E39, turbo a entrar mt cedo!

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: E39, turbo a entrar mt cedo!

Mensagem por marco pires »

pois, é uma questão de veres preços, mas claro, certifica-te que é mesmo dai e não de outro lado.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

jtx
Membro Iniciado
Registado: 10 nov 2009, 15:10
O meu Carro:: BMW 530d E39 1999/5

Mensagem por jtx »

Vai ao mecânico quarta feira a ver o que dizem, fiz mais 300km +- sem puxar mt quase nada e agora quando desligo o carro ouço um bater de ferros, e quando ligo ouço um brum (tipo libertar gases :/)
Vamos la ver espero que não se tenha agravado, e ver que dizem já tenho uma ideia,
Obrigado Marco :) (sou da zona Norte, perto de Braga) ja li umas coisa engraçadas de quem mudou o turbo como tu próprio e a coisa deve ficar bem bonita deve :P

marco pires
Moderador do Fórum

alguma coisa está solta ou com fuga na linha de escape, por isso mesmo o barulho que notas e o tal bater de ferros, manda ver tambem os apoios do motor.

quanto a mudar o turbo, de facto fica com outra vida, os 530d de origem já de si são bastante pujantes, e com um turbo maior ficam um mimo. :fixe

pois então cuida bem da maquina e depois diz alguma coisa sobre qual era o problema concretamente.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

jtx
Membro Iniciado

Mensagem por jtx »

Boa noite preciso de ajuda ,
Levei o carro a duas oficinas, disel test (em braga), e outra e ambas me aconselharam a mudar o turbo, trocar por um novo (que implica também a muda de óleo). E que isto fica mais ou menos por 1200€ a ter que dar o meu actual turbo a troca troca (não percebi bem se era recondicionado nem sei o que isto é...)!
Bem ainda vou ver melhor, mas estive a pensar e meter outro turbo, um como por exemplo o que tu tens Marco, essa "brincadeira" anda mais ou menos por que valores ?
Ou será que devo meter um original normal ? Eu normalmente não estico muito por o carro mas ter a potencia la para uma ou outra ocasião é outra coisa :P Ao mudar um turbo para outro diferente preciso de mais alguma coisa ? embraiagem reforço de algo ?
Obrigado

jtx
Membro Iniciado

Mensagem por jtx »

http://www.youtube.com/watch?v=vDs77hfY6k0O barulho é como este

Tirando que quando desligo ouço os ferros bater mas so depois de fazer uns kms, mt estranho mesmo :/

marco pires
Moderador do Fórum

pois, ouvindo isso parece mesmo tratar-se das pás do turbo empenadas ou então eixo com folga, o que se está a passar é que o miolo do turbo está a tocar na carcaça o que produz esse tal barulho de ferros a baterem.
o facto de só notares após alguns kms, tem a ver com a dilatação do material, enquanto o turbo está frio não existe ou existe pouco dilatação, o que faz com que não haja atrito entre o miolo e a carcaça do turbo, a partir do momento que vai ganhando temperatura, começa a haver contacto entre as partes internas(miolo), e a carcaça do turbo, o que dá origem ao tal barulho metálico de ferros a baterem.

neste caso, e porque fisicamente existe contacto do miolo interno com as paredes da carcaça do turbo, aconselho-te o mais rapido possivel a resolveres a situação, porque existe um sério risco de o turbo partir e danificar o motor, e ai sim tinhas um grande bico de obra, e não só te aconselho a resolveres isso o mais rápido possivel, como te aconselho a não andar muito com o carro até isso ficar resolvido.

quanto ao resto, um turbo recondicionado significa que pegam num turbo usado, e depois mudam todas as partes internas, a unica coisa que fica do turbo original é a carcaça, por dentro é tudo novo.

portanto aqui tens as seguintes situações:

1º- o teu turbo pode ter ou não condições de ser recalibrado. a recalibração consiste em desmontarem o teu turbo e depois meter numa maquina para calibrarem, se houverem demasiadas folgas deixa de ser possivel fazer a calibragem(suspeito que no teu caso as folgas sejam demasiado grandes), assim sendo o turbo é aberto e é retirado todo o miolo fora e posto tudo novo, passas assim a andar com o teu turbo agora chamado de recondicionado.

2º- nesta segunda opção optas por comprar um turbo usado que não o teu e que tenha sido recondicionado(mudado todo o miolo) e das o teu à troca, ou seja: dás o teu que está danificado e recebes um usado em que foi mudado todo o miolo.

3º- compras um turbo novo igual ao de origem.

4º- compras um turbo novo melhor que o que está montado de origem.

quanto ao que te à proposta que te fizeram, o que me parece é que eles querem colocar-te um turbo recondicionado e dás o teu à troca, neste caso o valor de 1200€ é chocante, no maximo e numa situação dessas irias pagar um valor na ordem dos 600€, porque não te esqueças que estás a dar o teu à troca que eles depois vão reparar com um kit que custa pouco mais de 300€ e posteriormente vender a outro gajo.

por outro lado, se eles estão a querer meter-te um turbo novo em folha, então esquece lá isso de dares o teu turbo, o turbo que tens é teu, e se vais colocar um novo só tens é que ficar com o que ainda está montado no teu carro, aquilo que eles querem é depois fazer negócio com ele, e mesmo neste caso 1200€ continua a ser um absurdo, já que um turbo novo a estrear igual ao original está numa média de 800€.

quanto a montares um turbo maior, sem grande alterações podes sempre por um igual ao que eu tenho, a unica alteração a ser feita é no colector e trata-se apenas de ires com o carro ao torneiro, por norma as boas casas que trabalham com turbos tratam de tudo sem teres que te chatear, no meu caso deixei o carro numa quinta feira, e fui buscar no sabado já com tudo feito(eles é que levaram o carro ao torneiro), e foi só pagar, ficou à volta de 1100€ já com tudo e o meu turbo anterior dentro da caixa.

portanto só por aqui podes ver a situação, um turbo melhor que o de origem, mais o breather e o trabalho do torneiro, mão de obra para desmontar/montar o turbo novo= 1100€

agora vê o que eles te propõem: 1200€ por um turbo igual ao de origem e ainda querem ficar com o teu, foge disso!!!!

meteres um turbo maior implica que depois tenhas que fazer uma reprogramação para ajustares os valores, é que sendo um turbo maior vais perder pujança em baixas rotações, depois da reprogramação esse problema deixa de acontecer e ficas com uma disponibilidade de potencia completamente diferente, acredita.

quanto à embraiagem, sem duvida que é o primeiro elemento a sofrer com o incremento de binário e potencia, mas repara que eu ando com a embraiagem original da bmw e até ao momento nunca tive problemas, tudo está na forma como se usa o pé direito, mas não hajam ilusões, a embraiagem acaba sempre por sofrer, muito ou pouco é como te disse: depende se tens o pé pesado ou não. :wink1

se pretenderes podes por uma embraiagem reforçada, mas nesse caso vais perder suavidade no arranque, pessoalmente não acho que seja necessário mexer na embraiagem porque a de origem aguenta-se relativamente bem.

tendo surgido o caso de teres que mudar o turbo, penso que não deves perder a oportunidade de aplicares um igual ao que eu tenho, se duvidas tiveres até mesmo à hora de levares o carro para fazer isso, posso-te dizer que quando o conduzires com o novo turbo vais esquecer tudo o que ficou para trás.

em todo o caso o valor que te estão a pedir é escandaloso, se por acaso fosse um turbo igual ao que eu tenho ainda dava o beneficio da duvida porque os preços não são iguais em todo o lado e as coisas estão sempre a aumentar, agora estarem-te a pedir isso por um turbo de origem é estar a roubar e para mais ainda querem ficar com o teu.

claro está que eles podem dizer-te: " então vá lá à marca e veja enquanto fica isso", e claro que na marca nunca irias pagar menos de 1500€ por um serviço desses, mas isso não justifica que queiram cobrar-te 1200€ por um turbo que custa cá fora cerca de 800€.

a casa onde eu montei o meu foi esta: http://www.hpturbo.pt/Pages/Inicio.aspx

claro que para ti fica muito longe, mas não perdes nada em telefonar para lá e perguntares preços, sempre ficas com uma ideia.
[email protected]

jtx
Membro Iniciado

Mensagem por jtx »

Muito obrigado Marco estou a entender o problema:)e as coisas fazem sentido, nem tenho andado mesmo com o carro ja nem pego nele! A ultima vez que liguei e desliguei logo ouvi os tais "ferros a bater"! O carro esta parado na ultima oficina que pedi para ver fizeram duas acelerações a fundo e a coisa ficou pior e agora nem pego no carro! Vi uma casa que re-condiciona isso e fica por preço aceitável (200-300€) segunda vou ver melhora a situação e se da para reparar. Nem sei se chamo o reboque para levar o carro visto ainda serem 20km, ou se desmonto o turbo.... (o carro anda mas deve estar mesmo para partir :/)

Quanto a mudança de oleo após mudar o turbo é aconselhável ou obrigatário ? num sitio disseram que sim noutro já me disseram que nao é preciso :/ ...

Em relação as varias sugestões que referiste é tentador mudar o turbo para um melhor :P, mas se conseguir resolver isto até uns 500€ prefiro senão equaciono um novo e melhor vamos ver :)

Mais uma vez obrigado :)

marco pires
Moderador do Fórum

o preço que te indicaram nessa oficina que fazem os recondicionamentos é muito bom, um KIT de reparação tal como te disse fica na ordem dos 300€, eles abrem o turbo tiram tudo fora, metem as peças todas novas, vai a calibrar e pronto, é só montar de novo no carro e tens turbo para mais umas centenas de kms.
por isso esse valor que te indicaram não está nada mau, e se for uma casa de confiança nem olhes para trás, está um valor muito bom sem duvida :fixe

quanto ao levares o carro, é sempre um risco tal como te disse, pode partir a qualquer momento, como pode não partir, é impossivel dizer se ao fazeres esses 20kms ele irá partir.

pessoalmente e como sou um gajo que por vezes arrisca(as vezes até demais), eu arriscava fazer esses 20kms sempre nas calminhas, meter as mudanças sem passar das 2000rpm e sempre com o pé muito leve nas acelerações, os outros carros que vem atrás que se aguentem.
contudo se achas mesmo que preferes não arriscar, nesse caso então mete o carro num reboque, é dificil da minha parte estar-te a dizer para fazeres assim ou assado, tanto mais que só tu é que sabes ao certo se a situação está mesmo ruim ou se ainda dá a ideia que pode nas calmas fazer esses 20kms sem te deixar mal.

quanto à mudança do oleo tens duas situações:

por norma o aconselhável é mudar sempre que se faz um trabalho a nivel do turbo, contudo não é obrigatório e tem sempre a ver com os kms que fizeste com esse oleo: se estivermos a falar de um oleo que tem 2000 ou 3000kms, nesse caso estás à vontade sem necessidade de o mudar.
por outro lado, se estamos a falar de um oleo onde já fizestes 8000 ou 10000kms, então ai sim deves mudar o oleo.

é como te disse, não é obrigatório mas deve ser sempre equacionado o numero de kms que mais ou menos já fizeste com esse oleo, se for um oleo que não tenha mais de 5000kms não é preciso, se for um oleo já com 8,9,10000kms, então esquece e muda mesmo.

uma coisa que te vou dizer, e que até vou sublinhar para que não te esqueças, é que deves mudar o breather, o tal filtro do turbo que fica na tampa das valvulas, este sim é obrigatório mudar, porque se não o fizeres o turbo depois de recondicionado ou mesmo que se trata de um turbo 100% novo, vai se dar mal, isso sim é para mudar.

de resto tambem te digo para não mexeres em nada, não te metas a mexer no turbo ou a queres desmontar, ou arriscas e levas o carro esses 20kms, ou então levas no reboque, agora mexer nisso é que não :naonao

espero ter ajudado alguma coisa, e vai dando noticias sobre o assunto.

desejo-te as melhoras rápidas para a maquina, vale bem o investimento pois são grandes carros e grandes motores :fixe
[email protected]

jtx
Membro Iniciado

Mensagem por jtx »

Bom dia,

Peço desculpa pela resposta tardia , mas aqui fica a resolução:

Turbo foi reteficado, não se conseguiu aproveitar nada do "miolo" , e além disto o cano de escape estava a partir perto do encaixe com o motor e teve se ser soldado (dai o barulho de ferros a bater).
Por estas duas reparações, que basicamente só paguei o turbo e mão de obra tive de desembolsar 630€ +- já com iva. Só espero que a reteficação do turbo dure... Em qualquer dos casos também vou ter mais cuidado a puxar as baixas rotações enquanto está frio e em viagens mais longas ter mais cuidado.
O que também poderá ter estado na origem do problema não sei se será a idade, e se diariamente nos últimos dois anos fazer 36 km por dia (18km para cada lado de manha e noite)!
Obrigado

rodrigo24
Membro Juvenil
Registado: 16 ago 2012, 14:09
O meu Carro:: BMW 525D 2001/10

Mensagem por rodrigo24 »

E mudaram o Breather?

marco pires
Moderador do Fórum

agora é não puxar por ele acima das 2000rpm enquanto o ponteiro da temperatura não atingir o meio.

quando à durabilidade, se o trabalho ficou bem feito deve durar o mesmo que turbo novo.

tal como o rodrigo24 disse, o breather era para mudar, se não o fizeram muda isso o mais rápido possivel, meter um turbo rectificado e deixar o breather antigo é só estar a estragar.
[email protected]

jtx
Membro Iniciado

Mensagem por jtx »

Bom dia :)

Sim mudaram o tal filtro, o Breather, o cano de escape é que foi soldado e tenho as minhas duvidas que esteja a 100%, por vezes acho que ainda ouço ao arrancar e ao curvar um ligeiro bater de ferros, por baixo da caixa :( se o cano de espace partir é mt grave ? quanto ficara o preço de um novo ?

Quanto a oficina onde fiz o serviço recomendo, preço qualidade acho que não arranjava melhor, fui algumas que a dar o meu a troca e a por um recondicionado queriam 1100€ (Disel teste)!!! absurdo acho eu..

rodrigo24
Membro Juvenil

Mensagem por rodrigo24 »

Bom dia,

Claro que é um absurdo completo. Na turbocenter cheguei a comprar um novo para um 530D que me custou 625€+IVA.
jtx Escreveu:Bom dia :)

Sim mudaram o tal filtro, o Breather, o cano de escape é que foi soldado e tenho as minhas duvidas que esteja a 100%, por vezes acho que ainda ouço ao arrancar e ao curvar um ligeiro bater de ferros, por baixo da caixa :( se o cano de espace partir é mt grave ? quanto ficara o preço de um novo ?

Quanto a oficina onde fiz o serviço recomendo, preço qualidade acho que não arranjava melhor, fui algumas que a dar o meu a troca e a por um recondicionado queriam 1100€ (Disel teste)!!! absurdo acho eu..

marco pires
Moderador do Fórum

escape novo na marca: 365€ + IVA

se o escape partir o que tem de mal é o ronco com que fica, de resto não danifica nada mais.
[email protected]

rodrigo24
Membro Juvenil

Mensagem por rodrigo24 »

Boa tarde,

É muito complicado mudar o Breather ou é uma operação que se faz com facilidade?

Responder

Voltar para “Série 5”