aquecimento motor
Moderador: Staff
- l_brito
- Membro Juvenil
- Registado: 05 fev 2008, 10:14
- O meu Carro:: bmw 525tds E-39
Re: aquecimento motor
obrigado jofimo. grande amigo sempre pronto a ajudar.
mas diz-me aquilo nao e precisa de abrir a tampa do deposito ou assim? ele vai parar de sair gasoleo?
resumindo desaperto outra vez o parafuso que nao esta bem apertado deixo sair aquele gasoleo que sai, e aperto outra vez e nao ha problema.
claro depois com os passos que me deste.
mas diz-me aquilo nao e precisa de abrir a tampa do deposito ou assim? ele vai parar de sair gasoleo?
resumindo desaperto outra vez o parafuso que nao esta bem apertado deixo sair aquele gasoleo que sai, e aperto outra vez e nao ha problema.
claro depois com os passos que me deste.
cumprimentos
bmw 525tds E-39
bmw 525tds E-39
- 525_tds
- Membro Gold
- Registado: 15 mar 2005, 22:56
- O meu Carro:: BMW
Isso é o separador de água do gásoleo que o filtro tem, por acaso o meu não tem o filtro é selado.l_brito Escreveu:estou com um problema.
armei-me em xico esperto e meti na cabeca em mudar o filtro do gasoleo,entao eu comprei um e hoje comecei a olhar para o carro para o tal dito filtro, (devia ir a uma oficina), mas comecei a mexer e desapertei sem "querer" aquele parafuso rosca de plastico que tem por baixo e comecou a deitar gasoleo por ai, meti logo no sitio mas agora nao consigo apertar bem.isto para dizer que nao mudei nada, apenas desapertei esse parafuso. fiz asneira? sera que sangra o caro e depois ele nao trabalha? ainda nao meti a trabalhar derivado ao parafuso nao estar a apertar bem, (estou atrapalhado) nao sei se faz mal.
deem ai umas dicas e se fiz asneira ou talvez nao muito.meto-me em aventuras.
Para tirar o filtro é só desenroscar (no sentido inverso do ponteiro do relogio) tens de usar uma chave como esta:
Depois metes o novo, rodas a chave para a Posição II e deixas assim um minuto, até purgar o sistema, dás à chave ele vai ficar a soluçar uns segundos mas passa-lhe logo e tá feito.
- l_brito
- Membro Juvenil
525_tds Escreveu:Isso é o separador de água do gásoleo que o filtro tem, por acaso o meu não tem o filtro é selado.l_brito Escreveu:estou com um problema.
armei-me em xico esperto e meti na cabeca em mudar o filtro do gasoleo,entao eu comprei um e hoje comecei a olhar para o carro para o tal dito filtro, (devia ir a uma oficina), mas comecei a mexer e desapertei sem "querer" aquele parafuso rosca de plastico que tem por baixo e comecou a deitar gasoleo por ai, meti logo no sitio mas agora nao consigo apertar bem.isto para dizer que nao mudei nada, apenas desapertei esse parafuso. fiz asneira? sera que sangra o caro e depois ele nao trabalha? ainda nao meti a trabalhar derivado ao parafuso nao estar a apertar bem, (estou atrapalhado) nao sei se faz mal.
Para tirar o filtro é só desenroscar (no sentido inverso do ponteiro do relogio) tens de usar uma chave como esta:
Depois metes o novo, rodas a chave para a Posição II e deixas assim um minuto, até purgar o sistema, dás à chave ele vai ficar a soluçar uns segundos mas passa-lhe logo e tá feito.
nao da para desapertar e apertar a mao? eu nao tenho essa chave.

cumprimentos
bmw 525tds E-39
bmw 525tds E-39
- 525_tds
- Membro Gold
Apertar dá, agora desapertar depende de quem apertou o antigo...l_brito Escreveu:525_tds Escreveu:Isso é o separador de água do gásoleo que o filtro tem, por acaso o meu não tem o filtro é selado.l_brito Escreveu:estou com um problema.
nao da para desapertar e apertar a mao? eu nao tenho essa chave.![]()
Uma chave destas é barata até os chineses têm.
- l_brito
- Membro Juvenil
resolvido.
obrigado a todos sao uns grandes amigos (apesar de nao os conhecer pessoalmente) mas sao grandes... muito obrigado.
agora uma coisa que me estranha, tinha e tubos soltos mas ja estavam e nao sei bem de onde sao. andei a ver e onde pareciam eu meti e o carro trabalha. mas nao tenho a certeza se estao bem no sitio, era um vermelho e preto, e o outro todo preto.
faz parte dessa parte onde estava o filtro. alguem me consegue mandar uma foto mesmo dos vossos para eu ver se os meus estao bem orientados no sitio certo?
obrigado a todos sao uns grandes amigos (apesar de nao os conhecer pessoalmente) mas sao grandes... muito obrigado.
agora uma coisa que me estranha, tinha e tubos soltos mas ja estavam e nao sei bem de onde sao. andei a ver e onde pareciam eu meti e o carro trabalha. mas nao tenho a certeza se estao bem no sitio, era um vermelho e preto, e o outro todo preto.
faz parte dessa parte onde estava o filtro. alguem me consegue mandar uma foto mesmo dos vossos para eu ver se os meus estao bem orientados no sitio certo?
cumprimentos
bmw 525tds E-39
bmw 525tds E-39
- 525_tds
- Membro Gold

Que tubos?
- l_brito
- Membro Juvenil
Então e assim na parte onde está o filtro por cima. Deste lado meti os dois vermelhos mas um de lado e outro por baixo mas não sei se e assim a ordem. Do outro lado tinha mais 2 soltos. Um que vem da parte do motor e outro que vem de outro tubo ali ao lado.
e difícil explicar.

cumprimentos
bmw 525tds E-39
bmw 525tds E-39
- l_brito
- Membro Juvenil
Em relação aos tubos eu vou postar aqui uma foto como estao ligados os meus. quase 100€ pelos simbólicos inferiores e ssuperiores esta bom o preço? Quanto demora um mecânico a montar? E ja agora amigos o que e, termostato? Onde se situa? Isso e caro? Lol.
cumprimentos
bmw 525tds E-39
bmw 525tds E-39
- 525_tds
- Membro Gold
O que queres dizer com "simbólicos"?l_brito Escreveu:Em relação aos tubos eu vou postar aqui uma foto como estao ligados os meus. quase 100€ pelos simbólicos inferiores e ssuperiores esta bom o preço? Quanto demora um mecânico a montar? E ja agora amigos o que e, termostato? Onde se situa? Isso e caro? Lol.
O termostato está logo a seguir a tubo que vai do radiador está entre o tubo e o bloco. Um termostato da behr (original) custa uns 25 euros convém trocar também o o´ring.
- l_brito
- Membro Juvenil
Queria dizer sinoblocos.
Peco desculpa. se puderes ajudar sobre isto. de quantos klm em quantos e que se deve mudar o termostato? Isso do rim e caro? ha maneira de ver se realmente o termostato abrir ou nao? E que nao sei se ele colou na outra vez, para aquecer. e agora nunca mais aconteceu mas ando com medo claro.

cumprimentos
bmw 525tds E-39
bmw 525tds E-39
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Rim ?l_brito Escreveu:Queria dizer sinoblocos.Peco desculpa. se puderes ajudar sobre isto. de quantos klm em quantos e que se deve mudar o termostato? Isso do rim e caro? ha maneira de ver se realmente o termostato abrir ou nao? E que nao sei se ele colou na outra vez, para aquecer. e agora nunca mais aconteceu mas ando com medo claro.
Vais fazer um transplante ? hehehehehe
jmcdpereira
PS: Desculpa, não resisti, lol
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Não te metas a inventar, leva o carro a um mecânico de confiança....para não "borrares a pintura" :lol1l_brito Escreveu:Queria dizer sinoblocos.Peco desculpa. se puderes ajudar sobre isto. de quantos klm em quantos e que se deve mudar o termostato? Isso do rim e caro? ha maneira de ver se realmente o termostato abrir ou nao? E que nao sei se ele colou na outra vez, para aquecer. e agora nunca mais aconteceu mas ando com medo claro.
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
- 525_tds
- Membro Gold
Eu se fosse a ti jogava pelo seguro, trocava a bomba de àgua o termostáto e anticongelante da bmw diluido com àgua destilada e ficava descansado.l_brito Escreveu:Queria dizer sinoblocos.Peco desculpa. se puderes ajudar sobre isto. de quantos klm em quantos e que se deve mudar o termostato? Isso do rim e caro? ha maneira de ver se realmente o termostato abrir ou nao? E que nao sei se ele colou na outra vez, para aquecer. e agora nunca mais aconteceu mas ando com medo claro.
Ficavas com o sistema de refrigeração revisto para muitos anos/kms.
Não sei quantos kilometros tem o teu carro, se calhar até tem o termostato de origem, o meu troquei-o quando tinha 170 mil kms já ficava um pouco aberto, o que fazia com que o carro andasse nos 80º, agora com o novo trabalha nos 90-95 que é assim que deve ser. Mas a bomba já a tinha trocado antes, troco a cada 80-90 mil kms por precaução.
- l_brito
- Membro Juvenil
Entao e quando trocas a bomba ou o termostato ou as duas coisas, fica-te em que preço?
Se calhar tenho mesmo de fazer isso... tenho uma factura tenho de ver a data, ou seja acho que a bomba ja a mudei a coisa de 4anos na bmw, mas so fiz cerca de 40mil klm. e carro de fim de semana anda pouco. o termostato de facto nao sei se realmente e o de origem ou nao.
Amigo jofimo, acho que vou seguir a tua dica.
Se calhar tenho mesmo de fazer isso... tenho uma factura tenho de ver a data, ou seja acho que a bomba ja a mudei a coisa de 4anos na bmw, mas so fiz cerca de 40mil klm. e carro de fim de semana anda pouco. o termostato de facto nao sei se realmente e o de origem ou nao.

cumprimentos
bmw 525tds E-39
bmw 525tds E-39
- 525_tds
- Membro Gold
A ultima vez troquei em casa.l_brito Escreveu:Entao e quando trocas a bomba ou o termostato ou as duas coisas, fica-te em que preço?
Peças:
bomba de água da meyle com pás metálicas: 65 euros
termostáto da behr (original) 34 euros
o´ring do termostato 1.15 euros
Anticongelante bmw 1,5lit 12 euros
Preços com iva
Como podes ver em material até nem é caro.
E também não é complicado só precisas de ter uma chave para trancar a polie da bomba para poderes desapertar a ventoinha da viscosa (rosca esquerda), tiras a correia dos acessórios, a cobertura plástica do radiador, tira-se os 4 parafusos da polie da bomba desaperta-se a bomba e troca-se. o termostato é desapertar a caixa que tá presa ao tubo que vai do radiador e ao bloco tirar o velho e meter o novo com o´ring novo, depois é montar tudo pela ordem inversa. (acho que não me esqueci de nada).