Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Re: Mudança Oleo - Aspiração vs Bujão

Mensagem por jmcdpereira »

tony ramos Escreveu:
gt1progman Escreveu:Pelo que tive oportunidade de ver um método complementa o outro, acredito que aspirar possa deixar algo lá dentro pois nunca vi retirar um carter depois de uma aspiração, mas como já disse, já vi aspirar depois do óleo sair pelo bujão com através da gravidade.
mas tens que ter atenção se o carro estava de nivel porque ou senão de certeza que fica la uma poça!

Tu não queres acreditar...
O Gt1Progman já afirmou que viu após o óleo sair por gravidade tirar mais um pouco por aspiração.
Eu já disse o que o meu mecânico me contou exactamente o mesmo.
Tu não queres acreditar...
Claro que tem de se andar a buscar óleo pelos cantos, óbvio.
Assim como pelo método de gravidade tens de esperar MUITO tempo para o óleo sair quase todo.
Eu acredito que com a aspiração saia mais óleo que por gravidade, só depende de quem o faz e como o faz.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

mlpk
Membro Gold
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Mensagem por mlpk »

marikices =D
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Pelos vistos há motores em que o bujão não é o ponto mais baixo do carter. Só assim explico conseguir tirar-se mais algum óleo por aspiração depois de deixar de pingar óleo do bujão.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

Falando em trocar óleos, que dizem deste tópico?

http://clubebmwportugal.com/forum/viewt ... =4&t=63036
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

mlpk
Membro Gold
Registado: 25 fev 2009, 23:54
O meu Carro:: golf II/320 td M

Mensagem por mlpk »

rafias Escreveu:Pelos vistos há motores em que o bujão não é o ponto mais baixo do carter. Só assim explico conseguir tirar-se mais algum óleo por aspiração depois de deixar de pingar óleo do bujão.

ou como ja foi referido
nao estao e nivel =)
carros rebaixados mais a frente do que atras por exemplo se forem ao fosso pa desapertar o bujao.. nao vao estar de nivel =)

se o levantarem no elevador e o elevador tiver niveldo ai ja nao deve de haver crise
mlpk
vendo mtas peças e46 (int/ext).
classificados

Junglas
Membro Gold
Registado: 11 nov 2012, 21:15
O meu Carro:: BMW E46 - 330cd

Mensagem por Junglas »

Num carro que leva 6,5L de óleo, qual é o significado de 0,02L? Isso é coisa que nem se nota na vareta!

O mais importante é mudar o óleo dentro dos prazos estipulados e usar óleo de boa qualidade. Agora se é melhor usar aspiração porque há quem defenda que retira mais óleo, ou pelo bujão, porque há quem defenda que afinal é por gravidade que se tira mais óleo? Qual a relevância disso?

Façam-se as mudas a cada 10 ou 15 mil (eu faço, mesmo que a marca recomende a muda apenas aos 30 mil) que qualquer um dos processo é bom!
2005 - BMW 330cd ///M Sport Imagem

rodrigues81
Membro Gold
Registado: 16 fev 2010, 18:05
O meu Carro:: bmw 320d e46

Mensagem por rodrigues81 »

No meu é Castrol Edge 0w40 a cada 15000km, e sai pelo bujon, uns poucos restos de óleo que lá fica não faz qualquer diferença!
O melhor site de pneus!
Experimentem!

http://www.toopneus.com/?parrain=RR180244H

cap
Membro Gold
Registado: 14 ago 2008, 18:10
O meu Carro:: 320td 02/02

Mensagem por cap »

Tal e qual o que o meu "leva".
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

Junglas Escreveu:Num carro que leva 6,5L de óleo, qual é o significado de 0,02L? Isso é coisa que nem se nota na vareta!

...
Façam-se as mudas a cada 10 ou 15 mil (eu faço, mesmo que a marca recomende a muda apenas aos 30 mil) que qualquer um dos processo é bom!
Exacto, "sempre" se usou o sistema de gravidade e nunca veio mal ao mundo, quem tem a beneficiar é o mecânico que tem menos trabalho, pois para o cliente duvido que façam desconto.
Mas ninguém falou de uma diferença de 0,02L, mas sim de 20cl ou 30cl é diferente, bem diferente ;)
eu falei de meio litro, mas foi uma força de expressão, tb duvido que lá fique tanto.

jmcdpereira
Imagem

tony ramos
Membro Junior
Registado: 20 jul 2010, 20:25
O meu Carro:: 318ci e46 valvetronic 320d

Mensagem por tony ramos »

jmcdpereira Escreveu:
Junglas Escreveu:Num carro que leva 6,5L de óleo, qual é o significado de 0,02L? Isso é coisa que nem se nota na vareta!

...
Exacto, "sempre" se usou o sistema de gravidade e nunca veio mal ao mundo, quem tem a beneficiar é o mecânico que tem menos trabalho, pois para o cliente duvido que façam desconto.
Mas ninguém falou de uma diferença de 0,02L, mas sim de 20cl ou 30cl é diferente, bem diferente ;)
eu falei de meio litro, mas foi uma força de expressão, tb duvido que lá fique tanto.

jmcdpereira
se formos a ver os dois sistemas ate podiam ser melhores se no caso da aspiração ele vamos dizer aspira-se em todos os cantos e se no do tirar o parafuso o mecanico deixa-se mais um tempo a escorrer ! de certeza que vai ficar oleo la dentro o que até é normal! eu propio ja fiz aspiração no meu carro 3 vezes na oficina de um colega meu mas depois vi que no meu caso o melhor era tirar o oleo todo pelo bujon e deixar escorrer uma noite ,cheguei a tirar o carter e zero de oleo e claro primeiro desaperto o parafuso e desço o carro ate ficar de nivel depois é acordar levantar o carro e por o parafuso, oleo e ja esta!mas claro não digo que o carro vai sentir essa diferença de oleo que ficou la dentro mas se posso fazer melhor pelo que é meu ,porque não?

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

jmcdpereira Escreveu:

...

jmcdpereira
Convenhamos que para ficar 1/4 de litro no cárter (250ml = 25cl) é preciso que o carro esteja com uma inclinação esquisita e que o carro permita que se ande a mexer o tubo da aspiração de um lado para o outro, coisa que na maioria dos casos não acontece.

Nos Jaguar, x-type, 2.0 e 2.2, tens o motor á frente e o cárter na mala (força de expressão, claro!), portanto não tens possibilidade de andar a tentar aspirar óleo dos cantos do cárter.

Nos cdi da Mercedes, o filme é semelhante. A vareta é quase tão grande como o carro, e há muitas oficinas que nem têm tubos de aspiração suficientemente compridos para mudar o óleo por sucção!

Eu praticamente que mudei sempre o óleo pelo bujon.
Meto o carro num ângulo favorável á drenagem pelo bujon (nos 3 carros que agora dormem lá de casa, é com a frente levantada, e as duas rodas dianteiras niveladas, mas já tive um em que era com o carro inclinado para a frente (traseira subida) e de preferência com a roda dianteira do lado do passageiro mais baixa!).

1 hora a escorrer e 99% do óleo já saiu todo. O que não saiu é porque está agarrado ás paredes do motor, a fazer aquilo para que foi concebido.

Uso sempre óleo 100% sintético e mesmo que fiquem 200ml de óleo "velho" dentro do motor, os mesmos não são relevantes para a muda.

Se pensares que muitas das vezes o pessoal não troca o filtro de óleo (e esse fica com MUITO óleo lá dentro), os 200ml de que estamos aqui a falar ainda se tornam menos relevantes!

Seja sucção, aspiração ou outro processo qualquer, o que importa é haver mudas de óleo frequentes! ;)

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Junglas Escreveu:Se pensares que muitas das vezes o pessoal não troca o filtro de óleo
Isso é a mesma coisa que correr a maratona e a seguir tomar banho e vestir os mm boxers. :lol:
Imagem

Junglas
Membro Gold

Mensagem por Junglas »

cap Escreveu:
Junglas Escreveu:Se pensares que muitas das vezes o pessoal não troca o filtro de óleo
Isso é a mesma coisa que correr a maratona e a seguir tomar banho e vestir os mm boxers. :lol:
Dois pontos.

1)Correr a maratona de boxers não é propriamente confortável. Ter o badalo a bater nas pernas durante 42Kms não deve ser NADA simpático :lol:
2)Mas tens alguma dúvida que há MUITA gente a fazer isso? (mudar o óleo e poupar 5€ do filtro, não é correr a maratona de boxers. :lol:)
Última edição por Junglas em 20 abr 2013, 10:59, editado 1 vez no total.

cap
Membro Gold

Mensagem por cap »

Não, claro que n duvido que haja muita gente fazê-lo. Estava a reforçar a ideia de que é uma balente cagada. :lol:
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold

tony ramos Escreveu:
jmcdpereira Escreveu:

...

jmcdpereira
se formos a ver os dois sistemas ate podiam ser melhores se no caso da aspiração ele vamos dizer aspira-se em todos os cantos e se no do tirar o parafuso o mecanico deixa-se mais um tempo a escorrer ! de certeza que vai ficar oleo la dentro o que até é normal! eu propio ja fiz aspiração no meu carro 3 vezes na oficina de um colega meu mas depois vi que no meu caso o melhor era tirar o oleo todo pelo bujon e deixar escorrer uma noite ,cheguei a tirar o carter e zero de oleo e claro primeiro desaperto o parafuso e desço o carro ate ficar de nivel depois é acordar levantar o carro e por o parafuso, oleo e ja esta!mas claro não digo que o carro vai sentir essa diferença de oleo que ficou la dentro mas se posso fazer melhor pelo que é meu ,porque não?
Mas o facto de se usar a sucção para mudar o óleo não é por tirar mais ou menos óleo, é para ser mais rápido/fácil para o mecânico.
Não tem a ver com o ser melhor.
A questão é que alguns podem achar que não é tão bom.

jmcdpereira
Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”