Viva, tudo bem explicado em relação às avarias/ruídos dos turbos, mas fica aqui uma achega; ouvir-se um assobio no turbo não é na maioria dos casos que ela esteja a gripar, mas sim junta do escape/turbo com fugas, estas juntas queimam bastante e originam assobios.....Luis Rosado Escreveu:Numa das fotos do tubo, da para ver a referencia e os modelos onde esta curva é utilizada, atenção que o carro é de 2002 logo apenas tem os modelos iguais ou anteriores, o que não invalida ser usado em modelos mais recentes.
Um turbo quando começa a gripar, o primeiro sintoma é o ruido que faz, tipo um assobio, que á medida que se vai subindo de rotação (pressão) esse ruido vai aumentando, ate ficar inaudivel quando atinge alta rotação (pressão), por norma é o que acontece, agora pode haver algo que faça estalar e partir a ventoinha do turbo, ou então alguma das caixas partir ou estalar.
No caso de gripar o rolamento, é o esforço e sobreaquecimento, junto com alguma folga (estamos a falar de coisas minusculas na ordem de microns) que causa á posteriori a quebra da ventoinha.
Por tudo isto que não estava muito virado para ser o turbo o problema, pois os sintomas surgiram repentinamente, ou seja quase de um dia para o outro.
Isto que escrevi é baseado na minha parca experiencia não quer dizer que seja assim, ou que não exista muitas mais possibilidades de acontecer, mas, um turbo, é um turbo, dependendo da utilização e das modificaçoes e pressões aplicadas, mas no caso de não existir abusos, que pode ser tambem condução continua por muitas horas em regimes elevados, para alem de repros e de alterações de pressões antes de partir turbos, é muito mais normal rebentarem os tubos de borracha.
Por habito, sempre tento manter as borrachas limpas e lubrificadas com algum tipo de spray, mas a idade não perdoa, assim como os kms.
Com tudo isto, espero que a maquina não me pregue uma partida e me apronte outra...
É este tipo de partilha que faz com que valha a pena andar nos foruns, isto e conhecer malta porreira, coisa que eu estou completamente em falta, um dia destes tenho que aparecer ali por Leiria.
530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Moderador: Staff
-
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2005, 19:13
- O meu Carro:: BMW G 31 09/20
Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
INPA/DIS/Progman/NCS/Scanner V1.40/TIS/ISTA-D/Galleto EOBD 1260/ECM 2001/Winols/AiCoder
-
- Membro Iniciado
- Registado: 12 fev 2009, 19:19
- O meu Carro:: BMW E39 530 dA
Re: 530dA ZOADA E FUMO ÁS 2000RPM - PROBLEMA??
Ok, obrigado pela dica JOFIMO.
As vezes é complicado estar a descrever ruidos, uns são tipo assobio, outros tipo sopro, outros zoadas, epa e depois alguns de nós entendem a "coisa" de modo diferente. Um ruido de algo gripado é diferente de uma fuga, mas para pessoal menos dado á mecanica torna-se complicado
As vezes é complicado estar a descrever ruidos, uns são tipo assobio, outros tipo sopro, outros zoadas, epa e depois alguns de nós entendem a "coisa" de modo diferente. Um ruido de algo gripado é diferente de uma fuga, mas para pessoal menos dado á mecanica torna-se complicado