Boas,
Estou interessado em comprar um 525 TDS E39 e durante a minha pesquisa/idas a stands/particulares gostei bastante de um (de 1998).
Contudo, há 4 pormenores que me deixam algo receoso:
- a luz (vermelha) do air bag no painel de instrumentos está permanentemente acesa: mau contacto? Fácil de r€solver?
- ao mexer no computador de bordo vi: "cons1 11,2 L/100"; "cons2 13 L/100". O vendedor disse-me que a revisão foi feita à pouco tempo e que possivelmente foi feito um reset ao computador de bordo; como o carro só tem andado na cidade (percursos pequenos) para demonstração a outras pessoas, o valor está elevado; afirmou que com estrada o consumo desce. É mesmo assim? Parece contudo um valor elevado...
- após abertura do capôt reparei que a peça que assinalo na fotografia estava partida/fissurada e talvez com marcas de ter sido sujeita a grande temperatura (apresentava um aspecto algo colativo?).
Pode dar ideia de que o carro já teve algum problema de aquecimento no motor?
[img=http://s21.postimg.org/wwo39qs1v/anexo.jpg]
http://s21.postimg.org/us3q8nqfb/anexo.png
- o antigo dono colocou um carregador nokia na consola central, ao lado da manete de velocidades. Reparei que está aparafusada.
Pensei em retirá-lo e colocar uma madeira nova. É fácil de arranjar e barato? Andei à procura no ebay/olx e não encontrei.
Reparei também que o antigo dono colocou uma antena no vidro de trás semelhante às que existem em versões com tlm no apoio de braços dianteiro.
Parece-me é que o cabo está um bocado visível. Este cabo ao ter sido colocado posteriormente implicou a desmontagem de algum forro/tecido no interior correto?
525 TDS E39 - Dúvidas com anomalias
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Re: 525 TDS E39 - Dúvidas com anomal
Boas , não sendo eu certamente a pessoa mais qualificada neste forum para te responder posso te dizer que o meu 325 tds tem como motor o M51D25 OL que difere desse M51D25TU OL por nao ter sofrido o TU (technical update) , tem os mesmos cavalos , mas a mais alta rotação e tem menos 20nm de torque , não faz consumos de 12 nem parecido . Os consumos em urbano cifram-se nos 8,27l/100km , logo muito longe . Contudo não me surpreende que com uns esticões para mostrar o carro a média tenha disparado até porque não é um motor de nova geração . A luz do AIRBAG normalmente tem como origem a esteira debaixo dos bancos , mas talvez fosse melhor esclareceres com o vendedor . Quanto ao resto não há-de ser nada de muito grave a resolver . cumps :lovebmw
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Re: 525 TDS E39 - Dúvidas com anomalias
Tal como foi dito a luz do air bag deve ser a esteira, talvez do passageiro, às vezes colocamos o joelho para tirar qq coisa no carro e isso estraga esteira, falta de qualidade.Reich Escreveu:Boas,
Estou interessado em comprar um 525 TDS E39 e durante a minha pesquisa/idas a stands/particulares gostei bastante de um (de 1998).
Contudo, há 4 pormenores que me deixam algo receoso:
- a luz (vermelha) do air bag no painel de instrumentos está permanentemente acesa: mau contacto? Fácil de r€solver?
- ao mexer no computador de bordo vi: "cons1 11,2 L/100"; "cons2 13 L/100". O vendedor disse-me que a revisão foi feita à pouco tempo e que possivelmente foi feito um reset ao computador de bordo; como o carro só tem andado na cidade (percursos pequenos) para demonstração a outras pessoas, o valor está elevado; afirmou que com estrada o consumo desce. É mesmo assim? Parece contudo um valor elevado...
- após abertura do capôt reparei que a peça que assinalo na fotografia estava partida/fissurada e talvez com marcas de ter sido sujeita a grande temperatura (apresentava um aspecto algo colativo?).
Pode dar ideia de que o carro já teve algum problema de aquecimento no motor?
[img=http://s21.postimg.org/wwo39qs1v/anexo.jpg]
http://s21.postimg.org/us3q8nqfb/anexo.png
- o antigo dono colocou um carregador nokia na consola central, ao lado da manete de velocidades. Reparei que está aparafusada.
Pensei em retirá-lo e colocar uma madeira nova. É fácil de arranjar e barato? Andei à procura no ebay/olx e não encontrei.
Reparei também que o antigo dono colocou uma antena no vidro de trás semelhante às que existem em versões com tlm no apoio de braços dianteiro.
Parece-me é que o cabo está um bocado visível. Este cabo ao ter sido colocado posteriormente implicou a desmontagem de algum forro/tecido no interior correto?
O meu ex E39 sofreu disso, quase 200 euros e ficou bom, pagou o vendedor.
consumo de 11/12 em cidade percursos pequenos é normal, o série 3 é mais leve gasta menos.
essa borracha ou essa zona não me lembro de nada no meu, é capaz de ser normal devido aos anos, não sei.
quanto ao suporte de telefone tira e tapa isso, esquece a "madeira" se arranjares logo metes, não sejas picuinhas demias, sobre a antena eu tb tinha, deixei ficar, não me fazia comichão, lol
Experimenta a ver se o carro pega bem a QUENTE, bem quente, pois a frio pega bem, a bomba injectora costuma avariar e custa a pegar a quente
ahh e há aí mais posts sobre este modelo, basta procurar. informação sobre este carro é a dar com um pau
Re: 525 TDS E39 - Dúvidas com anomalias
Obrigado pelas dicas/ajuda!
Vou verificar novamente se o carro pega bem a quente...
Um checkup numa oficina (por exemplo uma Bosch Car Service) consegue uma análise correta ao estado da bomba injectora, corrente e outros aspectos mecânicos que costumam ser mais s€nsíveis?
Vou verificar novamente se o carro pega bem a quente...
Um checkup numa oficina (por exemplo uma Bosch Car Service) consegue uma análise correta ao estado da bomba injectora, corrente e outros aspectos mecânicos que costumam ser mais s€nsíveis?
- marco pires
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Re: 525 TDS E39 - Dúvidas com anomalias
as respostas anteriores disseram quase tudo :fixe
acrescento que a luz do airbag pode ser algo ainda mais simples que a esteira do banco, pode a ficha que está desligada por baixo do banco do condutor ou do acompanhante, por vezes ao limpar-se o carro com um aspirador basta dar um toque que aquilo desliga-se e é o suficiente para acender a luz.
os consumos não ligues muito a isso, o OBC desses carros não é muito exato, mas de qualquer forma em circuitos de cidade não anda muito longe disso, tens que ver que é um motor com tecnologia antiga e que bebe bem em cidade, e tal como o vendedor te disse, em estrada o consumo baixa, conta com valores em estrada da ordem dos 8 litros.
a peça que assinalaste é normal partir ao fim de muito anos, o meu 525tds tambem tem essa peça partida, trata-se de uma situação que não tem nada de importante e deve-se à idade, em alternativa tambem tem a situação de alguma intervenção no motor da ventilação do habitaculo que tem o acesso exatamente por baixo dessa peça, e basta algum curioso ter andado a tentar abrir aquilo e ter feito força e partido a peça, seja como for não é nada que mereça grande atenção.
e não, não parte ou racha por qualquer aquecimento do motor para alem do normal.
quanto ao resto é uma questão de ires metendo o carro a teu gosto, e para encontrares o que queres no ebay tens que meter as expressões correctas, se meteres em português esquece que não vais encontrar nada, procura por "bmw E39 interior trim" ou "bmw E39 wood dash", eis um exemplo daquilo que queres: http://www.ebay.com/itm/BMW-E39-WOOD-DA ... d1&vxp=mtr
aquilo que te deve preocupar na compra do carro não são as coisas que indicaste, porque essas não tem grande importancia, mas sim veres o estado de funcionamento do motor, nomeadamente se ele pega bem a quente, se tem oscilações nas rotações a frio, se o ponteiro da temperatura fica no meio depois de quente (não pode passar do meio para a frente), o funcionamento dos vidros electricos, se depois de uma lavagem com bastante agua se o chão/tapetes da parte de trás estão molhados, etc.
aproveita e pergunta se a bomba injectora alguma vez foi intervencionada, essa bomba dá sempre problemas na parte electrónica (potenciometro da bomba), alguns dos sintomas de uma bomba em mau estado são aqueles que te referi, que passam por pegar mal a quente, e a frio as rotações não ficarem estabilizada e andarem para baixo e para cima.
cheiros a gasoleo a sair pelas condutas da ventilação para o interior do carro indicam fuga nos injectores, ou fuga nos tubos de retorno, no primeiro caso passa quase sempre pelo vedantes resequidos, no segundo caso são os tubos rotos, ambas as situações são de fácil resolução e relativamente barato.
faz um test drive com o carro para verificares essas situações todas, não tenhas medo de puxar pelo carro porque é exatamente quando se puxa por ele que se vê se o motor aqueçe mais que o normal, tambem dá para verificar isso no para-arranca.
aproveita para veres se o carro tem vibrações na carroçaria entre os 120-140km/h, quando isso acontece é sinal que o veio de transmissão tem folga ou está desequilibrado.
parado, roda o volante de topo a topo e com os vidros abertos tenta ouvir algum barulho na direcção ou sentir batidas no volante, isso é quase sempre sintoma de problemas nos braços.
se foi um carro com muita auto-estrada, vê por baixo se não há fugas na caixa da direcção, projecção de pedras a alta velocidade tendem a picar a caixa e provocar pequenas fugas, fugas essas que podem ser graves e não forem arranjadas, já que ao perder o oleo acabam por gripar, nesse caso e para saberes se está gripada faz uma rotunda a uma velocidade normal, se sentires que o volante faz pequenas travagens quando está virado então a caixa está gripada, é uma reparação relativamente cara.
se o motor pegar mal a frio é indicação que as velas estão avariadas, nos common rail eles pegam mesmo sem que elas funcionem, nos de injecção indirecta como é o caso desse motor, não.
a ventilação tem que funcionar bem, se houver anomalias na distribuição do ar o problema poderá estar no estágio final, é relativamente barato de resolver.
se o AC não fizer frio convem saber se é falta de gás (por falta de carregamento ou fugas no sistema) ou anomalia no compressor.
pixeis queimados é normal, é defeito destes carros.
por fim devias ter indicado os kms que o carro tem, existem muitos carros desses com os kms martelados, a maneira de ter a certeza disso é na marca, entretanto vê se no mostrador dos kms totais do carro, está lá um ponto vermelho, se tiver foi porque o quadrante já foi mexido.
seja como for não confies em carros desses com menos de 200 mil kms, quase garantido que foram martelados.
há mais coisas, mas assim de cabeça foi o que me lembrei sobre itens a que deves ter atenção antes de fechares negócio, lembro que esse motor era bastante performante na altura em que saiu, pelo que muitos eram bem puxados pelos donos, mas são motores que não admitiam manutenções fora de horas e maus tratos, pelo que convem ter atenção a todos os pormenores.
acrescento que a luz do airbag pode ser algo ainda mais simples que a esteira do banco, pode a ficha que está desligada por baixo do banco do condutor ou do acompanhante, por vezes ao limpar-se o carro com um aspirador basta dar um toque que aquilo desliga-se e é o suficiente para acender a luz.
os consumos não ligues muito a isso, o OBC desses carros não é muito exato, mas de qualquer forma em circuitos de cidade não anda muito longe disso, tens que ver que é um motor com tecnologia antiga e que bebe bem em cidade, e tal como o vendedor te disse, em estrada o consumo baixa, conta com valores em estrada da ordem dos 8 litros.
a peça que assinalaste é normal partir ao fim de muito anos, o meu 525tds tambem tem essa peça partida, trata-se de uma situação que não tem nada de importante e deve-se à idade, em alternativa tambem tem a situação de alguma intervenção no motor da ventilação do habitaculo que tem o acesso exatamente por baixo dessa peça, e basta algum curioso ter andado a tentar abrir aquilo e ter feito força e partido a peça, seja como for não é nada que mereça grande atenção.
e não, não parte ou racha por qualquer aquecimento do motor para alem do normal.
quanto ao resto é uma questão de ires metendo o carro a teu gosto, e para encontrares o que queres no ebay tens que meter as expressões correctas, se meteres em português esquece que não vais encontrar nada, procura por "bmw E39 interior trim" ou "bmw E39 wood dash", eis um exemplo daquilo que queres: http://www.ebay.com/itm/BMW-E39-WOOD-DA ... d1&vxp=mtr
aquilo que te deve preocupar na compra do carro não são as coisas que indicaste, porque essas não tem grande importancia, mas sim veres o estado de funcionamento do motor, nomeadamente se ele pega bem a quente, se tem oscilações nas rotações a frio, se o ponteiro da temperatura fica no meio depois de quente (não pode passar do meio para a frente), o funcionamento dos vidros electricos, se depois de uma lavagem com bastante agua se o chão/tapetes da parte de trás estão molhados, etc.
aproveita e pergunta se a bomba injectora alguma vez foi intervencionada, essa bomba dá sempre problemas na parte electrónica (potenciometro da bomba), alguns dos sintomas de uma bomba em mau estado são aqueles que te referi, que passam por pegar mal a quente, e a frio as rotações não ficarem estabilizada e andarem para baixo e para cima.
cheiros a gasoleo a sair pelas condutas da ventilação para o interior do carro indicam fuga nos injectores, ou fuga nos tubos de retorno, no primeiro caso passa quase sempre pelo vedantes resequidos, no segundo caso são os tubos rotos, ambas as situações são de fácil resolução e relativamente barato.
faz um test drive com o carro para verificares essas situações todas, não tenhas medo de puxar pelo carro porque é exatamente quando se puxa por ele que se vê se o motor aqueçe mais que o normal, tambem dá para verificar isso no para-arranca.
aproveita para veres se o carro tem vibrações na carroçaria entre os 120-140km/h, quando isso acontece é sinal que o veio de transmissão tem folga ou está desequilibrado.
parado, roda o volante de topo a topo e com os vidros abertos tenta ouvir algum barulho na direcção ou sentir batidas no volante, isso é quase sempre sintoma de problemas nos braços.
se foi um carro com muita auto-estrada, vê por baixo se não há fugas na caixa da direcção, projecção de pedras a alta velocidade tendem a picar a caixa e provocar pequenas fugas, fugas essas que podem ser graves e não forem arranjadas, já que ao perder o oleo acabam por gripar, nesse caso e para saberes se está gripada faz uma rotunda a uma velocidade normal, se sentires que o volante faz pequenas travagens quando está virado então a caixa está gripada, é uma reparação relativamente cara.
se o motor pegar mal a frio é indicação que as velas estão avariadas, nos common rail eles pegam mesmo sem que elas funcionem, nos de injecção indirecta como é o caso desse motor, não.
a ventilação tem que funcionar bem, se houver anomalias na distribuição do ar o problema poderá estar no estágio final, é relativamente barato de resolver.
se o AC não fizer frio convem saber se é falta de gás (por falta de carregamento ou fugas no sistema) ou anomalia no compressor.
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por fim devias ter indicado os kms que o carro tem, existem muitos carros desses com os kms martelados, a maneira de ter a certeza disso é na marca, entretanto vê se no mostrador dos kms totais do carro, está lá um ponto vermelho, se tiver foi porque o quadrante já foi mexido.
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“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
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Re: 525 TDS E39 - Dúvidas com anomalias
Duvido, não sei bem até que ponto esses problemas são detectáveis com testes, esse modelo já tem uns anos, não dá a info que os modelos mais recentes dão.Reich Escreveu:Obrigado pelas dicas/ajuda!
Vou verificar novamente se o carro pega bem a quente...
Um checkup numa oficina (por exemplo uma Bosch Car Service) consegue uma análise correta ao estado da bomba injectora, corrente e outros aspectos mecânicos que costumam ser mais s€nsíveis?
Como disse tens aí vários posts sobre esse modelo, o "pior" desse modelo deve ser mesmo a bomba injectora, tem mais uns cancros, mas normalmente são de fácil resolução e não mt caro.
É andar com o carro, apertar um pouco para ver como ele se porta e se puxa bem, e depois parar, beber um café e ao fim de uns minutos dar à chave.
Qd a bomba já tem folga (o que é normal com esses kms) o carro custa um pouco a pegar, dá 3 ou 4 voltas no motor de arranque mas normalmente pega, se for preciso dar mesmo muitas voltas é mau sinal.
Isso pode ser minimizado aumentando o débito na bomba ou avançando a bomba manualmente.
Foi o que foi feito no meu, uma das vezes ficou 99% perfeito, mas depois a bomba foi reparada pois perdia gasóleo (outro problema e é fácil de detectar pelo cheio a gasóleo no cofre do motor, leva um kit de juntas e desenrasca) e depois já não ficou tão perfeito, mas 2 ou 3 voltas e pegava. a frio então era impressionante, qt mais frio melhor ele pegava

jmcdpereira
PS: Vi agora que o Marco Pires (mestre dos E39) acabou de responder. Tá tudo dito

Atenção que mesmo que seja apenas a ficha que fez mau contacto tens de ligar o carro "à maquina" para apagar esse erro, só depois se sabe se era apenas apagar ou algo mais grave, foi assim que o vendedor do meu se lixou, dizia ele que era só apagar o erro, afinal teve de se desforrar o banco, meter esteira e apagar o erro.
- marco pires
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Re: 525 TDS E39 - Dúvidas com anomalias
mestre :lol1 :lol1
exato, o erro tem que ser apagado mesmo que seja só da ficha.
e já agora tambem há que verificar o antes (estar com a luz acessa), e o depois (a luz apagada com o vendedor a dizer já está resolvido o problema), é que há muitos vendedores que para contornar um problema mais grave no air-bag (seja a esteira ou qualquer outra situação mais cara), abrem o quadrante e retiram a luz do airbag, e depois dizem que já está resolvido.
o que se coloca é que a luz de facto está apagada, mas é por terem tirado a luz e não por o problema estar resolvido, e caso haja um acidente o airbag não actua.
ao dares à chave a luz do airbag tem sempre que acender, e depois de uns segundos apagar, se não acender ao dar à chave é porque a luz foi sacada fora e o airbag não está activo, atenção a isso :wink1
exato, o erro tem que ser apagado mesmo que seja só da ficha.
e já agora tambem há que verificar o antes (estar com a luz acessa), e o depois (a luz apagada com o vendedor a dizer já está resolvido o problema), é que há muitos vendedores que para contornar um problema mais grave no air-bag (seja a esteira ou qualquer outra situação mais cara), abrem o quadrante e retiram a luz do airbag, e depois dizem que já está resolvido.
o que se coloca é que a luz de facto está apagada, mas é por terem tirado a luz e não por o problema estar resolvido, e caso haja um acidente o airbag não actua.
ao dares à chave a luz do airbag tem sempre que acender, e depois de uns segundos apagar, se não acender ao dar à chave é porque a luz foi sacada fora e o airbag não está activo, atenção a isso :wink1
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Re: 525 TDS E39 - Dúvidas com anomalias
Penso eu que existe um truque para fazer um xante na esteira e manter a luz apagada e o air-bag ativo , a diferença é que mesmo sem passageiro o air-bag vai abrir da mesma forma escusadamente . (Se não estou enganado) É caso de pesquisar aqui pelo forum .
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Re: 525 TDS E39 - Dúvidas com anomalias
Para além do que já foi dito a luz do airbag pode ser também um dos sensores de impacto laterais (satélites) que estão por baixo da alcatifca, sofri disso no meu apanhou água devido a um vedante da porta descolado. Comprei um no ebay por 15 euros e foi só trocar, nem foi necessário fazer reset com o DIS.
Re: 525 TDS E39 - Dúvidas com anomalias
Obrigado a todos e especialmente ao Marco pelo trabalho que teve em referir todos aqueles pontos.
Dicas muito úteis e completas que vou aproveitar nesta procura de um E39!
Quando tiver novidades comunico
nfire
Dicas muito úteis e completas que vou aproveitar nesta procura de um E39!
Quando tiver novidades comunico
