Ar condicionado não arrefece.... - RESOLVIDO -

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: Ar condicionado não arrefece....

Mensagem por marco pires »

muita gente não sabe,mas todo o sistema de ar condicionado usa oleo,a função do mesmo é lubrificar as partes moveis do interior do compressor,sem ele o compressor iria gripar.

o oleo usado nos sistemas de AC,circula por todo o sistema,em conjunto com o gás refrigerante,por ser um oleo especial,não reage quimicamente em conjunto com o gás,e para alem disso não congela a baixas temperaturas,tambem tem uma função lubrificante dos tubos de aluminio do AC,evitando a oxidação dos mesmos e prevenindo futuras fugas,e a sua composição não afecta as uniões de borracha do sistema.

o sistema de AC,mesmo estando a funcionar bem,necessita de reciclagem de gás e oleo de 2 em dois anos,as marcas dizem para fazer isso de 4 em 4 anos,mas é ponto assente que melhor será fazer de 2 em dois.

não se trata de uma recarga tipo aquelas que se fazem na norauto e afins,é diferente: consiste em ligar a maquina,que vai reciclar o gás refrigerante,e vai acrescentar oleo caso seja necessário.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

L.Sousa
Membro Gold
Registado: 26 jan 2010, 17:53
O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12

Mensagem por L.Sousa »

No meu caso a mudança da valvula melhorou a presença do frio mas mesmo assim não está como estava... Alguem sabe se as ventoinhas do radiador do AC tem velocidade variavel ou funcionam sempre com a mesma velocidade?
Imagem

madbeetle
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 00:37
O meu Carro:: 530d Tour E39

Mensagem por madbeetle »

Eu noto no meu que quando esta muito calor, a ventoinha trabalha quase sempre no maximo, mas com tempo pouco quente ela trabalha mais devagar ou mesmo parar. Já vi no meu isso acontecer, vinha com o ac ligado parei, sai do carro passado uns segundos ela começou a acelarar.

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

madbeetle Escreveu:Eu noto no meu que quando esta muito calor, a ventoinha trabalha quase sempre no maximo, mas com tempo pouco quente ela trabalha mais devagar ou mesmo parar. Já vi no meu isso acontecer, vinha com o ac ligado parei, sai do carro passado uns segundos ela começou a acelarar.

Assim é que é para ser.
Quando o carro está quente deve trabalhar no máximo ou perto disso para tentar arrefecer o ambiente o mais rápido possivel, quando começa a arrefecer dentro do carro a ventoinha deve baixar a velocidade.

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Pois mas no meu parece que ela está sempre no máximo.... Que raio não sei o que mais fazer se nem na bmw me resolvem isto.... O que controla a velocidade dessa ventoinha?
Imagem

jmcdpereira
Membro Gold
Registado: 28 dez 2009, 11:44
O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto

Mensagem por jmcdpereira »

L.Sousa Escreveu:Pois mas no meu parece que ela está sempre no máximo.... Que raio não sei o que mais fazer se nem na bmw me resolvem isto.... O que controla a velocidade dessa ventoinha?
Pois essa é outra peça, eu tb tenho esse problema, mas por enquanto só se manifesta de inverno, qd precisa de fazer calor simplesmente faz calor e não pára, nem abranda.
No meu caso é uma peça de difícil acesso, nos E39 é uma peça de fácil acesso :)

Isso é mais do que conhecido e chama-se estágio final.
Podes ver aqui: viewtopic.php?f=6&t=50520&hilit=est%C3% ... al&start=0

jmcdpereira
Imagem
Imagem :(

marco pires
Moderador do Fórum

exato,o estágio final define a velocidade da ventoinha,quando não está bom,faz a mesma funcionar de forma irregular.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

ANTOLIVEIRA
Membro Juvenil
Registado: 05 out 2005, 11:29
O meu Carro:: BMW 520I E60 -2004/01
Contacto:

Mensagem por ANTOLIVEIRA »

O facto do compressor entrar em carga, não significa forçosamente que o sistema esteja a funcionar bem, paricularmente se os tubos da aspiração não arrefecem... pois pode estar a comprimir uma mistura de refrigerante com ar, o que pode danificar o compressor e logicamente não fará frio ou terá um rendimento muito baixo. Diria que tens que verificar se o compressor se mantêm permanentemente em carga, ou seja se existe informação eléctrica para trabalhar... Depois disso verifica válvulas, nomeadamente a de enchimento do sistema e a de expansão

E60 520i 2004/01

Audi A4 2009/06

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

A ventoinha que está no máximo é a do radiador não é a do sistema interno a do radiador do AC é que fica sempre ligado no máximo qd o AC está activo. ANTOLIVEIRA eu levei o carro À BMW para eles me removerem o ar e colocarem a mistura de gás exacta. Realmente não sei o que se passa eles dizem que a pressão do gás está boa, a valvula de expansão coloquei-a tb nova agora na BMW parece ter melhorado ligeiramente. O tubo de altas pressoes fica quente o outro pouco frio.... olha onde fica a valvula de enchimento do sistema?
Imagem

ANTOLIVEIRA
Membro Juvenil
Contacto:

Boas!

Gostava de ajudar mais, mas o meu bimmer é um e34 Não conheço o e39 O tubo de compressão estar quente à partida será bom sinal e é consistente com o facto do ventilador do ac estar sempre a trabalhar. A ventoinha está a fazer passar ar pelo condensador, para assim fazer condensar o fluido. Na valvula de expansão voltas a ter liquido a baixa pressão que de alguma maneira irá ser enviado para o evaporador (dentro do carro), que é o elemento que fará o contrário do condensador; ou seja arrefecerá o ar do habitaculo á custa da evaporação do refrigerante que volta a ser alimentado sob a forma de gás a baixa pressão ao compressor. Pelo q dizes parece haver algum problema na baixa pressão, pois é suposto que o tubo esteja frio/gelado. No meio de toda esta cangalhada existem sistemas de protecção ao compressor que podem interferir no rendimento.
Eu pessoalmente tenho más (muito) experiências com a baviera. Leva o carro a uma oficina bosch ou a uma empresa de frio industrial

Abraço

E60 520i 2004/01

Audi A4 2009/06

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Espera o meu depósito do AC (aquela botija que acho que deve ser o condensador) tb levou um toque será que se estiver danificada no interior poderá provocar isso?
Imagem

Padno
Membro Juvenil
Registado: 30 ago 2009, 13:44
O meu Carro:: Bmw e39 30d 1999
Contacto:

Mensagem por Padno »

Ontem a minha msg não ficou registada .lol

Já que te lembras do condensador, até pode ser isso.

Mas já verificas-te se a polie está realmente a atracar a 100%?
Pode não atracar bem, e o compressor não conseguir fazer o frio suficiente.

marco pires
Moderador do Fórum

essa botija que falas,não é o condensador,é o compressor,repara nesta imagem:

Imagem
Imagem
Imagem

e confirmo que tanto a ventoinha,como o compressor,são inverter,ou seja,funcionam em vários estágios de velocidade consoante a necessidade,por isso uma vezes funcionam com mais força,outra vezes mais devagar,pelo menos no meu é assim.

no E34 por exemplo,o compressor liga e desliga e funciona a uma unica velocidade,dai sentir-se ele ligar e desligar,nos E39 ele vai sempre ligado(desde que o botão do AC esteja ligado,claro),e aumenta ou reduz a velocidade a que funciona,deixando assim de haver aquele liga e desliga,com pequenos esticões,que se nota nos E34.
[email protected]

ANTOLIVEIRA
Membro Juvenil
Contacto:

Boas,

Sim senhor bonito desenho, Marco.

Caso para dizer que uma imagem vale mil palavras.

De facto tanto o condensador como o evaporador são permutadores de calor tipo o tradicional "radiador" de arrefecimento da água/fluido do motor.

O cilindro que falas, não será concerteza o condensador... se dizes que a válvula de expansão foi mudada, o secador (dryer) é no contexto em falamos pouco importante... estás a confundir o condensador com o compressor?

E60 520i 2004/01

Audi A4 2009/06

L.Sousa
Membro Gold

Mensagem por L.Sousa »

Não é mesmo o dryer.... Li algures que depois de estar aberto mais de 24 horas deveria ser tb substituido.... Mas se dizem que não faz interferencias....
Imagem

Responder

Voltar para “Série 5”