E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
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E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
Bom ano a todos! Queria saber se alguém já teve este problema ou sabe como resolvê-lo: Um ruído, tipo ranger metálico agudo, vindo do sistema de ventilação. Digo isto porque desaparece quando o desligo, independentemente de ter ou não o ar condicionado activo. Não se nota logo nos 1ºs Kms mas depois de começar só desaparece se o carro estiver muito tempo desligado. O ruído torna-se mais intenso quando travo. É mesmo super incomodativo fazer uma autoestrada calmamente, com o silêncio de um 3 litros e a ouvir esse zumbido!
- marco pires
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
isso é do motor da ventilação com os rolamentos gastos, tem que levar um novo.
o facto de se notar mais em travagem, tem a ver com a compensação que o sistema o sistema faz ao fluxo de ar, como já deves ter notado o fluxo de ar que sai pelas grelhas da ventilação não é constante, para que isso aconteça o sistema dá ordem ao ventilador para acelere ou abrande o ritmo de funcionamento para compensar a deslocação de ar no exterior.
quer isto dizer que ao travares, o sistema dá ordem para que o ventilador acelere por forma a compensar a menor deslocação de ar que ocorre ao reduzires a velocidade, logo e tendo os rolamentos estragados, ao aumentar a velocidade aumenta tambem o barulho.
no fim de contas o ventilador recebe uma infinidade de ordens de velocidade que são calculadas em função de uma outra infinidade de disposições, tais como as ordens dadas pelos sensor solar, temperatura interior/exterior, regulações no painel, sensor UAC, estágio final, etc, por isso é normal que notes mais ou menos barulho em determinadas situações.
o outro facto que referes de notares ao fim de algum tempo de funcionamento depois de ligares o carro, tem exatamente a ver com o aquecimento que ocorre no veio do ventilador que é onde estão os rolamentos, quando está frio não notas, mas quando começa a aquecer começa o barulho, e claro está que só depois de algum tempo desligado é que o barulho volta a desaparecer, isto porque só quando arrefece é que deixa de fazer barulho, voltando de novo à medida que volta a aquecer.
para teres uma ideia, eu no E34 que tinha até fumo chegou a deitar pelas saidas de ar, tal era o aquecimento que tinha, vê este tópico:
viewtopic.php?f=6&t=43639&hilit=motor+v ... %A7%C3%A3o
trata-se de um E34, que obviamente é um carro bem mais antigo que o teu, mas o problema aparenta ser o mesmo.
o facto de se notar mais em travagem, tem a ver com a compensação que o sistema o sistema faz ao fluxo de ar, como já deves ter notado o fluxo de ar que sai pelas grelhas da ventilação não é constante, para que isso aconteça o sistema dá ordem ao ventilador para acelere ou abrande o ritmo de funcionamento para compensar a deslocação de ar no exterior.
quer isto dizer que ao travares, o sistema dá ordem para que o ventilador acelere por forma a compensar a menor deslocação de ar que ocorre ao reduzires a velocidade, logo e tendo os rolamentos estragados, ao aumentar a velocidade aumenta tambem o barulho.
no fim de contas o ventilador recebe uma infinidade de ordens de velocidade que são calculadas em função de uma outra infinidade de disposições, tais como as ordens dadas pelos sensor solar, temperatura interior/exterior, regulações no painel, sensor UAC, estágio final, etc, por isso é normal que notes mais ou menos barulho em determinadas situações.
o outro facto que referes de notares ao fim de algum tempo de funcionamento depois de ligares o carro, tem exatamente a ver com o aquecimento que ocorre no veio do ventilador que é onde estão os rolamentos, quando está frio não notas, mas quando começa a aquecer começa o barulho, e claro está que só depois de algum tempo desligado é que o barulho volta a desaparecer, isto porque só quando arrefece é que deixa de fazer barulho, voltando de novo à medida que volta a aquecer.
para teres uma ideia, eu no E34 que tinha até fumo chegou a deitar pelas saidas de ar, tal era o aquecimento que tinha, vê este tópico:
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trata-se de um E34, que obviamente é um carro bem mais antigo que o teu, mas o problema aparenta ser o mesmo.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
Obrigado marco pires.
Uau, isso é que é informação!
Espero que o acesso ao dito cujo, no E60 seja também pela frente e não pelo tablier. Bem, vou pôr-me a par dos tais motores e falar com o meu mecânico.
Uau, isso é que é informação!
Espero que o acesso ao dito cujo, no E60 seja também pela frente e não pelo tablier. Bem, vou pôr-me a par dos tais motores e falar com o meu mecânico.
- marco pires
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
é pela frente no compartimento do motor logo abaixo do para brisas, quanto a isso não há grandes problemas de acesso, embora tenham que desmontar algumas coisas.
claro está que convem confirmar a 100% se o problema é mesmo dai (quase garantidamente que é, mas há que confirmar, como é obvio), depois quanto a preços, se fores à marca e comprares um original é peça para te custar uns 300€ mais IVA, mas existe material after market que tem a mesma qualidade e é bem mais barato.
se fores ao Ebay e meteres o texto: "bmw E60 blower", vais encontrar vários motores desses não muito caros.
entretanto se quiseres, podes ligar para a auto partes que vende material bmw mais barato que na marca, e pedires preços, basta perguntares pelo preço do motor da ventilação/ar condicionado.
http://autopartes.pt/
claro está que convem confirmar a 100% se o problema é mesmo dai (quase garantidamente que é, mas há que confirmar, como é obvio), depois quanto a preços, se fores à marca e comprares um original é peça para te custar uns 300€ mais IVA, mas existe material after market que tem a mesma qualidade e é bem mais barato.
se fores ao Ebay e meteres o texto: "bmw E60 blower", vais encontrar vários motores desses não muito caros.
entretanto se quiseres, podes ligar para a auto partes que vende material bmw mais barato que na marca, e pedires preços, basta perguntares pelo preço do motor da ventilação/ar condicionado.
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
:palmas :palmas :palmas :dancemarco pires Escreveu:isso é do motor da ventilação com os rolamentos gastos, tem que levar um novo.
o facto de se notar mais em travagem, tem a ver com a compensação que o sistema o sistema faz ao fluxo de ar, como já deves ter notado o fluxo de ar que sai pelas grelhas da ventilação não é constante, para que isso aconteça o sistema dá ordem ao ventilador para acelere ou abrande o ritmo de funcionamento para compensar a deslocação de ar no exterior.
quer isto dizer que ao travares, o sistema dá ordem para que o ventilador acelere por forma a compensar a menor deslocação de ar que ocorre ao reduzires a velocidade, logo e tendo os rolamentos estragados, ao aumentar a velocidade aumenta tambem o barulho.
no fim de contas o ventilador recebe uma infinidade de ordens de velocidade que são calculadas em função de uma outra infinidade de disposições, tais como as ordens dadas pelos sensor solar, temperatura interior/exterior, regulações no painel, sensor UAC, estágio final, etc, por isso é normal que notes mais ou menos barulho em determinadas situações.
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
:palmas :palmas :palmas :dancemarco pires Escreveu:isso é do motor da ventilação com os rolamentos gastos, tem que levar um novo.
o facto de se notar mais em travagem, tem a ver com a compensação que o sistema o sistema faz ao fluxo de ar, como já deves ter notado o fluxo de ar que sai pelas grelhas da ventilação não é constante, para que isso aconteça o sistema dá ordem ao ventilador para acelere ou abrande o ritmo de funcionamento para compensar a deslocação de ar no exterior.
quer isto dizer que ao travares, o sistema dá ordem para que o ventilador acelere por forma a compensar a menor deslocação de ar que ocorre ao reduzires a velocidade, logo e tendo os rolamentos estragados, ao aumentar a velocidade aumenta tambem o barulho.
no fim de contas o ventilador recebe uma infinidade de ordens de velocidade que são calculadas em função de uma outra infinidade de disposições, tais como as ordens dadas pelos sensor solar, temperatura interior/exterior, regulações no painel, sensor UAC, estágio final, etc, por isso é normal que notes mais ou menos barulho em determinadas situações.
o outro facto que referes de notares ao fim de algum tempo de funcionamento depois de ligares o carro, tem exatamente a ver com o aquecimento que ocorre no veio do ventilador que é onde estão os rolamentos, quando está frio não notas, mas quando começa a aquecer começa o barulho, e claro está que só depois de algum tempo desligado é que o barulho volta a desaparecer, isto porque só quando arrefece é que deixa de fazer barulho, voltando de novo à medida que volta a aquecer.
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
E dar com 1 spray de lubrificaçao nao reduz o barulho?
Os Residentes Actuais:
BMW 530 Da Touring E61 - Para Venda Kit M5 Original 25.000 Euros
JEEP Wrangler Sahara ATX Unlimited 2011
Audi TT Quattro Coupe - Para Venda Nacional
Jaguar XJ8 2006
Mercedes E200 w210 Sedan
Audi A8 4.0 TDI QUATTRO 2004 - Para Venda 5.950 Euros
Fiat JTD
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
Se reduzisse, em princípio, faria sempre e não só depois de aquecer, creio eu! :naonaogutteres Escreveu:E dar com 1 spray de lubrificaçao nao reduz o barulho?
Mas 1º vou experimentar essa dica.
- marco pires
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
sim, não perdes nada em dar com spray a ver se a coisa deixa de fazer barulho, mas no máximo poderá é atenuar durante uns tempos, se as esferas estiverem gastas mais tarde vai voltar ao mesmo.
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
É 1 soluçao low cost para os tempos de crise 

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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
Já estive a ver com o meu mecânico como chegar ao dito. Não é fácil. Tem que se desmontar ainda muita coisa. No entanto houve algo que nos intrigou. Se aumentarmos a ventilação da chauffage o ruído permanece igual, no mesmo tom. Como se fosse de outro motor cuja rotação é independente da velocidade da ventoinha. De qualquer modo vai ter que o desmontar para testar esse motor para ter a certeza se é mesmo do blower, o que implica ficar sem carro uns dias.
Só depois mando vir um que, felizmente, não é muito caro...

- marco pires
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Re: E60 530Da - ruído vindo da chauffage.
atenção que existem versões que trazem mais que um motor da ventilação, caso hajam dois tambem se acede a ambos pelo mesmo sitio.
no E34 que eu tinha passava-se o mesmo, o barulho era constante a qualquer velocidade que estivesse seleccionada, é mesmo assim.
no meu caso só mesmo no minimo dos minimos é que não se notava quase nada, mas aquele carro a ventilação era manual e não auto.
e sim, embora o acesso seja pela frente logo abaixo do para-brisas, tem muita coisa para desmontar, tens que ter paciencia e ficares sem carro durante uns dias, mas sempre é melhor que andar assim :wink1
no E34 que eu tinha passava-se o mesmo, o barulho era constante a qualquer velocidade que estivesse seleccionada, é mesmo assim.
no meu caso só mesmo no minimo dos minimos é que não se notava quase nada, mas aquele carro a ventilação era manual e não auto.
e sim, embora o acesso seja pela frente logo abaixo do para-brisas, tem muita coisa para desmontar, tens que ter paciencia e ficares sem carro durante uns dias, mas sempre é melhor que andar assim :wink1
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