Ar condicionado não arrefece.... - RESOLVIDO -
Moderador: Staff
- marco pires
- Moderador do Fórum
- Registado: 28 abr 2008, 23:20
- O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring
Re: Ar condicionado não arrefece....
muita gente não sabe,mas todo o sistema de ar condicionado usa oleo,a função do mesmo é lubrificar as partes moveis do interior do compressor,sem ele o compressor iria gripar.
o oleo usado nos sistemas de AC,circula por todo o sistema,em conjunto com o gás refrigerante,por ser um oleo especial,não reage quimicamente em conjunto com o gás,e para alem disso não congela a baixas temperaturas,tambem tem uma função lubrificante dos tubos de aluminio do AC,evitando a oxidação dos mesmos e prevenindo futuras fugas,e a sua composição não afecta as uniões de borracha do sistema.
o sistema de AC,mesmo estando a funcionar bem,necessita de reciclagem de gás e oleo de 2 em dois anos,as marcas dizem para fazer isso de 4 em 4 anos,mas é ponto assente que melhor será fazer de 2 em dois.
não se trata de uma recarga tipo aquelas que se fazem na norauto e afins,é diferente: consiste em ligar a maquina,que vai reciclar o gás refrigerante,e vai acrescentar oleo caso seja necessário.
o oleo usado nos sistemas de AC,circula por todo o sistema,em conjunto com o gás refrigerante,por ser um oleo especial,não reage quimicamente em conjunto com o gás,e para alem disso não congela a baixas temperaturas,tambem tem uma função lubrificante dos tubos de aluminio do AC,evitando a oxidação dos mesmos e prevenindo futuras fugas,e a sua composição não afecta as uniões de borracha do sistema.
o sistema de AC,mesmo estando a funcionar bem,necessita de reciclagem de gás e oleo de 2 em dois anos,as marcas dizem para fazer isso de 4 em 4 anos,mas é ponto assente que melhor será fazer de 2 em dois.
não se trata de uma recarga tipo aquelas que se fazem na norauto e afins,é diferente: consiste em ligar a maquina,que vai reciclar o gás refrigerante,e vai acrescentar oleo caso seja necessário.
[email protected]
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)
- L.Sousa
- Membro Gold
- Registado: 26 jan 2010, 17:53
- O meu Carro:: BMW 523i E39 - 1998/12
No meu caso a mudança da valvula melhorou a presença do frio mas mesmo assim não está como estava... Alguem sabe se as ventoinhas do radiador do AC tem velocidade variavel ou funcionam sempre com a mesma velocidade?
Eu noto no meu que quando esta muito calor, a ventoinha trabalha quase sempre no maximo, mas com tempo pouco quente ela trabalha mais devagar ou mesmo parar. Já vi no meu isso acontecer, vinha com o ac ligado parei, sai do carro passado uns segundos ela começou a acelarar.
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
madbeetle Escreveu:Eu noto no meu que quando esta muito calor, a ventoinha trabalha quase sempre no maximo, mas com tempo pouco quente ela trabalha mais devagar ou mesmo parar. Já vi no meu isso acontecer, vinha com o ac ligado parei, sai do carro passado uns segundos ela começou a acelarar.
Assim é que é para ser.
Quando o carro está quente deve trabalhar no máximo ou perto disso para tentar arrefecer o ambiente o mais rápido possivel, quando começa a arrefecer dentro do carro a ventoinha deve baixar a velocidade.
jmcdpereira
- L.Sousa
- Membro Gold
Pois mas no meu parece que ela está sempre no máximo.... Que raio não sei o que mais fazer se nem na bmw me resolvem isto.... O que controla a velocidade dessa ventoinha?
- jmcdpereira
- Membro Gold
- Registado: 28 dez 2009, 11:44
- O meu Carro:: BMW 525D E61 2004 - Auto
Pois essa é outra peça, eu tb tenho esse problema, mas por enquanto só se manifesta de inverno, qd precisa de fazer calor simplesmente faz calor e não pára, nem abranda.L.Sousa Escreveu:Pois mas no meu parece que ela está sempre no máximo.... Que raio não sei o que mais fazer se nem na bmw me resolvem isto.... O que controla a velocidade dessa ventoinha?
No meu caso é uma peça de difícil acesso, nos E39 é uma peça de fácil acesso

Isso é mais do que conhecido e chama-se estágio final.
Podes ver aqui: viewtopic.php?f=6&t=50520&hilit=est%C3% ... al&start=0
jmcdpereira
- marco pires
- Moderador do Fórum
exato,o estágio final define a velocidade da ventoinha,quando não está bom,faz a mesma funcionar de forma irregular.
[email protected]
- ANTOLIVEIRA
- Membro Juvenil
- Registado: 05 out 2005, 11:29
- O meu Carro:: BMW 520I E60 -2004/01
- Contacto:
O facto do compressor entrar em carga, não significa forçosamente que o sistema esteja a funcionar bem, paricularmente se os tubos da aspiração não arrefecem... pois pode estar a comprimir uma mistura de refrigerante com ar, o que pode danificar o compressor e logicamente não fará frio ou terá um rendimento muito baixo. Diria que tens que verificar se o compressor se mantêm permanentemente em carga, ou seja se existe informação eléctrica para trabalhar... Depois disso verifica válvulas, nomeadamente a de enchimento do sistema e a de expansão
E60 520i 2004/01
Audi A4 2009/06
- L.Sousa
- Membro Gold
A ventoinha que está no máximo é a do radiador não é a do sistema interno a do radiador do AC é que fica sempre ligado no máximo qd o AC está activo. ANTOLIVEIRA eu levei o carro À BMW para eles me removerem o ar e colocarem a mistura de gás exacta. Realmente não sei o que se passa eles dizem que a pressão do gás está boa, a valvula de expansão coloquei-a tb nova agora na BMW parece ter melhorado ligeiramente. O tubo de altas pressoes fica quente o outro pouco frio.... olha onde fica a valvula de enchimento do sistema?
- ANTOLIVEIRA
- Membro Juvenil
- Contacto:
Boas!
Gostava de ajudar mais, mas o meu bimmer é um e34 Não conheço o e39 O tubo de compressão estar quente à partida será bom sinal e é consistente com o facto do ventilador do ac estar sempre a trabalhar. A ventoinha está a fazer passar ar pelo condensador, para assim fazer condensar o fluido. Na valvula de expansão voltas a ter liquido a baixa pressão que de alguma maneira irá ser enviado para o evaporador (dentro do carro), que é o elemento que fará o contrário do condensador; ou seja arrefecerá o ar do habitaculo á custa da evaporação do refrigerante que volta a ser alimentado sob a forma de gás a baixa pressão ao compressor. Pelo q dizes parece haver algum problema na baixa pressão, pois é suposto que o tubo esteja frio/gelado. No meio de toda esta cangalhada existem sistemas de protecção ao compressor que podem interferir no rendimento.
Eu pessoalmente tenho más (muito) experiências com a baviera. Leva o carro a uma oficina bosch ou a uma empresa de frio industrial
Abraço
Gostava de ajudar mais, mas o meu bimmer é um e34 Não conheço o e39 O tubo de compressão estar quente à partida será bom sinal e é consistente com o facto do ventilador do ac estar sempre a trabalhar. A ventoinha está a fazer passar ar pelo condensador, para assim fazer condensar o fluido. Na valvula de expansão voltas a ter liquido a baixa pressão que de alguma maneira irá ser enviado para o evaporador (dentro do carro), que é o elemento que fará o contrário do condensador; ou seja arrefecerá o ar do habitaculo á custa da evaporação do refrigerante que volta a ser alimentado sob a forma de gás a baixa pressão ao compressor. Pelo q dizes parece haver algum problema na baixa pressão, pois é suposto que o tubo esteja frio/gelado. No meio de toda esta cangalhada existem sistemas de protecção ao compressor que podem interferir no rendimento.
Eu pessoalmente tenho más (muito) experiências com a baviera. Leva o carro a uma oficina bosch ou a uma empresa de frio industrial
Abraço
E60 520i 2004/01
Audi A4 2009/06
- L.Sousa
- Membro Gold
Espera o meu depósito do AC (aquela botija que acho que deve ser o condensador) tb levou um toque será que se estiver danificada no interior poderá provocar isso?
-
- Membro Juvenil
- Registado: 30 ago 2009, 13:44
- O meu Carro:: Bmw e39 30d 1999
- Contacto:
Ontem a minha msg não ficou registada .lol
Já que te lembras do condensador, até pode ser isso.
Mas já verificas-te se a polie está realmente a atracar a 100%?
Pode não atracar bem, e o compressor não conseguir fazer o frio suficiente.
Já que te lembras do condensador, até pode ser isso.
Mas já verificas-te se a polie está realmente a atracar a 100%?
Pode não atracar bem, e o compressor não conseguir fazer o frio suficiente.
- marco pires
- Moderador do Fórum
essa botija que falas,não é o condensador,é o compressor,repara nesta imagem:

e confirmo que tanto a ventoinha,como o compressor,são inverter,ou seja,funcionam em vários estágios de velocidade consoante a necessidade,por isso uma vezes funcionam com mais força,outra vezes mais devagar,pelo menos no meu é assim.
no E34 por exemplo,o compressor liga e desliga e funciona a uma unica velocidade,dai sentir-se ele ligar e desligar,nos E39 ele vai sempre ligado(desde que o botão do AC esteja ligado,claro),e aumenta ou reduz a velocidade a que funciona,deixando assim de haver aquele liga e desliga,com pequenos esticões,que se nota nos E34.

e confirmo que tanto a ventoinha,como o compressor,são inverter,ou seja,funcionam em vários estágios de velocidade consoante a necessidade,por isso uma vezes funcionam com mais força,outra vezes mais devagar,pelo menos no meu é assim.
no E34 por exemplo,o compressor liga e desliga e funciona a uma unica velocidade,dai sentir-se ele ligar e desligar,nos E39 ele vai sempre ligado(desde que o botão do AC esteja ligado,claro),e aumenta ou reduz a velocidade a que funciona,deixando assim de haver aquele liga e desliga,com pequenos esticões,que se nota nos E34.
[email protected]
- ANTOLIVEIRA
- Membro Juvenil
- Contacto:
Boas,
Sim senhor bonito desenho, Marco.
Caso para dizer que uma imagem vale mil palavras.
De facto tanto o condensador como o evaporador são permutadores de calor tipo o tradicional "radiador" de arrefecimento da água/fluido do motor.
O cilindro que falas, não será concerteza o condensador... se dizes que a válvula de expansão foi mudada, o secador (dryer) é no contexto em falamos pouco importante... estás a confundir o condensador com o compressor?
Sim senhor bonito desenho, Marco.
Caso para dizer que uma imagem vale mil palavras.
De facto tanto o condensador como o evaporador são permutadores de calor tipo o tradicional "radiador" de arrefecimento da água/fluido do motor.
O cilindro que falas, não será concerteza o condensador... se dizes que a válvula de expansão foi mudada, o secador (dryer) é no contexto em falamos pouco importante... estás a confundir o condensador com o compressor?
E60 520i 2004/01
Audi A4 2009/06
- L.Sousa
- Membro Gold
Não é mesmo o dryer.... Li algures que depois de estar aberto mais de 24 horas deveria ser tb substituido.... Mas se dizem que não faz interferencias....