Falha total de potência (TURBO) e válvula AGR E39 525tds 97

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
jcardoso
Membro Iniciado
Registado: 04 set 2005, 00:52

Falha total de potência (TURBO) e válvula AGR E39 525tds 97

Mensagem por jcardoso »

Boas,

Venho com uma questão que me está a pôr doido.

O meu carro tinha às vezes, perdas de potência (Turbo não actuava) e o carro fica a andar + devagar que um dois cavalos, e se arrancar numa subida íngreme, ele simplesmente não sobe!

Isto acontecia com a mesma regularidade que deixava de acontecer, ou seja, uma avaria intermitente que é o pior para despiste de avarias. Umas vezes perfeito, outras vezes não à turbo para ninguém!

Julguei que fosse o turbo, então o mesmo foi substituído por um novo em folha.

Surpresa das surpresas......Com o Turbo novo continuou a acontecer!!!

De seguida o meu mecânico disse-me que o carro tinha um persistente erro na válvula de AGR (que é totalmente mecânica).

Substituí a válvula AGR por uma nova e........de vez em quando.....Tudo como sempre.

Umas vezes tenho turbo, outras não!!!!

Virámo-nos então para uma válvula electrónica que efectua sucção por meio de um tubo para a válvula AGR.

Ainda não troquei esta, mas fiz uma experiência..... Verifiquei se chegava a esta última os 12V de alimentação, e de facto chega!!!!

Desliguei a alimentação e para meu espanto, o Turbo (que nesta altura estava por acaso a actuar) continuou a actuar com o sensor sem alimentação (ficha desligada)

Ou seja quiz ter a certeza que desligando esta válvula electrónica, o turbo forçosamente deixava de trabalhar, mas não!!!!

Bem assim sendo, tou tramado. Não faço a mínima ideia (e o meu mecânico também não) da origem do problema.

Muita gente me falou do sensor de massa de ar, mas quando desligámos o massa de ar, a máquina acusou de imediato avaria no massa de ar. E mesmo assim não me parece que o massa de ar tenha influência directa no actuar ou não do turbo, por isso..... tou sem ideias.

Alguém tem ideias acerca disto? (sem ser levar o carro à BMW, heheh)?

Abraço a todos e em anteceipado obrigado

JC

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

viva

o turbo é uma coisa mecanica
e gira sempre
quer se queira quer não!

a partir do momento que sai ar pelo escape
ele esta a girar
pode é ter um problema e nao criar pressão
ou haver fuga na pressão
mas se a falha é intermitente, não é o caso

a valvula AGR devera ser valvula EGR
de recicurlação de gases pode causar isso

quando ele estiver a puxar mais
desliga essa mesmo ficha da EGR
e experimenta
se estiver na mesma
experimenta desligar a maf

jcardoso
Membro Iniciado

Mensagem por jcardoso »

Obrigado pelo seu Post.

De facto o que me diz em relação ao turbo, é o que o mecânico me diz.

Eu substituí uma válvula EGR pneumática, não electrónica.

Esta válvula recebe um tubo (que faz vacum,sucção) de uma outra válvula electrónica chamada "Pressure converter; electric-pneumatic"

Esta última ainda não a substituí, mas fiz o que me disse. Aproveitei o facto do carro estar com a potência normal e desliguei a alimentação pela ficha para ver o que acontecia, e para meu espanto, o carro continuou com a potência normal.À partida tudo me diz que não será daqui, certo??

De seguida desliguei da EGR o tubo proveniente da pressure converter e o mesmo. o carro continua com a potência normal.

Mesmo assim o erro que a máquina dá nos registos da centralina são AGR (não sei pq é que o software chama AGR) problem.

Refere-se ao MAF, trata-se do sensor de massa de ar certo?
Não sei onde ele está, pode-me explicar?
A sua sugestão é desligar o massa de ar para ver se o carro perde a potência certo?

Muito obrigado pela sua ajuda.

Abraço
JC

the_killer
Membro Junior
Registado: 20 jun 2004, 17:35
Contacto:

Mensagem por the_killer »

"A sua sugestão é desligar o massa de ar para ver se o carro perde a potência certo? "

sim! tambem!

eu sinceramente ainda nem sei no meu motor aonde está :oops:
mas é uma peça que está entre o filtro de ar e a tubagem para o filtro
com uma ficha ligada

a ideia é apenas desligar a ficha

para tirar conclusões é quando o carro
estiver a puxar mal
experimentar desligar a ficha da EGR e tambem a MAF
cada uma isoladamente

é possivel que haja realmente qualquer coisa chamada AGR
mas eu só conheço EGR..
claro que a mecanica bmw (tal como todas as outras)
são para mim um misterio hehehehe

mas eu começava por essas 2 coisas
egr e maf

COELHO
Membro Juvenil
Registado: 17 fev 2005, 17:11

Mensagem por COELHO »

Poderá ser realmente o medidor de massa de ar que esteja a dar as ultimas, o que faz com que o problema não surja sempre. Se tiver alguem conhecido com um carro igual experimente trocar os medidores. Tive um amigo que teve um problema identico num Rover, e no caso dele o carro começa logo a puxar melhor assim que desliga o medidor de massa de ar.

Mas cada caso é um caso.

Cumprimentos

njp
Membro Juvenil
Registado: 15 abr 2004, 15:45

Mensagem por njp »

Bom dia jcardoso,

Já tive um problema semelhante, troquei a MAF e ficou resolvido.
O que acontecia era que de um momento para o outro o motor deixava de debitar potência. A rotação subia ao máximo, mas não havia aumento de potência e não se sentia o turbo a entrar, parecia uma tartagura. Quando estava a acontecer este problema, o ponteiro do consumo subia pouco. Se desligasse e tornasse a ligar o carro, já ficava a funcionar bem outra vez.
Na altura o mecânico trocou a minha MAF pela de outro carro para confirmar se era isto ou não, é o que deves tentar fazer....

Abraço
Nuno
ex 525 tds E39 97
Imagem

jcardoso
Membro Iniciado

Mensagem por jcardoso »

Boas,

Voces são uma malta muito porreira mesmo.

Obrigado em antecipado.

Nuno, sabes onde fica o MAF localizado?
Pelo que me descreves parace mesmo ser do MAF.

O que é mais curioso é que se arranco e o carro não desenvolve, às vezes em andamento dá-lhe a "pancada" e fica bom em andamento, ou então está a andar bem e de repente sinto uma falta de potência momentânea e depois passa.

Ou então não tenho mesmo potência durante toda a viagem.

O que não sabia é que o MAF podia cortar o turbo.

Abraço.

Jorge Cardoso

njp
Membro Juvenil
Registado: 15 abr 2004, 15:45

Mensagem por njp »

jcardoso Escreveu: Nuno, sabes onde fica o MAF localizado?
Pelo que me descreves parace mesmo ser do MAF.
Bom dia....

Não percebo muito de mecânica, por isso n t posso dizer o sítio exacto da MAF, mas fica do lado esquerdo do motor (quem olha pela frente do carro) dentro do um tubo plástico preto, mais perto da zona do farol. O mecânico para chegar lá ainda teve de desmontar umas coisitas.

Abraço
Nuno
ex 525 tds E39 97
Imagem

Matias
Membro Juvenil
Registado: 13 set 2005, 15:10
O meu Carro:: BMW 330d E46 "restyling"

Mensagem por Matias »

Vê estes tópicos para veres se te safas com alguma coisa
viewtopic.php?t=6044&highlight=maf lê a resposta do JMGP
viewtopic.php?t=1485 explica-te o que é a maf
espero que sejam de ajuda
outra coisa podes fazer uma pesquisa (no topo da página) e veres os diversos tópicos relacionados com probemas iguais ao teu

jcardoso
Membro Iniciado

Mensagem por jcardoso »

Boas,

Ainda não tive oportunidade de substituir o MAF, nem mesmo de o desligar.
Mudei de mecânico que me disse que quando o carro está com problemas a máquina não lhe dá erros nenhuns e falou-me do potenciómetro do acelerador.

Alguma sugestão?

Obrigado

motinha
Membro Iniciado
Registado: 18 mar 2005, 16:29

Mensagem por motinha »

Boas!

Tenho uma touring de 1997 e aconteceu-me durante algum tempo o mm que aqui conta. Tive a carrinha durante uma semana na Bmw sem me resolverem o problema sendo que lá de imediato me mudaram a maf (350 € + iva + trabalho), verificaram injectores, turbo, catalisador, etc, mas o que é certo é que o problema persistiu. O mal destes motores é o desgaste nas cablagens o que por vezes provoca contactos entre os diferentes cabos, o meu problema era o cabo que dava informação da maf estar traçado, provocando assim os cortes de potência que aqui refere. Será de todo importante que verifique o estado da instalação eléctrica.

Pedro Mota.

Cokas
Membro Junior
Registado: 26 ago 2004, 02:07

Mensagem por Cokas »

Boas

Quanto mais cabeças a pensar melhor!!! :D

Mas antes de dar a minha ideia, só uma coisa que penso que estão a fazer confusão.
Valvula AGR é diferente da EGR.
A valvula AGR, é que controla a entrada de ar na admissão no motor. Aqui fica a foto dela:

Imagem

A seta indica a valvula. E já agora o preço dela é 121€ já com iva.
Penso que EGR, o 525tds não tem, pelo menos não a encontro no catalogo de peças.

Em relação ao seu problema caro jcardoso, esqueça o potenciometro, porque se fosse esse o problema o carro não perdia potencia, simplesmente parava.
Quase que aposto se tratar da MAF, visto que é apenas quando lhe dá na "panca" que o carro perde potencia, é mais provavel ser isso.

É não esquecer que a MAF é uma peça crucial no funcionamento dos automoveis.
É ela que mede a quantidade de O2 que entra na admissão, e se esse valor não for o real, o que acontece é que o carro pode perder potencia entre outras coisas afins.

Aqui fica uma foto de onde se situa a MAF:

Imagem

O preço da MAF: 377,52€ com iva, pela tabela de 12-2005.

Espero ter ajudado :driving

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Confirmo essa valvula é a agr, o meu ja levou uma(tava boa mas tinha uma ligeira fuga de oleo por ela :? e não prejudicava o carro em nada em termos de andamento) foi substituida o valor foi esse +ou- e ficou impecavel, e não teve mais nada ate hoje. E ainda bem! :lol: :driving

Hugo Cortinhas
Membro Iniciado
Registado: 24 jan 2007, 20:39

Mensagem por Hugo Cortinhas »

boas..
O teu mecanico ja verificou 1a valvula k liga na parte debaixo do colector de admicao?!No colector pra alem da egr,tb existe 1a valvula de medir a pressao no colector pra k n haja sobrepressao e 1outro tubo de vaco k liga a 1a valvula electronica ao pe do filtro gasoleo.Essa valvula funciona por vaco...Tem influencia na pressao do turbo!Se a desligares o carro n se mexe!Se tiver com defeito pode acontecer isso...Mas tb n tiro a ipotese do medidor!!!

Cumprimentos

Responder

Voltar para “Série 5”