Página 1 de 1
525 tds E34 motor muito mole...
Enviado: 26 ago 2006, 09:51
por tozerrvm
Boas a todos.
comprei um 525 tds de 94 tem 280000km e o carro nao andava nada mesmo.
As veses ate custava a pegar.
Depois de fazer o diagnostico ao motor vi que tinha 1 vela queimada, aparentemente isso não ia resolver os problemas.
Troquei as velas e retirei o catalizador , notei logo que a rotação subia mais depressa.
Alterei o motor para oleo vegetal e o problema de custar a pegar a quente desapareceu , sabe-se lá porque...
Agora só não sei se é normal o miudo levar tanto tempo a desenvolver.
Nao anda mal mas nao pode ser normal o meu Range Rover de 92 passar por ele.
A maior parte das pessoas com que falei dizem que é normal ser um bocado pastel mas eu nao me conformo.
Enviado: 26 ago 2006, 10:37
por E21Craze
Em primeiro lugar acho que devias de medir a compressão dos cilindros, já te iria dar uma boa ideia do estado geral do A partir daí é mais fácil decidir o que fazer. Podes também verificar se a pressão do turbo é a correcta e, já agora, verifica se o intercooler está limpo e sem restrições.
*edit: erro ortográfico
Enviado: 26 ago 2006, 12:46
por Pedro///Menezes
O E21Craze tem razão tens de fazer um teste a esses componentes para veres se estão em condições. Basta um deles não estar a 100% para te alterar o carro todo.
Enviado: 26 ago 2006, 15:12
por m compact
isso tem de andar mais que um RANGE ROVER

Enviado: 26 ago 2006, 16:00
por tozerrvm
Obrigado pelas respostas...
O intercooler é novo e nao tinha... era o modelo 525td , no entanto como o carro nao andava resolvi comprar o intercooler e as tubagem e converti o menino em tds.
O turbo está a dar 0.6 ou 0.7bar não sei se é normal mas já o alterei até 1.6bar e mal se notava diferença.
Na inspecção a trabalhar com oleo o CO foi de 0.5 e pode ir até 3...por isso julgo que falta de ar não deve de ser.
O facto de não deitar fumo nem branco nem preto e de não gastar oleo leva-me a dizer que a compressão estará boa.
Na oficina de bombas injectoras foi-me dito que a bomba tem um veio qualquer que faz a abertura do gasoleo e se normalmente não passar do meio ele pode criar uma cama e depois nunca mais chega ao maximo.
Não sei se será assim mas quem normalmente andava com o carro era uma senhora que era mulher do senhor de idade que me vendeu o carro.
Pode até ser verdade e se calhar até tenho que fazer uma revisao a bomba.
Tenho notado que ultimamente tem vindo a melhorar qq coisa mas pouco.
Enviado: 26 ago 2006, 17:06
por Scania
Como o carro era de uma senhora, talvez ela nunca tenha puxado por ele e agora chapéu...
Pode parecer estranho mas eu conheço um caso de um 725tds que chega aos 140Km/h e fecha a barraca...Tudo isto causado pela velocidade média que o dono do carro anda. O filho do dono desse carro disse-me que a velocidade máxima em que o pai anda na estrada é de 60 ou 70Km/h e só na Auto-Estrada é que "arrisca" andar até aos 120, muito raramente passa das 2000rpm´s, o carro tem perto de 300.000Km´s e com este tratamento todo o carro ficou molengão...
Enviado: 26 ago 2006, 17:11
por Pedro///Menezes
Um moço aqui do Cartaxo comprou um Honda CRX Del Sol 160cv com VTEC e como era de uma velhota (

).
Quando o foi experimentar o VTEC nem funcionava, porque a mulher não o acelarava para lá desse ponto porque dizia que lhe dava medo o carro
Só ao fim de 3 meses a andar a puxar bem por ele começou o VTEC a funcionar

Enviado: 26 ago 2006, 22:25
por 525_tds
Scania Escreveu:Como o carro era de uma senhora, talvez ela nunca tenha puxado por ele e agora chapéu...
Pode parecer estranho mas eu conheço um caso de um 725tds que chega aos 140Km/h e fecha a barraca...Tudo isto causado pela velocidade média que o dono do carro anda. O filho do dono desse carro disse-me que a velocidade máxima em que o pai anda na estrada é de 60 ou 70Km/h e só na Auto-Estrada é que "arrisca" andar até aos 120, muito raramente passa das 2000rpm´s, o carro tem perto de 300.000Km´s e com este tratamento todo o carro ficou molengão...
Com esse tratamento tem carro para uma vida....
Mas umas esticadelas de vez em quando fazem bem.
o meu puxa bem( ate aos 100 é assim um bocado po lento digamos linear

) a partir dai ja puxa bem.
Enviado: 26 ago 2006, 23:41
por Pedro///Menezes
Mas esse senhor também pode ter problemas, nomeadamente com o catalisador entupir, etc.
Os mecânicos da Mercedes dizem que os CDI se não levarem um aperto pelo menos uma vez por mês dão em dar problemas
Ainda esta semana esteve cá um 320d de uma senhora que quando se desmontou o escape caiu literalmente bocados de carvão, quando isso não é normal nos carros que andam mais puxados.
Enviado: 27 ago 2006, 01:04
por E21Craze
Erm... e cuidado com esses esticões em carros mais velhos e com um passado "molengão": pode ter problemas de desgaste muito rápido (tipo, instantâneo) dos segmentos.
E já agora, a história de um fulano de idade que comprou um Honda S2000 e que nunca tinha puxado pelo carro acima das 5000: quando um amigo lhe disse que podia puxar até às 9000... partiu os segmentos.
Enviado: 27 ago 2006, 08:59
por tozerrvm
"Mas esse senhor também pode ter problemas, nomeadamente com o catalisador entupir, etc. "
Pois o catalizador estava completamente entupido o carro já nem chegava as 4000rpm.
Está melhor mas depois das 2000 quando eu acho que devia ter mais alma , continua a subir muito linearmente.
Por ex em vazio leva uns 3 segundos a chegar as 4000 , de uma forma linear mas 3 segundos são 3 segundos , será que devo meter um desses kits de potencia?
Na net encontrei uns tipos que podem programar o integrado da centralina e só teria de o trocar , já alguem fez isso?
Tudo o que for mecanico eu posso fazer mas kitanso electronico já é para outras ondas.
Enviado: 27 ago 2006, 09:25
por Pedro///Menezes
E21Craze, claro que é uma "rodagem" gradual, não é como o gajo do Honda fez...
Por exemplo, o meu 320is está um pouco preso, porque sei que ele teve pelo menos 2 anos parado (possivelemente mais). Então, depois de ele aquecer bem a água e óleo, levo-o á A1, e numa velocidade estabilizada faço uns tantos minutos naquele ritmo sempre a vigiar as temperaturas. Passados uns dias dou mais uns 10kmh a esse ritmo e sempre assim gradualmente.
Penso ser a melhor opção na minha opinião

Enviado: 27 ago 2006, 10:59
por E21Craze
Pedro///Menezes Escreveu:
Penso ser a melhor opção na minha opinião

Sim, claro que é.
E a opção que uma pessoa cuidadosa deverá tomar. Nos Estados unidos, aparecem muitos carros onde os segmentes PARTEM instantaneamente quando grandes V8's que passaram a vida toda a serem conduzidos por velhotas passam pela primeira vez as 3000 rpm.
Parece que os BMW's são mais resistentes a isso, sendo os mais frágeis Hondas e Mitsubishis. Provavelmente devido a bielas mais frágeis.
Enviado: 18 set 2006, 19:33
por darebmw525
vou-te dar um ajudinha mete o intercoler do 530d sempre da mais potencia e ja notas um pouco mais o carro a puxar, digo-te isto pk eu recebi o bmw 525tds e34 do meu e com ele so foi puxado nos primeiros anos depois começou a andar calmo e dentro dos limetes de velocidade e teve parado cerca de um ano e meio ate eu tirar a carta qunado peguei nele tive de fazer um reparaçao geral a injecçao, e mandei montar o intercoler do 530d e ficou-me a dar 230 mas atençao se fizeres isto tens que aumentar a refirgeraçao do carro foi-me aconselhado eu ainda nao o fiz mas estou para fazer a alteraçao da refirgeraçao
Enviado: 02 dez 2006, 15:36
por carlos vale
se o teu carro nao anda faz um diagnóstico a centralina. talvez seja a electrovalvula da pressao do colector que tenha ido a vida.