530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

vitorino
Membro Juvenil
Registado: 31 out 2005, 06:58
O meu Carro:: 330 CD

Re: 530D Vibrações ao acelarar - ajuda

Mensagem por vitorino »

Ok. Valeu.
Epá tú dizes as minhas máquinhas....( Mas já estão vitaminadas, eheh. ).
Existe algo que se posso fazer sem gastar muitos €€€ para colocar +++ uns Cvalitos no bicho :driving
Thanks.

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

a coisa mais barata e mais fácil, em que de facto vais notar a diferença em termos de performances, é uma reprogramação.

para os nossos motores e sem mexer em mais nada, uma reprogramação consegue-te fazer passar dos 184cv originais, para cerca de 210/215cv ou até mesmo 220cv, mais que isso já só mexendo em alguns componentes, e ai sim já há que abrir os cordões à bolsa.

esquece lá coisas como filtros de rendimento ou aditivos mágicos no combustivel, uma reprogramação é a coisa mais barata e mais simples a fazer para retirar melhores performances do motor, vale mesmo apena :fixe

tens a PKE que é uma das melhores casas a trabalhar em repros (http://www.pke.pt/), ou a turbotec que tambem é muito boa (http://www.turbotec.pt/), a vilauto tambem é conhecida (http://vilauto.com/shop/), ou a MBPower.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Ok. Muito Obrigado.
Já estive a ver a primeira e passar de 184 para 220 Cv. Ronda os 400€€..
Obrigado pela dica.

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

vitorino Escreveu:Ok. Muito Obrigado.
Já estive a ver a primeira e passar de 184 para 220 Cv. Ronda os 400€€..
Obrigado pela dica.
Cuidado com os excessos, principalmente em binário. Podes comprometer vários componentes do teu carro. Marco, conta-lhe o que aconteceu com a tua embraiagem depois de reprogramares. É claro que nas oficinas, a maior parte delas vão dizer que é completamente seguro. Normalmente as avarias acontecem muitos meses ou muitos Kms depois.
Antes de te atirares na repro e no bypass da EGR eu aconselhava-te primeiro limpares muito bem a EGR. Aproveita também para veres o estado do filtro de ar. Depois recomendava fazeres 3 depósitos de Repsol 10e+ ou BP Ultimate. Também é claro que antes de qualquer repro precisas resolver o problema das vibrações.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

sim, a embraiagem sofre sempre depois de uma repro, isso é inevitável, não por causa dos cavalos que se ganha, mas sim pelo binário bem mais alto que depois vai descarregar em cima da embraiagem.

no meu caso após alguns meses de repro, começou a patinar e teve que levar tudo novo, incluindo o bi-massa(volante do motor), como foi tudo feito na marca a brincadeira ficou-me em 1500€. :susto

e portanto das duas uma, ou mantens a embraiagem de origem e se abusares podes vir a ter problemas, ou então optas por mudar tambem a embraiagem por uma reforçada, mas depois perdes em suavidade, principalmente nos arranques.

quanto ao resto que o rafias disse, não há duvida que são conselhos sábios e subscrevo por baixo :fixe :palmas
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Todo o mimo às nossas "crianças" é pouco :fixe
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas, rafias e marco-pires. Obrigado a ambos.
Verdade seja dita, existe sempre o reverso da medalha. Primero vou limpar a EGR este fim-de-semana.
Quanto ao filtro está quase novo, o Breather igualmente em bom estado.
No que diz respeito á reprogramação pedi informações e foram bem pronto na resposta que passo e citar. Isto porque eu coloquei a seguinte questão: tendo o meu carro já uns milhares largos de kilometros (300-Mil) qual a vossa opinião sob a reprogramação.

Exmo. Sr. Vitorino

O seu veículo após reprogramado fica com 225cv e 470nm de binário.
Os valores apresentados são para manter a fiabilidade dos componentes mecânicos.
A Kilometragem não é relevante para efectuar a reprogramação.
Os consumos tendem a baixar entre os 8% e os 15% agregado a uma condução para esse efeito.
Usufrui de um ano de garantia.
A intervenção demora cerca de uma hora.
Pode efectuar a respectiva marcação por email [email protected] ou telefone 9..111520.
O custo da operação é de 280,00€

Com os melhores cumprimentos
Tu..otec

Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

a primeira repro que fiz ainda com o turbo de origem, foi na turbotec.
posso dizer que o serviço deles é muito bom e qualquer duvida esclarecem prontamente, há quem diga que o banco de potencia deles não é muito fiável, principalmente por ter tendencia a dar valores potencia ligeiramente acima da realidade, mas isso já é outro assunto.

portanto, se optares pela turbotec é uma boa escolha, recomendo, os preços estão dentro da média :fixe

quanto os quilometros, convem dizer que tudo depende do estado geral da mecanica, se o carro estiver em condições não haverá problemas, contudo se a parte mecanica não tiver sido bem mantida e houverem alguns componentes já em esforço e a precisar de substituição, então uma repro só vai acelerar a degradação desses componentes e acelerar a necessidade de substituição.

alguns dos componentes que com muitos kms já podem estar em mau estado, são o turbo, embraiagem, bomba de agua, suspensões, injectores, correia e respectivos tensores, etc.

se estes componentes estiverem carregados de kms e a necessitar de substituição, então uma repro é só para estragar, principalmente o turbo e a embraiagem, por outro lado se tudo estiver ok, então não há problemas.
é tudo uma questão de veres como tens o carro a nivel mecanico e depois ponderares sobre o assunto da repro, se não tiveres a certeza sobre o estado da mecanica, convem dar uma vista de olhos geral antes de avançares para a repro, e claro, resolveres primeiro esse problema das vibrações.

ainda em relação à resposta que te deram, a unica coisa que não deves dar como dado adquirido, é a questão dos consumos: garanto-te que os consumos não vão baixar praticamente nada, a tendencia é sempre para a manutenção dos consumos actuais, ou até mesmo uma ligeira subida, se quiseres explorar a potencia da repro, então aí vão é aumentar e bem.

a não ser que passes a andar com uma condução 100% virada para o consumo, porque caso contrário esquece isso dos consumos baixarem.
[email protected]

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Obrigado + uma vez marco pires.
Lá está não prós sem contras, mas primeiro tenho que resolver o problema das vibrações.
Quer seja ele da EGR ou do bimassa, que eu acho estranho estár estragado. Pois a pessoa (particular) a quem comprei o carro garantiu-me que tinha mudado o conjunto completo, mas enfim.
Que comprado na Alemanha ( http://www.ebay.de/itm/310387595821?ssP ... 1423.l2649 ) pode custar 275€.
Tinha também o projecto de colocar o parachoques M, mas por agora fica adiado.
Uma coisa que eu noto em relação ao 330D que tive é o excessivo peso do carro, o que claro compromete as prestações.
Por exemplo este E39 tem os bancos com todas aquelas regulações electricas, (deve ser uma carrada de motores electricos) e isso tudo pesa.
Qualquer dia, tento fazer a troca dos meus bancos por uns sem regulações electricas.
Mas primeiro resolver o problema.
Obg.
Imagem

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

vitorino Escreveu:Uma coisa que eu noto em relação ao 330D que tive é o excessivo peso do carro, o que claro compromete as prestações.
Por exemplo este E39 tem os bancos com todas aquelas regulações electricas, (deve ser uma carrada de motores electricos) e isso tudo pesa.
Qualquer dia, tento fazer a troca dos meus bancos por uns sem regulações electricas.
Eu acho que estás enganado. O E46 330d de 181 cv é mais pesado que o E39 com o mesmo motor. Vê aqui:
330d vs 530d. A explicação deve ser pelo facto do 330d ter surgido primeiro e não estava muito optimizado em termos de peso.
Imagem

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas, rafias tens toda a razão no que diz respeito ao peso anunciado nessa página.
Inclusive ainda tenho aqui uma foto do livrete do 330D que lá está 1595Kg.
Mas não sei se é por o carro ser maior, o 530D dá a sensão de ser mais pessado, ou talvez por ser mais suave não se nota tanto aquela agilidde.
Mas o meu 530D deve pessar + ainda vou ver no livrete deste a ver que peso está averbado.

Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

uma carroçaria mais volumosa e um isolamento superior, dão sensação de mais peso.
de facto mesmo sendo mais pesado, o E46 é mais ágil e com menos inercia pelo facto de ter uma carroçaria mais pequena.

quanto aos bancos, deixa-te disso, um E39 é para gozar o luxo e o conforto, e os bancos electricos são um espectaculo.
a menos que estejam a funcionar mal, os bancos electricos são um valor acrescentado e estares a tirar uma coisa tão boa como isso, para perderes em cada um o peso de um saco de compras, é um erro, é quase um crime :susto

até podias tirar os bancos todos e ficares só com o do condutor, que as diferenças só se iriam notar no cronómetro, deixa-te disso. :wink1
[email protected]

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas marco-pires.
É bem verdade tem um isolamento superior, já notei que por exemplo com o tecto de abrir fechado mas com a cortina que fica por baixo aberta ao circular ouve-se o rolar das rodas no asfalto e do próprio vento o normal claro. Agora quando fecha-mos a cortina por baixo deste o ruido notas-se bem que baixa.
Mas no que diz respeito ao peso, o que está publicado deve dizer respeito ao modelo base, eu fui ver o peso que está averbado no livrete do meu 530D e é de: 1650Kg. Portanto mais pesado do que o 330D. Agora o porque já é outra questão.
Em relação aos consumos também este gasta mais um pouco, eu no 330D conseguia fazer em estrada Castelo de vide - Quarteira a circular dentro dos limites ( 90 / 100 Km/h ) médias de 5.4-L.
Neste o minimo que consegui no mesmo trajecto foi de 5.8-L.
Cumpts.

vitorino
Membro Juvenil

Mensagem por vitorino »

Boas novamente pessoal, andava eu no YouT... a ver de uns videos de como limpar a EGR para amanha deitar mãos á obra e descobri este:
http://www.youtube.com/watch?v=gjlmDt0Np-M
O meu tem os mesmos sintomas embora não tão prenunciados, este devia estar mesmo na ultima, mas aquele vibrar da correçeria é o mesmo.
Pode ser que seja o meu problema.
Amanhã coloco os resultados.
Cumpts.

marco pires
Moderador do Fórum

pelo que eu li, esse do video teve que comprar um motor novo porque as borboletas da admissão partiram.

se o teu carro estiver assim, é melhor resolveres isso o mais rapido possivel e evitar de andar com o carro.

porque não levas isso a uma bmw para eles verem do que se trata em concreto?
[email protected]

Responder

Voltar para “Série 5”