Soluços ao acelerar - 525tds E39 de 1996

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
frechaut
Membro Iniciado
Registado: 09 set 2009, 13:54
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1996/04

Soluços ao acelerar - 525tds E39 de 1996

Mensagem por frechaut »

Após ler com atenção vários tópicos em vários foruns decidi partir para aventura da limpeza da MAF, mas vamos começar do principio....

O meu 525tds de 1996 está a ter problemas a desenvolver quando acelero parece soluçar e passados 2 ou 3 soluços lá dispara e desenvolve.

Tive o cuidado de reparar se quando acontecem estes soluços o ponteiro do consumo instantaneo anda de forma irregular, porque segundo apurei seria um sintoma q a MAF teria dado o berro, mas não, ou seja, o ponteiro continua sempre a subir quando tenho o pé no acelerador.

Ainda assim decidi limpar a MAF e (devo dizer q NÃO É PRECISO SER UM ENGENHEIRO PARA O FAZER, É MESMO FÁCIL!!) reparei q estava cheia de oleo por fora e por dentro da peça.

Após fazer a limpeza à MAF, pareceu-me q o carro estava mais solto, nada do outro mundo, mas continua a soluçar embora q um pouco menos.

O q notei mesmo foi uma especie de assobiu por volta das 2000/2500rpm, coisa q já não ouvia à muito tempo.

A minha questão é:

- Após limpar a MAF deve-se apagar qualquer tipo de erro q possa estar registado na centralina ou onde quer q seja?

- A continuar estes soluços, devo comprar outra MAF?

- O problemas de soluços do meu carro será mesmo da MAF ou poderá ser outra coisa?

Abraço a todos
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Soluços ao acelerar - 525tds E39 de 1996

Mensagem por marco pires »

-não, não é necessário limpar qualquer erro ou levar o carro à maquina após limpar-se a MAF.

- comprar uma MAF nova pode ou não resolver o problema, tens a certeza que o problema é da MAF? levaste o carro à maquina e detectou algum erro na MAF? , é que sem saberes se o problema é mesmo dai é estares a gastar dinheiro à toa.

- tal como disse no outro ponto, poderá ser ou não da MAF, se a MAF estiver avariada não vale de nada teres feito a limpeza, só mesmo com uma nova.
uma MAF avariada tem como sintomas a perda de rendimento, dificuldade em ganhar velocidade, aumento dos consumos, funcionamento irregular do motor em aceleração, soluços em aceleração principalmente am rotações mais altas, dificuldade ou impossibilidade de atingir a velocidade máxima ou até mesmo impossibilidade de atingir velocidades normais em auto estrada (150-160 km/h).
uma MAF avariada poderá apresentar estes sintomas todos ou só um dele, poderá apresentar os sintomas sempre ou uma vezes sim outras vezes não.

visto ser um 2.5tds e sendo este um motor com uma bomba injectora problemática, tenho sempre que perguntar qual o estado da mesma bem como apontar tambem o injector piloto, é que ambos podem ser uma das origens do problema para alem da MAF.

a melhor e unica forma de teres uma certeza é levares o carro à maquina para um diagnóstico, andar a comprar peças avulso e sem saber ao certo a origem é estar a deitar dinheiro fora.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Óleo na MAF? Fala disso...tens a admissão cheia de óleo?
Imagem

frechaut
Membro Iniciado

Mensagem por frechaut »

Realmente os soluços não são uma constante, as vezes soluça por um segundo ou 2 e outras vezes anda como se nada estivesse acontecer...

Sim tenho a admissão suja de oleo...ao retirar a MAF para limpar notei q do respiro (não sei se é bem isto q devo querer dizer) do motor pinga oleo em quantidades consideráveis tendo em conta q nao devia dali sair nada, a ponto de ter a zona do turbo cheia de oleo e na IPO acharem q o turbo é que está a perder oleo, a MAF com oleo e tudo q esteja ali à volta tinha oleo.

Não sei se é pertinente mas costumo fazer as revisões de 10000km em 10000km vá no maximo 15000km em 15000km e tenho usado sempre Visco 7000 10w40 mas nesta ultima foi o Visco 5000 10w40 e um pouco antes de atingir os km para a revisão adiciono tipo 1lt ou 2lt de oleo. É normal?

À 2 semanas pus um intercooler novo pq o velho estava carregadinho de oleo (devido a uma colisão q tive à uns anos, onde a batida foi exatamente na zona do intercooler) até pingava para o chao sempre q o carro estava parado.

Relativamente à bomba injectora a unica coisa q te sei dizer marco pires é q aqui à coisa de 4 anos mandei-a reparar pq segundo o mecanico tinha um problema qualquer e era necessário repara-la. Poderá ser a bomba injectora outra vez?
Imagem

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

Então se o intercooler enche de óleo da passagem pelo turbo, não achas boa ideia rectificar o turbo e acabar com essa obstrução na admissão?! Não é normal 1 a 2 litros de óleo entre mudas.
Imagem

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Isso esta a gastar muito oleo ainda para mais 10w40 (semi sintético), eu uso 5w40 ás vezes 0w40 e gasta meio litro em 14/15 mil kms por vezes nem tanto.

Quanto ao óleo que escorre do respiro da tampa das válvulas nestes carros é normal, escorre sempre algum por ali, aquilo está mal desenhado fica escondido pela caixa do filtro de ar e cai para a zona do turbo.

frechaut
Membro Iniciado

Mensagem por frechaut »

525_tds Escreveu:Isso esta a gastar muito oleo ainda para mais 10w40 (semi sintético), eu uso 5w40 ás vezes 0w40 e gasta meio litro em 14/15 mil kms por vezes nem tanto.

Quanto ao óleo que escorre do respiro da tampa das válvulas nestes carros é normal, escorre sempre algum por ali, aquilo está mal desenhado fica escondido pela caixa do filtro de ar e cai para a zona do turbo.
Quer isso dizer q é normal então esse escorrer de oleo....e relativamente ao soluçar ao acelerar tens alguma teoria?
Imagem

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

frechaut Escreveu:
525_tds Escreveu:Isso esta a gastar muito oleo ainda para mais 10w40 (semi sintético), eu uso 5w40 ás vezes 0w40 e gasta meio litro em 14/15 mil kms por vezes nem tanto.

Quer isso dizer q é normal então esse escorrer de oleo....e relativamente ao soluçar ao acelerar tens alguma teoria?
Isso pode ser muita coisa, o ideal é fazeres um diagnostico.

frechaut
Membro Iniciado

Mensagem por frechaut »

O melhor entao sera levar o carro a uma Bosch Car Service né?? Lá vao esses animais (aqui em massama sao!!!) comer-me 30eur :sss
Imagem

frechaut
Membro Iniciado

Mensagem por frechaut »

Pessoal ontem, em andamento, reparei uma vez mais no ponteiro de consumo instantaneo e sempre q o carro soluçava ao tentar acelarar o ponteiro recuava e avançava. Tem acontecido tambem por o pé a fundo do acelerador e simplesmente parece q o turbo nao dispara, ou seja, o carro vai até ao redline mas devagar devagarinho.... q sera isto??
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

frechaut Escreveu:Pessoal ontem, em andamento, reparei uma vez mais no ponteiro de consumo instantaneo e sempre q o carro soluçava ao tentar acelarar o ponteiro recuava e avançava. Tem acontecido tambem por o pé a fundo do acelerador e simplesmente parece q o turbo nao dispara, ou seja, o carro vai até ao redline mas devagar devagarinho.... q sera isto??
Já me aconteceu, o erro era no regulador de pressão do turbo.
MAs depois passou, nunca mais aconteceu
Imagem
Imagem :(

Responder

Voltar para “Série 5”