Página 1 de 3

Duvida escape original BMW 535d

Enviado: 07 mar 2008, 11:39
por Gforce*
Boas a todos.
Possuo agora um 535d (kit m, jante 19, bancos confort, etc...) que podem ve-lo em www.carsdotcom.net
O escape tem uma borboleta que fecha em certas situações para cumprir os niveis sonoros e de poluição mas que na minha opinião corta alguma potencia.
O carro está reprogramado e está bastante forte a partir das 3150rpm (altura em que entra o 2º turbo - mesmo de origem nota-se perfeitamente a passagem do turbo pequeno para o turbo maior). Na 1ª reprogramacao que me fizeram ficou muito forte desde as baixas rotações mas algo dificil de conduzir pk perdia muita tracção mesmo com 275/30R19 atrás. Como gosto de conduzir carros a gasolina rotativos (algumas saudades do meu BMW M3 CS) a reprogramação que tenho agora com umas baixas razoavelmente boas e muito muito forte a partir das 3150rpm assenta como uma luva nos meus requisitos (andei a experimentar com o M3 que tambem está em www.carsdotcom.net que tem um motor novo e dos 160kmh aos 270kmh é ela por ela; alterei o limitador do 535d para os 280kmh). Pena o filtro de particulas entupir algumas vezes quando ando mais rápido, mas regenera ao fim de 15-20kms a uma velocidade de 100kmh.
O que quero saber de outros users que têm um 535d é se já experimentaram desligar ou eliminar a borboleta que tem no escape do lado direito?! Eu experimentei e foi relativamente facil o processo: metem a mão por vão notar que está um tubo de vacuo ligado à tal borboleta e puxem o tubo e ele vai-se desencaixar e a borboleta deixa de abrir/fechar ficando sempre aberta.
Depois da reprogramação o ronco do carro (por fora) a puxar ficou lindissimo, tipo V8. Ou seja, por fora nem se consegue determinar se é um diesel ou gasolina. Mas depois de retirar o tal tubo que faz fechar a borboleta esqueçam tudo pk o barulho é FANTASTICO. Se ouvirem o carro por fora é inacreditavel......
Tenho vindo a experimentar há já vários dias e não dá nenhuma avaria e o que se sente mesmo por dentro é um ronco mais rouco que pode ser bonito mas com o passar do tempo pode ser um pouco cansativo (mas tambem pegam e volta-se a ligar o tubo de vacuo e já está!!!).
O que queria saber é se isto poderá fazer mal ao motor visto que as temperaturas que saiem pelo escape são muito superiores, isto se estivermos por tras do carro é impossivel aproximarmo-nos do escape (isto depois de se puxar um pouco). Mas tambem agora ve-se que as temperaturas saiem mais pelo escape que tem a borboleta (agora aberta) do que pelo outro. O carro parece mais solto em baixas sem sombra de duvida.
Resumindo e concluindo o carro fica mais solto e o ronco é lindissimo.
Aguardo respostas vossas acerca desta minha "invenção".....

Cumprimentos,
Hugo Barbosa.

Enviado: 07 mar 2008, 13:19
por tY
Boas

Desculpa o Off tOpic , Mas sinto-me enganado quase =(

Eu comprei a pouco (1mês) um 530d com os mesmos extras que o teu E60, podes vê-lo aqui se assim o quiseres..

viewtopic.php?t=21419&highlight=

E custou-me o mesmo que o teu 535d =(
Se fosse hoje teria falado contigo ...

Aproveito para te felicitar pelo carro, está lindo ..

Abraço

Enviado: 07 mar 2008, 14:03
por Gforce*
Boas tY,
Realmente foi pena não me teres contactado antes de teres comprado o teu 530d. Tinha-te feito um bom preço e com todas as garantias BMW. Eu entrego sempre os meus carros de marca BMW que tenho para venda e que já vendi na BMW J.Henrique Silva para que o cliente fique a saber da clareza do negocio.
Desde já os meus parabens pelo teu 530d pk tá lindissimo. Mas uma coisa é certa: 35d é outra coisa quando comparado com o 30d. Apesar de eu ter mais 30d à venda e em casa do que propriamente 35d. Fiquei muito muito impressionado com o 535d assim que o levantei na BMW de Essen.
Agora o 535d menos de 10l/100kms é um bocado dificil coisa que o 530d anda pelos 8 ou 9l/100.

Cumprimentos,
Hugo Barbosa

Enviado: 07 mar 2008, 14:59
por tiagod
parabens pelas maquinas isso é q é andar.... :driving :violinista

Enviado: 07 mar 2008, 15:08
por hellraiser 2
A borboleta serve também para aquecer o escape, para ajudar a queimar a porcaria que fica retida nos FAPS.

Ela abre se acelarares e fecha se levantares o pé, ou se mantiveres a velocidade constante.

Mesmo tendo a borboleta ligada, verás que o carro suja sempre mais essa ponteira do que a da direita, visto que a ponteira direita fica mais desviada do proprio escape, para comprovar isso, basta olhar bem para o mesmo.

Podes sempre retirar os FAPS pois não acende nenhuma luz de avaria!


Mas desligar a borboleta altera assim tanto o barulho?!
Estranho!

Enviado: 07 mar 2008, 22:58
por giwasa
no meu é para ficar. se esta lá de origem é porque serve para alguma coisa. :driving

Enviado: 08 mar 2008, 02:26
por 530d_e60_MBPOWER
o meu tb tem essa borboleta no escape....mas tb n as vou tirar....!! realmente como disse o giwasa...se aquilo la esta deve ter algum fundamento... :)

mas se fica com um ronco diferente...fixe... :D

parabens pelo carro 8)

Enviado: 08 mar 2008, 02:51
por tY
Agora o 535d menos de 10l/100kms é um bocado dificil coisa que o 530d anda pelos 8 ou 9l/100.
Como o meu tb é cx auto , os consumos ficam mesmo na casa dos 10l ..

Pode ser que daqui a uns aninhos te encomende um 635d ;) ..

Um Abraço ;)

Enviado: 08 mar 2008, 11:35
por hellraiser 2
A minha 35d anda sempre na casa dos 9L! :P

Enviado: 10 mar 2008, 10:37
por Gforce*
Boas,
hellraiser2: realmente o barulho altera bastante e em baixas fica um pouco mais forte (podes sempre experimentar umas horas com a borboleta desligada pk é extremamente facil de desligar e ligar).
Tu tiraste o filtro de particulas?! Não fica registada nenhuma avaria?! Qualquer casa de escapes tira isso ou é um trabalho minucioso?!

Cumprimentos,
Hugo Barbosa.

Enviado: 10 mar 2008, 12:44
por hellraiser 2
Boas, ainda não tirei mas vou fazê-lo!

Convém que seja num sitio porreirinho, pois precisas de buracos nos tubos para colocar as sondas!

Enviado: 10 mar 2008, 13:18
por 530d_e60_MBPOWER
Gforce* Escreveu:Boas,
hellraiser2: realmente o barulho altera bastante e em baixas fica um pouco mais forte (podes sempre experimentar umas horas com a borboleta desligada pk é extremamente facil de desligar e ligar).
Tu tiraste o filtro de particulas?! Não fica registada nenhuma avaria?! Qualquer casa de escapes tira isso ou é um trabalho minucioso?!

Cumprimentos,
Hugo Barbosa.
boas..

na vilauto ja existem supresores de FAP....
é uma questao de falares com o eng.Manuel Pedro Fernandes.... eles teem uma oficina fazem-te isso!!

Enviado: 10 mar 2008, 14:11
por Gforce*
Boas,
Vou ligar para a Vilauto para ver o que me dizem a respeito disso.....!!
hellraiser quando desligares (é muito fácil) experimenta 2 ou 3 dias e depois diz-me o que achaste....

Cumprimentos,
Hugo Barbosa.

Enviado: 10 mar 2008, 14:16
por Gforce*
Boas,
530d_e60_MBPOWER: Não sabia que o 530d (modelo a partir 2006) tem borboleta de escape igual ao 535d. Nos 530d que vejo o escape tem menores dimensoes e nunca vi a tal borboleta. Só se for na versão de 231cv....nos de 218cv não existe nada disso pk vendi um de 2004 e não tinha nada disso no escape.

Cumprimentos,
Hugo Barbosa.

Enviado: 10 mar 2008, 15:46
por hellraiser 2
O 745I do meu pai também tem a borboleta!