530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Moderador: Staff
-
- Membro Juvenil
- Registado: 02 nov 2012, 17:17
- O meu Carro:: BMW 320D E46 2002/09
Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
bom ano e boa sorte
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Não sei se os novos são diferentes, nem pensei em arriscar, até porque o preço segundo li é "pra lá de mil euros" e este ficou por "tuta e meia"pedro_SP Escreveu:eu disse que os E60 tinham esse problema, nao confirmei nos E39, se pusesses uns novos ja os de substituição nao voltavas a ter esse problema, mas fica mais barato concerteza um de sucata do E39jmcdpereira Escreveu:Os colectores dos E39 são de FERRO !!!pedro_SP Escreveu:eu apontaria primeiro para algum tubo, roto, ou ic, e é uma fuga pequena, os tubos sao faceis de seguir.
o fumo preto é excesso de gasoleo, logo o motor esta a compensar com gasoleo, logo esta a queimar gasoleo a mais po ar que tem.
nao sou tecnico, mas numa repro o que tira o fumo é pressoes ao turbo, e aqui esta acontecer o contrario, falta de pressao ao turbo logo tem excesso de gasoleo.
contudo de referir que pelos menos nos E60 os 218cv tinham problemas nos colectores, com os km rachavam, nao sei se os 193cv dos E39 foi neles que começou esse mal,
se fosse nos colectores começas a notar que perto do turbo ia começar a ficar tudo escuro.
é a minha opinião
O colector do meu E60 rachou, não tinha mais ou menos fumo no escape, tinha era fumo no cofre do motor e no habitáculo.
Meti um de um E39 e está fino
Podes ver aqui a diferença:
https://www.dropbox.com/s/4diicc1hwn39b ... escape.jpg
O meu estava assim:
https://www.dropbox.com/s/9z4b4q27o4nc0 ... .36.24.bmp
E não fazia barulho nem assobiava.
jmcdpereira

Mas realmente nem sei se os novos já são diferentes daquele que tinha, sinceramente não li nada que confirmasse isso.
jmcdpereira
- philpower
- Membro Juvenil
- Registado: 07 nov 2009, 18:26
- O meu Carro:: BMW E90
Esta na casa dos turbos a ser desarmado,amanha ja devo ter um feedbackLuis Rosado Escreveu:PhilPower eu andei a ver o teu topico sobre o turbo, em que ficou a coisa? Ja resolveste a situação?
-
- Membro Iniciado
- Registado: 12 fev 2009, 19:19
- O meu Carro:: BMW E39 530 dA
Pois bem, so para dar noticias aqui da "coisa".
Hoje fui "olhar" para o assunto, quando disse que sou basico em mecanica, quis dizer que tenho bem noção das minhas limitações, ou seja ha assuntos que não mexo, mas não quer dizer que não "olhe" para eles, pois desde sempre, sou eu que faço a manutenção ás minhas "rodas", desde o tempo das motorisadas, por isso sempre vou tendo umas noções e algum conhecimento sobre as maquinas.
Claro que com a ajuda dos foruns e de todos os que vão partilhando os seus conhecimentos a coisa fica mais facil.
Os sintomas que descrevi indicavam-me como referi algum problema na admissão, o ruido tipo sopro é tipico de tubagem danificada, ja uma turbina danificada tem um ruido mais tipo assobio, ou rolamentos gripados faz uma zoada continua.
Bem, agradeço desde ja á malta que ajudou, e nunca é demais dizer que assim vale a pena pertencer a esta comunidade, sei que sou pouco participativo, mas a minha onda é mais Off-road, e é nessas comunidades que sou mais participativo, no entanto sou visitante quase diario aqui da casa, participando quando entendo que posso contribuir com os meus parcos conhecimentos.
Agora o "problema".
Comecei por olhar para o grafico do site da bmwfans.info, para ter uma noção do sistema de tubos do turbo, assim torna-se mais facil ir á procura de possiveis pontos de rotura.
Mas a coisa foi facil, assim que retirei a forra de plastico ficou logo á mostra o tubo causador do problema, ainda bem assim facilitou-me a vida. A curva nas imagens esta rasgada, e com um rasgo ja grande, provavelmente ja estava assim ha algum tempo, mas tudo tem uma razão de ser, eu ja ha algum tempo que ando a tentar fazar as medias que alguns companheiros aqui do forum dizem que fazem e vai dai, ja ha dois depositos que ando com uma condução mais cuidada, não subindo das 2000/2500 rpm`s o que leva a não causar grande pressão no turbo e nas respetivas tubagens, de dizer que a media baixam um pouco mas não para os valores anunciados por alguns, mas a paciencia de andar a estas velocidades é pouca ... deve ser sol de pouca dura
Bem problema identificado foi solucionado temporariamente com fita americana, esta semana vou procurar uma curva talvez em silicone, a fita americana é uma solução usada para dar mais resistencia aos tubos do turbo, a malta dos jipes costuma recorrer a essa solução, assim evita-se a dilatação normal nos tubos de origem, quando se dá mais pressão aos turbos, eu enrolei os meus tubos do jipe, mas como tenho o turbo com afinação standart não da para notar grandes diferenças.
Fica umas fotos da coisa

Hoje fui "olhar" para o assunto, quando disse que sou basico em mecanica, quis dizer que tenho bem noção das minhas limitações, ou seja ha assuntos que não mexo, mas não quer dizer que não "olhe" para eles, pois desde sempre, sou eu que faço a manutenção ás minhas "rodas", desde o tempo das motorisadas, por isso sempre vou tendo umas noções e algum conhecimento sobre as maquinas.
Claro que com a ajuda dos foruns e de todos os que vão partilhando os seus conhecimentos a coisa fica mais facil.
Os sintomas que descrevi indicavam-me como referi algum problema na admissão, o ruido tipo sopro é tipico de tubagem danificada, ja uma turbina danificada tem um ruido mais tipo assobio, ou rolamentos gripados faz uma zoada continua.
Bem, agradeço desde ja á malta que ajudou, e nunca é demais dizer que assim vale a pena pertencer a esta comunidade, sei que sou pouco participativo, mas a minha onda é mais Off-road, e é nessas comunidades que sou mais participativo, no entanto sou visitante quase diario aqui da casa, participando quando entendo que posso contribuir com os meus parcos conhecimentos.
Agora o "problema".
Comecei por olhar para o grafico do site da bmwfans.info, para ter uma noção do sistema de tubos do turbo, assim torna-se mais facil ir á procura de possiveis pontos de rotura.
Mas a coisa foi facil, assim que retirei a forra de plastico ficou logo á mostra o tubo causador do problema, ainda bem assim facilitou-me a vida. A curva nas imagens esta rasgada, e com um rasgo ja grande, provavelmente ja estava assim ha algum tempo, mas tudo tem uma razão de ser, eu ja ha algum tempo que ando a tentar fazar as medias que alguns companheiros aqui do forum dizem que fazem e vai dai, ja ha dois depositos que ando com uma condução mais cuidada, não subindo das 2000/2500 rpm`s o que leva a não causar grande pressão no turbo e nas respetivas tubagens, de dizer que a media baixam um pouco mas não para os valores anunciados por alguns, mas a paciencia de andar a estas velocidades é pouca ... deve ser sol de pouca dura

Bem problema identificado foi solucionado temporariamente com fita americana, esta semana vou procurar uma curva talvez em silicone, a fita americana é uma solução usada para dar mais resistencia aos tubos do turbo, a malta dos jipes costuma recorrer a essa solução, assim evita-se a dilatação normal nos tubos de origem, quando se dá mais pressão aos turbos, eu enrolei os meus tubos do jipe, mas como tenho o turbo com afinação standart não da para notar grandes diferenças.
Fica umas fotos da coisa

- philpower
- Membro Juvenil
- Registado: 07 nov 2009, 18:26
- O meu Carro:: BMW E90
Problema resolvido??
-
- Membro Iniciado
Bem, por enquanto apenas remediado, so fica resolvido depois de um tubo novophilpower Escreveu:Problema resolvido??

Como é normal apesar de não ter mencionado, fui fazer um teste on road e os sintomas referidos desapareceram, sem ruido e sem as bafuradas de fumo
Tudo ok, a "menina" ja esta a bombar outra vez, agora é procurar resolver o mais rapido possivel, pois a resolução da fita não é motivo para usar e abusar, mas remedeia e com condução cautelosa pode-se andar descansado.
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Para quem não percebe nada de mecânica desenrascaste-te muito bem, até sujaste as mãos 
assim é que é
jmcdpereira

assim é que é

jmcdpereira
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
bom, se foi só isso então a coisa não fica muito cara.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
-
- Membro Iniciado
jmcdpereira Escreveu:Para quem não percebe nada de mecânica desenrascaste-te muito bem, até sujaste as mãos
assim é que é
jmcdpereira
Eh eh .... sujar as mãos nunca foi problema para mim

Marco, sim, sempre sai mais barato que um turbo reconstruido ou algo parecido

-
- Membro Juvenil
jmcdpereira[/quote]
eu disse que os E60 tinham esse problema, nao confirmei nos E39, se pusesses uns novos ja os de substituição nao voltavas a ter esse problema, mas fica mais barato concerteza um de sucata do E39
[/quote]
Não sei se os novos são diferentes, nem pensei em arriscar, até porque o preço segundo li é "pra lá de mil euros" e este ficou por "tuta e meia"
Mas realmente nem sei se os novos já são diferentes daquele que tinha, sinceramente não li nada que confirmasse isso.
jmcdpereira[/quote]
sim é de segurança que sao diferentes
e nao é que a "moda" pegou
eu disse que os E60 tinham esse problema, nao confirmei nos E39, se pusesses uns novos ja os de substituição nao voltavas a ter esse problema, mas fica mais barato concerteza um de sucata do E39

Não sei se os novos são diferentes, nem pensei em arriscar, até porque o preço segundo li é "pra lá de mil euros" e este ficou por "tuta e meia"

jmcdpereira[/quote]
sim é de segurança que sao diferentes
um turbo quando esta a fazer barulho sao as turbinas a rocar na tampa, e quando isso acontece ja esta de cagalhas,marco pires Escreveu:um bom ano tambem, e depois diz alguma coisa para ver em que param as modas.
e nao é que a "moda" pegou
-
- Membro Juvenil
ainda bem que resolveste
, esse tubo penso que seja igual aos 320d 150cv, tal como nos 330d

-
- Membro Iniciado
Numa das fotos do tubo, da para ver a referencia e os modelos onde esta curva é utilizada, atenção que o carro é de 2002 logo apenas tem os modelos iguais ou anteriores, o que não invalida ser usado em modelos mais recentes.
Um turbo quando começa a gripar, o primeiro sintoma é o ruido que faz, tipo um assobio, que á medida que se vai subindo de rotação (pressão) esse ruido vai aumentando, ate ficar inaudivel quando atinge alta rotação (pressão), por norma é o que acontece, agora pode haver algo que faça estalar e partir a ventoinha do turbo, ou então alguma das caixas partir ou estalar.
No caso de gripar o rolamento, é o esforço e sobreaquecimento, junto com alguma folga (estamos a falar de coisas minusculas na ordem de microns) que causa á posteriori a quebra da ventoinha.
Por tudo isto que não estava muito virado para ser o turbo o problema, pois os sintomas surgiram repentinamente, ou seja quase de um dia para o outro.
Isto que escrevi é baseado na minha parca experiencia não quer dizer que seja assim, ou que não exista muitas mais possibilidades de acontecer, mas, um turbo, é um turbo, dependendo da utilização e das modificaçoes e pressões aplicadas, mas no caso de não existir abusos, que pode ser tambem condução continua por muitas horas em regimes elevados, para alem de repros e de alterações de pressões antes de partir turbos, é muito mais normal rebentarem os tubos de borracha.
Por habito, sempre tento manter as borrachas limpas e lubrificadas com algum tipo de spray, mas a idade não perdoa, assim como os kms.
Com tudo isto, espero que a maquina não me pregue uma partida e me apronte outra...
É este tipo de partilha que faz com que valha a pena andar nos foruns, isto e conhecer malta porreira, coisa que eu estou completamente em falta, um dia destes tenho que aparecer ali por Leiria.
Um turbo quando começa a gripar, o primeiro sintoma é o ruido que faz, tipo um assobio, que á medida que se vai subindo de rotação (pressão) esse ruido vai aumentando, ate ficar inaudivel quando atinge alta rotação (pressão), por norma é o que acontece, agora pode haver algo que faça estalar e partir a ventoinha do turbo, ou então alguma das caixas partir ou estalar.
No caso de gripar o rolamento, é o esforço e sobreaquecimento, junto com alguma folga (estamos a falar de coisas minusculas na ordem de microns) que causa á posteriori a quebra da ventoinha.
Por tudo isto que não estava muito virado para ser o turbo o problema, pois os sintomas surgiram repentinamente, ou seja quase de um dia para o outro.
Isto que escrevi é baseado na minha parca experiencia não quer dizer que seja assim, ou que não exista muitas mais possibilidades de acontecer, mas, um turbo, é um turbo, dependendo da utilização e das modificaçoes e pressões aplicadas, mas no caso de não existir abusos, que pode ser tambem condução continua por muitas horas em regimes elevados, para alem de repros e de alterações de pressões antes de partir turbos, é muito mais normal rebentarem os tubos de borracha.
Por habito, sempre tento manter as borrachas limpas e lubrificadas com algum tipo de spray, mas a idade não perdoa, assim como os kms.
Com tudo isto, espero que a maquina não me pregue uma partida e me apronte outra...
É este tipo de partilha que faz com que valha a pena andar nos foruns, isto e conhecer malta porreira, coisa que eu estou completamente em falta, um dia destes tenho que aparecer ali por Leiria.
-
- Membro Juvenil
as borrachas nao querem muito lubrificantes, deixa ao naturalsim nao tinha reparado, eu por acaso tenh o essa linha completa de tubo do IC ate a ERGLuis Rosado Escreveu:Numa das fotos do tubo, da para ver a referencia e os modelos onde esta curva é utilizada, atenção que o carro é de 2002 logo apenas tem os modelos iguais ou anteriores, o que não invalida ser usado em modelos mais recentes.
o ruido que ouves é as turbinas a roçar nas tampa é o assubiar, quando geme ta pronto para entregar a alma ao criador, o meu quando partiu foi momentaneo, ia a rolar tudo muito bem, parei para por gasoleo, dou as chaves arrancoa, e ja roçava, ouvia-me aquilo tudo a partir, contudo nao fazia fumo, e continuei mais a andar, ainda fiz 20km, parei-o na garagem,foi no dia de vir para frança, quando vim de ferias foi de reboque.Um turbo quando começ a a gripar, o primeiro sintoma é o ruido que faz, tipo um assobio, que á medida que se vai subindo de rotação (pressão) esse ruido vai aumentando, ate ficar inaudivel quando atinge alta rotação (pressão), por norma é o que acontece, agora pode haver algo que faça estalar e partir a ventoinha do turbo, ou então alguma das caixas partir ou estalar.
nos nossos nao sao de rolamentos, sao uns casquilhos, penso que seja de cobre ou plasticoNo caso de gripar o rolamento, é o esforço e sobreaquecimento, junto com alguma folga (estamos a falar de coisas minusculas na ordem de microns) que causa á posteriori a quebra da ventoinha.
-
- Membro Iniciado
E pronto, problema resolvido, uma curva nova e esta a bombar.
Na Santerchips comprei uma curva de silicone vamos a ver se dura o mesmo que a de origem.
Na Santerchips comprei uma curva de silicone vamos a ver se dura o mesmo que a de origem.