Junglas Escreveu:jmcdpereira Escreveu:
as "velas" são velas de aquecimento, não são velas como as que se usam nos motores a gasolina, essas sim, se avariadas fazem o motor tremer.
as velas dos diesel servem para aquecer a câmara de combustão para facilitar/possibilitar as primeiras "explosões" qd o motor está frio (abaixo dos 20º as velas funcionam, acima nem precisa).
Nos motores Euro4 ou superior, as velas de incandescência são também usadas para reduzir emissões e funcionam sempre que necessário, independentemente da temperatura do motor.
Mas sim, não notas nada em termos de vibração, apenas um pouco em termos de fumo.
Boas não será bem assim como dizes, mas até os Euro 3 fazem isso, e é mais ou menos assim:
Sistema de incandescência DDE 3.0 (Euro3)
A alimentação eléctrica das velas de incandescência é efectuada através do relé da incandescência.O relé é accionado pela unidade de comando DDE.
As velas de incandescência são de tipo vela incandescente, e estão apetrechadas com uma nova ficha de ligação. Estão ligadas em paralelo.
Comando do tempo de incandescência
O período da incandescência depende da temperatura do líquido de refrigeração do motor e da tensão da bateria e é indicado através da indicação Incandescência/DDE.
Incandescência
Entre 6°C e 20°C, a incandescência actua aprox. durante 2 segundos, para além disso não tem lugar qualquer incandescência.
Incandescência retardada
Depois do arranque do motor, abaixo de 40°C, ocorre uma incandescência retardada, para melhorar o comportamento do ralenti e dos gases de escape.
Localização de defeitos
Se existir um defeito nas velas de incandescência, no relé da incandescência ou na alimentação eléctrica do relé, a unidade de comando DDE recebe uma mensagem de defeito do relé da incandescência, através do sinal S_GRS. A própria unidade de comando DDE reconhece curto-circuito/interrupção na excitação do relé. Em ambos os casos é memorizado o defeito 8 "sistema de incandescência".
Sistema de incandescência DDE 3.0
A alimentação eléctrica das velas de incandescência é efectuada através do relé da incandescência.O relé é accionado pela unidade de comando DDE.
As velas de incandescência são de tipo vela incandescente, e estão apetrechadas com uma nova ficha de ligação. Estão ligadas em paralelo.
Comando do tempo de incandescência
O período da incandescência depende da temperatura do líquido de refrigeração do motor e da tensão da bateria e é indicado através da indicação Incandescência/DDE.
Incandescência
Entre 6°C e 20°C, a incandescência actua aprox. durante 2 segundos, para além disso não tem lugar qualquer incandescência.
Incandescência retardada
Depois do arranque do motor, abaixo de 40°C, ocorre uma incandescência retardada, para melhorar o comportamento do ralenti e dos gases de escape.
Localização de defeitos
Se existir um defeito nas velas de incandescência, no relé da incandescência ou na alimentação eléctrica do relé, a unidade de comando DDE recebe uma mensagem de defeito do relé da incandescência, através do sinal S_GRS. A própria unidade de comando DDE reconhece curto-circuito/interrupção na excitação do relé. Em ambos os casos é memorizado o defeito 8 "sistema de incandescência".
Sistema de incandescência DDE 4.0 (Euro4)
A alimentação eléctrica das velas de incandescência é efectuada através do relé da incandescência. O relé é operado pela unidade de comando DDE.
As velas de incandescência são do tipo incandescente, e estão ligadas em paralelo.
comando do tempo de incandescência
O período da incandescência depende da temperatura do líquido de refrigeração do motor e da tensão da bateria e é indicado através da indicação Incandescência/DDE.
Incandescência
Abaixo de 5°C, a pré-incandescência dura no mínimo 4 segundos, e o tempo de incandescência aumenta à medida que a temperatura diminui.
Incandescência retardada
Depois do arranque do motor, abaixo de 20°C, ocorre uma incandescência retardada, para melhorar o comportamento do ralenti e dos gases de escape.
Incandescência de prontidão de arranque
Se, passado o tempo do pico de incandescência, o motor não for posto em marcha, e se a ignição se mantiver ligada, durante cerca de 10 segundos ocorre uma incandescência de prontidão de arranque.
Tratamento de defeitos
A própria unidade de comando DDE identifica curto-circuito/interrupção na excitação do relé (tipos de avaria "curto-circuito da excitação..." ou "interrupção da excitação..."). No caso de existir um defeito nas velas de incandescência, no relé da incandescência ou na alimentação eléctrica do relé, a unidade de comando DDE recebe, através do sinal S_GRS, uma mensagem de defeito do relé da incandescência (do tipo "avaria do sistema de incandescência"). Em ambos os casos é memorizado o defeito 3505 "sistema de incandescência".
Sistema de incandescência DDE5.0/5.1 (Euro5)
O sistema de incandescência é constituído pelos seguintes componentes:
•unidade de comando DDE
•unidade electrónica de comando da incandescência
•velas de incandescência de arranque rápido
•interface série de dados por bits (BSD) e fios eléctricos
Não está montado um relé da incandescência, tal como na DDE4.0.
As velas de incandescência de arranque rápido estão preparadas para uma tensão de 5,3 a 7,8 V. Também pode estar aplicada por instantes tensão da rede de bordo durante a incandescência de arranque.
As principais características diferenciadoras em relação aos sistemas de incandescência até agora aplicados são:
•a activação das velas de incandescência é efectuada modulada no tempo;
•a função do relé da incandescência é substituída por estágios finais electrónicos na unidade de comando da incandescência;
•a implementação de uma função de incandescência de emergência;
•a aplicação de velas de incandescência de arranque rápido;
•cada um dos quatro circuitos de incandescência está individualmente apto para o diagnóstico.
Para a verificação do sistema de incandescência existem dois cabos de adaptação:
•de 1 pino, número de encomenda 13 6 470
•de 12 pinos, número de encomenda 13 6 460
em conjunto com a caixa de medição de 26 pinos, número de encomenda 61 1 459
Função
A unidade de comando da incandescência montada comunica com a unidade de comando DDE através do interface série de dados por bits.
A potência calorífica necessária é determinada pela unidade de comando DDE em função dos seguintes valores operativos:
•temperatura do líquido de refrigeração
•Tensão da rede de bordo
Dois outros valores operativos influenciam a activação e desactivação da incandescência:
•número de rotações
•débito de injecção
A unidade de comando DDE envia o pedido de potência calorífica à unidade de comando da incandescência através do interface série de dados por bits. A unidade de comando da incandescência converte o pedido e activa as velas de incandescência com um sinal modulado em duração. Além disso, a unidade de comando da incandescência reenvia informações de diagnóstico e de estado à DDE.
Incandescência
Abaixo de uma temperatura do líquido de refrigeração de 25°C já é feita pré-incandescência de 0,5 seg. À medida que a temperatura diminui, o tempo de incandescência aumenta até a um máximo de 2,7 seg. no caso de temperaturas do líquido de refrigeração inferiores a -25°C.
A activação da indicação de incandescência no instrumento combinado só é efectuada no caso de temperaturas do líquido de refrigeração inferiores a 0°C.
Incandescência retardada
Depois do arranque do motor, abaixo de uma temperatura do líquido de refrigeração de 30°C, realiza-se uma incandescência retardada em função da temperatura, para melhorar o comportamento do ralenti e da emissão dos gases de escape.
Incandescência de prontidão de arranque
Se, passado o tempo do pico de incandescência, o motor não for posto em marcha, e se a ignição se mantiver ligada, realiza-se durante cerca de 10 seg. uma incandescência de prontidão de arranque.
Localização de defeitos
A unidade de comando DDE monitoriza a comunicação com a unidade de comando da incandescência. A unidade de comando DDE memoriza, no caso de uma avaria no interface série de dados por bits, o seguinte defeito:
•4203, unidade de comando da incandescência, nenhuma comunicação através do interface série de dados por bits
A unidade de comando da incandescência monitoriza a activação de cada uma das velas de incandescência e pode nessa ocasião identificar os seguintes defeitos, memorizando-os separadamente para cada vela de incandescência:
•curto-circuito à massa
•descontinuidade
•sobreaquecimento do estágio final
Quando a unidade de comando da incandescência tiver identificado um defeito, esta comunica-o à unidade de comando DDE, que regista o defeito na memória de falhas.
Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder