Reprogramar 520D (136CV)
Moderador: Staff
Reprogramar 520D (136CV)
Boas.
Queria a vossa opinião en relação a um aspecto (binário) pois vou fazer uma reprogramação ao meu. O meu carro de ORIGEM num banco VAMAG (sei que não são grande coisa estes bancos mas é o a casa utiliza) acusou 158 cv às 3950rpm e 350nm às 2700rpm, pois bem a minha dúvida é a seguinte:
é melhor ter um binário de 450nm às 3000rpm e depois começar a descer assentuadamente tipo "/\" ou ter 420nm entre as 2900 e as 3200 e depois começar então a descer?
Digo isto porque não sei se vai notar mt depois a diferença em estrada entre 450nm e 420nm. (valores de banco VAMAG)
Quero acima de tudo preservar a fiabilidade do carro principalmente a embreagem.
Queria que o carro ficasse um pouco melhor em baixas, ser puxado mais em médias e voltar praticamente aos valores de origem em altas, o que acham? Não queria ver fumo na traseira! O problema deste carro são as baixas, acima das 2500 ele até se mexe bem.
Desculpem o tamanho da msg.
1 Abraço.
Queria a vossa opinião en relação a um aspecto (binário) pois vou fazer uma reprogramação ao meu. O meu carro de ORIGEM num banco VAMAG (sei que não são grande coisa estes bancos mas é o a casa utiliza) acusou 158 cv às 3950rpm e 350nm às 2700rpm, pois bem a minha dúvida é a seguinte:
é melhor ter um binário de 450nm às 3000rpm e depois começar a descer assentuadamente tipo "/\" ou ter 420nm entre as 2900 e as 3200 e depois começar então a descer?
Digo isto porque não sei se vai notar mt depois a diferença em estrada entre 450nm e 420nm. (valores de banco VAMAG)
Quero acima de tudo preservar a fiabilidade do carro principalmente a embreagem.
Queria que o carro ficasse um pouco melhor em baixas, ser puxado mais em médias e voltar praticamente aos valores de origem em altas, o que acham? Não queria ver fumo na traseira! O problema deste carro são as baixas, acima das 2500 ele até se mexe bem.
Desculpem o tamanho da msg.
1 Abraço.
-
- Membro Junior
- Registado: 20 jun 2004, 17:35
- Contacto:
é preferivel ter linhas e não curvas no grafico de potencia
e durante mais rpms é sempre melhor
mas depende
se tiveres 450nm ás 3mil e ás 2900 e 3200 tiveres 420nm
é melhor que nunca passar das 420
melhor para acelerações, leia-se
em relaçao ao que pretendes
já cada um sabe de sim e do uso que dá ao carro
não interessa ficares com 160cv ás 4500 se nunca lá chegares
no topic da vilauto competições o eng explica isso mesmo
e da como exemplo o teu motor
da uma vista de olhos
se o teu objectivo é só ganhar uns cavalitos com pouco fumo
secalhar com meia duzia de trocos compras uma box de potencia porreira
e durante mais rpms é sempre melhor
mas depende
se tiveres 450nm ás 3mil e ás 2900 e 3200 tiveres 420nm
é melhor que nunca passar das 420
melhor para acelerações, leia-se
em relaçao ao que pretendes
já cada um sabe de sim e do uso que dá ao carro
não interessa ficares com 160cv ás 4500 se nunca lá chegares
no topic da vilauto competições o eng explica isso mesmo
e da como exemplo o teu motor
da uma vista de olhos
se o teu objectivo é só ganhar uns cavalitos com pouco fumo
secalhar com meia duzia de trocos compras uma box de potencia porreira
Oi. Claro que esses valores não são reais(são os dados pelo banco) banco mt optimistaJMGP Escreveu:Os valores que o banco te deu de origem é o que a Vilauto promete com uma repro (mais coisa menos coisa).
Ou esse banco é demasiado optimista (valores de origem: 136cv as 4000 e 280nm as 2000) ou ja tens o carro com repro e não sabes.

O meu carro "penso que esteja de origem" pois foi comprado novo, a não ser que tenha vindo mexido de fábrica

Então quer dizer que se às 2900rpm tiver 420nm; às 3000rpm tiver 450nm e às 3200rpm tiver 420nm é melhor do que por exemplo ter 420nm às 2900/3000/3100/3200? (atenção:valores de banco)
Pensava que estes picos de potência/binário estragavam o conjunto motor/embreagem.
Gostava de ouvir os vossos conselhos, para depois ter argumentos quando efectuar a reprogramação. Obrigado pelas dicas.
JMGP Escreveu:Vê um grafico da ACS que esta na pagina deles e pede algo semelhante.
O melhor preparador da BMW não pode estar enganado

Axo que me expliquei mal!!! Os valores da Vilauto estão correctos. Sempre ouvi dizer que são os melhores a preparar BMW's, os valores que indiquei do meu carro é que estão "inflacionados".

Já ficava mt satisfeito com 160 cv reais e de preferência sem fumo.

Vou deixar aqui o teste feito ao carro para que me possam ajudar melhor.

Não critiquem os dados apresentados no teste pois eu fui o primeiro a duvidas dos mesmos. Este banco deve ter um grande erro. Mas queria ver como são a linhas originais dele, independentemente dos valores apresentados.
Quando fôr possivel coloco aqui um grafico de uma repro já feita noutro carro e que foi introduzida no meu para comparar ganhos/perdas.
Devo puxar mt nas altas? O que provoca mais o aparecimento do fumo? É o excesso de gasoleo debitado e que não é queimado, certo? Não sei bem em que regimes devo puxar mais o carro para não ter mt fumo e preservar a fiabilidade.
Mais uma vez desculpem o tamanho da msg.
1 Abraço.
- Artur Costa
- Membro Juvenil
- Registado: 30 set 2003, 23:38
Qt mais picos de binario tiveres pior é para a mecanica!
Eu n me importava de ter um pico de 400nm as 2000rpm mas a mecanica sim!
Na pratica ter binario em baixas da jeito... mas todo o carro sofre bastante.
O 520d é mais pesado k o seu irmao mais novo o 320d e por isso a embraiagem vai sofrer smp mais cm o incremento de binario!
Nesse carro perferia ter binario constante e potencia smp a subir k mto binario.
Atendendo a valores stock , podia passar dos 280nm pa uns 350nm constantes das 2500rpm pa cima k ficava 5*!
Cumps
Eu n me importava de ter um pico de 400nm as 2000rpm mas a mecanica sim!
Na pratica ter binario em baixas da jeito... mas todo o carro sofre bastante.
O 520d é mais pesado k o seu irmao mais novo o 320d e por isso a embraiagem vai sofrer smp mais cm o incremento de binario!
Nesse carro perferia ter binario constante e potencia smp a subir k mto binario.
Atendendo a valores stock , podia passar dos 280nm pa uns 350nm constantes das 2500rpm pa cima k ficava 5*!
Cumps
-
- Administrador do Fórum
- Registado: 24 jun 2003, 22:32
- O meu Carro:: BMW 320d E90 ///M
- Contacto:
luisinho, eles conseguem fazer isso na boa... 
Mas eu preferia antes uma repro mm da vilauto, porque eles tambem sabem o que fazem...
Por exemplo temos o caso do JMGP
AB

Mas eu preferia antes uma repro mm da vilauto, porque eles tambem sabem o que fazem...
Por exemplo temos o caso do JMGP

AB
www.BMSolutionsPT.com
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
www.facebook.com/BMSolutionsPT2
BMW 320d LCi F31
Ex: BMW 320d LCi E90 ///M, BMW 320d E46
Se forem ver os valores da ACS e da Vilauto vão verificar que andam mesmo muito próximos.
Tiram algum "sumo" do carro sem comprometer sériamente a fiabilidade geral do carro.
Eu fiz na Vilauto precisamente por esta ordem de ideias: Se o melhor preparador "oficial" que é a ACS tem aquele grafico e a Vilauto apresenta algo muito semelhante, porque não optar pela vilauto?
Existem por ai muitas casas que para este motor prometem 170cv e mais
pois bem se a ACS não da esses valores eu não vou querer no meu carro muito mais que eles dizem.
É uma questao para compararem e vao ver se o que digo é ou nao é verdade: Vilauto Vs ACS!
Tiram algum "sumo" do carro sem comprometer sériamente a fiabilidade geral do carro.
Eu fiz na Vilauto precisamente por esta ordem de ideias: Se o melhor preparador "oficial" que é a ACS tem aquele grafico e a Vilauto apresenta algo muito semelhante, porque não optar pela vilauto?
Existem por ai muitas casas que para este motor prometem 170cv e mais

É uma questao para compararem e vao ver se o que digo é ou nao é verdade: Vilauto Vs ACS!
Obrigado JMGP pela tua opinião, de facto é uma forte possibilidade a ter em conta. Eu é que não conheço como ficam os carros depois das repros (cada um tem a sua preferência).
Vou colocar aqui uma repro que está num 320d de um amigo meu e que só por curiosidade foi colocada no meu pra comparar ganhos/perdas.
Ele diz que o carro puxa melhor em baixos/medios regimes e que am altas está como de origem. Embreagem ainda não se queixou. Aquele pico ali de potencia e binário não fará mal ao carro? O Artur Costa diz que sim e eu tb axo que deve estragar a mecânica.
P.S. Sejam sinceros e digam o que acham de uma repro como esta que aqui coloco. Estava inclinado para colocar uma como esta, o 320d desse meu amigo anda fixe.
1 Abraço

Vou colocar aqui uma repro que está num 320d de um amigo meu e que só por curiosidade foi colocada no meu pra comparar ganhos/perdas.
Ele diz que o carro puxa melhor em baixos/medios regimes e que am altas está como de origem. Embreagem ainda não se queixou. Aquele pico ali de potencia e binário não fará mal ao carro? O Artur Costa diz que sim e eu tb axo que deve estragar a mecânica.
P.S. Sejam sinceros e digam o que acham de uma repro como esta que aqui coloco. Estava inclinado para colocar uma como esta, o 320d desse meu amigo anda fixe.
1 Abraço

-
- Membro Junior
- Registado: 20 jun 2004, 17:35
- Contacto:
lá está
é tudo uma questao de gosto pessoal
eu preferia ter altas e cavalos
do que ter tantas medias por exemplo
depende mesmo da condução de cada um
mas opta por uma tipicamente acs
e depois deia em aberto a possibilidade de ajuste
ou então
experimenta andar uns tempos com uma logo
e depois trocas pra outra diferente
e no final
ficas com a que gostares mais!
ou então
e no final
the_killer Escreveu:lá está
ou então
e no final
Puxar mais nas altas não irá danificar mais o turbo? O que me contam é que mt binário em baixas "arrebenta" com a embreagem, mt potência em altas "arrebenta" com o turbo! será assim? Desculpem mas não percebo nada em termos de repros.
Claro que se pensar assim então estou sujeito a dizerem-me "se quiseres a fiabilidade então não reprogrames o carro"

Obrigado killer pela opinião
1 Abraço.