

Moderador: Staff
Boas.. Muito obrigado pela opinião e relato :fixemarco pires Escreveu:bom, não estou minimamente de acordo com algumas opiniões:
então um 530d de 1999 é um carro em fim de vida só porque tem muitos kms? claro que não.
então que dizer dos montes de E34 já com mais de 20 anos e com porradas de kms que ainda andam por ai?
ao contrário da maioria, penso que poderá ser uma boa compra.
quanto ao motor, estamos a falar do melhor diesel feito pela bmw até ao momento, e sim, é motor para mais de 500 mil sem ser aberto, claro que pelo meio poderá ter que levar injectores, a minha 530d por exemplo levou a semana passada um injector que era o unico que estava meio avariado, os outros 5 estão a 100% e já tem 350 mil.
motor esse nunca me deu problemas, trabalha como um relógio e ainda tem uma repro em cima, levado à maquina não exibe erros e está de boa saude e recomenda-se, faz as revisões normais e sempre na marca e leva volta e meia o normal material de desgaste, nunca precisou de nenhuma reparação avultada para alem do que é normal.
fora o injector, levou uma bomba de agua à uns tempos atrás que é um dos calcanhares de aquiles destes carros, levou tambem uma MAF à uma porrada de anos e nunca mais precisou de nenhuma.
portanto, e volto a referir; se foi um carro bem mantido, com as revisões a tempo e horas e a substituição do material de desgaste quando foi preciso, não estou a ver minimamente que seja uma má compra.
quanto à caixa auto, será a unica coisa pela qual não me posso pronunciar pois não tenho experiencia no uso e manutenção da mesma.
quanto ao turbo tambem é outro mito, se o motor já não é o original, parte-se de principio de que quando colocaram o que está actualmente no lugar daquele que saiu de fábrica, este trazia o turbo, e se trazia o turbo e ele tem os mesmos 180 mil que o motor, posso garantir que metes mais 180 mil em cima e continuas a ter turbo para dar e durar, o meu mudei-o perto dos 300 mil porque meti na cabeça que não estava bom, na verdade depois de desmontado surpresa quando se viu que estava completamente novo e sem folgas, mas isto tambem foi porque junto com a ideia que não estava bom, tambem estava com a tesão de meter um melhor, o que acabou por acontecer.
bomba injectora não há, é common rail lembram-se? e problemas na bomba de alta pressão até hoje 0 e é de origem.
portanto aqui o que se passa é que o homem tem a garantia do mecanico, é conhecido e tem os comprovativos da manutenção na marca, o carro tem um motor com 180 mil e havendo clara honestidade de quem vende ao assegurar que o material de desgaste está em ordem, não encontro qualquer contra no carro e não compreendo minimamente o preconceito sobre a carroçaria e os seus orgãos mecanicos (tirando o motor), terem cerca de 500 mil kms ou coisa que o valha, para alguem como eu que conhece os E39 como a palma das mãos, os seus defeitos e virtudes bem como as suas manias, não vejo rigorosamente nada que invalide aquela que me parece ser uma boa compra.
e já agora, o meu 525tds E39 de 1997 tem cerca de 440 mil kms e a unica coisa que está a precisar neste momento é apenas um dos apoios do motor que vai levar brevemente, foi à inspecção à pouco tempo e passou na boa, está impecável e melhor que isso, não tem um ruido parasita no seu interior, e não, não está em risco de partir um eixo ou perder uma roda ou deixar cair o veio de transmissão ao chão ou o escape começar a arrastar pelo chão!!
tudo isto que eu disse considero válido se de facto, e como já referi, o carro tiver sido bem mantido com as revisões preconizadas pelo construtor e a substituição atempada do material de desgaste ou alguma outra peça menos fiável como seja por exemplo a bomba de agua, se assim foi não tem que haver medos nessa compra, se assim não foi, já não está cá quem falou.
quanto à caixa auto, repito que não tenho experiencia, e deixo esse item para os entendidos.
Boa noite Marco Pires,marco pires Escreveu:o que te disse o teu mecanico está correcto.
os injectores são bastante caros, tal como o sensor do ABS que tambem pode dar bronca nos E39, por isso e até aqui confio no que o teu mecanico te disse.
os pixeis queimados é usual, e tambem não é uma reparação do outro mundo.
penso que se confias no teu mecanico e ele te garante que o motor está ok, então esquece os kms, porque para esse motor estando saudável não é nada.
quanto ao resto tambem não existe nada demais que possa trazer grandes despesas pelo facto de já ser um carro com muitos anos, claro está que existe sempre material de desgaste que poderá vir a precisar, tais como discos e pastilhas ou até mesmo amortecedores, é uma questão de falares com ele para saberes se está tudo em ordem, verifica se os vidros baixam e sobem normalmente e sem ruidos.
aconselho tambem a perguntares sobre o estado do turbo, e uma coisa que deves mudar é o breather, que é o filtro dos gases do turbo, esse filtro pode ditar a diferença entre um turbo bom e um turbo prestes a dar sérios problemas, fala com ele que ele sabe do que se trata.
outra coisa que poderá se sentir com tantos kms em cima, será o veio de transmissão, uma boa forma de verificar isso é em andamento, se sentires o carro a vibrar como um todo, a partir dos 100/120kms, poderá estar a precisar de uma revisão, normalmente um reaperto é suficiente.
portanto é tudo uma questão de verificares estas pequenas coisas e dares uma volta com o carro para ver se está tudo em ordem, virares tambem o volante de topo a topo a ver se há ruidos na direcção, etc.
no geral e confiando no que o teu mecanico disse, sobre a assistencia ter sido na marca, isso conta muito e poderá ser uma boa coisa e ter em linha de conta, de facto larga-se muito dinheiro mas vamos tendo sempre as coisas como novas, eu tambem sempre fiz tudo na marca e já lá deixei uma pequena fortuna, mas pegas na minha 530d e parece que saiu hoje da fábrica.
no geral parece-me que o teu mecanico está a ser honesto e se assim for, não há razões para medos por causa dos quilometros, os E39 são carros de guerra, do melhor feito pela bmw até hoje, e quando começares a andares nele vais entrar numa outra realidade, é um carro fantástico.
quanto a consumos o meu não serve de referencia porque não está original, tem um turbo diferente do original e está mexido em outras coisas para alem de ter uma repro, de qualquer forma conta com consumos na ordem dos 8 litros em auto estrada numa média de 140/150 km/h, a 120km/h podes até baixar um pouco mais e em cidade faz-te uma média de 9 litros mais coisa menos coisa.
uma coisa é certa, para aquilo que anda, para o prazer que oferece, e para a qualidade e refinamento na forma como pisa a estrada, e a vida a bordo, os consumos são o que menos importa.
dá uma voltinha e vais ver o que é um verdadeiro carro.
ps- mete o AC no automático e vê se manda frio igual para os dois lados, vê tambem se demora muito a fazer frio, existe uma peça chamada "estágio final" que controla o fruncionamento da climatização e que volta e meia passa-se da cabeça e faz o climatronic funcionar de forma irregular, nada demais, é peça para custar cerca de 120€, mas aproveita para verificar se a esse nivel está tudo ok.
marco pires Escreveu:esse problema está relacionado com uma avaria no estágio final, é uma peça igual a esta:
pode ver o tamanho da unidade de estágio final em comparação com o marcador laranja que está na foto.
para resolver a situação tem que fazer o seguinte:
1º -a localização do estágio final está no lado do passageiro, na zona dos pés encostada a consola central, pode ver a localização na foto.
retire o parafuso assinalado com o circulo a vermelho, e depois empurre a cobertura no sentido da seta vermelha, pode oferecer alguma resistencia o que é normal, basta fazer um pouco mais de força.
2º - esta é a aparência da zona onde está o estágio final depois de ter retirado a cobertura, a peça está logo por trás daquela capa branca.
3º - retire a capa branca (não está encaixada, é só puxar), para expor o interior e os fios do estágio final (os fios estão assinalados com a seta a vermelho)
4º - repare bem nesta imagem, pode ver 5 fios de diferentes cores, o estágio final é a peça onde eles estão ligados, vai ser necessário desligar a ficha da peça, para isso é só apertar nos locais e no sentido das setas a vermelho, pode notar alguma dificuldade para desligar a ficha, faça alguma força sempre carregando no sentido das setas, mas tenha cuidado para não partir nenhum fio.
agora é só retirar o estágio final, para isso tem que carregar para baixo um pequeno clip que prende a peça (assinalado com a seta vermelha), ao mesmo tempo que empurra o clip para baixo puxe a peça para fora (basta carregar no clip ao mesmo tempo que puxa a peça para fora, não está aparafusado, portanto basta fazer este procedimento, normalmente a peça sai sem grande dificuldade)
nota: na imagem pode verificar que a ficha está ligada ao estágio final, mas foi assim que a foto foi tirada, não deve ligar a esse pormenor mas sim retirar a ficha tal como expliquei no ponto 4º
5º - eis o estágio final já retirado, poderá dar-se o caso de a nova peça ser mais pequena que a original (como pode verificar na foto), isso é normal e não tem qualquer problema de incompatibilidade, seja no encaixe seja no funcionamento, ao longo do tempo a bmw foi melhorando a qualidade dos estágios finais e alterando as suas dimensões, contudo a zona de encaixe é exatamente igual pelo que é só colocar no local da anterior.
6º - coloque o novo estágio final no local do antigo, basta pressionar para baixo (tenha atenção à posição da peça quando estiver a colocar, se não estiver a entrar é porque poderá estar ao contrário, vire e tente de novo, deve empurrar até ao fundo e o clip encaixar e ficar a segurar peça tal como acontecia com a antiga).
ligue a ficha dos 5 fios (tambem aqui tenha atenção à posição de encaixe), meta a capa e a cobertura que retirou no ponto 1º e já está, serviço concluido. :fixe
conclusão:
para comprar o "estágio final" deve-se dirigir à secção de peças da qualquer concessionário bmw e levar o livrete por forma a verificarem o numero VIN do seu carro e venderem-lhe a peça correcta para o seu carro.
caso seja de lisboa tem a auto partes, junto ao jardim constantino que poderá vender essa mesma peça ligeiramente mais barata.
preço médio da peça: 100€ mais IVA.
execução do trabalho: cerca de 30/35 minutos, dificuldade: fácil/médio.
espero ter ajudado. :wink1
marco pires Escreveu:não, essa peça não tem anda a ver com o barulho que indica.
em relação ao barulho o mais certo é ser a correia do AC a precisar de ser mudada.