530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por marco pires »

vitorino Escreveu:Boas marco pires é verdade a sério é bem mais dificil.
Agora o que eu digo e tive hipostesse de vereficar foi quando ele iliminou o erro da EGR tudo ficou em perfeito funcionamento.
Já agora é dificil a opreção para iliminar e EGR.
Obrigado.

pode ser que seja dai, é uma questão de ires andando com o carro e veres como se comporta.

quanto a eliminar a EGR, se não tiveres alguma experiencia com mecanica não aconselho a mexeres nisso.

a melhor forma é fazer um bypass, ou seja; tirar a EGR fora e meter um tubo directo, mas como disse é melhor não mexeres, de qualquer forma aqui fica um DIY:

http://www.bimmerforums.co.uk/forum/f89 ... e-t108030/

a EGR é a peça metalizada na quarta foto, onde está ligado o tubo grosso de borracha.

em alternativa tens a a seguinte foto:

na foto pode-se ver a EGR, aqui tens uma alternativa que tambem anula a EGR, é só puxares fora o tubo de vacuo que está apontado com a seta rosa (tubo azul e preto na foto), tapas depois o local onde o tubo encaixa para não entrar sujidade e tambem a ponta do tubo, e já está, a EGR está anulada :fixe
Imagem

quanto ás funções da EGR, são basicamente por questões de emissões NOx, contudo produz uma combustão menos eficiente, aumenta o fumo no escape, introduz abrasivos e aumenta a acidez do oleo, o que em conjunto diminui de uma forma geral, a durabilidade do motor.
marcopires@clubebmwportugal.com

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

vitorino
Membro Juvenil
Registado: 31 out 2005, 06:58
O meu Carro:: 330 CD

Mensagem por vitorino »

Boas novamente marco-pires e obrigado pelas tuas dicas.
Pois bem este domingo fiz mais uns kilometros com a máquina e tudo continua na mesma, agora com mais atenção aos pormenores verefiquei:
Ao relanti o motor faz abanar todo o carro, (umas vezes sim outras não) o ponteiro das rotações está estavel.
As vibrações ao acelarar aconteçem sempre idenpedentemente da mudança egnrenada, começam cerca da 1500Rpm e vão até cerca da 2500Rpm.
Bom então o teu conselho pessoal será mesmo vantajoso iliminar a EGR.
Já agora deixo um link com o que julgo ser o kit de embriagem, acho que o preço pelo que tenho ouvido está bom.
Na foto qual é mesmo o volante?.
OBG.
Imagem

navigator
Membro Gold
Registado: 09 set 2009, 10:25
O meu Carro:: 328ci E46

Mensagem por navigator »

O kit de embraiagem é isso que tens na imagem: Disco de fricção e prensa que empurra o disco contra o volante de motor (o volante não aparece na imagem, faz parte do motor e não da embraiagem).
No caso do teu é bimassa, mas não passa de um disco de inércia que está ligado à cambota do motor.
Imagem

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Agora o que eu digo e tive hipostesse de vereficar foi quando ele iliminou o erro da EGR tudo ficou em perfeito funcionamento.
Obrigado.
Eu acho que não é por limpar o erro da EGR da memória de erros que o carro fica a funcionar bem. Deves ter outro problema (bi-massa?).
Quanto ao erro na EGR registado na memória é um indicador que deve estar na hora de a limpar. Assim, sendo uma operação que podes fazê-la em casa, aconselho-te a tirares a EGR fora e limpá-la bem. Tens de tirar os resguardos de plástico, tirar duas abraçadeiras (uma do tubo da admissão que vem do intercooler e outra que vem do colector de escape) e desaparafusar 4 parafusos que seguram a EGR ao colector de admissão. Põe uma luvas pois é uma operação muito suja. Usa um produto de limpeza de carburadores (há a venda no Jumbo).
Quanto à eliminação da EGR existem duas opiniões concorrentes. Há os que aprovam com o objectivo de manter o ar para o motor mais limpo, melhorando a combustão, dando um pouco mais de potência; há os que são contra pois a centralina deixa de ter um instrumento de gestão do motor, e como a EGR é usada para regulação da temperatura do motor, até há quem ache que aumenta perigosamente a temperatura dos gases de escape diminuindo a longevidade do turbo. Eu como não quis arriscar deixei tudo stock apenas limpando a EGR uma vez por ano.
Se quiseres ir mais além na estima do teu carro, para além da EGR, aconselho limpares a admissão por completo (incluindo colector e intercooler).

Se decidires fazer a elimanação da EGR podes fazê-la de 3 maneiras:
- Tapar com uma junta cega o tubo que vem do colector de escape.
- Desligar o tubo de vácuo que a acciona o diafragma.
- Substituir por completo o corpo da EGR por um tubo feito à medida (ver no eBay). Tem a vantagem de eliminar a restrição no fluxo de ar.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas, novamente.
Como o marco-pires descreve a EGR destina-se então a produzir menos emisões poluentes verdade?.
Então nesse caso é vantajoso iliminar a mesma, visto o motor benificiar com a alteração.
Agora as opiniões dividem-se e eu fico na dúvida.
No próximo fim-de-semana vou deitar mãos á obra e tentar limpar isso para ver o que aconteçe.
Como não percebo quase nada de mecánica, não posso exprimir a minha opinião mas acho muito estranho o motor a trabalhar ao relanti sem nehuma mudança engrenda (ponto-morto) fazer mexer todo o carro so por desiquilibrio da tal bimassa.
Cumpts.

marco pires
Moderador do Fórum

rafias Escreveu:
Obrigado.
Eu acho que não é por limpar o erro da EGR da memória de erros que o carro fica a funcionar bem. Deves ter outro problema (bi-massa?).
Quanto ao erro na EGR registado na memória é um indicador que deve estar na hora de a limpar. Assim, sendo uma operação que podes fazê-la em casa, aconselho-te a tirares a EGR fora e limpá-la bem. Tens de tirar os resguardos de plástico, tirar duas abraçadeiras (uma do tubo da admissão que vem do intercooler e outra que vem do colector de escape) e desaparafusar 4 parafusos que seguram a EGR ao colector de admissão. Põe uma luvas pois é uma operação muito suja. Usa um produto de limpeza de carburadores (há a venda no Jumbo).
Quanto à eliminação da EGR existem duas opiniões concorrentes. Há os que aprovam com o objectivo de manter o ar para o motor mais limpo, melhorando a combustão, dando um pouco mais de potência; há os que são contra pois a centralina deixa de ter um instrumento de gestão do motor, e como a EGR é usada para regulação da temperatura do motor, até há quem ache que aumenta perigosamente a temperatura dos gases de escape diminuindo a longevidade do turbo. Eu como não quis arriscar deixei tudo stock apenas limpando a EGR uma vez por ano.
Se quiseres ir mais além na estima do teu carro, para além da EGR, aconselho limpares a admissão por completo (incluindo colector e intercooler).

Se decidires fazer a elimanação da EGR podes fazê-la de 3 maneiras:
- Tapar com uma junta cega o tubo que vem do colector de escape.
- Desligar o tubo de vácuo que a acciona o diafragma.
- Substituir por completo o corpo da EGR por um tubo feito à medida (ver no eBay). Tem a vantagem de eliminar a restrição no fluxo de ar.

rafias, a EGR recoloca os gases de escape novamente na admissão, existem até egr´s que fazem a permuta com o liquido da refrigeração.

assim o ar vem do turbo via intercooler e entra mais fresco do que com a EGR, um exemplo disso é que com a egr off normalmente a temperatura normal do motor demora mais tempo a atingir,

contudo a tua opinião é tambem ela válida, já que exista quem defenda exatamente o que dizes:

http://www.youtube.com/watch?v=fz3-ycPE76g

portanto, esta será sempre uma discussão onde existem os que defendem desligar a egr e os que defendem o contrário.

pessoalmente prefiro manter stock e portanto tê-la ligada e mandar limpar em todas as revisões, não tenho paciencia para o fazer.

vitorino, embora eu seja da opinião que a egr desligada até possa ser benéfico, existem muitas variáveis que me levam a não arriscar desligar a mesma, penso que no teu caso deves tentar limpar todo o sistema tal como te aconselhou o rafias, se a egr estiver mesmo avariada então sim podes optar por a desligar durante uns tempos e ver a reacção do motor.

quanto à situação do volante do motor (bi-massa), garanto-te que por mais estranho que possa parecer, quando essa peça não está boa faz o carro tremer e bem ao relantin.

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Marco, esse video é muito ilustrativo. Não fazia ideia que a EGR também ajuda a empurrar os cilindros para baixo. Essa característica provavelmente compensa a perda de potência por via do ar ser mais pobre em Oxigénio. Assim resumindo as vantagens e desvantagens de ter a EGR ligada:
Vantagens:
-Ajuda a empurrar os cilindros para baixo resultando em maior eficiência de consumo
-Diminui as emissões
-Ajuda a regula a temperatura do motor
Desvantagens:
-Acumulação de carvão. Requer limpezas regulares pelo menos da EGR. Pode ser necessário limpar ou substituir o colector de admissão.

A situação da permuta com o sistema de refrigeração tem a ver, acho eu, com a necessidade de arrefecer os gases de escape antes de entrarem na admissão via EGR.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Mensagem por 525_tds »

Verifica se não tens algum injector avariado.

marco pires
Moderador do Fórum

sim, um teste aos injectores tambem é aconselhável, contudo se fosse dos injectores haviam alterações nas rotações, e como ele diz que o relantin está estável, descarto a possibilidade de ser algo no motor.

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas. Quando ligaram o carro á máquina apenas deu erro na EGR e em uma vela, mas ele pega muito bem.
Este fim-de-semana vou tentar pelo menos limpar a EGR, depois digo os resultados.
Ora bem segundo a explicação do rafias beseada na informação postada pelo marco pires é memso aconselhável então manter a EGR. E eu que já estava a negociar o tal Bypass.
Imagem

OBG.

marco pires
Moderador do Fórum

é muito complicado eu estar-te a dizer para avançares para o bypass e desligares de vez a EGR, como foi dito tem os seus prós e os seus contras.

eu no teu caso faria o seguinte:

1º- se o bypass não fosse caro, negociava na mesma e mandava vir
2º- apesar de mandar vir o bypass, limpava na mesma a EGR e depois via como ficava o funcionamento do carro.
3º- caso se mantivesse o problema, era sinal que tinha que levar uma EGR nova, como são relativamente caras (mais de 200€ na marca, mas encontra-se bem mais barato na net), metia o bypass e andava assim.
4º- caso com a limpeza o problema ficasse resolvido não mexia mais nisso, ficava com o bypass e quem sabe um dia poderia vir a ser necessário.

nota: atenção que ao anulares a EGR poderá dar-se o caso de teres um sinal de erro no motor no painel do carro, para anular esse erro tem que ser com a maquina por forma a indicar à centralina que a EGR já não está lá.

nota2: reparei agora que o bypass que tens na imagem tem um parafuso no meio, essa é uma das forma de "enganar" a centralina e portanto se o bypass que estás com ideia de comprar for exatamente como esse, em principio não haverá sinal de erro por parte da centralina.

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas, marco pires econtrei no Ebay. Uk. Este tipo que vende porque diz que não deu para ele, por ser o motor mais recente.
Quer ao preço de leilão + 9£ libras de portes.
http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-330d-EGR- ... 1c2d53d650

marco pires
Moderador do Fórum

sempre fica mais barata que uma EGR nova e é em aluminio o que é bom, pois não enferruja.

contudo pareceu-me que ele não manda para fora do UK :think

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas, marco pires, no leilão não está especificado se manda mas eu já lhe tinha enviado uma mensagem e disse-me que sim.
Vou arriscar.
OBG.

marco pires
Moderador do Fórum

então força nisso, mas não vás muito mais longe no preço do que aquele que já está assinalado, penso serem 24 libras.

Responder

Voltar para “Série 5”