jmcdpereira Escreveu:Junglas Escreveu:Num carro que leva 6,5L de óleo, qual é o significado de 0,02L? Isso é coisa que nem se nota na vareta!
...
Façam-se as mudas a cada 10 ou 15 mil (eu faço, mesmo que a marca recomende a muda apenas aos 30 mil) que qualquer um dos processo é bom!
Exacto, "sempre" se usou o sistema de gravidade e nunca veio mal ao mundo, quem tem a beneficiar é o mecânico que tem menos trabalho, pois para o cliente duvido que façam desconto.
Mas ninguém falou de uma diferença de 0,02L, mas sim de 20cl ou 30cl é diferente, bem diferente

eu falei de meio litro, mas foi uma força de expressão, tb duvido que lá fique tanto.
jmcdpereira
Convenhamos que para ficar 1/4 de litro no cárter (250ml = 25cl) é preciso que o carro esteja com uma inclinação esquisita e que o carro permita que se ande a mexer o tubo da aspiração de um lado para o outro, coisa que na maioria dos casos não acontece.
Nos Jaguar, x-type, 2.0 e 2.2, tens o motor á frente e o cárter na mala (força de expressão, claro!), portanto não tens possibilidade de andar a tentar aspirar óleo dos cantos do cárter.
Nos cdi da Mercedes, o filme é semelhante. A vareta é quase tão grande como o carro, e há muitas oficinas que nem têm tubos de aspiração suficientemente compridos para mudar o óleo por sucção!
Eu praticamente que mudei sempre o óleo pelo bujon.
Meto o carro num ângulo favorável á drenagem pelo bujon (nos 3 carros que agora dormem lá de casa, é com a frente levantada, e as duas rodas dianteiras niveladas, mas já tive um em que era com o carro inclinado para a frente (traseira subida) e de preferência com a roda dianteira do lado do passageiro mais baixa!).
1 hora a escorrer e 99% do óleo já saiu todo. O que não saiu é porque está agarrado ás paredes do motor, a fazer aquilo para que foi concebido.
Uso sempre óleo 100% sintético e mesmo que fiquem 200ml de óleo "velho" dentro do motor, os mesmos não são relevantes para a muda.
Se pensares que muitas das vezes o pessoal não troca o filtro de óleo (e esse fica com MUITO óleo lá dentro), os 200ml de que estamos aqui a falar ainda se tornam menos relevantes!
Seja sucção, aspiração ou outro processo qualquer, o que importa é haver mudas de óleo frequentes!