Ajuda a localizar a VP44

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Re: Ajuda a localizar a VP44

Mensagem por cap »

Muito bem, vamos por partes (relembrando que referiste os 150cv como sendo o máximo fiável para o motor, sem referir hardware [periféricos]):
marco pires Escreveu:potencia em excesso= aumento de pressão que pode partir o bloco,nomeadamente na separação entre os cilindros.
Conheces algum caso em que isso tenha acontecido? Para fazer mais que os 150/155cv que o hardware stock permite, não é preciso exceder a peak cilinder pressure dessa mesma configuração. É tudo uma questão de afinação.
o aumento da pressão acelera as rotações do turbo,se exceder os 850º,turbo para as couves.
O turbo gt1749v do 150 encaixa lá que é um mimo e a fazer 1.4Bar de boost (pressão stock no motor 150) fazem-se 170/180cv. Turbo este que pode andar facilmente durante algum tempo a levar com EGTs para cima desses 850º (atenção que existe uma coisa chamada inércia térmica). O turbo não aquece pela sua rotação, aquece pela temperatura de gases de escape. A combinação entre temperatura e rotação excessiva é que poderá ajudar ao empeno do veio e consequente falha mas nesta configuração ficam ambas em níveis perfeitamente aceitáveis.
prolongar a injecção aumenta a quantidade de combustivel a cada curso do pistão e a temperatura,em excesso vai simplesmente fundir a peça=pistões nas couves.
Mais uma vez, não me lembro de ouvir algum relato de pistão derretido em 136 por carga e para 170/180cv usam-se tempos de injecção inferiores ao de uma repro para 150/155cv com hw stock.
se juntares a isto a embreagem e o volante do motor que "adoram" este tipo de repros esticadas ao limite,tens uma bela sinfonia de enterro de um carro que já era.
A embraiagem reforçada pode fazer parte do "lote" de investimento mas nem é estritamente necessário, felizmente temos electrónicas onde podemos afinar a coisa "ao pintelho" e não exagerar no binário que é o que derrete embraiagens.

Cenário:

Motor 136 + turbo GT17 do 150 a 1,4Bar + bicos, para já deixamos o sensor map e a embraiagem de lado. Não temos nenhuma configuração destas por aqui porque "quer-se sempre mais".

Com afinação minunciosa da ecu, consegue-se fazer uma "recta de binário" de digamos.. 320nm. Muitos dos que andam aí só com repro excedem este valor. Ora com 320nm às 4000rpm temos 180cv e a embraiagem pode muito bem continuar a de origem desde que esteja em condições, estamos a falar de 40nm a cima do valor declarado pela marca para o motor stock. 180cv já é bem para cima de 150 e estes valores atingem-se com tempos de injecção perfeitamente razoáveis, pressão de origem para o turbo em questão (que na verdade até vai rodar qq coisa menos pois alimenta menos ~50cc) e nem é preciso tocar no avanço de injecção. Não há nesta configuração nenhum componente que esteja esticado ao limite.

Onde quero chegar é: tal como no 150, o 136 também tem uma tolerância boa para aumentos de potência no que ao bloco toca.. Só de repro não é possível grandes voos por 2 motivos muito simples: limitação do turbo e da injecção.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

ora,ora,estava eu a falar de uma repro simples,não estava a falar em mudar de turbo,mudar para uma embraigem reforçada(nada confortáveis).
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Mas com repro nesse motor não é que não fique fiável para cima dos 150/155cv.. Simplesmente não os faz. Pode-se pedir na electrónica por exemplo 100mgr de gasóleo (que é um valor absurdo para o ar que o turbo stock lá mete) e acontece uma coisa muito simples: Elas não são injectadas. Não é uma questão de falta de fiabilidade para cima dos 150/155cv.. É simplesmente o motor não os produzir.

Mas pronto, assim sendo um estava a falar de alhos e outro de bogalhos.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

eu disse isso mesmo na resposta que dei logo antes deste nosso debate,o motor não tem grande margem de progressão partindo unicamente dos componentes originais e sem mudar nada.
por exemplo,eu conheço pessoas que conseguiram colocar 250cv num 530d 193cv,aliás,o dono da turbotec tem um 330d E46 com 250cv mexido por ele e só com repro,sem mudar rigorosamente nada,estamos a falar de mais de 50cv alem do stock e só com repro.
num 320d 136cv é impossivel isso sem mexer em mais nada,caso contrário e se tivesse a mesma capacidade de um 3.0d,conseguiria chegar aos 180cv só a mexer na centralina e sem mudar o turbo. :wink1
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Bom, assim sendo só metade desse tal post é que faz sentido.. Efectivamente não dá para passar quase nada dos 150cv em configuração original de hardware mas ao tentar, não perde fiabilidade.. Simplesmente não acontece nada. A menos que alguém se ponha a dar pressão de turbo à parva só porque sim, quando não vai servir de nada. Mas isso seria pura e simplesmente estúpido e alguém que fizesse isso não devia nunca chipar um carro. :silenced

250cv num e39 530d parece-me possível, embora para os fazer num banco bom tenha que ser uma electrónica um bocado "corda ao pescoço", embora pense ser possível. Medido no banco da turbotec não me admira muito pois infelizmente esse banco é muito "amigo do tuner". :|

Os 30d têm todos alguma margem pois são todos common rail, o "problema" dos 136 é mesmo a bomba VP44 que é muito curta em termos de evolução. Um 30d 204cv com uma repro bem puxada faz cerca de 50% de potência extra em relação aos 204cv declarados.
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

para alem de curta é uma bela trampa de bomba.
tenho um amigo que tem um opel vectra 2.2 com essa bomba e ficou a pé no algarve,simplesmente no outro dia de manha não pegou mais,2000€ por uma bomba dessas na opel :susto
[email protected]

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Tenho seguido atentamente o vosso debate bastante informativo, e decidi desistir definitivamente de box. Para além da dificuldade em instalar é normalmente mais cara (falo das boxes com certificação TUV). Assim, estou a pesquisar o mercado nacional de repros e estou tentado a fazer uma visita a PKE, que foi recomendada por um colega meu. Eles têm um "produto" chamado EconomyPlus que mete o meu com os mesmo 136cv mas com 310Nm. A única diferença em termos de potência seria nas baixas e médias rotações onde teria em média cerca de 10cv a mais.
cap, o turbo gt1749v do 150cv encaixa no 136cv sem precisar de nenhuma alteração? Quais seriam as consequências de instalar esse turbo no 136cv sem fazer repro? Um turbo gt1749v proveniente de um carro de outra marca pode encaixar no 136cv?

Relativamente ao vosso debate queria adicionar a possibilidade de montar um intercooler maior e uma linha de escape mais larga. Essas alterações, somadas com a do turbo e dos injectores deve meter o 136cv como uma bomba da 200cv ou mais.
Última edição por rafias em 14 jan 2011, 23:06, editado 1 vez no total.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

o turbo fica limitado pelo mapeamento do software,por isso penso que ao instalares o turbo precisas de alterar os valores da centralina.

um intercooler maior garante-te um desempenho superior do turbo,por isso é uma mod boa.
[email protected]

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Para instalar o turbo gt1749v no motor 136, apenas é preciso alterar a saída de ar da tampa compressora que liga ao tubo que vai para o intercooler, é a única diferença entre os dois (a nível de "encaixes", entenda-se). No entanto, a menos que estejas a ponderar algo mais que a repro, mais vale deixares lá estar o turbo de origem, pois chega para a injecção stock e tem menor inércia, "pega mais cedo". Se nem fores fazer repro, é de todo uma mod a descartar pois o carro fica mais lento em baixas sem haver nenhum ganho notório.

Linha de escape mais larga nunca precisas a menos que vás para uma coisa mais extremista como montar um turbo GT22 para passar qualquer coisa dos 200cv (210, 220). Intercooler maior é sempre boa politica mesmo que queiras ficar pelos ~200cv, sendo no entanto facultativo. Para 200cv o cocktail é: turbo + bicos + sensor map + intercooler (se quiseres) + embraiagem.
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Apenas estava a ponderar essas opções, que certamente ficarão para outras núpcias quando tiver mais €€€€. Mas por agora, até seria bastante simpático que a minha carroça desenvolvesse os 150cv e os 310Nm por via de uma simples repro.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

Boas está interessante este tópico, ( e hoje acordei inspirado) mas sinceramente ainda não consegui chegar a nenhum consenso pois cada qual diz uma coisa, pleo que me apercebi; sem duvida alguma que com uma repro se conseguem mais cavalos do que com uma box (estou a lembrar qua a Schnitzer tem uma box que dava +22cv e 60nm, que será a mais fiável para os 136cv.
http://preisliste.ac-schnitzer.de/acs_k ... ID_NR=1896
agora a nivel de repros exisetm para todos os "gostos e paladares" e qual qual sabe de si e que a fiabilidade quer, potencias não estou bem dentro mas segundo os entendidos "sacam-se" bem mais de 155cv e mantendo a fiabilidade do mesmo, as rotações e as temperaturas de trabalho dos turbos são todas as mesmas (dentro das mesmas pressões) a questão dos gases (pressão) que é gerada no bloco tem uma peça que está montada na tampa de valvulas e se andar limpa não tem problemas, (a função dela é essa):
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
por isso os turbos partem, mas não conheço muitos casos de GT1549V a partirem mas sim as 1ªs series de GT1749V até Agosto/2003 Refªs 717748, a partir dos 750431 a bm diz que não dão problemas (o mal era a mola da valvula) agora em relação á fiabilidade do bloco M47 para o M47TU eu não tenho dúvidas de qual será o mais fiável, mas depende do tratamento dado pelo "tratador"., acho que o dircurso já vai longo para um sábado de manhã, bom fds.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

JOFIMO, O problema do filtro do respiro do motor (breather) já conhecia. Na BMW aconselham substituir esse filtro a cada 60000Km. É uma operação que facilmente se pode fazer em casa.
Imagem

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Atenção às publicidades da treta. Uma box meter 22cv neste motor é de todo utópico.

Chama esses entendidos para virem aqui mostrar os mais de 155cv medidos num banco decente... Gostava de ver. :) Especialmente tendo em conta que referem boost de origem. É de rir.
Imagem

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

cap Escreveu:Atenção às publicidades da treta. Uma box meter 22cv neste motor é de todo utópico.

Chama esses entendidos para virem aqui mostrar os mais de 155cv medidos num banco decente... Gostava de ver. :) Especialmente tendo em conta que referem boost de origem. É de rir.
Viva são os dados da AC Snichzter e que eu tenha conhecimento são preparadores consagrados da BMW é só visitar o site deles, http://www.ac-schnitzer.de/ agora não vejo qual o problema dos 22cv e 60nm nos M47, se tu afirmas no teu 155kw, deve ser também de um banco decente penso eu.Cumps.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

marco pires
Moderador do Fórum

gostava mais de saber sobre isso do respiro do motor,e se mudam isso nas revisões na marca.
é que eu vou sempre à marca mas nunca pedi para mudar isso,e fico sem saber se mudam ou não nas revisões.

já agora,qual a função desse material?
[email protected]

Responder

Voltar para “Série 5”