Coisas estranhas . . . BMW 520i de 1999 (E39)

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
afreitas
Membro Juvenil
Registado: 27 nov 2006, 17:18
O meu Carro:: BMW 520i 11/99 e BMW 530d 06/02 E39

Coisas estranhas . . . BMW 520i de 1999 (E39)

Mensagem por afreitas »

Meus Caros,

Sou proprietário de um 520i de 1999 (E39), e tenho um problema com o meu quadrante, aliás já aqui reportei.
Metade do meu quadrante não funciona, ou seja, a indicador de combustível no depósito está em baixo, e o velocímetro parou no 100 Km/h.
Julguei inicialmente que se tratava de um problema de codificação, pois entre o contador de quilómetros perpétuo e o contador parcial existia ligada uma bolinha laranja - indicador de que o meu quadrante tinha algum problema.
Liguei o automóvel ao computador (através de um amigo mecânico e que tem o respectivo software) e notámos que o número de chassis existente no quadrante é diferente do veículo em causa. Mais, no computador indica que aquele quadrante é de um veículo a gasóleo, ora o meu é a gasolina.
Fiquei admirado, pois normalmente os quadrantes dos veículos a gasóleo, por debaixo da "ícone" da bomba de combustível surge a palavra DIESEL, e no meu quadrante não tem isso escrito!

Tentamos colocar as novas informações no quadrante, e nada. Julgo que deverá ser a centralina que não "deixa" escrever e como tal não consegui resolver o problema!
O mecânico em causa, disse-me também que o quadrante pode ter levado um pico de corrente - instalar uma bateria nova, com a chave ligada, e que poderá ter originado a ascensão do ponteiro do velocímetro nos 100 Km/h e o da gasolina abaixo da reserva, e portanto poderá ter estragado o quadrante.
Fizemos os testes do quadrante (nomeadamente o n.º2) e ambos os ponteiros não percorrem como os outros.

O que devo fazer???
Alguém tem um sugestão?
André Rodrigo de Freitas

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Re: Coisas estranhas . . . BMW 520i de 1999 (E39)

Mensagem por JOFIMO »

Boas e escusavas de ter duplicado o post, tentem codificar o BE na KOMBI com o DIS, e essa bolinha laranja é o chamado "ponto de maniplulação" por acaso não foi trocado no carro o módulo LCM?
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

afreitas
Membro Juvenil

Mensagem por afreitas »

JOFIMO Escreveu:Boas e escusavas de ter duplicado o post, tentem codificar o BE na KOMBI com o DIS, e essa bolinha laranja é o chamado "ponto de maniplulação" por acaso não foi trocado no carro o módulo LCM?
Obrigado pela tua pronta resposta.
Antes demais queria informar que não dupliquei propositadamente o tópico. Por alguma razão o tópico duplicou e eu não consigo apurar.

Vamos por partes (e agora mais do que nunca necessito de ajuda):

1. "... tentem codificar o BE na KOMBI com o DIS" - O que quer dizer BE? E KOMBI? e DIS? E o que são estes aparelhos, respectivamente?
2. "... por acaso não foi trocado no carro o módulo LCM?" - O que quer dizer LCM? O que é o módulo LCM?

Alerto que na nossa tentativa de codificar o quadrante, foi utilizado aquele software que é próprio da BMW.

Aguardo as vossas respostas!
André Rodrigo de Freitas

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

afreitas Escreveu:
JOFIMO Escreveu:Boas e escusavas de ter duplicado o post, tentem codificar o BE na KOMBI com o DIS, e essa bolinha laranja é o chamado "ponto de maniplulação" por acaso não foi trocado no carro o módulo LCM?
Obrigado pela tua pronta resposta.
Antes demais queria informar que não dupliquei propositadamente o tópico. Por alguma razão o tópico duplicou e eu não consigo apurar.

Vamos por partes (e agora mais do que nunca necessito de ajuda):

1. "... tentem codificar o BE na KOMBI com o DIS" - O que quer dizer BE? E KOMBI? e DIS? E o que são estes aparelhos, respectivamente?
2. "... por acaso não foi trocado no carro o módulo LCM?" - O que quer dizer LCM? O que é o módulo LCM?

Alerto que na nossa tentativa de codificar o quadrante, foi utilizado aquele software que é próprio da BMW.

Aguardo as vossas respostas!
Então foi utilizado software próprio da bmw e não sabes que numenclaturas (BE/KOMBI/LCM) e progama (DIS) são? quem tentou codificar tem de saber do que se trata senão mais vale estar sossegado......
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

afreitas
Membro Juvenil

Mensagem por afreitas »

Eu não perguntei ao mecânico que software utilizou (apenas informou-me que é o mesmo que na BMW utilizam. Em relação às nomenclaturas, eu não sei o querem dizer mas aposto que ele (mecânico) sabe.
A questão é - Existe algum procedimento a utilizar que interesse ter em conta para que esta operação seja feita de forma correcta? E acima de tudo existe concerto para isto?
André Rodrigo de Freitas

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

afreitas Escreveu:Eu não perguntei ao mecânico que software utilizou (apenas informou-me que é o mesmo que na BMW utilizam. Em relação às nomenclaturas, eu não sei o querem dizer mas aposto que ele (mecânico) sabe.
A questão é - Existe algum procedimento a utilizar que interesse ter em conta para que esta operação seja feita de forma correcta? E acima de tudo existe concerto para isto?
Amigo achas que à distância te consigo ajudar? teria de fazer um tuturial não achas? e o fórum não é um consultório de ajudas para os mecatrónicos mas sim para os utilizadores registados como imaginas, se estivesses nas redondezas eu fazia-te o serviço, mas estás longe, queres um conselho? vai a um comcessionário bmw e eles v€€m o que é, porvezes andar a mexer onde não se deve é o que acontee depois, onde andaram a mexer antes de isso ter acontecido?

Responder

Voltar para “Série 5”