530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Secção para modelos Série 5

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marco pires
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por marco pires »

vitorino Escreveu:Boas marco pires é verdade a sério é bem mais dificil.
Agora o que eu digo e tive hipostesse de vereficar foi quando ele iliminou o erro da EGR tudo ficou em perfeito funcionamento.
Já agora é dificil a opreção para iliminar e EGR.
Obrigado.

pode ser que seja dai, é uma questão de ires andando com o carro e veres como se comporta.

quanto a eliminar a EGR, se não tiveres alguma experiencia com mecanica não aconselho a mexeres nisso.

a melhor forma é fazer um bypass, ou seja; tirar a EGR fora e meter um tubo directo, mas como disse é melhor não mexeres, de qualquer forma aqui fica um DIY:

http://www.bimmerforums.co.uk/forum/f89 ... e-t108030/

a EGR é a peça metalizada na quarta foto, onde está ligado o tubo grosso de borracha.

em alternativa tens a a seguinte foto:

na foto pode-se ver a EGR, aqui tens uma alternativa que tambem anula a EGR, é só puxares fora o tubo de vacuo que está apontado com a seta rosa (tubo azul e preto na foto), tapas depois o local onde o tubo encaixa para não entrar sujidade e tambem a ponta do tubo, e já está, a EGR está anulada :fixe
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quanto ás funções da EGR, são basicamente por questões de emissões NOx, contudo produz uma combustão menos eficiente, aumenta o fumo no escape, introduz abrasivos e aumenta a acidez do oleo, o que em conjunto diminui de uma forma geral, a durabilidade do motor.
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vitorino
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por vitorino »

Boas novamente marco-pires e obrigado pelas tuas dicas.
Pois bem este domingo fiz mais uns kilometros com a máquina e tudo continua na mesma, agora com mais atenção aos pormenores verefiquei:
Ao relanti o motor faz abanar todo o carro, (umas vezes sim outras não) o ponteiro das rotações está estavel.
As vibrações ao acelarar aconteçem sempre idenpedentemente da mudança egnrenada, começam cerca da 1500Rpm e vão até cerca da 2500Rpm.
Bom então o teu conselho pessoal será mesmo vantajoso iliminar a EGR.
Já agora deixo um link com o que julgo ser o kit de embriagem, acho que o preço pelo que tenho ouvido está bom.
Na foto qual é mesmo o volante?.
OBG.
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navigator
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por navigator »

O kit de embraiagem é isso que tens na imagem: Disco de fricção e prensa que empurra o disco contra o volante de motor (o volante não aparece na imagem, faz parte do motor e não da embraiagem).
No caso do teu é bimassa, mas não passa de um disco de inércia que está ligado à cambota do motor.
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rafias
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por rafias »

vitorino Escreveu:Boas marco pires é verdade a sério é bem mais dificil.
Agora o que eu digo e tive hipostesse de vereficar foi quando ele iliminou o erro da EGR tudo ficou em perfeito funcionamento.
Já agora é dificil a opreção para iliminar e EGR.
Obrigado.
Eu acho que não é por limpar o erro da EGR da memória de erros que o carro fica a funcionar bem. Deves ter outro problema (bi-massa?).
Quanto ao erro na EGR registado na memória é um indicador que deve estar na hora de a limpar. Assim, sendo uma operação que podes fazê-la em casa, aconselho-te a tirares a EGR fora e limpá-la bem. Tens de tirar os resguardos de plástico, tirar duas abraçadeiras (uma do tubo da admissão que vem do intercooler e outra que vem do colector de escape) e desaparafusar 4 parafusos que seguram a EGR ao colector de admissão. Põe uma luvas pois é uma operação muito suja. Usa um produto de limpeza de carburadores (há a venda no Jumbo).
Quanto à eliminação da EGR existem duas opiniões concorrentes. Há os que aprovam com o objectivo de manter o ar para o motor mais limpo, melhorando a combustão, dando um pouco mais de potência; há os que são contra pois a centralina deixa de ter um instrumento de gestão do motor, e como a EGR é usada para regulação da temperatura do motor, até há quem ache que aumenta perigosamente a temperatura dos gases de escape diminuindo a longevidade do turbo. Eu como não quis arriscar deixei tudo stock apenas limpando a EGR uma vez por ano.
Se quiseres ir mais além na estima do teu carro, para além da EGR, aconselho limpares a admissão por completo (incluindo colector e intercooler).

Se decidires fazer a elimanação da EGR podes fazê-la de 3 maneiras:
- Tapar com uma junta cega o tubo que vem do colector de escape.
- Desligar o tubo de vácuo que a acciona o diafragma.
- Substituir por completo o corpo da EGR por um tubo feito à medida (ver no eBay). Tem a vantagem de eliminar a restrição no fluxo de ar.
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vitorino
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por vitorino »

Boas, novamente.
Como o marco-pires descreve a EGR destina-se então a produzir menos emisões poluentes verdade?.
Então nesse caso é vantajoso iliminar a mesma, visto o motor benificiar com a alteração.
Agora as opiniões dividem-se e eu fico na dúvida.
No próximo fim-de-semana vou deitar mãos á obra e tentar limpar isso para ver o que aconteçe.
Como não percebo quase nada de mecánica, não posso exprimir a minha opinião mas acho muito estranho o motor a trabalhar ao relanti sem nehuma mudança engrenda (ponto-morto) fazer mexer todo o carro so por desiquilibrio da tal bimassa.
Cumpts.

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marco pires
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por marco pires »

rafias Escreveu:
vitorino Escreveu:Boas marco pires é verdade a sério é bem mais dificil.
Agora o que eu digo e tive hipostesse de vereficar foi quando ele iliminou o erro da EGR tudo ficou em perfeito funcionamento.
Já agora é dificil a opreção para iliminar e EGR.
Obrigado.
Eu acho que não é por limpar o erro da EGR da memória de erros que o carro fica a funcionar bem. Deves ter outro problema (bi-massa?).
Quanto ao erro na EGR registado na memória é um indicador que deve estar na hora de a limpar. Assim, sendo uma operação que podes fazê-la em casa, aconselho-te a tirares a EGR fora e limpá-la bem. Tens de tirar os resguardos de plástico, tirar duas abraçadeiras (uma do tubo da admissão que vem do intercooler e outra que vem do colector de escape) e desaparafusar 4 parafusos que seguram a EGR ao colector de admissão. Põe uma luvas pois é uma operação muito suja. Usa um produto de limpeza de carburadores (há a venda no Jumbo).
Quanto à eliminação da EGR existem duas opiniões concorrentes. Há os que aprovam com o objectivo de manter o ar para o motor mais limpo, melhorando a combustão, dando um pouco mais de potência; há os que são contra pois a centralina deixa de ter um instrumento de gestão do motor, e como a EGR é usada para regulação da temperatura do motor, até há quem ache que aumenta perigosamente a temperatura dos gases de escape diminuindo a longevidade do turbo. Eu como não quis arriscar deixei tudo stock apenas limpando a EGR uma vez por ano.
Se quiseres ir mais além na estima do teu carro, para além da EGR, aconselho limpares a admissão por completo (incluindo colector e intercooler).

Se decidires fazer a elimanação da EGR podes fazê-la de 3 maneiras:
- Tapar com uma junta cega o tubo que vem do colector de escape.
- Desligar o tubo de vácuo que a acciona o diafragma.
- Substituir por completo o corpo da EGR por um tubo feito à medida (ver no eBay). Tem a vantagem de eliminar a restrição no fluxo de ar.

rafias, a EGR recoloca os gases de escape novamente na admissão, existem até egr´s que fazem a permuta com o liquido da refrigeração.

assim o ar vem do turbo via intercooler e entra mais fresco do que com a EGR, um exemplo disso é que com a egr off normalmente a temperatura normal do motor demora mais tempo a atingir,

contudo a tua opinião é tambem ela válida, já que exista quem defenda exatamente o que dizes:

http://www.youtube.com/watch?v=fz3-ycPE76g

portanto, esta será sempre uma discussão onde existem os que defendem desligar a egr e os que defendem o contrário.

pessoalmente prefiro manter stock e portanto tê-la ligada e mandar limpar em todas as revisões, não tenho paciencia para o fazer.

vitorino, embora eu seja da opinião que a egr desligada até possa ser benéfico, existem muitas variáveis que me levam a não arriscar desligar a mesma, penso que no teu caso deves tentar limpar todo o sistema tal como te aconselhou o rafias, se a egr estiver mesmo avariada então sim podes optar por a desligar durante uns tempos e ver a reacção do motor.

quanto à situação do volante do motor (bi-massa), garanto-te que por mais estranho que possa parecer, quando essa peça não está boa faz o carro tremer e bem ao relantin.
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rafias
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por rafias »

Marco, esse video é muito ilustrativo. Não fazia ideia que a EGR também ajuda a empurrar os cilindros para baixo. Essa característica provavelmente compensa a perda de potência por via do ar ser mais pobre em Oxigénio. Assim resumindo as vantagens e desvantagens de ter a EGR ligada:
Vantagens:
-Ajuda a empurrar os cilindros para baixo resultando em maior eficiência de consumo
-Diminui as emissões
-Ajuda a regula a temperatura do motor
Desvantagens:
-Acumulação de carvão. Requer limpezas regulares pelo menos da EGR. Pode ser necessário limpar ou substituir o colector de admissão.

A situação da permuta com o sistema de refrigeração tem a ver, acho eu, com a necessidade de arrefecer os gases de escape antes de entrarem na admissão via EGR.
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525_tds
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por 525_tds »

Verifica se não tens algum injector avariado.

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marco pires
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por marco pires »

sim, um teste aos injectores tambem é aconselhável, contudo se fosse dos injectores haviam alterações nas rotações, e como ele diz que o relantin está estável, descarto a possibilidade de ser algo no motor.
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vitorino
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por vitorino »

Boas. Quando ligaram o carro á máquina apenas deu erro na EGR e em uma vela, mas ele pega muito bem.
Este fim-de-semana vou tentar pelo menos limpar a EGR, depois digo os resultados.
Ora bem segundo a explicação do rafias beseada na informação postada pelo marco pires é memso aconselhável então manter a EGR. E eu que já estava a negociar o tal Bypass.
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OBG.

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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por marco pires »

é muito complicado eu estar-te a dizer para avançares para o bypass e desligares de vez a EGR, como foi dito tem os seus prós e os seus contras.

eu no teu caso faria o seguinte:

1º- se o bypass não fosse caro, negociava na mesma e mandava vir
2º- apesar de mandar vir o bypass, limpava na mesma a EGR e depois via como ficava o funcionamento do carro.
3º- caso se mantivesse o problema, era sinal que tinha que levar uma EGR nova, como são relativamente caras (mais de 200€ na marca, mas encontra-se bem mais barato na net), metia o bypass e andava assim.
4º- caso com a limpeza o problema ficasse resolvido não mexia mais nisso, ficava com o bypass e quem sabe um dia poderia vir a ser necessário.


nota: atenção que ao anulares a EGR poderá dar-se o caso de teres um sinal de erro no motor no painel do carro, para anular esse erro tem que ser com a maquina por forma a indicar à centralina que a EGR já não está lá.

nota2: reparei agora que o bypass que tens na imagem tem um parafuso no meio, essa é uma das forma de "enganar" a centralina e portanto se o bypass que estás com ideia de comprar for exatamente como esse, em principio não haverá sinal de erro por parte da centralina.
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por vitorino »

Boas, marco pires econtrei no Ebay. Uk. Este tipo que vende porque diz que não deu para ele, por ser o motor mais recente.
Quer ao preço de leilão + 9£ libras de portes.
http://www.ebay.co.uk/itm/BMW-330d-EGR- ... 1c2d53d650

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marco pires
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por marco pires »

sempre fica mais barata que uma EGR nova e é em aluminio o que é bom, pois não enferruja.

contudo pareceu-me que ele não manda para fora do UK :think
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por vitorino »

Boas, marco pires, no leilão não está especificado se manda mas eu já lhe tinha enviado uma mensagem e disse-me que sim.
Vou arriscar.
OBG.

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marco pires
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Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por marco pires »

então força nisso, mas não vás muito mais longe no preço do que aquele que já está assinalado, penso serem 24 libras.
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