BMW e34 VANOS

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: BMW e34 VANOS

Mensagem por marco pires »

BlackOpenAir Escreveu:Deixo aqui uma explicação resumida de como funciona o sistema VANOS e o Duplo-VANOS. Pode-se perceber que se tudo estiver a trabalhar como deve ser, os consumos bem como a curva de binário disponível desde as mais baixas rotações saem beneficiados em relação a um motor não-VANOS:

"O sistema VANOS (Variable Nockenwellen Steuerung) é uma tecnologia desenvolvida pela BMW que permite controlar o tempo de abertura das válvulas de admissão e, no caso do sistema Duplo VANOS, também o das válvulas de escape. Este sistema permite controlar a altura exacta a que as válvulas devem abrir tendo em conta as rotações do motor e a força exercida no pedal do acelerador. Como funciona? Explicado de uma forma simples, o que controla a entrada da mistura combustível/ar e posteriormente a saída dos gases do motor, são as válvulas de admissão e de escape. Dentro do motor roda continuamente uma ou várias árvores de cames (camshafts) que possuem um came para cada válvula, e que ao rodar abre e fecha a válvula em função da posição do piston.
O sistema VANOS, controlado pelo sistema de gestão do motor, o que faz é controlar a velocidade de rotação da árvore de cames, dando até 6 graus de atraso ou de adiantamento ao tempo de rotação da mesma. Ao deslocar a árvore, pode-se conseguir abrir mais ou menos tempo as válvulas de admissão e dar o máximo de performance ao carro em todas as situações. Por exemplo, em baixas rotações as válvulas de admissão são abertas mais tarde, o que dá um trabalhar mais macio quando se pára o carro com o motor a trabalhar. A nas medias rotações as válvulas de admissão abrem muito mais cedo, dando mais binário e permitindo a recirculação dos gases de escape ainda dentro da câmara de combustão, o que reduz o consumo e as emissões poluentes. Quando a altas rotações, as válvulas voltam a abrir mais tarde, permitindo que mais energia possa ser gerada. Isto tudo num sistema VANOS simples.
No sistema Duplo VANOS, o tempo de abertura das válvulas de escape também pode ser controlado e adaptado a cada situação. As válvulas de escape podem abrir até mais 0.9 mm. E isso traz imensas vantagens. Uma delas é a faixa de rpm em que este sistema actua. Enquanto no VANOS simples era apenas em faixas muito estreitas de rpm, o Duplo VANOS actua sobre a maioria da faixa de rpm, o que permite um controlo ainda mais activo e preciso sobre o tempo de abertura das válvulas. Por exemplo, com um controlo mais refinado do tempo de abertura das válvulas de escape, é possível ter um maior controlo sobre a recirculação dos gases resultantes da combustão ainda dentro da câmara de combustão, gerindo a reciclagem desses mesmos gases e diminuindo a percentagem de combustível que não é completamente queimado. Isso aumenta a economia e diminui a emissão de poluentes, porque os gases estão mais tempo dentro da câmara de combustão. Para este sistema funcionar é necessária uma elevada pressão do óleo, de modo a mover as árvores de cames rápida e precisamente. Mais vantagens deste sistema são o aumento do binário a velocidades baixas e mais potência a velocidades elevadas. Um motor com Duplo VANOS tem um pico de binário 450 rpm mais baixo e um pico de potência 200 rpm mais alto do que um VANOS simples. Ainda, com este sistema, o binário não cai tão drasticamente após o pico de potência e tem uma curva melhorada entre as 1500 e as 3800 rpm. Quando o carro está parado mas com o motor a trabalhar, o sistema reduz a recirculação de gases ao mínimo, dando um trabalhar ainda mais suave e agradável ao motor. A velocidades moderadas, a recirculação de gases é aumentada ao máximo, aumentando a economia. Mas quando toda a potência é necessária, a altas velocidades, o sistema evita ao máximo a reutilização dos gases, dando aos cilindros o máximo de oxigénio possível de modo a facilitar a combustão."

BlackOpenAir,isso é o anuncio que bmw fez sobre os beneficios do sistema,em teoria seria assim no que aos consumos diz respeito,mas na pratica não é assim.

repara nos consumos de um 520i sem vanos e com a mesma potencia de 150cv: 6.9L / 8.5L / 13.9L / -L

fonte: http://www.ultimatespecs.com/car-specs/ ... -520i.html

agora repara num 520i com os mesmos 150cv mas com vanos: 7.2L / 8.7L / 12.9L / 8.9L (26 mpg)

fonte: http://www.ultimatespecs.com/car-specs/ ... -520i.html

em ultima instancia consegues poupar em auto estrada e muito pouco,contudo e tendo em conta a normal utilização que se faz de um carro,que não é andar desde a porta de casa até ao destino sempre em auto estrada,a conclusão é que gasta sempre mais,e não tivesse eu experiencia própria disso mesmo.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

BlackOpenAir
Membro Junior
Registado: 23 dez 2009, 22:13
O meu Carro:: 318i cabrio E36 328i sedan E46

Mensagem por BlackOpenAir »

marco pires Escreveu:BlackOpenAir,isso é o anuncio que bmw fez sobre os beneficios do sistema,em teoria seria assim no que aos consumos diz respeito,mas na pratica não é assim.
Aquele texto que eu anteriormente postei não é da BMW, embora para ser sincero já não me lembre onde o fui buscar.
Mas deixo aqui um novo texto e o respectivo link para poderes ver que não é markting da BMW:

"VANOS is a combined hydraulic and mechanical camshaft control device managed by the car's DME engine management system. The VANOS system is based on a discrete adjustment mechanism that can modify the position of the intake camshaft versus the crankshaft. Double-VANOS adds continuous adjustability to the intake and exhaust camshafts.
VANOS operates on the intake camshaft in accordance with engine speed and accelerator pedal position. At the lower end of the engine-speed scale, the intake valves are opened later, which improves idling quality and smoothness. At moderate engine speeds, the intake valves open much earlier, which boosts torque and permits exhaust gas re-circulation inside the combustion chambers, reducing fuel consumption and exhaust emissions. Finally, at high engine speeds, intake valve opening is once again delayed, so that full power can be developed. VANOS significantly enhances emission management, increases output and torque, and offers better idling quality and fuel economy.
VANOS was first introduced in 1992 on the BMW M50 engine used in the 5 Series."

http://en.wikipedia.org/wiki/VANOS
marco pires Escreveu:em ultima instancia consegues poupar em auto estrada e muito pouco,contudo e tendo em conta a normal utilização que se faz de um carro,que não é andar desde a porta de casa até ao destino sempre em auto estrada,a conclusão é que gasta sempre mais,e não tivesse eu experiencia própria disso mesmo.
Acho muito estranho o sistema VANOS fazer aumentar os consumos.
Primeiro porque não faz sentido a BMW gastar tantos recursos a desenvolver um sistema complexo, essencialmente com a intensão de diminuir os consumos, e o resultado ser exactamente o contrário.
Em segundo lugar, parece-me consensual que a grande vantagem do sistema VANOS é conseguir aumentar o binário disponivel nas baixas e médias rotações, o que devia resultar, tal como nos diesel em que uma boa dose de binário está disponivel desde muito cedo, numa poupança de combustivel.

Já agora, como é que tens experiência disso mesmo? Já tiveste um 520i com VANOS?
BMW E36 318i Cabrio de 1994 115 cv.
BMW E46 328i Sedan de 1998 193 cv.
--------------Off-topic--------------
VW Golf IV 1.4 5 portas de 2002 75 cv. (GPL)
Opel Vectra C 1.8 Caravan de 2005 122 cv. (GPL)

marco pires
Moderador do Fórum

eu tenho um 520i com vanos.

está na minha assinatura.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

BlackOpenAir
Membro Junior

marco pires Escreveu:eu tenho um 520i com vanos.

está na minha assinatura.
Porra baralhei-me. :wall
Mas então a pergunta é "Já agora, como é que tens experiência disso mesmo? Já tiveste um 520i sem VANOS?"

mota_91
Membro Juvenil
Registado: 29 abr 2011, 13:21
O meu Carro:: BMW 525i e34 M50b25 - 92

Mensagem por mota_91 »

manuel s. sou do porto... BleckOpenAir eu conheço o sistema e sei como funciona so nao sei se a nivel pratico seja tal a diferença que compense ter um vanos pois o marco diz q consome mais com vanos! bem acho qe tenho que experimentar mesmo os dois para saber como responde em relaçao a andamento! ;)
Imagem
Pleasure Machine
Citroen Visa 1.0_87
Toyota Corolla 1.8van_90
BMW 525i_92
Honda Civic 1.5lsi_93
Citroen Saxo 1.1_04
Land Rover Range Rover Classic 2.5TD_91

marco pires
Moderador do Fórum

ter não tive,não era meu,mas andei uma semana com um a fazer cerca de 100km/h por dia,e gastava mais combustivel do que o meu.

se reparares nos consumos oficiais que eu indiquei na mensagem mais acima,só em AE é que o vanos consome menos,porque o sem vanos e com a mesma potencia consome menos.

uma vez mais aqui fica:

520i 150cv sem vanos: 6.9L / 8.5L / 13.9L / -L

520i 150cv com vanos: 7.2L / 8.7L / 12.9L / 8.9L (26 mpg)
[email protected]

marco pires
Moderador do Fórum

mota_91 Escreveu:manuel s. sou do porto... BleckOpenAir eu conheço o sistema e sei como funciona so nao sei se a nivel pratico seja tal a diferença que compense ter um vanos pois o marco diz q consome mais com vanos! bem acho qe tenho que experimentar mesmo os dois para saber como responde em relaçao a andamento! ;)

isso é a melhor coisa que fazes,experimentar para veres o que te agrada mais. :wink1
[email protected]

BlackOpenAir
Membro Junior

marco pires Escreveu:ter não tive,não era meu,mas andei uma semana com um a fazer cerca de 100km/h por dia,e gastava mais combustivel do que o meu.
Queres dar comigo em doido...? :scary

Então se o teu tem VANOS, e dizes que andas-te com um sem VANOS que gastava mais do que o teu, em que é que ficamos? :think

marco pires
Moderador do Fórum

é a p*t* da loucura :lol1 :lol1

baralhei-me tambem :susto

onde está "mais",deve-se ler "menos".
[email protected]

martini90
Membro Iniciado
Registado: 27 jul 2011, 09:32
O meu Carro:: bmw 530i e39 92

Mensagem por martini90 »

boas alguem percisa de um disco de embraigem para um 525i e34 se percisarem diga me obrigado!!

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!

Mensagem por Manuel S. »

estas a vender? esse esta novo? posso saber quem queira ;)
Imagem Imagem

armandodac
Membro Iniciado
Registado: 20 abr 2010, 22:40
O meu Carro:: BMW 520i 1989

Mensagem por armandodac »

eu tenho um 520i 150cv sem vanos e faz me mais ou menos essas medias 13.9 :S

Manuel S.
Membro Gold
Registado: 19 out 2009, 14:46
O meu Carro:: ::::: é de mão!