ajudem-me no meu 523i
Moderador: Staff
- manuVTI
- Membro Juvenil
- Registado: 26 out 2009, 18:29
- O meu Carro:: BMW 523i e39
Re: ajudem-me no meu 523i
Obg navigator... vou fazer isso.ha algum produto de limpesa pos sencores?
Só há duas marcas de carros BMW e os outros todos:-)
Emmanuel Medeiros
Emmanuel Medeiros
- manuVTI
- Membro Juvenil
mais uma vez obrigado navigator.vou tratar disso e depois vejo o resultado. vou fazer isso nas 4 rodas... 

Emmanuel Medeiros
Emmanuel Medeiros
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Bem então posso falar um pouco do meu 523i...
O meu já vai na terceira unidade de controlo do ABS (se procurarrem nos foruns vão ver que isso é mt frequente e deve-se ao facto da mesma estar mt proxima do calor do motor) os fios do seu interior da espessura de um cabelo humano acabam por se partir.... Mas no meu caso era mesmo a unidade e mais de 1000€ na BMW de cada vez. Existe um kit vendido na Bosch cerca de 800 € mas depois exige programação para o carro, existe tb quem já as consiga reparar... Tb já tive um sensor danificado o de trás esquerdo (se não estou em erro) que é responsável tb pelo conta-quilómetros (dessa vez fiquei mesmo sem conta quilómetros). Existe um teste que se faz na ficha de conexão da unidade de controlo para testar todos os sensores (dá um pouco de trabalho e se não tiveres conhecimentos de electrónica n vale a pena tentares sequer). Dá uma boa limpeza aos sensores e depois vÊ se funciona, se puderes liga o carro à máquina. ATENÇÃO estás neste momento sem ABS nem controlo de tracção por isso cuidadinho com essa condução. Em relação à ventoinha e penso que n estás a falar da ventoinha electrica +pois não? falas daquela que está acoplada ao motor, não é? Essa tem uma viscosa que funciona consoante o aquecimento do motor, assim com ele em frio ela inicialmente fica atracada e fazz muito barulho durante 1 ou 2 minutos pois está a funcionar à velocidade à velocidade do motor, passado esse tempo ela deverá desatracar e quase não funcionar o que permite que o motor alcance a temperatura ideal do motor. Depois quando o motor fica mt quente o oleo dessa viscosa expande e a ventoinha atraca ao motor funcionando mais rapidamente e arrefecendo o motor. Eu já mudei essa ventoinha mais de uma vez pois essa viscosa tem um tempo de vida e deixa de funcionar assim o motor não é arrefecido por ela e só é arrefecido pela electrica (liga mais). Por vezes acontece tb que ela fica sempre atracada e está sempre a funcionar à velocidade do motor. Olha um teste simples para fazeres é com o motor completamente em frio tenta com as mãos mover a ventoinha se ela estiver perra é porque a viscosa está sempre atracada.
O meu já vai na terceira unidade de controlo do ABS (se procurarrem nos foruns vão ver que isso é mt frequente e deve-se ao facto da mesma estar mt proxima do calor do motor) os fios do seu interior da espessura de um cabelo humano acabam por se partir.... Mas no meu caso era mesmo a unidade e mais de 1000€ na BMW de cada vez. Existe um kit vendido na Bosch cerca de 800 € mas depois exige programação para o carro, existe tb quem já as consiga reparar... Tb já tive um sensor danificado o de trás esquerdo (se não estou em erro) que é responsável tb pelo conta-quilómetros (dessa vez fiquei mesmo sem conta quilómetros). Existe um teste que se faz na ficha de conexão da unidade de controlo para testar todos os sensores (dá um pouco de trabalho e se não tiveres conhecimentos de electrónica n vale a pena tentares sequer). Dá uma boa limpeza aos sensores e depois vÊ se funciona, se puderes liga o carro à máquina. ATENÇÃO estás neste momento sem ABS nem controlo de tracção por isso cuidadinho com essa condução. Em relação à ventoinha e penso que n estás a falar da ventoinha electrica +pois não? falas daquela que está acoplada ao motor, não é? Essa tem uma viscosa que funciona consoante o aquecimento do motor, assim com ele em frio ela inicialmente fica atracada e fazz muito barulho durante 1 ou 2 minutos pois está a funcionar à velocidade à velocidade do motor, passado esse tempo ela deverá desatracar e quase não funcionar o que permite que o motor alcance a temperatura ideal do motor. Depois quando o motor fica mt quente o oleo dessa viscosa expande e a ventoinha atraca ao motor funcionando mais rapidamente e arrefecendo o motor. Eu já mudei essa ventoinha mais de uma vez pois essa viscosa tem um tempo de vida e deixa de funcionar assim o motor não é arrefecido por ela e só é arrefecido pela electrica (liga mais). Por vezes acontece tb que ela fica sempre atracada e está sempre a funcionar à velocidade do motor. Olha um teste simples para fazeres é com o motor completamente em frio tenta com as mãos mover a ventoinha se ela estiver perra é porque a viscosa está sempre atracada.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
acho que depois de todas estas respostas, só te resta é pegares no carro e levares a uma oficina para tirarem tudo a limpo, de preferencia uma que tenha maquina de diagnóstico.
pessoalmente acho que na marca seria a melhor escolha, o mais que não seja para fazeres os diagnósticos e depois se forem reparações caras tentares achar mais barato cá fora.
pessoalmente acho que na marca seria a melhor escolha, o mais que não seja para fazeres os diagnósticos e depois se forem reparações caras tentares achar mais barato cá fora.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- manuVTI
- Membro Juvenil
obg a todos mesmo...vou por em pratica o que disseram. a ventoinhaa sim, é aquela que esta acopolada ao motor.ela nao esta parada.esta sempre em andamento e faz muito barulho a medida que se acelera..obg mais uma vez. boas curvas
Emmanuel Medeiros
Emmanuel Medeiros
Isso da ventoinha pode nao ser nada demais! Tu por acaso tens resguardo a volta de ventoinha?
Eu dou te um caso ventoinha maior com viscosa nova maior ( de 525tds) e tirei o resguardo e o carro anda na mesma a temperatura ideal e quando acelero ouve se uma ventania vinda ali do cofre... Upa Upa!!
Mas alguem me pode explicar como e que a ventoinha se deve comportar. ? Eu fico sempre baralhado! Deve ficar livre a frio e rija a quente?!
Eu dou te um caso ventoinha maior com viscosa nova maior ( de 525tds) e tirei o resguardo e o carro anda na mesma a temperatura ideal e quando acelero ouve se uma ventania vinda ali do cofre... Upa Upa!!
Mas alguem me pode explicar como e que a ventoinha se deve comportar. ? Eu fico sempre baralhado! Deve ficar livre a frio e rija a quente?!

-
- Membro Juvenil
- Registado: 08 fev 2009, 13:59
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 2000
Olá a todos, sou um amante da BMW e tenho um 523i de 2000. Acho que são inadmissiveis certos problemas nos E39 que são carros de topo, a situação do controlo do ABS/ASC para 1000 euros na marca, bem como os quadrantes que perdem os pixeis... são coisas que não deviam acontecer, pelo menos nas ultimas versoes E39 já não deveriam acontecer, não me parece que a BMW esteja a trabalhar bem nestes aspectos. Tive um fraquinho 316i E36 e nunca tive tais problemas... São belos carros, mas há coisas que a meu ver se podiam evitar... tal como todos queremos um bom carro, e ter um bimmer com alguns problemas crónicos nao é nada bom nem prestigiante para a marca.
Espero que tudo se resolva pelo melhor com o teu 523i, mas uma coisa são problemas causados pelo mau uso, outra coisa são problemas crónicos que afetam a maioria dos modelos especificos de cada carroçaria.
Se eu tiver o azar de ter problemas com o ABS/ASC é meio caminho andado para E39 nunca mais... :S e tanto que eu os adoro!!
Espero que tudo se resolva pelo melhor com o teu 523i, mas uma coisa são problemas causados pelo mau uso, outra coisa são problemas crónicos que afetam a maioria dos modelos especificos de cada carroçaria.
Se eu tiver o azar de ter problemas com o ABS/ASC é meio caminho andado para E39 nunca mais... :S e tanto que eu os adoro!!
mas qual é o mal de andar sem ABS ou ASC? isso sao carros "fracos", nada como andar com juizo que o ABS e o ACS nunca entram 
PS: e decerto que ja deve ter aparecido alguem que arranjou maneira de solucionar esse problema para os fios nao derreterem ou o modulo nao avariar.

PS: e decerto que ja deve ter aparecido alguem que arranjou maneira de solucionar esse problema para os fios nao derreterem ou o modulo nao avariar.

- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
Exatamente, livre a frio e à medida que a temperatura no compartimento do motor aumenta deve ficar mais presa. O que acontece é que quando a viscosa é nova e +porque o oleo no seu interior ainda n se estabilizou ela atraca e a ventoinha fica a rodar à memsa velocidade do motor. quando aceleras até ouves ela a sugar o ar mas depois de 1 ou 2 minutos de funcionamento a ventoinha deverá ficar livre. Eu à cerca de dois meses tive que colocar uma viscosa nova pois a minha estavaManuel S. Escreveu:Isso da ventoinha pode nao ser nada demais! Tu por acaso tens resguardo a volta de ventoinha?
nas lonas (atenção que o carro n aquecia pois a electrica resolvia o aquecimento (ligava é mais vezes). Segundo a informação que recolhi as viscosas tÊm uma vida util de X horas ( ou seja não duram para a vida toda)
Quanto à unidade de controlo existe já quem as repare, a minha ultima dei ao meu primo para o carrro dele e mandou-a reparar. Já abri uma e aquilo tem uns fios mesmo minusculos que facilmente se fracturam.
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
todos os carros tem os seus pontos fracos, os bmw não são excepção.nunostiles Escreveu:Olá a todos, sou um amante da BMW e tenho um 523i de 2000. Acho que são inadmissiveis certos problemas nos E39 que são carros de topo, a situação do controlo do ABS/ASC para 1000 euros na marca, bem como os quadrantes que perdem os pixeis... são coisas que não deviam acontecer, pelo menos nas ultimas versoes E39 já não deveriam acontecer, não me parece que a BMW esteja a trabalhar bem nestes aspectos. Tive um fraquinho 316i E36 e nunca tive tais problemas... São belos carros, mas há coisas que a meu ver se podiam evitar... tal como todos queremos um bom carro, e ter um bimmer com alguns problemas crónicos nao é nada bom nem prestigiante para a marca.
grande parte dos problemas de que os E39 sofriam eram tipicos dos carros dos anos 90, altura em que o E39 foi lançado, os mercedes e os audi da época sofriam mais ou menos das mesmas situações.
os E39 pós-restyling sofreram uma serie de upgrades e updates que melhoraram grande parte dos problemas, por isso grande parte das situações que vemos acontecerem são em carros anteriores a 2001.
posso-te dizer que a minha E39 que já é pós-restyling não tem um unico pixel queimado, e quando olho para o meu outro carro que é o 525tds de 1997(curiosamente tambem não tem um unico pixel queimado), nota-se que o aspecto dos pixeis é diferente, são mais pequenos e menos juntos, portanto nota-se claramente que os paineis de pixeis das versões pré e pós restyling são diferentes, basta olhar e vê-se que houve um upgrade na qualidade.
quanto ao modulo do ABS/ASC, de notar que tambem aqui houve uma alteração importante ao nivel deste componente, o ASC deixou de existir e passou a ser DSC, que é claramente um dispositivo muito mais eficaz, enquanto o ASC actua sobre duas rodas, o DSC actua sobre as quatro rodas e os modulos são diferentes.
e isto são apenas algumas coisas, porque por baixo quase toda a electronica é diferente, desde o AC, modulos das luzes, avisadores vários, climatização, sistema EWS e até coisas tão simples como o avisador sonoro de luzes acesas, som dos piscas, e luzes anteriores de ambiente.
muita coisa mudou mas alguns problemas continuaram, como seja o caso dos elevadores dos vidros e algumas falhas no fecho centralizado, os estágios finais da climatização tambem continuaram a ser a bela trampa de sempre, mas no fundo os E39 pós-restyling são muito mais fiáveis e muito melhores de uma forma geral, quando comparados com os modelos anteriores a 2001.
[email protected]
- manuVTI
- Membro Juvenil

Emmanuel Medeiros
Emmanuel Medeiros