E60 530Da - ruído vindo da chauffage.

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
redbaron
Membro Iniciado
Registado: 13 ago 2010, 18:15
O meu Carro:: 530da E60 2004/01, F11 2014/12

E60 530Da - ruído vindo da chauffage.

Mensagem por redbaron »

Bom ano a todos! Queria saber se alguém já teve este problema ou sabe como resolvê-lo: Um ruído, tipo ranger metálico agudo, vindo do sistema de ventilação. Digo isto porque desaparece quando o desligo, independentemente de ter ou não o ar condicionado activo. Não se nota logo nos 1ºs Kms mas depois de começar só desaparece se o carro estiver muito tempo desligado. O ruído torna-se mais intenso quando travo. É mesmo super incomodativo fazer uma autoestrada calmamente, com o silêncio de um 3 litros e a ouvir esse zumbido!

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.

Mensagem por marco pires »

isso é do motor da ventilação com os rolamentos gastos, tem que levar um novo.

o facto de se notar mais em travagem, tem a ver com a compensação que o sistema o sistema faz ao fluxo de ar, como já deves ter notado o fluxo de ar que sai pelas grelhas da ventilação não é constante, para que isso aconteça o sistema dá ordem ao ventilador para acelere ou abrande o ritmo de funcionamento para compensar a deslocação de ar no exterior.
quer isto dizer que ao travares, o sistema dá ordem para que o ventilador acelere por forma a compensar a menor deslocação de ar que ocorre ao reduzires a velocidade, logo e tendo os rolamentos estragados, ao aumentar a velocidade aumenta tambem o barulho.
no fim de contas o ventilador recebe uma infinidade de ordens de velocidade que são calculadas em função de uma outra infinidade de disposições, tais como as ordens dadas pelos sensor solar, temperatura interior/exterior, regulações no painel, sensor UAC, estágio final, etc, por isso é normal que notes mais ou menos barulho em determinadas situações.

o outro facto que referes de notares ao fim de algum tempo de funcionamento depois de ligares o carro, tem exatamente a ver com o aquecimento que ocorre no veio do ventilador que é onde estão os rolamentos, quando está frio não notas, mas quando começa a aquecer começa o barulho, e claro está que só depois de algum tempo desligado é que o barulho volta a desaparecer, isto porque só quando arrefece é que deixa de fazer barulho, voltando de novo à medida que volta a aquecer.

para teres uma ideia, eu no E34 que tinha até fumo chegou a deitar pelas saidas de ar, tal era o aquecimento que tinha, vê este tópico:

viewtopic.php?f=6&t=43639&hilit=motor+v ... %A7%C3%A3o

trata-se de um E34, que obviamente é um carro bem mais antigo que o teu, mas o problema aparenta ser o mesmo.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

redbaron
Membro Iniciado

Mensagem por redbaron »

Obrigado marco pires.
Uau, isso é que é informação!
Espero que o acesso ao dito cujo, no E60 seja também pela frente e não pelo tablier. Bem, vou pôr-me a par dos tais motores e falar com o meu mecânico.

marco pires
Moderador do Fórum

é pela frente no compartimento do motor logo abaixo do para brisas, quanto a isso não há grandes problemas de acesso, embora tenham que desmontar algumas coisas.

claro está que convem confirmar a 100% se o problema é mesmo dai (quase garantidamente que é, mas há que confirmar, como é obvio), depois quanto a preços, se fores à marca e comprares um original é peça para te custar uns 300€ mais IVA, mas existe material after market que tem a mesma qualidade e é bem mais barato.

se fores ao Ebay e meteres o texto: "bmw E60 blower", vais encontrar vários motores desses não muito caros.

entretanto se quiseres, podes ligar para a auto partes que vende material bmw mais barato que na marca, e pedires preços, basta perguntares pelo preço do motor da ventilação/ar condicionado.

http://autopartes.pt/
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:isso é do motor da ventilação com os rolamentos gastos, tem que levar um novo.

o facto de se notar mais em travagem, tem a ver com a compensação que o sistema o sistema faz ao fluxo de ar, como já deves ter notado o fluxo de ar que sai pelas grelhas da ventilação não é constante, para que isso aconteça o sistema dá ordem ao ventilador para acelere ou abrande o ritmo de funcionamento para compensar a deslocação de ar no exterior.
quer isto dizer que ao travares, o sistema dá ordem para que o ventilador acelere por forma a compensar a menor deslocação de ar que ocorre ao reduzires a velocidade, logo e tendo os rolamentos estragados, ao aumentar a velocidade aumenta tambem o barulho.
no fim de contas o ventilador recebe uma infinidade de ordens de velocidade que são calculadas em função de uma outra infinidade de disposições, tais como as ordens dadas pelos sensor solar, temperatura interior/exterior, regulações no painel, sensor UAC, estágio final, etc, por isso é normal que notes mais ou menos barulho em determinadas situações.

o outro facto que referes de notares ao fim de algum tempo de funcionamento depois de ligares o carro, tem exatamente a ver com o aquecimento que ocorre no veio do ventilador que é onde estão os rolamentos, quando está frio não notas, mas quando começa a aquecer começa o barulho, e claro está que só depois de algum tempo desligado é que o barulho volta a desaparecer, isto porque só quando arrefece é que deixa de fazer barulho, voltando de novo à medida que volta a aquecer.

para teres uma ideia, eu no E34 que tinha até fumo chegou a deitar pelas saidas de ar, tal era o aquecimento que tinha, vê este tópico:

trata-se de um E34, que obviamente é um carro bem mais antigo que o teu, mas o problema aparenta ser o mesmo.
:palmas :palmas :palmas :dance
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

marco pires Escreveu:isso é do motor da ventilação com os rolamentos gastos, tem que levar um novo.

:palmas :palmas :palmas :dance
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

gutteres
Membro Junior
Registado: 11 jan 2007, 12:54

Mensagem por gutteres »

E dar com 1 spray de lubrificaçao nao reduz o barulho?
Os Residentes Actuais:
BMW 530 Da Touring E61 - Para Venda Kit M5 Original 25.000 Euros
JEEP Wrangler Sahara ATX Unlimited 2011
Audi TT Quattro Coupe - Para Venda Nacional
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Audi A8 4.0 TDI QUATTRO 2004 - Para Venda 5.950 Euros
Fiat JTD

redbaron
Membro Iniciado

Mensagem por redbaron »

gutteres Escreveu:E dar com 1 spray de lubrificaçao nao reduz o barulho?
Se reduzisse, em princípio, faria sempre e não só depois de aquecer, creio eu! :naonao
Mas 1º vou experimentar essa dica.

marco pires
Moderador do Fórum

sim, não perdes nada em dar com spray a ver se a coisa deixa de fazer barulho, mas no máximo poderá é atenuar durante uns tempos, se as esferas estiverem gastas mais tarde vai voltar ao mesmo.
[email protected]

gutteres
Membro Junior
Registado: 11 jan 2007, 12:54

Mensagem por gutteres »

É 1 soluçao low cost para os tempos de crise :)
Os Residentes Actuais:
BMW 530 Da Touring E61 - Para Venda Kit M5 Original 25.000 Euros
JEEP Wrangler Sahara ATX Unlimited 2011
Audi TT Quattro Coupe - Para Venda Nacional
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Audi A8 4.0 TDI QUATTRO 2004 - Para Venda 5.950 Euros
Fiat JTD

redbaron
Membro Iniciado

Mensagem por redbaron »

Já estive a ver com o meu mecânico como chegar ao dito. Não é fácil. Tem que se desmontar ainda muita coisa. No entanto houve algo que nos intrigou. Se aumentarmos a ventilação da chauffage o ruído permanece igual, no mesmo tom. Como se fosse de outro motor cuja rotação é independente da velocidade da ventoinha. De qualquer modo vai ter que o desmontar para testar esse motor para ter a certeza se é mesmo do blower, o que implica ficar sem carro uns dias. :( Só depois mando vir um que, felizmente, não é muito caro...

marco pires
Moderador do Fórum

atenção que existem versões que trazem mais que um motor da ventilação, caso hajam dois tambem se acede a ambos pelo mesmo sitio.

no E34 que eu tinha passava-se o mesmo, o barulho era constante a qualquer velocidade que estivesse seleccionada, é mesmo assim.
no meu caso só mesmo no minimo dos minimos é que não se notava quase nada, mas aquele carro a ventilação era manual e não auto.

e sim, embora o acesso seja pela frente logo abaixo do para-brisas, tem muita coisa para desmontar, tens que ter paciencia e ficares sem carro durante uns dias, mas sempre é melhor que andar assim :wink1
[email protected]

Responder

Voltar para “Série 5”