo problema, o carro acima dos 160km/h é totalmente instavel.
o meu carro vinha com pneus runflat na medida 245/40r18 e eu optei por colocar jante 19 sem RFT com as medidas 245/35r19 e 275/30/r19 traseira.
só alguns meses atrás é que comecei a notar esse problema e então já tirei varias opinioes de várias pessoas e de varias BMW para tentar resolver o problema.
há alguns meses falei com o user "giwasa" que desde já lhe deixo o meu maior agradecimento por todas as duvidas que ele me esclareceu, e como ele me disse ou eu optava por colocar jantes originais 18 e pneus runflat ou ia ter de mexer na suspenção do carro.
visto que as jantes 19 BBS motorsport que eu tenho me terem custado uma pipa de massa optei então por mudar as suspenções.
coloquei um conjunto de amortecedores blistein B6 Sport com molas eibach prokit.
o carro para já melhorou uns meros 50% está bastante melhor mas ainda não é o carro que devia ser.
noutro dia para tirar as duvidas dei uma volta num 535d de 2009 igual ao meu em tudo so muda as jantes e pneus com runflat e aquilo é um avião em estrada consegue ser muito mais seguro do que o meu carro com jante 19.
agora a minha outra solução era por pneus runflat nas minha jantes 19 mas mesmo assim não tenho hipotese por as medidas de origem para 19 ou seja 245/35 frente e 275/30 atrás não existem em marca nenhuma de pneus com runflat, já corri as marcas todas.
como falei na bmw eles dizem que quando estes carros venhem de origem com jante 19, nunca trazem pneus rft.
será agora que os meus problemas estão nos pneus ou na largura da minha jante de trás que é 10polegadas.
se alguem me consegui esclarecer. agradeço um abraço
boas.
eu tenho um 535d e sofro do mesmo problema, o carro acima dos 160km/h é totalmente instavel.
o meu carro vinha com pneus runflat na medida 245/40r18 e eu optei por colocar jante 19 sem RFT com as medidas 245/35r19 e 275/30/r19 traseira.
só alguns meses atrás é que comecei a notar esse problema e então já tirei varias opinioes de várias pessoas e de varias BMW para tentar resolver o problema.
há alguns meses falei com o user "giwasa" que desde já lhe deixo o meu maior agradecimento por todas as duvidas que ele me esclareceu, e como ele me disse ou eu optava por colocar jantes originais 18 e pneus runflat ou ia ter de mexer na suspenção do carro.
visto que as jantes 19 BBS motorsport que eu tenho me terem custado uma pipa de massa optei então por mudar as suspenções.
coloquei um conjunto de amortecedores blistein B6 Sport com molas eibach prokit.
o carro para já melhorou uns meros 50% está bastante melhor mas ainda não é o carro que devia ser.
noutro dia para tirar as duvidas dei uma volta num 535d de 2009 igual ao meu em tudo so muda as jantes e pneus com runflat e aquilo é um avião em estrada consegue ser muito mais seguro do que o meu carro com jante 19.
agora a minha outra solução era por pneus runflat nas minha jantes 19 mas mesmo assim não tenho hipotese por as medidas de origem para 19 ou seja 245/35 frente e 275/30 atrás não existem em marca nenhuma de pneus com runflat, já corri as marcas todas.
como falei na bmw eles dizem que quando estes carros venhem de origem com jante 19, nunca trazem pneus rft.
será agora que os meus problemas estão nos pneus ou na largura da minha jante de trás que é 10polegadas.
se alguem me consegui esclarecer. agradeço um abraço
giwasa Escreveu:ainda bem que melhorou. no entanto mete os amortecedores no set mais duro. vai melhorar logo.
no entanto a dureza de um pneu runflat ajuda mesmo ajuda a curvar a alta velocidade.
algo impensavel as vezes como curvo em autoestrada a 280 kmh.
eu defendo muito que se mantenha sempre medidas de pneus que vem de origem ou que venha homologado pela bmw.
eu metia tudo igual como tenho. runflat 245/40/18. no teu caso 245/35/19 penso eu.
a jante ser mais larga nao deve ter a ver. a diferenca nao sera grande coisa.
Boas, giwasa faço-te uma pergunta em relação ao post anterior, os Bilstein B6 serão os indicados para o carro do "puto"?Não seriam os B8 Sprint os indicados? como vai ele meter os amortecedores no "set" mai duro, se os B6 não são reguláveis? as jantes que ele tem montadas não têm largura diferente, TR/FR? quanto a respeitar medidas homologadas estou de acordo contigo, porque os fabricantes fazem testes de "setup" de pneus/suspensões para termos os melhores resultados, não é pora acaso o que acontece a quem muda RFT para normais e depois exisetm "fantasmas" na estabilidade....
Cumps.
boa tarde.
já agora giwasa por acaso não me consegues dizer ou colocar uma foto em que dizes como colocar o amortecedor no set mais duro.
é que está mais que visto que eu não percebo muito disto, eu só os comprei e mandei montar e o mecanico não me disse nada de como se aplicava e se dava para meter de maneiras diferentes.
já agora muito obrigado mesmo por tudo, um abraço
ui ui li o teu post rapido e nao vi b6.. percebi b8... os b8 possuem afinacao ou entao os b10 e os novos b12 que sao coilovers estes dois.
o indicado para mim seriam os b10.. coilovers mesmo. com coilovers o carro fica ainda mais rijo que com um conjunto mola , amortecedor em separado.
apesar de ficar muito bom com as eibach e os bilstein.
so acho que pouco pode diferir do kit m. deve ser quase igual. por isso melhorou 50%.
eu nao aconselho mesmo colocar pneus de medidas diferentes.
ainda ontem no encontro falei isso com o max mad... os serie 1 e 3 com kit m possuem medidas diferentes com kit m na frente e traseira.
o serie 5 e60 vem com pneus iguais nos dois eixos. por alguma razao vem assim.
amigo puto testa pneus de medidas iguais.
e outra coisa.
as pessoas nao acreditam a diferenca que fez no meu carro o spoiler original do m5.... o carro ficou muito ... mas muito seguro a altas velocidades.
antes de ter o spoiler.. acima dos 250 tinha de ir sempre a corrigir um pouco.. como se houvesse sempre vento.. depois de monta lo.. esquece.... a 280 tenho a estabilidade que tinha a 240.
e mesmo assim a mais que 260 nao me convenceu, so com as barras estabilizadoras e antiaproximacao da shnitzer ficou como gosto. ... seguro como um bimer deve ser.
os carros possuem limitadores a 250 e eles so se preocupam com estabilidade ate velocidades dentro desses valores.
porque ate 260 era estavel.. assim que passava dos 280 ia mesmo com o credo na boca... nao ia apavorado..mas sentia algo que por exemplo num m3 e46 que conduzi a essa velocidade nao senti.
e so para acabar... ja li que o m5 por exemplo quando deslimitado a 330 tambem sofre de muitos problemas de estabilidade. a gpower.. shnitzer colocam em todos os carros difusores horriveis frontais.. para ganhar peso frontal e baixar o carro.
boas amigo giwasa depois qd puderes manda-me o link aonde posso adquirir o spoiler se possivel para eu mandar vir um para mim.ou será que qualquer bmw me manda vir isso.
no entanto as medidas que eu tenho são as que estão averbadas pela bmw serie 5 com jante 19 mas mesmo assimvou experimentar um set igual ao teu, abraço
giwasa Escreveu:ui ui li o teu post rapido e nao vi b6.. percebi b8... os b8 possuem afinacao ou entao os b10 e os novos b12 que sao coilovers estes dois.
o indicado para mim seriam os b10.. coilovers mesmo. com coilovers o carro fica ainda mais rijo que com um conjunto mola , amortecedor em separado.
apesar de ficar muito bom com as eibach e os bilstein.
so acho que pouco pode diferir do kit m. deve ser quase igual. por isso melhorou 50%.
eu nao aconselho mesmo colocar pneus de medidas diferentes.
ainda ontem no encontro falei isso com o max mad... os serie 1 e 3 com kit m possuem medidas diferentes com kit m na frente e traseira.
amigo puto testa pneus de medidas iguais.
e outra coisa.
as pessoas nao acreditam a diferenca que fez no meu carro o spoiler original do m5.... o carro ficou muito ... mas muito seguro a altas velocidades.
antes de ter o spoiler.. acima dos 250 tinha de ir sempre a corrigir um pouco.. como se houvesse sempre vento.. depois de monta lo.. esquece.... a 280 tenho a estabilidade que tinha a 240.
e mesmo assim a mais que 260 nao me convenceu, so com as barras estabilizadoras e antiaproximacao da shnitzer ficou como gosto. ... seguro como um bimer deve ser.
os carros possuem limitadores a 250 e eles so se preocupam com estabilidade ate velocidades dentro desses valores.
porque ate 260 era estavel.. assim que passava dos 280 ia mesmo com o credo na boca... nao ia apavorado..mas sentia algo que por exemplo num m3 e46 que conduzi a essa velocidade nao senti.
e so para acabar... ja li que o m5 por exemplo quando deslimitado a 330 tambem sofre de muitos problemas de estabilidade. a gpower.. shnitzer colocam em todos os carros difusores horriveis frontais.. para ganhar peso frontal e baixar o carro.
giwasa Escreveu:
Amigo "giwasa" o E60 que comprei para meu Pai traz medidas diferentes (245/275) em 18".
Foi um extra (sem kit M) mas com suspenssão desportiva (Penso que igual à M).
o carro é uma lapa...pelo menos em velocidades para o comum dos mortais......até 220km/h. :lol1 :lol1
*** Vendo Intercooler original para 16d,18d,20d,23d***
Lendo algumas opiniões deste tópico, seria de deduzir que a medida de pneus do meu carro, 225/60/R15, traria uma instabilidade monstruosa assim que a velocidade fosse superior a 120Km/h. Ora, eu nunca experimentei nenhum problema de estabilidade, mesmo quando numa ocasião, fiz algumas centenas de Kms a 140~150Km/h. Talvez seja do facto de andar com pressão de ar nos pneus próxima do máximo recomendado. Ou talvez seja que o E39 é intrinsecamente mais estável do que o E60, não sei. Eu acredito que o primeiro factor seja o mais importante.
PS: Os meus pneus são normais all-seasons.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001