Boas a todos, conforme prometido cá venho deixar felizmente a resoluçao do problema. A todos os que contribuiram o meu obrigado.
Foram substituidos os 3 primeiros injectores, isto é desde a frente do carro para tráz.

Foi relativamente fácil retirar os uzados apenas 1 deles teve que ser extraido com um saca, os outros dois sairam com faciliade.
E agora voltei a ter o carro conforme ele era, suave bastante progressivo e ausente de qualquer vibraçao. Apenas ainda fiz 80-Km, mas de facto é uma grande diferença. A média baixou cerca de 2 Décimas, passou dos 6.7 para 6.5-Lts. Isto com uma velocidade média de aprox. 110Km/H.
Como o Jofimo tinha alertado para a necessidade de se ter que codificar os inejctores perguntei ao mecánico se tinha instrumentaçao para o fazer e sim existia, mas depois de substituidos bastou dar á chave e passados poucos segundos pegou logo. Voltou-se a parar e a colocar e funcionamento e tudo perfeito.
De seguida foi ligado á máquina, fizeram um reset ao injectores e depois foi ajustado o relanti que estava nas 648-RPM e foi colocado nas 750-RPM. Nao sei se este é o valor correcto mas um erro que estava registado como control suave do relanti desaparecu a EGR é que se apaga o erro desliga-se o motor volta-se a ligar e lá está ele novamente.
Estou mesmo a pensar em ilimina-la.
Deixo também uma foto do estado de um inejctor que foi retirado.
Resumindo, pareçe que o problema era mesmo dos injectores, agora preciso fazer uns kilometros para comprovar o memso.
A todos o meu obrigado.