E39, turbo a entrar mt cedo!
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E39, turbo a entrar mt cedo!
Boa noite,
O meu E39 (de 184cv com uns 12 anos e 11000km ) a cerca de dois dias que tenho a impressão que o turbo entra bem antes das 2000rpm, tenho a impressão que ás 1400rpm o turbo entra, o pior é que deixo de acelerar para por uma velocidade ou simplesmente deixo de acelerar ouço um assobio prolongado :/
Será que o turbo está a ir a vida ? ouvi dizer que é preciso mudar uns filtros pequenos situado na tampa das válvulas, alguém me sabe ajudar ?
Obrigado
O meu E39 (de 184cv com uns 12 anos e 11000km ) a cerca de dois dias que tenho a impressão que o turbo entra bem antes das 2000rpm, tenho a impressão que ás 1400rpm o turbo entra, o pior é que deixo de acelerar para por uma velocidade ou simplesmente deixo de acelerar ouço um assobio prolongado :/
Será que o turbo está a ir a vida ? ouvi dizer que é preciso mudar uns filtros pequenos situado na tampa das válvulas, alguém me sabe ajudar ?
Obrigado
- marco pires
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
concerteza.
o filtro de que estás a falar é o breather e tem de facto que ser mudado de vez em quando senão o turbo vai sofrer e muito, se nunca mudaste aconselho-te a fazer isso o mais rápido possivel.
quanto ao turbo entrar cedo não é nada demais, o turbo é VNT logo entra desde muito cedo, se o turbo só entrasse ás 2000RPM é que tinhas que te preocupar, os diesel antigos como os 2.5tds é que tinham uma entrada do turbo por volta das 2000rpm fruto de serem de geometria fixa, o teu é de geometria variável e tem obrigatóriamente que entrar perto das 1500rpm.
se ele entra entre as 1400/1500rpm e mantem a pujança sem perda de potencia e sobe de rotação de forma linear, então não se passa nada demais.
quanto ao barulho, um dos sinais de folga no turbo é exatamente um assobio, mas isso é quando se acelera e não quando se levanta o pé do acelerador como dizes ser o teu caso, normalmente acelera-se e é quando ele está em carga que faz um assobio.
aponto mais para alguma fuga nos tubos de vacuo que é uma situação normal de acontecer, os tubos ficam ressequidos e perdem ar, atenção tambem a possiveis fugas que tambem podem acontecer na junta do colector de escape e que fazem exatamente um barulho tipo assobio.
seja qual for a situação não se trata de nada de grave, se for mesmo do turbo a origem do assobio, tambem não há razão para panicos, o turbo pode ser facilmente recondicionado por um valor total já com mão de obra a rondar os 400€.
então neste caso a primeira coisa que tem urgencia é de facto substituir o tal filtro, não adies isso por muito tempo.
na situação da entrada do turbo não há nada de anormal, só seria anormal se houvesse perda de rendimento, se não o motor comporta-se bem em qualquer rotação então esquece porque é mesmo assim.
no caso do assobio é como disse, se não faz esse assobio em aceleração então é pouco provável que seja do turbo, convem contudo fazeres um diagnóstico pois em principio não será nada de especial.
o filtro de que estás a falar é o breather e tem de facto que ser mudado de vez em quando senão o turbo vai sofrer e muito, se nunca mudaste aconselho-te a fazer isso o mais rápido possivel.
quanto ao turbo entrar cedo não é nada demais, o turbo é VNT logo entra desde muito cedo, se o turbo só entrasse ás 2000RPM é que tinhas que te preocupar, os diesel antigos como os 2.5tds é que tinham uma entrada do turbo por volta das 2000rpm fruto de serem de geometria fixa, o teu é de geometria variável e tem obrigatóriamente que entrar perto das 1500rpm.
se ele entra entre as 1400/1500rpm e mantem a pujança sem perda de potencia e sobe de rotação de forma linear, então não se passa nada demais.
quanto ao barulho, um dos sinais de folga no turbo é exatamente um assobio, mas isso é quando se acelera e não quando se levanta o pé do acelerador como dizes ser o teu caso, normalmente acelera-se e é quando ele está em carga que faz um assobio.
aponto mais para alguma fuga nos tubos de vacuo que é uma situação normal de acontecer, os tubos ficam ressequidos e perdem ar, atenção tambem a possiveis fugas que tambem podem acontecer na junta do colector de escape e que fazem exatamente um barulho tipo assobio.
seja qual for a situação não se trata de nada de grave, se for mesmo do turbo a origem do assobio, tambem não há razão para panicos, o turbo pode ser facilmente recondicionado por um valor total já com mão de obra a rondar os 400€.
então neste caso a primeira coisa que tem urgencia é de facto substituir o tal filtro, não adies isso por muito tempo.
na situação da entrada do turbo não há nada de anormal, só seria anormal se houvesse perda de rendimento, se não o motor comporta-se bem em qualquer rotação então esquece porque é mesmo assim.
no caso do assobio é como disse, se não faz esse assobio em aceleração então é pouco provável que seja do turbo, convem contudo fazeres um diagnóstico pois em principio não será nada de especial.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
Muito obrigado pelo feedback, nunca me tinha apercebido do turbo entrar tão cedo, talvez note mais agora pois quando deixo de acelerar ai ouço o barulho durante 1 s, ou 2 segundo se acelerar mais afundo. Isto é que achei estranho este barulho do assobio quando deixo de acelerar é só as vezes, e fico ouvir o dito assobio sem acelerar por mt pc tempo, e nem sempre ...
Quanto a esse filtro vou averiguar, fiz uma revisão na marca á dois anos do tipo 3 (a mais especifica onde mudam tudo) agora não sei se este filtro esta incluído, mas vou tratar de averiguar mais depressa possível.
Obrigado
Quanto a esse filtro vou averiguar, fiz uma revisão na marca á dois anos do tipo 3 (a mais especifica onde mudam tudo) agora não sei se este filtro esta incluído, mas vou tratar de averiguar mais depressa possível.
Obrigado

- marco pires
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
sim, turbo entrar cedo é normal.
um 530d nunca podia ter o turbo a entrar perto das 2000rpm, ai sim haveria algo de errado, entrar entre as 1400rpm/1500rpm não só é normal, como é mesmo assim que deve de ser se tudo estiver a funcionar como se pretende.
quanto ao barulho que ouves repara no seguinte video e diz-me se é parecido
http://www.youtube.com/watch?v=p4Al35BT ... re=related
ou será semelhante a isto?
http://www.youtube.com/watch?v=xSPGoe35ek0
repara tambem neste e vê se é semelhante a este barulho:
http://www.youtube.com/watch?v=pTO-hGaK ... re=related
um 530d nunca podia ter o turbo a entrar perto das 2000rpm, ai sim haveria algo de errado, entrar entre as 1400rpm/1500rpm não só é normal, como é mesmo assim que deve de ser se tudo estiver a funcionar como se pretende.
quanto ao barulho que ouves repara no seguinte video e diz-me se é parecido
http://www.youtube.com/watch?v=p4Al35BT ... re=related
ou será semelhante a isto?
http://www.youtube.com/watch?v=xSPGoe35ek0
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
Tenho de estar mais atento um pc, mas o primeiro não é de certeza é entre o 2 e 3, mais para o 3 video, mas é andar que faz mais pelo menos que noto, tenho de acelerar em ponto morto a ver, quanto a inspecção na bmw á dois anos do tipo 3, mais completa não sei se na mesma esta previsto trocar este filtro.
Obrigado Marco, amanhã já vou estar mais atento e verificar melhor, comecei a notar isto apenas dois dias.
Obrigado Marco, amanhã já vou estar mais atento e verificar melhor, comecei a notar isto apenas dois dias.
- marco pires
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
em penso que a manutenções feitas na marca consistem na troca do tal filtro de tempos a tempos, contudo confirma se foi mesmo trocado em alguma altura, acredita que é mesmo importante, tens que ter a certeza se te trocaram isso ou não.
quanto ao barulho verifica mais ou menos de que tipo é e depois diz alguma coisa, verifica se é mais a frio, se a quente, se é sempre, etc.
quanto ao barulho verifica mais ou menos de que tipo é e depois diz alguma coisa, verifica se é mais a frio, se a quente, se é sempre, etc.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
Boa noite,
Definitivamente é mais parecido com o 3 video, e noto mais até as 2000rpm depois talvez seja algo parecido com o segundo video.
Mas o barulho e lag que fica é mais parecido com o 3 video é quase igual, mas depois de puxar bem pelas velocidades algo que normalmente nem faço não ouço a velocidade também é elevada poderá ser por isso.. fui aos 180 km/h durante algum tempo e nao notei nada mais nos arranques e talvez em frio....
Vou ver se vai ao mecânico para semana tenho evitado andar come ele não sei se será mt grave
Obrigado pela ajuda
Definitivamente é mais parecido com o 3 video, e noto mais até as 2000rpm depois talvez seja algo parecido com o segundo video.
Mas o barulho e lag que fica é mais parecido com o 3 video é quase igual, mas depois de puxar bem pelas velocidades algo que normalmente nem faço não ouço a velocidade também é elevada poderá ser por isso.. fui aos 180 km/h durante algum tempo e nao notei nada mais nos arranques e talvez em frio....
Vou ver se vai ao mecânico para semana tenho evitado andar come ele não sei se será mt grave

Obrigado pela ajuda

- marco pires
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
o terceiro video corresponde a um turbo descalibrado.
antes de avançares para o turbo, manda verificar primeiro os tubos de vacuo e o colector de escape, tal como disse anteriormente se houver fuga no tubos ou no colector é produzido um barulho semelhante.
caso esteja tudo bem a esse nivel, então sim tens uma situação no turbo.
um turbo descalibrado é tirado fora e os internos do turbo são postos numa maquina para serem calibrados, nada de complicado.
se os internos estiverem muitos descalibrados e não for possivel equilibrar, então tem que levar as pás e os eixos novos, um kit completo de reparação fica na ordem dos 300€.
caso de queiram impingir um turbo novo recusa, pois é bastante caro e como eu disse é perfeitamente possivel recondicionar o que tens por metade do preço de um novo.
portanto, não se trata de nada de grave e podes perfeitamente andar com o carro sem medos, convem contudo mandares verificar isso não a titulo de urgencia, mas tambem não deixes a coisa correr durante muito tempo.
uma das situações que causa maior estrago para os turbos são as acelerações com o motor a frio, e andar durante muitos kms com o acelerador a fundo à velocidade máxima.
um conselho de ouro para preservares o turbo é nunca passares das 2000rpms enquanto o ponteiro da temperatura não atingir o meio, faz sempre a troca das mudanças antes de atingires as 2000rpms, depois de quente podes então puxar mas tal como disse nunca longas distancias com o acelerador a fundo.
se cumprires isto tens turbo para muitos anos sem problemas.
anda portanto à vontade mas manda ver isso quando tiveres oportunidade.
se fores da zona de lisboa/margem sul, diz, que indico-te uma boa casa que só mexe com turbos e resolve-te isso, é gente séria.
antes de avançares para o turbo, manda verificar primeiro os tubos de vacuo e o colector de escape, tal como disse anteriormente se houver fuga no tubos ou no colector é produzido um barulho semelhante.
caso esteja tudo bem a esse nivel, então sim tens uma situação no turbo.
um turbo descalibrado é tirado fora e os internos do turbo são postos numa maquina para serem calibrados, nada de complicado.
se os internos estiverem muitos descalibrados e não for possivel equilibrar, então tem que levar as pás e os eixos novos, um kit completo de reparação fica na ordem dos 300€.
caso de queiram impingir um turbo novo recusa, pois é bastante caro e como eu disse é perfeitamente possivel recondicionar o que tens por metade do preço de um novo.
portanto, não se trata de nada de grave e podes perfeitamente andar com o carro sem medos, convem contudo mandares verificar isso não a titulo de urgencia, mas tambem não deixes a coisa correr durante muito tempo.
uma das situações que causa maior estrago para os turbos são as acelerações com o motor a frio, e andar durante muitos kms com o acelerador a fundo à velocidade máxima.
um conselho de ouro para preservares o turbo é nunca passares das 2000rpms enquanto o ponteiro da temperatura não atingir o meio, faz sempre a troca das mudanças antes de atingires as 2000rpms, depois de quente podes então puxar mas tal como disse nunca longas distancias com o acelerador a fundo.
se cumprires isto tens turbo para muitos anos sem problemas.
anda portanto à vontade mas manda ver isso quando tiveres oportunidade.
se fores da zona de lisboa/margem sul, diz, que indico-te uma boa casa que só mexe com turbos e resolve-te isso, é gente séria.
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- jaydee
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
marco..
quando troco de mudança ( e largo o acelerador ) ouço mtas vezes um som parecido com o primeiro video, tipo a descomprimir, mas em andamento sem passar as 2000 rpm faz me um som k nao consigo explicar... isto soa me a problemas no coletor de escape ou admissao.
Vou tentar encontrar um video semelhante
quando troco de mudança ( e largo o acelerador ) ouço mtas vezes um som parecido com o primeiro video, tipo a descomprimir, mas em andamento sem passar as 2000 rpm faz me um som k nao consigo explicar... isto soa me a problemas no coletor de escape ou admissao.
Vou tentar encontrar um video semelhante
- marco pires
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
se notas um som semelhante ao do primeiro video é perfeitamente normal, é a dump valve a descarregar, todos os carros com turbo tem essa valvula acontece é que há umas em que se nota mais o barulho que outras, aliás, há dump valve próprias para fazer barulho bem alto, tal como neste video, parece que agora está na moda
:
http://www.youtube.com/watch?v=VBBS2hLe ... re=related
portanto nada de anormal, é mesmo assim, largas o acelerador e ele faz-te um barulho de descarga, nada de anormal.
quanto ao outro barulho que notas só mesmo ouvindo algo semelhante para ter uma ideia.
normalmente quando é o colector de escape é um barulho tipo assoprar, do género quando assopras com força para apagar as velas de um bolo de anos(não consegui imaginar nada mais parecido com esse barulho
).

http://www.youtube.com/watch?v=VBBS2hLe ... re=related
portanto nada de anormal, é mesmo assim, largas o acelerador e ele faz-te um barulho de descarga, nada de anormal.
quanto ao outro barulho que notas só mesmo ouvindo algo semelhante para ter uma ideia.
normalmente quando é o colector de escape é um barulho tipo assoprar, do género quando assopras com força para apagar as velas de um bolo de anos(não consegui imaginar nada mais parecido com esse barulho

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- jaydee
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
aos 1:04 minutos... som constante e altera quando passa prai as 2500 rpm
http://www.youtube.com/watch?v=XnuusIu889o
http://www.youtube.com/watch?v=XnuusIu889o
- marco pires
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
se o barulho que notas é semelhante ao do video, então aparenta ser mesmo uma fuga no colector de escape, por norma será na junta do colector de escape.
se essa junta nunca foi mudada, então é normal que esteja com fuga, o turbo está montado muito perto dessa zona e ao longo dos anos o aquecimento rebenta com a junta.
para ser sincero é a unica situação que me sugere um barulho desse tipo, e digo-te isto porque ainda à menos de 2 meses mudei a junta do colector porque tinha exatamente um barulho igual a esse.
se essa junta nunca foi mudada, então é normal que esteja com fuga, o turbo está montado muito perto dessa zona e ao longo dos anos o aquecimento rebenta com a junta.
para ser sincero é a unica situação que me sugere um barulho desse tipo, e digo-te isto porque ainda à menos de 2 meses mudei a junta do colector porque tinha exatamente um barulho igual a esse.
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
É caro mudar ? How much ?
- marco pires
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
se for a junta do colector de escape, na marca já com mão de obra= 220€
provavelmente cá fora ficará um pouco mais barato.
provavelmente cá fora ficará um pouco mais barato.
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Re: E39, turbo a entrar mt cedo!
Secalhar mando vir das juntas e inglaterra e peço a um amigo pra montar. Mas primeiro vou me certificar se o coletor nao edta rachado