ATENÇAO CAIXAS AUTOMATICAS !

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Avatar do Utilizador
530dpower
Membro Juvenil
Mensagens: 268
Registado: 25 out 2007, 09:02
O meu Carro:: BMW 535d E60 - 01/2006

Mensagem por 530dpower »

antonio almeida neves Escreveu:O snr.Tem uma potente maquina,mas isso não quer dizer que a caixa GM 5L40E que o equipa, possa suportar o aumento de potência que o snr.quer aplicar ao seu motor.A dita caixa tem componentes em aluminium,tambores e engrenagex em que o esforço dos discos é muito grande,como os discos são finos (1,60 mms de espessura,novos)e essa caixa contém no seu todo 87 DISCOS,esses tambores em aluminium,apresentam muits vezes vincos profundos provocados pelo esforço dos discos na tracção,e o que prococa um mau aperto Hydráulico das embrayagens multiplas que a caixa contém.As normas de condução com caixa automática,tem sempre de ser sempre suaves e graduais na aceleração,caso contrário irá ter muitos dissabores e despezas.A caixa muda sozinha comprimindo conjuntos de embrayagens,e o efeito de aceleraçao muito brusca provoca o mesmo efeito que numa caixa mecânica quando o condutor larga o pedal de embrayagem bruscamente,um choque forte na transmissão e caixa-diferencial,o que só pode provocar a curto prazo ou imediatos estragos importantes.Aconselho-o a meditar,para tirar o melhor partido da BOA MÁQUINA QUE possui.Sempre ao dispôr. A neves
Obrigado..... vou procurar uma situação que não seja demasiada radical para caixa....
BMW E60 535d ( 3** cv ) - FAP - EGR off

BMW E39 530d Touring ( 220 cv )
316i E36 powergas (GPL)

btc530d
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 06 out 2008, 20:22

Mensagem por btc530d »

Já agora, qual é o melhor para a caixa quando se está num semaforo ou parado com o carro na estrada, colocar em Neutro ou pé no travão apenas ?!

antonio almeida neves
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 27 abr 2008, 11:52

Mensagem por antonio almeida neves »

Se conduz muito em cidade,não ande em permanencia no "D",isto é no para arranca,deve utilizar a caixa na posição "S",onde pode engrenar a velocidade manualmente,e assim evita a mudança,continuamente que se faz em automatico"D".Nos semaforos sempre que exijam paragens longas,desengrena a caixa pondo em "N".

btc530d
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 06 out 2008, 20:22

Mensagem por btc530d »

antonio almeida neves Escreveu:Se conduz muito em cidade,não ande em permanencia no "D",isto é no para arranca,deve utilizar a caixa na posição "S",onde pode engrenar a velocidade manualmente,e assim evita a mudança,continuamente que se faz em automatico"D".Nos semaforos sempre que exijam paragens longas,desengrena a caixa pondo em "N".
Mas o que já ouvi foi que em N uma vez que é da caixa estamos a esforçar a propria caixa, ou nao ?!! Dai que nao aconselhem

antonio almeida neves
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 27 abr 2008, 11:52

Mensagem por antonio almeida neves »

Quem lhe disse isso não deve perceber nada de caixas automáticas."N" quer dizer NEUTRO,o que quer dizer o mesmo que ponto morto de uma caixa mecânica,OK?"D" é DRIVE em automático o que quer dizer que a caixa está em esforço continuo,mesmo parado,as embrayagens internas da caixa estão em PRESSÃO."S" poderá comprender pr SEQUÊNCIA o que quer dizer,que a caixa também está em esforço,com as embrayagens sobre pressão,mas nessa posição o snr.escolhe a velocidade que quer=1ª 2ª ...etc.OK?Boa condução que o automático é SUPER se bem utilizado.Mal utilizado fica caro.

antonio almeida neves
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 27 abr 2008, 11:52

Mensagem por antonio almeida neves »

Esqueci-me de dizer.que algumas caixas automáticas geração recente(depois de 2000,têm um neutralizador,que actua sempre que comprime o travão e via ELECTRO-VÁLVULA interna da caixa,neutraliza o esforço de tracção.Parando a pressão Hidráulica das embrayagens.

btc530d
Membro Iniciado
Mensagens: 8
Registado: 06 out 2008, 20:22

Mensagem por btc530d »

antonio almeida neves Escreveu:Quem lhe disse isso não deve perceber nada de caixas automáticas."N" quer dizer NEUTRO,o que quer dizer o mesmo que ponto morto de uma caixa mecânica,OK?"D" é DRIVE em automático o que quer dizer que a caixa está em esforço continuo,mesmo parado,as embrayagens internas da caixa estão em PRESSÃO."S" poderá comprender pr SEQUÊNCIA o que quer dizer,que a caixa também está em esforço,com as embrayagens sobre pressão,mas nessa posição o snr.escolhe a velocidade que quer=1ª 2ª ...etc.OK?Boa condução que o automático é SUPER se bem utilizado.Mal utilizado fica caro.
Agora sim ficou esclarecido!!! Obrigado! 8)

Avatar do Utilizador
apocalypsealexi
Membro Juvenil
Mensagens: 219
Registado: 04 fev 2008, 14:56
O meu Carro:: BMW 528i e39 1998
Localização: Coruche

Mensagem por apocalypsealexi »

Essa info não está totalmente correcta, uma vez que "S" é de modo "Sport", a caixa selecciona a mudança que permita maior rotação do motor para melhor resposta deste. A partir daqui é que pode mudar de "S" para "M" avançando ou recuando com a manete ficando em modo manual. Para voltar novamente ao modo sport tem de se voltar ao Drive e depois Sport novamente.

Agora qual o modo melhor para andar no para arranca isso já não sei. Eu ando sempre em drive e quando vejo que a paragem é mais prolongada meto em "N". No modo manual não é possível seleccionar o ponto morto, só está disponível de 1ª a 5ª.
E39 528i
Imagem
Imagem
Imagem

antonio almeida neves
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 27 abr 2008, 11:52

Mensagem por antonio almeida neves »

´Sim senhor na posição S dando o toque necessário,para arranque tem a 1ª,em "D" não arranca em1ª mas sim em 2ª,depois no arranque em "S" cada toque (com o carro em andamento engrena as seuintes em cada toque,2ª--3ª etc..)Em para arranque deve sempre voltar á 1ª no arranque,e ir tocando para mudar manualmente.OK?

Avatar do Utilizador
apocalypsealexi
Membro Juvenil
Mensagens: 219
Registado: 04 fev 2008, 14:56
O meu Carro:: BMW 528i e39 1998
Localização: Coruche

Mensagem por apocalypsealexi »

antónio, em s continua a ser automático... ;) a partir daí é que pode optar por manual, mas o carro estará sempre em esforço porque nunca tem a opção de ponto morto sem ser na posição "N"
E39 528i
Imagem
Imagem
Imagem

antonio almeida neves
Membro Iniciado
Mensagens: 26
Registado: 27 abr 2008, 11:52

Mensagem por antonio almeida neves »

Em "S" é também automatico,so que tanto pode mudar para 3-4 ou 5,como reduzir para 3-2- ou 1.Para voltar ao neutro é evidente que tem de passar pelo "D" o que não causa qualquer problema.

Djuganight
Membro Iniciado
Mensagens: 20
Registado: 15 nov 2017, 21:31
O meu Carro:: BMW 520d E61 - 2009/03

Re:

Mensagem por Djuganight »

antonio almeida neves Escreveu:
09 nov 2008, 20:37
Se conduz muito em cidade,não ande em permanencia no "D",isto é no para arranca,deve utilizar a caixa na posição "S",onde pode engrenar a velocidade manualmente,e assim evita a mudança,continuamente que se faz em automatico"D".Nos semaforos sempre que exijam paragens longas,desengrena a caixa pondo em "N".
estava a ler este tópico e sinto-me na obrigação de desenterrar e responder para que outros, como eu, que o encontrem não sejam induzidos em erro.
Em paragens ocasionais, semáforos, espera dos comboios, etc, deve manter-se o carro sempre em D. Na pior das hipóteses coloca em P. Colocar em N é um erro de iniciantes que provoca desgaste acrescido à caixa.

germanii
Membro Gold
Mensagens: 7092
Registado: 15 jun 2007, 23:56
O meu Carro:: M6 .325d E93 .320i E36 .Mob 50
Localização: PORTUGAL (frança)

Re: ATENÇAO CAIXAS AUTOMATICAS !

Mensagem por germanii »

Boas , è uma discuçao que faz anos e hoje embora jà tenha carros auto nao sei o que fazer ainda :icon_think:
Ser diferente è normal.Estranho è ser igual.
A França dis para comprar Frances\Agora Eu compro Made em Portugal.
O som do meu Ex 745i http://youtu.be/e52WkrsS1EE.
Ex: X6 3.5d-- 745i E65--535d E60--325i E36 cabrio--X5 3.0d E53--123d--524td E34--M5 V10-- 645ci E63...+

Responder

Voltar para “Série 5”