Aquisição de um 520i e34

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Carlos Tavares
Membro Gold
Registado: 03 ago 2008, 13:18
O meu Carro:: BMW 320iA E36 Exclusive - 92/06

Re: Aquisição de um 520i e34

Mensagem por Carlos Tavares »

tony ramos Escreveu:
Carlos Tavares Escreveu:Bem esta visto que a malta, tem carros a gasolina muito économicos :assubiar , os meus parabens!!! Eu com o meu 320i E36, com pneus 205/60V15 a andar nas calmas, não consigo menos de 15L em cidade, a 120/140 em autoestrada nunca menos de 11L, talvez consiga menos a 80/90, mas o ponteiro nunca la para comigo!!! :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
E estou a falar de um motor M50 sem Vanos, com apenas 260000kms com revisão feita ha 1 semana..., ja agora o maximo que fiz com 1 depósito foi 490kms e como devem saber o depósito dos E36, levam apenas 60L!!!
Ja agora e so mesmo para terem uma ideia, eu atestei o deposito no principio do mês, ainda so fiz 305 kms e ja tenho o ponteiro, quase em cima dos 15L ou seja tenho mais 100kms para fazer!!! :susto :susto :susto Que é isso para a gente??? :assubiar :lol1 :lol1 :lol1
opa não sei o que se passa com o teu carro :think :think ja tive un e36 320i coupe e posso te dizer que dificilmente passava dos 10 litros (sem sapar}so uma vez tive um problema na admissão e andei um mes sem saber com o carro a fazer 15 litros!!!!!neste momento tenho o e46 318ci 2 litros valvetronic 150 cavalos e posso dizer que a andar normal não passa dos 9 litros !!!!!!
Não tenho a menor dúvida, mas se ainda tiveres os livros do mesmo, é uma questão de ires dar uma vista de olhos, neste caso não para a versão com caixa manual de 5, mas sim para a caixa automatica, sem catalizador!!!
Eu daqui pouco vou ter de saír, ao regresso se não me esqueçer, trago o livro para cima e logo posto aqui os consumos dados pelo fabricante!!! :fixe
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

AS FOTOS DAS MINHAS VELHAS GLÓRIAS...

ImagemImagemImagem

Carlos Tavares
Membro Gold

metale Escreveu:Será sensação por causa do tamanho?

Eu acontece-me ao contrário, no E36 não tenho problema nenhum em "atirar" o carro para dentro de um encadeado de curvas e contra-curvas, a velocidades estúpidas, e consigo pôr o carro exactamente como quero, enquanto que no E28 o simples fechar a porta ou passar numa lomba me dão receio de estar a partir qualquer coisa.

Claro que a preparação dos dois é extremamente diferente (o E28 tem ali uma caixa de tralha para ir levar ao mecânico), mas de todos os BMWs que já conduzi (E36, E28, E30, E46, e mais um ou outro chassis) o meu E36 é de longe o que mais agilidade e aderência tinha.

Outro problema se calhar é que a avaliação que estás a fazer (e que mencionas muitas vezes) é na auto-estrada a velocidades na ordem dos 200km/h. Aí já não te posso valer porque não é o tipo de percurso nem de velocidade que faço, e tenho a noção de que aí o valor do meu carro é pouco por ser leve e ter imenso tramlining e bump-steer (imperfeições na estrada interferem com a direcção, sente-se o volante a virar). Aí, o peso e as qualidades estradistas de um série 5 são superiores na minha opinião. Possivelmente é isso que estás a notar. Mas pneus de qualidade, casquilhos e amortecedores em bom estado têm a obrigação de não deixar um série 3 muito atrás.

Amortecedores de origem duram uns 150-170 mil km, casquilhos frente e trás uns 150 mil km também, braços e ponteiras duram uns 180-210 mil km. O problema com estas peças, é que tu quando tens um furo notas logo. É uma diferença repentina. Casquilhos vão piorando ao longo do tempo, mas lentamente de forma a que não sentes uma diferença repentina. Vai simplesmente ficando mais atrapalhado, menos ágil, mais instável, ou uma mistura de todos.

Se fizeres conta de ter o carro durante uns bons anos, aconselho-te a mandar ver estes componentes. Caso já precise, aconselho Meyle HD, são mais baratos que de origem e mais resistentes. Com umas centenas de euros (que não são propriamente trocos para qualquer carteira, mas no panorama geral do carro vão valer a pena, até porque castiga menos os pneus e outros componentes) pões o carro todo com um feeling de novo.

Abraço aí, e alguma coisa que eu possa ajudar com o E36, estou aqui. Peças agora é que não tenho grande coisa para te desenrascar, tenho umas ponteiras de direcção usadas e uns braços de suspensão da frente com alguma folga na ponteira do meio (mas se os teus estiverem piores, podes levar estes a custo zero, que me desimpedes a garagem).
Rapazão, o meu problema não é em grande velocidade, o meu problema é precisamente em estrada de serra por exemplo, ou numa simples nacional que tenha curvas mais apertadas!!! Em relação, ao E28 apenas te quero dizer, que aquela traseira caso não tenha estabilizadora, em curva começa por levantar um pouco e depois começa a querer atravessar, mas mesmo assim e por incrivél que pareça, tinha mais confiança a curvar com o E28, do que tenho agora com este!!! Eu ja estive a ver o estado desse material, e para ja esta tudo novo, ou semi novo, tenho apenas os 2 triangulos da frente, a precisarem de serem trocados, mas ainda aguentam não estão nada maus, isto se ainda forem os de origem, o que eu duvido muito, visto que o carro era assistido na marca, até a relativamente pouco tempo (5 anos)!!! Os meus pneus estão novos, e são da minha marca preferida GoodYear Excellence (205/60V15), eu estou mais em crêr, que todo este receio esta relacionado com a caixa auto, tu com uma caixa manual, sabes o que fazer antes de uma curva, ou seja se tiveres de reduzir uma abaixo, ou se simplesmente não for necessario apenas controlas o carro..., no meu caso digamos que não és tu que mandas, claro que podes travar antes de entrar em curva, ele reduz certo, o problema para mim é o que ele vai fazer a seguir, sera que mete uma acima e acelera ou se deixa ficar??? Eu estou-me a referir, em fazer trajectos sinuosos em conduçaõ desportiva, porque de resto em condução soft, meu amigo é muito seguro, mas isso são todos os bimmers que tive!!! :fixe
Pelo Prazer de Conduzir.
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???

ImagemImagemImagem

metale
Membro Gold
Registado: 12 mai 2005, 12:17
O meu Carro:: 318tds '95

Mensagem por metale »

Carlos Tavares Escreveu:Sensor de oxigénio??? Que raio é isso??? Não me digas que o meu anda com falta de ar??? :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Sensor que fica no escape, detecta a quantidade de oxigénio não queimado para afinar a "mistura".

Em relação aos braços de suspensão/triângulos, segundo o meu mecânico os meus não estavam nas últimas, e mesmo assim notei muita diferença.

Tens um botão para E/S na caixa? e A/M?
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Carlos Tavares
Membro Gold

metale Escreveu:
Carlos Tavares Escreveu:Sensor de oxigénio??? Que raio é isso??? Não me digas que o meu anda com falta de ar??? :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Sensor que fica no escape, detecta a quantidade de oxigénio não queimado para afinar a "mistura".

Em relação aos braços de suspensão/triângulos, segundo o meu mecânico os meus não estavam nas últimas, e mesmo assim notei muita diferença.

Tens um botão para E/S na caixa? e A/M?
Pois, vou ter de ver isso dos triangulos, antes do mês de Junho, pois dúvido que ele na proxima inspeção passe assim!!!
Em relação ao botão que falas, sim tenho com as letras E/S e (*) simbolo da neve, para pisos escorregadios, tais como: Neve, Lama, Areia, Gelo..., nesta posição evita que o motor envie demasiada força as rodas, para que estas começem a patinar, ja experimentei em areia e resulta!!! :wink1 :fixe
Esqueçi-me de trazer a porra do livro para cima, para ver se amanhã quando chegar do trabalho, trago e faço um scan as paginas dos consumos e coloco aqui no tópico!!! :fixe
Pelo Prazer de Conduzir.

ImagemImagemImagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Carlos, o modo do floco de neve aparece em alguns dos carros com M (manual). Serve para, por exemplo, te permitir arrancar em segunda na neve para não patinar.

Há uma forma de ao entrares numa curva mudares para manual de forma a manteres-te na mudança em que estás, sem upshifts ou downshifts. No entanto não sei se é só mudares do D ou S para o floco de neve, ou se é preciso outro procedimento. Mas existe essa possibilidade. Assim já sabes com o que contar ao longo da curva. Este modo também dá a possibilidade de por exemplo manter uma mudança baixa para subir uma subida íngreme, sem que a caixa meta "uma acima".

Coisa que não se deve fazer é meter em manual e andar a meter mudanças como se uma caixa manual se tratasse. É a forma mais fácil de destruir estas caixas de velocidades que não foram desenhadas para tal, ao contrário de algumas mais modernas.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Carlos Tavares
Membro Gold

metale Escreveu:Carlos, o modo do floco de neve aparece em alguns dos carros com M (manual). Serve para, por exemplo, te permitir arrancar em segunda na neve para não patinar.

Há uma forma de ao entrares numa curva mudares para manual de forma a manteres-te na mudança em que estás, sem upshifts ou downshifts. No entanto não sei se é só mudares do D ou S para o floco de neve, ou se é preciso outro procedimento. Mas existe essa possibilidade. Assim já sabes com o que contar ao longo da curva. Este modo também dá a possibilidade de por exemplo manter uma mudança baixa para subir uma subida íngreme, sem que a caixa meta "uma acima".

Coisa que não se deve fazer é meter em manual e andar a meter mudanças como se uma caixa manual se tratasse. É a forma mais fácil de destruir estas caixas de velocidades que não foram desenhadas para tal, ao contrário de algumas mais modernas.
Sim ja pensei, em meter tipo na posição 3 com o modo sport activo, ou então deixar na D, mas em modo sport, pois neste modo "sport" ele não faz passagem antes do limite, pouco antes do redline, logo deixa-me se calhar mais a vontade e quanto muito, deve é reduzir nunca meter uma acima!!!
Em relação em meter as mudanças manualmente, nesta caixa é possivél, mas la esta a tal proteção que existe, não permite que ele meta a mudança, se não houver binario ou se houver velocidade excessiva, ou seja vou-te exemplificar, eu vou em letra D o modo tanto faz, se tiver de travar a fundo e visto que as caixas auto, são mais lentas a reduzir, que numa caixa manual, eu até posso passar de D para 2, no entanto ele so ira engrenar a 2, quando a velocidade, for a adequada para tal, ja precisamente para que a caixa não seja danificada!!!
A caixa até pode ser da idade da pedra, mas ja era bastante inteligente para a época, digo eu!!! :wink1 Eu posso te garantir que faz isso, pois essa experiência ja foi feita, vir em letra D a 60/70, passar para 2 e travar e a mesma so entra, quando chegar a velocidade permitida ou rotação que permita, a mesma entrar..., mais tambem podes iniciar a margem em 2 e ires passando manualmente, até chegares a letra D, manteres em 4 ele vai-te beber que nem um desalmado, pois a 5ª nunca ira entrar!!!
O melhor mesmo, é não inventar muito com o carro e com a caixa, até porque eu sei que uma reparação na caixa, é um balurdio e não estou muito afim de gastar dinheiro nisso, prefiro lhe fazer uma boa revisão, mudar-lhe o oleo e o filtro da caixa que ja não fica barato, de me meter em despesas malucas, para isso mantinha a minha PANZER :assubiar :lol1 :lol1 :lol1
Até ver, o dinheiro que ja gastei neste carro, tirando a revisão ha 1 semana dos 260000kms, foi todo em gasolina e ainda bem, pelo o menos sempre vou usufruindo de algo que gosto, ele parado so me da é desgostos e despesas!!!
Resumindo e baralhando, eu estou a gostar cada vez mais do carro, ainda no sabado lhe dei miminhos, lavei-o todo, aspirei, passei o belo creme nos estofos, para proteger a pele, e melhor para ficar cheiroso, levou com gotas de oleo com cheiro a chocolate :lol1 :lol1 :lol1 quando entro, começo logo a olhar a ver se encontro a tablete de chocolate :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 ja pensei trincar, mas acredito que seja um pouco indegesto, ja para não falar na despesa no dentista :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 , a continuar assim o carro ainda vira maricas :assubiar :lol1 :lol1 :lol1 :lol1
Pelo Prazer de Conduzir.

ImagemImagemImagem

metale
Membro Gold

Mensagem por metale »

Carlos Tavares Escreveu:vou-te exemplificar, eu vou em letra D o modo tanto faz, se tiver de travar a fundo e visto que as caixas auto, são mais lentas a reduzir, que numa caixa manual, eu até posso passar de D para 2, no entanto ele so ira engrenar a 2, quando a velocidade, for a adequada para tal, ja precisamente para que a caixa não seja danificada!!!
A caixa até pode ser da idade da pedra, mas ja era bastante inteligente para a época, digo eu!!! :wink1 Eu posso te garantir que faz isso, pois essa experiência ja foi feita, vir em letra D a 60/70, passar para 2 e travar e a mesma so entra, quando chegar a velocidade permitida ou rotação que permita, a mesma entrar...
Mas se deixares em D e fores travando, ele não te muda para 2ª na mesma altura?

Carlos Tavares Escreveu:tambem podes iniciar a margem em 2 e ires passando manualmente, até chegares a letra D, manteres em 4 ele vai-te beber que nem um desalmado, pois a 5ª nunca ira entrar!!!
Isso de passar manualmente é que não convém nada para a saúde da caixa. É isso e acelerar em N e meter para D.
'95 E36 318tdS
Pormenores aqui.

'02 E46 320d
Pormenores aqui.

Responder

Voltar para “Série 5”