Ralenti BMW 525d ( E60 )

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Ralenti BMW 525d ( E60 )

Mensagem por jmcdpereira »

germanii Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:
germanii Escreveu:Nao teras algumas velas queimadas?
Velas ?
As velas é só para por o carro a trabalhar, para aquecer os cilindros...
Não baralhes
Eu tinha 5 queimadas e pegava bem
Eu digo o que li na net ,no Meu devia ter algumas queimadas nao tremia muito mas deitava fumo ,mandei meter as vêlas novas mais uma peça (nao sei dizer o que è foi o mecanico que aconsselhou) mas agora pega 5****e Fumo 0.
germanii

as "velas" são velas de aquecimento, não são velas como as que se usam nos motores a gasolina, essas sim, se avariadas fazem o motor tremer.
as velas dos diesel servem para aquecer a câmara de combustão para facilitar/possibilitar as primeiras "explosões" qd o motor está frio (abaixo dos 20º as velas funcionam, acima nem precisa).
depois do carro estar a trabalhar as velas em nada influenciam.
Se leste na net, tens de ler com atenção.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

germanii
Membro Gold
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50

Mensagem por germanii »

Eu sei ,estava a falar das velas de aquecimento.Tenho um 535d sei o que estou a dizer :lol1 .
Jà agora, vou o vender.
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

JOFIMO
Membro Gold
Registado: 28 dez 2005, 19:13
O meu Carro:: BMW G 31 09/20

Mensagem por JOFIMO »

germanii Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:
germanii Escreveu:Nao teras algumas velas queimadas?
Velas ?
As velas é só para por o carro a trabalhar, para aquecer os cilindros...
Não baralhes
Eu tinha 5 queimadas e pegava bem
Eu digo o que li na net ,no Meu devia ter algumas queimadas nao tremia muito mas deitava fumo ,mandei meter as vêlas novas mais uma peça (nao sei dizer o que è foi o mecanico que aconsselhou) mas agora pega 5****e Fumo 0.
Foste "papado" foi o que foi :lol1 :carteira
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

matarruano50
Membro Iniciado
Registado: 21 set 2013, 16:12
O meu Carro:: BMW E60 ; BMW E91

Mensagem por matarruano50 »

O que foi diagnosticado no meu caso apôs ligar à maquina é levar 6 velas de pre-aquecimento e um módulo de comando. No meu caso o carro só treme em frio, quando está quente funciona na perfeição. Quanto aos injectores estão a funcionar os 6 a 100%. Ainda não tive disponibilidade para resolver este assunto, apôs a reparação posto aqui mais informação.

jmcdpereira
Membro Gold

matarruano50 Escreveu:O que foi diagnosticado no meu caso apôs ligar à maquina é levar 6 velas de pre-aquecimento e um módulo de comando. No meu caso o carro só treme em frio, quando está quente funciona na perfeição. Quanto aos injectores estão a funcionar os 6 a 100%. Ainda não tive disponibilidade para resolver este assunto, apôs a reparação posto aqui mais informação.
Já agora podes informar qual o prçeo do modulo de ocmando ?
É que uma das velas dá erro, mas está boa, será certamente o modulo...

calikeira...

jmcdpereira
Imagem

matarruano50
Membro Iniciado

jmcdpereira Escreveu:

calikeira...

jmcdpereira
Quando leva velas novas, é aconselhavel levar sempre o modulo.
O E60 vem equipado com velas da bosch, no entanto a bosch não tem modulos para este modelo. Vai levar velas e modulo de comando da BERU, o preço anda por volta dos 72€ só para o comando..

jmcdpereira
Membro Gold

matarruano50 Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:

calikeira...

jmcdpereira
O E60 vem equipado com velas da bosch, no entanto a bosch não tem modulos para este modelo. Vai levar velas e modulo de comando da BERU, o preço anda por volta dos 72€ só para o comando..
Acho (não teimo) que as velas são BERU, foi as que levou e era as que tinha, claro não invalida que tenham já sido mudadas.
Levou 6 velas, embora 2 estavessem boas... agora ficou uma off.
fiquei com 2 na gaveta, para uma eventualidade...

Pensei que o modulo fosse mais caro.

obrigado

jmcdpereira
Imagem

matarruano50
Membro Iniciado

Vou colocar as 6 velas e o modulo ao abrigo da garantia. Por isso é que leva as 6.

AMS
Membro Senior
Registado: 31 ago 2004, 11:33
O meu Carro:: BMW's

Mensagem por AMS »

Os vossos 525 têm é falta de uso...

:D
BMW R 1200 GS LC | BMW 535 D E60 LCI | BMW 120 D E87
Anteriores:
BMW F 650 GS 2011 | BMW 123 D 2008 | BMW 525 D Touring 2006 | BMW 320 D Touring 2006 | BMW 525 D Touring 2005 | BMW 320 D 2005 | BMW 320 D Touring 2004 | BMW 320 Ci Cabrio 2003 | BMW 320 TD 2001 | BMW X5 3.0i 2000 | BMW 318 Tds 1999|

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

jmcdpereira Escreveu:
matarruano50 Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:

calikeira...

jmcdpereira
Acho (não teimo) que as velas são BERU, foi as que levou e era as que tinha, claro não invalida que tenham já sido mudadas.
Levou 6 velas, embora 2 estavessem boas... agora ficou uma off.
fiquei com 2 na gaveta, para uma eventualidade...

Pensei que o modulo fosse mais caro.

obrigado

jmcdpereira
Sim as velas são da BERU (OEM) podes teimar :fixe agora o relé (módulo de comando) só se troca se estiver avariado, era uma desgraça se cada vez se trocassem as velas se tivesse de trocar o relé, no teu caso se o relé estiver avariado o DIS informa-te :lol1 (e esse preço não é na BMW) no meu charuto é ao contrário, quando tem velas maradas acusa o relé, nos 150cv já diz qual é a vela e tudo como no teu ...........charuto :winner
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

jmcdpereira Escreveu:
as "velas" são velas de aquecimento, não são velas como as que se usam nos motores a gasolina, essas sim, se avariadas fazem o motor tremer.
as velas dos diesel servem para aquecer a câmara de combustão para facilitar/possibilitar as primeiras "explosões" qd o motor está frio (abaixo dos 20º as velas funcionam, acima nem precisa).
Nos motores Euro4 ou superior, as velas de incandescência são também usadas para reduzir emissões e funcionam sempre que necessário, independentemente da temperatura do motor. ;)

Mas sim, não notas nada em termos de vibração, apenas um pouco em termos de fumo.
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

Junglas Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:
Nos motores Euro4 ou superior, as velas de incandescência são também usadas para reduzir emissões e funcionam sempre que necessário, independentemente da temperatura do motor. ;)

Mas sim, não notas nada em termos de vibração, apenas um pouco em termos de fumo.
Boas não será bem assim como dizes, mas até os Euro 3 fazem isso, e é mais ou menos assim:
Sistema de incandescência DDE 3.0 (Euro3)
A alimentação eléctrica das velas de incandescência é efectuada através do relé da incandescência.O relé é accionado pela unidade de comando DDE.

As velas de incandescência são de tipo vela incandescente, e estão apetrechadas com uma nova ficha de ligação. Estão ligadas em paralelo.

Comando do tempo de incandescência
O período da incandescência depende da temperatura do líquido de refrigeração do motor e da tensão da bateria e é indicado através da indicação Incandescência/DDE.

Incandescência
Entre 6°C e 20°C, a incandescência actua aprox. durante 2 segundos, para além disso não tem lugar qualquer incandescência.

Incandescência retardada
Depois do arranque do motor, abaixo de 40°C, ocorre uma incandescência retardada, para melhorar o comportamento do ralenti e dos gases de escape.

Localização de defeitos
Se existir um defeito nas velas de incandescência, no relé da incandescência ou na alimentação eléctrica do relé, a unidade de comando DDE recebe uma mensagem de defeito do relé da incandescência, através do sinal S_GRS. A própria unidade de comando DDE reconhece curto-circuito/interrupção na excitação do relé. Em ambos os casos é memorizado o defeito 8 "sistema de incandescência".

Sistema de incandescência DDE 3.0
A alimentação eléctrica das velas de incandescência é efectuada através do relé da incandescência.O relé é accionado pela unidade de comando DDE.

As velas de incandescência são de tipo vela incandescente, e estão apetrechadas com uma nova ficha de ligação. Estão ligadas em paralelo.

Comando do tempo de incandescência
O período da incandescência depende da temperatura do líquido de refrigeração do motor e da tensão da bateria e é indicado através da indicação Incandescência/DDE.

Incandescência
Entre 6°C e 20°C, a incandescência actua aprox. durante 2 segundos, para além disso não tem lugar qualquer incandescência.

Incandescência retardada
Depois do arranque do motor, abaixo de 40°C, ocorre uma incandescência retardada, para melhorar o comportamento do ralenti e dos gases de escape.

Localização de defeitos
Se existir um defeito nas velas de incandescência, no relé da incandescência ou na alimentação eléctrica do relé, a unidade de comando DDE recebe uma mensagem de defeito do relé da incandescência, através do sinal S_GRS. A própria unidade de comando DDE reconhece curto-circuito/interrupção na excitação do relé. Em ambos os casos é memorizado o defeito 8 "sistema de incandescência".

Sistema de incandescência DDE 4.0 (Euro4)
A alimentação eléctrica das velas de incandescência é efectuada através do relé da incandescência. O relé é operado pela unidade de comando DDE.

As velas de incandescência são do tipo incandescente, e estão ligadas em paralelo.

comando do tempo de incandescência

Incandescência
Abaixo de 5°C, a pré-incandescência dura no mínimo 4 segundos, e o tempo de incandescência aumenta à medida que a temperatura diminui.

Incandescência retardada
Depois do arranque do motor, abaixo de 20°C, ocorre uma incandescência retardada, para melhorar o comportamento do ralenti e dos gases de escape.

Incandescência de prontidão de arranque
Se, passado o tempo do pico de incandescência, o motor não for posto em marcha, e se a ignição se mantiver ligada, durante cerca de 10 segundos ocorre uma incandescência de prontidão de arranque.

Tratamento de defeitos
A própria unidade de comando DDE identifica curto-circuito/interrupção na excitação do relé (tipos de avaria "curto-circuito da excitação..." ou "interrupção da excitação..."). No caso de existir um defeito nas velas de incandescência, no relé da incandescência ou na alimentação eléctrica do relé, a unidade de comando DDE recebe, através do sinal S_GRS, uma mensagem de defeito do relé da incandescência (do tipo "avaria do sistema de incandescência"). Em ambos os casos é memorizado o defeito 3505 "sistema de incandescência".

Sistema de incandescência DDE5.0/5.1 (Euro5)
O sistema de incandescência é constituído pelos seguintes componentes:

•unidade de comando DDE

•unidade electrónica de comando da incandescência

•velas de incandescência de arranque rápido

•interface série de dados por bits (BSD) e fios eléctricos

Não está montado um relé da incandescência, tal como na DDE4.0.

As velas de incandescência de arranque rápido estão preparadas para uma tensão de 5,3 a 7,8 V. Também pode estar aplicada por instantes tensão da rede de bordo durante a incandescência de arranque.

As principais características diferenciadoras em relação aos sistemas de incandescência até agora aplicados são:

•a activação das velas de incandescência é efectuada modulada no tempo;

•a função do relé da incandescência é substituída por estágios finais electrónicos na unidade de comando da incandescência;

•a implementação de uma função de incandescência de emergência;

•a aplicação de velas de incandescência de arranque rápido;

•cada um dos quatro circuitos de incandescência está individualmente apto para o diagnóstico.

Para a verificação do sistema de incandescência existem dois cabos de adaptação:

•de 1 pino, número de encomenda 13 6 470

•de 12 pinos, número de encomenda 13 6 460
em conjunto com a caixa de medição de 26 pinos, número de encomenda 61 1 459

Função
A unidade de comando da incandescência montada comunica com a unidade de comando DDE através do interface série de dados por bits.

A potência calorífica necessária é determinada pela unidade de comando DDE em função dos seguintes valores operativos:

•temperatura do líquido de refrigeração

•Tensão da rede de bordo

Dois outros valores operativos influenciam a activação e desactivação da incandescência:

•número de rotações

•débito de injecção

A unidade de comando DDE envia o pedido de potência calorífica à unidade de comando da incandescência através do interface série de dados por bits. A unidade de comando da incandescência converte o pedido e activa as velas de incandescência com um sinal modulado em duração. Além disso, a unidade de comando da incandescência reenvia informações de diagnóstico e de estado à DDE.

Incandescência
Abaixo de uma temperatura do líquido de refrigeração de 25°C já é feita pré-incandescência de 0,5 seg. À medida que a temperatura diminui, o tempo de incandescência aumenta até a um máximo de 2,7 seg. no caso de temperaturas do líquido de refrigeração inferiores a -25°C.

A activação da indicação de incandescência no instrumento combinado só é efectuada no caso de temperaturas do líquido de refrigeração inferiores a 0°C.

Incandescência retardada
Depois do arranque do motor, abaixo de uma temperatura do líquido de refrigeração de 30°C, realiza-se uma incandescência retardada em função da temperatura, para melhorar o comportamento do ralenti e da emissão dos gases de escape.

Incandescência de prontidão de arranque
Se, passado o tempo do pico de incandescência, o motor não for posto em marcha, e se a ignição se mantiver ligada, realiza-se durante cerca de 10 seg. uma incandescência de prontidão de arranque.

Localização de defeitos
A unidade de comando DDE monitoriza a comunicação com a unidade de comando da incandescência. A unidade de comando DDE memoriza, no caso de uma avaria no interface série de dados por bits, o seguinte defeito:

•4203, unidade de comando da incandescência, nenhuma comunicação através do interface série de dados por bits

A unidade de comando da incandescência monitoriza a activação de cada uma das velas de incandescência e pode nessa ocasião identificar os seguintes defeitos, memorizando-os separadamente para cada vela de incandescência:

•curto-circuito à massa

•descontinuidade

•sobreaquecimento do estágio final

Quando a unidade de comando da incandescência tiver identificado um defeito, esta comunica-o à unidade de comando DDE, que regista o defeito na memória de falhas.
Cumps.

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

Tà bem explicado JOFIMO!

Mas fui papado porque?Nao sei quando foi mudado e como levei o carro para mudar as vêlas Ele aconselhou-me e como è o Meu Transporte para ir a Portugal convem ter tudo Ok ,nao quero ficar pelo caminho( o carro jà nao è Novo). ;)
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

JOFIMO
Membro Gold

Mensagem por JOFIMO »

germanii Escreveu:Tà bem explicado JOFIMO!

Mas fui papado porque?Nao sei quando foi mudado e como levei o carro para mudar as vêlas Ele aconselhou-me e como è o Meu Transporte para ir a Portugal convem ter tudo Ok ,nao quero ficar pelo caminho( o carro jà nao è Novo). ;)
Por causa da tal peça que não sabes qual é........(foste tu que escreveste e como os 535d não usam relé (modulo) de incandescência, o que é que meteram?

germanii
Membro Gold

Mensagem por germanii »

JOFIMO Escreveu:
germanii Escreveu:Tà bem explicado JOFIMO!

Por causa da tal peça que não sabes qual é........(foste tu que escreveste e como os 535d não usam relé (modulo) de incandescência, o que é que meteram?
Jà nao me lembro o que Ele me disse vou telefonar para saber.

Responder

Voltar para “Série 5”