Compra fiavel??

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Re: Compra fiavel??

Mensagem por rafias »

Outra situação a ter em conta são os apoios da suspenção e direcção. Mas se andaste bem sem ruidos estranhos ou trepidações é porque o material ou foi mudado recentemente ou está quase a dar o berro. Essa reparação deve ficar nos 300 euros. Verifica também os apoios do motor. O rádio, verifica se é o BMW Business ou Professional. Se não for provavelmente tens uma versão simples de rádio sem possibilidade de ligar uma fonte externa de audio nas fichas. A solução seria substituir o rádio por completo. Verifica também o escape, pois muitos BMWs acabam por partir o flexível prematuramente.
Comentando as razões da substituição do motor, fica mais uma vez comprovado o aumento do risco de avaria do motor com manipulação da válvula EGR. Por isso, aconselhava-te dares uma limpeza a essa válvula, pois com 180 000 Km deves ter muito carvão acumulado.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

tony ramos
Membro Junior
Registado: 20 jul 2010, 20:25
O meu Carro:: 318ci e46 valvetronic 320d

Mensagem por tony ramos »

ja agora não podes dizer o preço e o ano do carro para ver se vale a pena?

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

rafias Escreveu:Outra situação a ter em conta são os apoios da suspenção e direcção. Mas se andaste bem sem ruidos estranhos ou trepidações é porque o material ou foi mudado recentemente ou está quase a dar o berro. Essa reparação deve ficar nos 300 euros. Verifica também os apoios do motor. O rádio, verifica se é o BMW Business ou Professional. Se não for provavelmente tens uma versão simples de rádio sem possibilidade de ligar uma fonte externa de audio nas fichas. A solução seria substituir o rádio por completo. Verifica também o escape, pois muitos BMWs acabam por partir o flexível prematuramente.
Comentando as razões da substituição do motor, fica mais uma vez comprovado o aumento do risco de avaria do motor com manipulação da válvula EGR. Por isso, aconselhava-te dares uma limpeza a essa válvula, pois com 180 000 Km deves ter muito carvão acumulado.
volta e meia estás a falar nisso do flexivel, e já agora por uma questão de mera curiosidade, em que parte da linha de escape fica o flexivel e quais os sintomas de quando está partido?

um abraço.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

O mais estranho è a Caixa com esses kms todos :think ,è um miracle ,a Meu ver nao vai durar mais tempo ,quanto ao resto um carro com esses kms o dono è obrigado a mudar pessas para passar na IPo ,por isso muitas peças devem ser recentes ..
Deixo-te aqui o que izem aqui num grande forum,basta traduzires ,cuidado nao estou a tirar o merito ao pessoal que te ajudou neste Forum :naonao ..

Fiabilité

Description

Globalement, on ne peut pas dire que la Série 5 E39 soit une mauvaise voiture en terme de fiabilité. Pas ou peu de soucis en terme de finition intérieure et extérieur, et en proportion assez peu de soucis mécaniques. Leur survenue est aléatoire, certains modèles font 300 000 km sans soucis quand d'autres expérimentent rapidement un ou plusieurs aléas. Et lorsqu'ils surviennent, ils sont parfois immobilisants, et toujours coûteux à réparer. C'est pourquoi il faut se montrer particulièrement attentif en cas d'achat et bien éplucher l'historique d'entretien pour savoir ce qui a été fait sur le véhicule. Un modèle sans soucis d'injecteurs, dont la BVA a été vidangée et les collecteurs d'admission et turbo remplacés sera donc à privilégier, par exemple. Pour les modèles essence, la tranquillité d'utilisation est quant à elle assurée.
Pannes lourdes ou immobilisantes

Culasse. Sur les premiers 2.5 td, fragilité de la culasse à la surchauffe. A conduit au remplacement de nombreuses d'entre elles.
Turbo. Nombreux cas de remplacement prématuré sur les 520d, 525d et 530d. Tout sifflement anormal ou trop présent doit vous alerter
Collecteur d'admission. Sur le 530dA particulièrement, les papillons situés dans le collecteur d'admission peuvent se désagréger et passer dans le moteur. C'est assez rare mais dans ce cas là le moteur peut casser dans la foulée et son remplacement est très coûteux. Certaines avaries ont été prises en garantie à l'époque mais aujourd'hui c'est évidemment împossible. Un remplacement préventif du collecteur est possible tout comme la suppression des clapets.
BVA. La boîte Steptronic 5 rapports peut se montrer défaillante prématurément (patinage, rapports supérieurs qui ne passent pas, message au tableau de bord...), souvent à partir de 150 000 km. Malgré l'indication de BMW qui stipule que la lubrification de la boîte est à vie, une vidange régulière (tous les 100 000 km) peut éviter ce problème. Si c'est trop tard, une vidange, une réfection ou un remplacement de la boîte (dans l'ordre) seront efficaces.
Autres pannes ou faiblesses

Injecteurs. Essentiellement sur 525d et 530d, faiblesse aléatoire selon les modèles mais récurrente des injecteurs qui peuvent gripper ou délivrer une mauvaise dose de carburant. Les soucis peuvent débuter avant 80 000 km et ne concerner qu'un seul ou plusieurs injecteurs. A remplacer pour plus de sûreté mais sachez qu'un nettoyage ou une réparation est possible (chez les diéselistes).
Pompe d'injection. Essentiellement sur 525 TDS, cas de fuite de gazole au niveau de la pompe d'injection. A surveiller.
Débitmètre. Sur de nombreux modèles diesel, pertes de puissance dues à l'encrassement du débitmètre Bosch, jusqu'au millésime 2000. A nettoyer ou remplacer.
Vanos (variateur de phase). A surveiller sur les modèles essence (bruits de claquement comme le ferait un diesel). Touche beaucoup la version M5 et son V8.
Embrayage. Sur version M5, et vu le couple à encaisser, l'embrayage peut s'user (très) rapidement. A surveiller également (patinage, difficulté de passage des rapports).
Train avant. Comme sur de nombreuses BMW, faiblesse des rotules et silentblocs des triangles inférieurs de suspension (claquements). Peut parfois revenir tous les 100 000 km.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

big_d
Membro Iniciado
Registado: 24 set 2012, 14:19
O meu Carro:: Nissan Primera 2.0 SE- 1997/03

Mensagem por big_d »

rafias Escreveu:Outra situação a ter em conta são os apoios da suspenção e direcção. Mas se andaste bem sem ruidos estranhos ou trepidações é porque o material ou foi mudado recentemente ou está quase a dar o berro. Essa reparação deve ficar nos 300 euros. Verifica também os apoios do motor. O rádio, verifica se é o BMW Business ou Professional. Se não for provavelmente tens uma versão simples de rádio sem possibilidade de ligar uma fonte externa de audio nas fichas. A solução seria substituir o rádio por completo. Verifica também o escape, pois muitos BMWs acabam por partir o flexível prematuramente.

Boas..
Muito obrigado, vou ter em conta esses pontos todos que referiste..
O radio tem k7 á frente, não sei qual o modelo, e a caixa de cd's tá la o lugar dela.. alguem devia de estar a precisar de uma :? mas a minha ideia e pôr um 2 din..
Em relação á valvula EGR este já não tem, pois ele retirou quando aplicou o motor tanto que ele me disse que o outro motor avariou pois a valvula partiu e entrou para dentro do motor..(ém possivel?)
Em relação a ter a valvula ERG anulada é preferivel ou não?? sobre o que tenho lido normalmente só causa problemas e o pessoal acaba por anular..

Cumprimentos

big_d
Membro Iniciado

Mensagem por big_d »

tony ramos Escreveu:ja agora não podes dizer o preço e o ano do carro para ver se vale a pena?
A carrinha é de Novembro de 99 e o preço 6.500€.
A carrinha vai ser entregue com pintura nova opticas novas (angel eyes) e o interior todo restaurado..

Que acham????????????

big_d
Membro Iniciado

Mensagem por big_d »

germanii Escreveu:O mais estranho è a Caixa com esses kms todos :think ,è um miracle ,a Meu ver nao vai durar mais tempo ,quanto ao resto um carro com esses kms o dono è obrigado a mudar pessas para passar na IPo ,por isso muitas peças devem ser recentes ..
Deixo-te aqui o que izem aqui num grande forum,basta traduzires ,cuidado nao estou a tirar o merito ao pessoal que te ajudou neste Forum :naonao ..

Fiabilité

Description

Globalement, on ne peut pas dire que la Série 5 E39 soit une mauvaise voiture en terme de fiabilité. Pas ou peu de soucis en terme de finition intérieure et extérieur, et en proportion assez peu de soucis mécaniques. Leur survenue est aléatoire, certains modèles font 300 000 km sans soucis quand d'autres expérimentent rapidement un ou plusieurs aléas. Et lorsqu'ils surviennent, ils sont parfois immobilisants, et toujours coûteux à réparer. C'est pourquoi il faut se montrer particulièrement attentif en cas d'achat et bien éplucher l'historique d'entretien pour savoir ce qui a été fait sur le véhicule. Un modèle sans soucis d'injecteurs, dont la BVA a été vidangée et les collecteurs d'admission et turbo remplacés sera donc à privilégier, par exemple. Pour les modèles essence, la tranquillité d'utilisation est quant à elle assurée.
Pannes lourdes ou immobilisantes

Culasse. Sur les premiers 2.5 td, fragilité de la culasse à la surchauffe. A conduit au remplacement de nombreuses d'entre elles.
Turbo. Nombreux cas de remplacement prématuré sur les 520d, 525d et 530d. Tout sifflement anormal ou trop présent doit vous alerter
Collecteur d'admission. Sur le 530dA particulièrement, les papillons situés dans le collecteur d'admission peuvent se désagréger et passer dans le moteur. C'est assez rare mais dans ce cas là le moteur peut casser dans la foulée et son remplacement est très coûteux. Certaines avaries ont été prises en garantie à l'époque mais aujourd'hui c'est évidemment împossible. Un remplacement préventif du collecteur est possible tout comme la suppression des clapets.
BVA. La boîte Steptronic 5 rapports peut se montrer défaillante prématurément (patinage, rapports supérieurs qui ne passent pas, message au tableau de bord...), souvent à partir de 150 000 km. Malgré l'indication de BMW qui stipule que la lubrification de la boîte est à vie, une vidange régulière (tous les 100 000 km) peut éviter ce problème. Si c'est trop tard, une vidange, une réfection ou un remplacement de la boîte (dans l'ordre) seront efficaces.
Autres pannes ou faiblesses

Injecteurs. Essentiellement sur 525d et 530d, faiblesse aléatoire selon les modèles mais récurrente des injecteurs qui peuvent gripper ou délivrer une mauvaise dose de carburant. Les soucis peuvent débuter avant 80 000 km et ne concerner qu'un seul ou plusieurs injecteurs. A remplacer pour plus de sûreté mais sachez qu'un nettoyage ou une réparation est possible (chez les diéselistes).
Pompe d'injection. Essentiellement sur 525 TDS, cas de fuite de gazole au niveau de la pompe d'injection. A surveiller.
Débitmètre. Sur de nombreux modèles diesel, pertes de puissance dues à l'encrassement du débitmètre Bosch, jusqu'au millésime 2000. A nettoyer ou remplacer.
Vanos (variateur de phase). A surveiller sur les modèles essence (bruits de claquement comme le ferait un diesel). Touche beaucoup la version M5 et son V8.
Embrayage. Sur version M5, et vu le couple à encaisser, l'embrayage peut s'user (très) rapidement. A surveiller également (patinage, difficulté de passage des rapports).
Train avant. Comme sur de nombreuses BMW, faiblesse des rotules et silentblocs des triangles inférieurs de suspension (claquements). Peut parfois revenir tous les 100 000 km.
Boas. toda a ajuda é bem vinda :D
O antigo dono levava o caro á BMW e punha sempre o necessário..
Tanto que mudou injectores que pelos visto é normal dar raia e o sistema do ABS que ao que parece foi um balurdio.. mas quando tiver os documentos na mão pode ser que consiga ver o que foi trocado :roll:
Em relação á caixa, por acaso ao pé de mim há um individo que dizem ser dos melhores em caixas automáticas,, Tanto que só faz isso e o oficina costuma ter todo o tipo de carros desde Jaguar, Porches etc.. Posso passar la com o carro para ele dar uma vista de olhos..

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Escusas de là passar a essa garagem ao dares uma volta com o carro, le o que escrive() a caixa patina ou as as velocidades superiores nao passam ou uma mensagem no computador de Bord tem Cuidado,se conheces uma caixa Auto Tu veras se à defeitos è facil de os sentir :idea:

E como ès Tu o Comprador dà uma boa volta ,pois uma caixa Auto a frio e a quente nao è a mesma ;)
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

big_d
Membro Iniciado

Mensagem por big_d »

germanii Escreveu:Escusas de là passar a essa garagem ao dares uma volta com o carro, le o que escrive() a caixa patina ou as as velocidades superiores nao passam ou uma mensagem no computador de Bord tem Cuidado,se conheces uma caixa Auto Tu veras se à defeitos è facil de os sentir :idea:

E como ès Tu o Comprador dà uma boa volta ,pois uma caixa Auto a frio e a quente nao è a mesma ;)
Boas..
Tava agora a acabar de ler... a volta que dei foi pequena, mas não notei a embraiar e inclusivamente fiz um "kik down" no qual a carrinha respondeu bem sem patinar..
Claro que uma volta maior dará para sentir melhor.. e Tenho de ver se quando lá for apanho a carrinha a frio..
Acho que um bom sinal foi tambem não ter visto qq fumo..

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

O pessoal aqui so te diz o que conhecemos e pelo que passamos *(*ou jà passamos) a partir dai Tu ès Dono do TEu Dinheiro e nao è por comprares um BMw que tudo è Bom e temos que dizer AMen :naonao

Jà por isso existem suacatas :)

big_d
Membro Iniciado

Mensagem por big_d »

germanii Escreveu:O pessoal aqui so te diz o que conhecemos e pelo que passamos *(*ou jà passamos) a partir dai Tu ès Dono do TEu Dinheiro e nao è por comprares um BMw que tudo è Bom e temos que dizer AMen :naonao

Jà por isso existem suacatas :)
Claro.. Concordo.. :fixe

MIKEV
Membro Senior
Registado: 15 mar 2010, 00:55
O meu Carro:: F30 ///M Performance

Mensagem por MIKEV »

Na minha sincera opiniao, pelo que li do que escreveste, acho que te vais enfiar num poço sem fundo... Se o objectivo é comprar um carro barato calculo que nao queiras gastar muito em manutençao... pelo que li esse carro é perito em problemas...

O valor é 6500€... ok, e se o motor berra outra vez? E se a caixa da o berro? la se vao mais uns milhares so para reparaçoes.

Mas por vezes o coraçao fala mais alto que a razao. Tambem houve uma altura que queria trocar o meu volvo de 99 por um toyota gt twincam 16v de 87 ou la o que era. É a minha paixao de puto a par do S2000, um dia perco a cabeça de vez.

:lovebmw

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Marco, os sintomas de flexível partido/roto são barulhos vindo do escape ao desligar o motor e a superfície do compartimento do motor (perto da junta do colector de escape com o flexível) escurecido devido ao fumo que sai pelas fissuras. Segundo o mecânico da Bortex, esse tipo de avaria parece ser mais frequente com os motores 136cv dos E46 320d e E39 520d.

big_d, é sim possível mas pouco provável a EGR partir/rachar e algum pedaço de metal ir parar às camaras de combustão danificando o topo dos cilindros e as válvulas. Quanto a anular a EGR eu sou de opinião que não o deves fazer, pois vais estar a interferir com a gestão da temperatura do motor e dos gases de escape. A excepção é se conseguires descobrir como anular a EGR electronicamente, mas parece que isso é impossível nos E39.
Se o carro tem radio k7 e tinha instalada caixa de CDs então tens uma versão Business ou Professional. Isso quer dizer que podes ligar um adaptador USB que te permitirá tocar MP3, WMA, FLAC, etc. Tem um custo de 120 Euros e vendem no eBay. Em alternativa metes 2DIN e vendes esse rádio k7 no eBay que ainda pode render à vontade 100 Euros.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

big_d
Membro Iniciado

Mensagem por big_d »

MIKEV Escreveu:Na minha sincera opiniao, pelo que li do que escreveste, acho que te vais enfiar num poço sem fundo... Se o objectivo é comprar um carro barato calculo que nao queiras gastar muito em manutençao... pelo que li esse carro é perito em problemas...

O valor é 6500€... ok, e se o motor berra outra vez? E se a caixa da o berro? la se vao mais uns milhares so para reparaçoes.

Mas por vezes o coraçao fala mais alto que a razao. Tambem houve uma altura que queria trocar o meu volvo de 99 por um toyota gt twincam 16v de 87 ou la o que era. É a minha paixao de puto a par do S2000, um dia perco a cabeça de vez.

:lovebmw

Boas.Obrigado pela tua opinião :)
A questão e que nem estava a procura de nada.. Mas quando vi a carrinha e andei nela fiquei digamos.. "apaixonado", apartir dai o preço interessou-me. Já pesquisei carros identicos e os preços disparam um pouco mais.. A questão é que esta carrinha já sei o que levou, como está e confio em quem a esta a vender,(o que não quer dizer que não tenha os tais milhares em reparações proximas..) comprar um usado com 13 anos a particular sem qq tipo de garantia é um tiro no escuro, ou um bom negocio ou um grande barrete.. em stand pedem valores muito elevados que quando se começa a fazer contas a diferença dá para muita peça, e quando eles realmente assumem as coisas e reparam inves de dar "um jeitinho" e tá a andar..
Sinceramente continuo sem saber se deva fazer negocio ou não :think

big_d
Membro Iniciado

Mensagem por big_d »

rafias Escreveu:Marco, os sintomas de flexível partido/roto são barulhos vindo do escape ao desligar o motor e a superfície do compartimento do motor (perto da junta do colector de escape com o flexível) escurecido devido ao fumo que sai pelas fissuras. Segundo o mecânico da Bortex, esse tipo de avaria parece ser mais frequente com os motores 136cv dos E46 320d e E39 520d.

big_d, é sim possível mas pouco provável a EGR partir/rachar e algum pedaço de metal ir parar às camaras de combustão danificando o topo dos cilindros e as válvulas. Quanto a anular a EGR eu sou de opinião que não o deves fazer, pois vais estar a interferir com a gestão da temperatura do motor e dos gases de escape. A excepção é se conseguires descobrir como anular a EGR electronicamente, mas parece que isso é impossível nos E39.
No caso de compra é uma questão que tenho de ver bem..

Se o carro tem radio k7 e tinha instalada caixa de CDs então tens uma versão Business ou Professional. Isso quer dizer que podes ligar um adaptador USB que te permitirá tocar MP3, WMA, FLAC, etc. Tem um custo de 120 Euros e vendem no eBay. Em alternativa metes 2DIN e vendes esse rádio k7 no eBay que ainda pode render à vontade 100 Euros.
Isso é uma opção :fixe mas acho que o 2 din ficava mesmo bem ali..pena o preço..

Boas.. Obrigado pelo comment..

Responder

Voltar para “Série 5”