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E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 19 jan 2009, 10:39
por coelhoapm
Bom dia,

O meu 525TDS há duas semanas atras reparei que estava pingar líquido esverdeado pelo fundo do choques da frente.
Levei-o ao xôtouri e conclusão:
- Radiador a perder líquido refrigerante

Trocou-se o radiador, na altura dos testes reparou-se que a ventoinha termo-eléctrica não estava a disparar:
- Troca da ventoinha termo-eléctrica

Passados 3 dias, num semáforo, vejo o ponteiro da temperatura a subir ligeiramente. Logo parei o carro e encostei. Foi de reboque para a oficina, concluindo-se que:
- Bomba de água
- Termostato

Agora, com 1000km (em dois dias), voltou-me a aquecer :( foi novamente para o xôtouri mas só lhe deve pegar amanhã pois estavam à minha frente 2 audis, 1 golf e um 530d.


Alguém me pode ilucidar antes de eu dar em maluco, o que poderá estar a provocar isto ao carrito.

Obrigado

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 19 jan 2009, 21:35
por marco pires
carola do motor queimada? :think

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 19 jan 2009, 23:06
por Finfax
De que cor está o liquido do circuito de refrigiração?

-- Segunda Jan 19, 2009 11:07 pm --

De que cor está o liquido do circuito de refrigiração?

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 21 jan 2009, 12:14
por vascorfs@sapo.pt
nao te kero assustar, mas o ultimo k vi acontecer isso, acabou um o 5 cilindro cheio de agua, ou tens a junta quiemada, ou a cabeça estalada estes motores gostam de fazer isso!!!

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 22 jan 2009, 14:29
por coelhoapm
Finfax Escreveu:De que cor está o liquido do circuito de refrigiração?

-- Segunda Jan 19, 2009 11:07 pm --

De que cor está o liquido do circuito de refrigiração?

Está verde, de acordo com o liquido colocado.

A junta é uma hipótese, a cabeça é dificil estar estalada pois levou uma faz 4000km... se bem que num mecanico duvidoso :think

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 23 jan 2009, 03:10
por Finfax
coelhoapm Escreveu:
Finfax Escreveu:De que cor está o liquido do circuito de refrigiração?

-- Segunda Jan 19, 2009 11:07 pm --

De que cor está o liquido do circuito de refrigiração?

Está verde, de acordo com o liquido colocado.

A junta é uma hipótese, a cabeça é dificil estar estalada pois levou uma faz 4000km... se bem que num mecanico duvidoso :think


Quando a temperatura te subiu nos semáforos ligeiramente, atingiu o vermelho?

Se não atingiu, poderia ser falta de liquido de refrigiração por os tubos terem ar após a troca de radiador...

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 23 jan 2009, 22:15
por vmaxsxl
Boas
Eu sou da opinião do "finfax", será que o mecânico "sangrou" o sistema? Há mecânicos que dizem que o sistema não precisa de ser sangrado! Aconteceu comigo! É claro que disse logo para não mexer que eu fazia.
Antes de trocar algo mais dispendioso, começava por aí

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 24 jan 2009, 02:20
por coelhoapm
Finfax, quando a temperatura subiu, foi mesmo ligeiramente, ficando no traço antes do vermelho

vmaxsxl, quase de certeza que o sistema foi sangrado, pois agora levei-o ao meu mecânico de confiança e desde à 8 anos para cá não tenho razao de queixa dele.

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 24 jan 2009, 14:32
por Finfax
coelhoapm Escreveu:Finfax, quando a temperatura subiu, foi mesmo ligeiramente, ficando no traço antes do vermelho

vmaxsxl, quase de certeza que o sistema foi sangrado, pois agora levei-o ao meu mecânico de confiança e desde à 8 anos para cá não tenho razao de queixa dele.
coelhoapm

Então foi o que aconteceu com o meu... subiu até ao traço antes do vermelho... adicionei-lhe água (porque ando fazer a limpeza do meu circuito porque senao metes liquido) e ´não fez mais, isto porque tinha ar nos tubos... quando enches o reservatorio dá a entender que está no maximo, mas os tubos estão vazios.

Desculpa mas acho que foste e vais ser "enganado" na oficina... :?

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 24 jan 2009, 19:33
por marco pires
algo está errado,é que eu andei num 530d E39 emprestado durante algum tempo e por azar a bomba de agua rebentou,acontece que eu nem dei conta que a temperatura estava a subir,só notei isso quando o carro começou a perder rendimento e acabou mesmo por parar,quando olhei o ponteiro da temperatura estava no ponto antes do vermelho,ou seja,nem o deixou chegar o vermelho porque acabou por desligar,esse é o sistema que os 530d tem para garantir a integridade do motor em casos de sobreaquecimento.
no caso dos E39 525tds será diferente?
na minha 530d felismente ainda não tive esse tipo de experiencia ;)

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 24 jan 2009, 22:46
por vmaxsxl
É assim, no meu carro, o radiador no topo (perto do local onde atestamos o anticongelante) tem um parafuso de plástico preto.
Se o teu tiver e com o motor frio tiras o parafuso. Se vires o anticongelante à partida não tem ar no circuito. Se não estiver nenhum anticongelante lá, então enrroscas de novo o parafuso e com o circuito fechado ligas o carro. Depois de aquecer um pouco vais deserenroscado o parafuso preto (atenção que vai estar sobre pressão e o parafuso não deve ser totalmente desenroscado) para libertar o ar que está no circuito. Quando começar a sair o líquido enão já está sem a e podes enrroscar o parafuso de novo. Atenção que não é para apertar muito.

Agora, acontece é que há sistemas que não têm sangrador pois o processo é feito automaticamente.

Cump

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 25 jan 2009, 11:41
por m compact
marco pires Escreveu:algo está errado,é que eu andei num 530d E39 emprestado durante algum tempo e por azar a bomba de agua rebentou,acontece que eu nem dei conta que a temperatura estava a subir,só notei isso quando o carro começou a perder rendimento e acabou mesmo por parar,quando olhei o ponteiro da temperatura estava no ponto antes do vermelho,ou seja,nem o deixou chegar o vermelho porque acabou por desligar,esse é o sistema que os 530d tem para garantir a integridade do motor em casos de sobreaquecimento.
no caso dos E39 525tds será diferente?
na minha 530d felismente ainda não tive esse tipo de experiencia ;)
até o meu 318tds compact tem esse sistema 8)

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 25 jan 2009, 20:47
por marco pires
pois,por isso mesmo é que acho estranho ter ido quase ao vermelho e o carro não ter perdido rendimento o ter-se desligado :think

Re: E39 525TDS - Já nem faço ideia do que será!!! - HELP!

Enviado: 26 jan 2009, 08:30
por JOFIMO
coelhoapm Escreveu:Finfax, quando a temperatura subiu, foi mesmo ligeiramente, ficando no traço antes do vermelho

vmaxsxl, quase de certeza que o sistema foi sangrado, pois agora levei-o ao meu mecânico de confiança e desde à 8 anos para cá não tenho razao de queixa dele.
Boas o problema é que se encontra mal purgado esse o motivo de a temperatura subir, como já levou bomba e termoestato, esse motor tem um procedimento de purga e nem todos os mecânicos cá fora sabem como é pensam que é tudo igual e depois dá asneira. :lovebmw