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reações negativas do motor 525 tds

Enviado: 22 jun 2008, 15:51
por Devil_May_Cry_
boas,

gostava de saber o que significa uma sequencia de luzes verdes por baixo do manometro de combustivel.. nem sei se sao bolinhas ou quadrados... sao prai 4 ou 5.. lol

é um 525 tds de 1996

o ASC é igual ao ESP ? ou desempenha outras funções?

é suposto quando se fecha o carro com o comando os 4 piscas ligarem?
os meus nao ligam.

outra coisa, na bmw disseram-me que nao se deve puxar muito pelo motor para ele durar muito.. até aqui nada de novo.. mas também me disse que nao se deve puxar pouco... para que nao haja reações negativas.. como estudante de enganharia deduzo que esteja a falar dos momentos de força do motor.. (Nm) certo?

agora gostava de saber, e porque é o meu 1º bmw, e nao estou habituado a utilizar estes motores.. ate que rotação se deve ir ate mudar de velocidade para se fazer uma condução normal com bons consumos e para que o motor continue "saudavel" ?




melhores cumprimentos ao pessoal

Enviado: 22 jun 2008, 18:44
por BMW 525tds
Boas, a sequência de luzes é o tempo restante para a inspecção ou mudança de óleo. Elas vão apagando e quando tiver só a vermelha, voi lá... toca a gastar €€€€

ASC = ESP tem de ser outro expert porque sinceramente não sei... :(

Quando se fecha o carro os piscas não acendem. Só piscam uma vez quando se abre. É mesmo assim.

Em relação ao motor eu faço uma condução tranquila em cidade. A maior parte das vezes troco antes das 2000rpm, mas sempre que posso e entro em auto-estrada não deixo de puxar um bocadinho em 5ª pois axo que é bom para o motor...

Enviado: 22 jun 2008, 22:40
por marco pires
em relação ás luzes do painel é isso mesmo que o amigo bmw525tds disse,gostava ainda de dar uma achega,para dizer que esse sistema funciona na base de um sensor que está mergulhado no carter,e que monitoriza permanentemente a qualidade do oleo do motor,e vai apagando á medida que essa qualidade se detiora.

os piscas tambem é assim,só acendem quando se abre e só uma vez.

quanto ao motor é o costume nos diesel,a frio(enquanto o ponteiro da temperatura não chegar ao meio),convem não passar das 2.000RPM,só quando o motor está quente o turbo é bem lubrificado pelo oleo.
depois de longas estiradas em auto-estrada não desligar o carro de imediato,deixar meio minuto ou mesmo um minuto ao relanti para que o turbo normalize,isto evita que o mesmo fique ainda a rodar em seco despois do motor desligado.
evitar andar com o motor a fundo durante longos periodos de tempo,não é nada saudavél para o turbo.
de resto e para resumir,os cuidados a ter com um diesel são quase sempre relacionados com uma aparente maior fragilidade do turbo em relação aos outros orgão mecanicos,por isso mesmo os procedimentos a ter em conta são quase sempre para perservar esta peça.

ASC- Dynamic Stability Control , trata-se da primeira versão do controle de estabilidade usado pela bmw e fabricado pela robert bosch GMBH,os primeiro modelos a utilizarem foram os 750iL e o 850Ci,este sistema era complementado pelo controle de tracção,por isso se designava por ASC+T.

ESP- Electronic Stability Program, trata-se de um controle de estabilidade da nova geração,mais sofisticado e por isso mais rapido e eficaz a actuar tambem ele com o controle de tracção a complementar,engloba ainda várias funções que no caso do ASC não estão disponiveis,tais como EBA,ou o controle de travagem em curva,mas a grande diferença para o ASC é que este actuava unicamente nas rodas frontais,sendo que o ESP actua nas quatro rodas,alem disso o ESp usa em exclusivo um sensor de aceleração lateral,tambem este sistema é feito pela robert bosch GMBH,e foi usado pela primeira vez no mercedes S600.

Enviado: 23 jun 2008, 04:43
por Devil_May_Cry_
brigadao pela ajuda! mas pelo que dizem entao é igual a todos os motores diesel...eu usava um 1.9 tD da citroen.. mas pelos vistos as "técnicas" d utilizaçao sao iguais ;)


cumprimentos!

Enviado: 23 jun 2008, 05:03
por Devil_May_Cry_
outra coisa...quando desligam o vosso carro... mesmo tudo desligado... n houvem tipo um zumbido a beira do radio? parece k ta a kerer sintonizar kk coisa... e isso nc para acho eu...

Enviado: 23 jun 2008, 08:38
por ajfh
Devil_May_Cry_ Escreveu:outra coisa...quando desligam o vosso carro... mesmo tudo desligado... n houvem tipo um zumbido a beira do radio? parece k ta a kerer sintonizar kk coisa... e isso nc para acho eu...
O que se houve é o sensor da temperatura do habitáculo, e normalmente apaga passado pouco tempo, penso eu.

Enviado: 23 jun 2008, 11:10
por marco pires
é o sensor do habitaculo e tambem os flaps que controlam as saidas da ventilação.

Enviado: 23 jun 2008, 12:31
por BMW 525tds
Essa do barulho também me ajudou a mim... Excelente!
Já tinha percebido que se ouvia os flaps das saídas de ventilação, mas o zumbido do sensor da temperatura do habitáculo foi surpresa para mim. :driving

Enviado: 23 jun 2008, 15:19
por Devil_May_Cry_
obrigado mais uma vez ;)

Enviado: 01 jul 2008, 09:20
por jppld
Já que estão a falar no ASC e ESP não me sabem dizer quando é que o ESP ficou disponivel nos 528i e restantes versões? E como os destinguimos na consola central? Os botões são diferentes?

Enviado: 05 jul 2008, 13:43
por kennycoder
O botao diz ASC (nos da 1ª geração) ou DSC (nos mais recentes).
E ASC actua nas rodas de trás (nos carros de tracção traseira, BMW neste caso) e nao nas da frente (so actua a frente caso o carro puxe a frente)

Enviado: 07 jul 2008, 15:56
por CarlosGanhao
Devil_May_Cry_ Escreveu:outra coisa...quando desligam o vosso carro... mesmo tudo desligado... n houvem tipo um zumbido a beira do radio? parece k ta a kerer sintonizar kk coisa... e isso nc para acho eu...
Pois o meu faz o mesmo é irritante... :/ mas depois cala-se :P