Info sobre E39 (motor M52 2L) apos 1 ano de utilização
Enviado: 18 fev 2009, 17:38
Boa tarde caros membros.
Vim cá deixar algum feedback sobre o carro e sobre os problemas do mesmo.
Para começar, o carro é um 520i de 1998/06.. comprei-o com 180.000km em Setembro de 2007 por 8000€ +-. Já vai com 240k kms.
Em geral a estabilidade do carro é 5*, o isolamento sonoro é simplesmente maravilhoso, a caixa é bastante suave e o motor.. bom.. 2000cc é um bocado pasmado para a carroçaria que tem.
Agora em relação aos problemas..
Bom para começar, o sistema de refrigeração dos motores M52 são um m*rda.
O carro sobreaquecia nos vermelhos, no para-arranca, etc.
É obrigatório mudar o sistema de refrigeração TODO de 80k em 80k (100k no máximo) kms.
Isso é, termostato, bomba de agua, falange do termostato, deposito do liquido de refrigeração, os tubos TODOS, as juntas TODAS, embraiagem da ventoinha, a ventoinha em si porque se for muito velha, torna-se EXTREMAMENTE perigoso pois pode rebentar e os danos são muito graves. Também é necessário saber sangrar correctamente o sistema.
Aconselho ver este post: http://bimmerboard.com/forums/posts/199986
Problema seguinte: tubos que vem do deposito da direcção assistida tem tendência de ficarem gastos e começam a vasar óleo para o chão. Algumas pessoas apenas cortam os tubos nas pontas e metem no sitio, mas eu pessoalmente aconselho trocar, são baratos. Não é necessário sangrar o sistema.
Fugas de óleo: o mais habitual é perder óleo na junta da tampa das válvulas. Também acontece as vezes na junta do bloco que segura o filtro de óleo (só acontece se a tampa que esta por cima do filtro de óleo não for removida com a chave correcta). Ambas as juntas são fáceis de trocar.. num tarde faz-se perfeitamente.
Fugas de ar: com mais de 100.000kms convém trocar as juntas do bloco de admissão de ar e todas a borrachas que estão a caminho do bloco. O CVV (crankcase ventilation valve (nº 2): http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=15) e o tubo que liga ao cárter tem que ser trocados de pois quando as juntas internas se gastam há uma fuga de ar que influencia o funcionamento do motor duma forma muito notória. O ICV (idle control valve ou válvula de controlo do relantim) tem que ser limpa de vez em quando com algo tipo WD40 ou uma substancia parecida.
Modulo de ABS / travões / DSC: Os módulos da bosch são problemáticos quando tem muita idade. Começam a dar o berro e as nossas maquinas ficam sem abs e sem controlo de tracção que não é muito conveniente no inverno. Se as suas luzes do ABS/DSC estão ligadas, convém fazer um diagnostico a centralina para ver o erro. Entretanto muitas vezes engana. Para começar aconselho trocar os 4 sensores de ABS que estão em cada roda (são bastante caros mas no eBay arranjam-se uns aftermarket relativamente baratos que até funcionam bem. Entretanto são os únicos sensores que aconselho comprar sem ser na marca porque o resto tipo camshaft position sensor, crankshaft, etc raramente funcionam). Caso isso não resolva o problema, tem mesmo que arranjar um modulo de ABS novo.
Elevadores dos vidros: um bela duma m*rda também. Os de trás falham muito rapidamente. Ou rebenta o cabo de aço, ou o material plástico parte. São caros porque na marca vendem sempre com o motor. Há duas soluções: ou comprar no ebay ou comprar manual na marca e meter-lhe o motor do elevador velho (a peça base é igual).
Suspensão: Meh, a suspensão não é má mas mesmo assim convém ir trocando umas coisas tais como braços da suspensão, borrachas de suporte da barra estabilizadora e especialmente as barras de suporte da direcção (não sei o termo correcto mas é o nº6 http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=31&fg=10 ). Melhora imenso a direcção (já agora não comprem nos 3ros, meti umas baratas e o carro começou chiar nos ambientes frios devido a ma qualidade do mecanismo).
VANOS (single ou double): Não sei se estão a par, mas a junta que esta dentro do VANOS (mecanismo de variação das valvulas: variable valve timing) é feita em borracha do tipo BUNA, que perde as suas propriedades elásticas passado uns 70k kms. A bmw lançou um patch para a centralina para evitar problemas de idle mas entretanto não resolve o problema por completo. A empresa americana Beisan Systems criou a mesma junta num tipo de borracha diferente que praticamente não tem desgaste. Custa 30 dolares e vale a pena! Tem os guias de instalação PERFEITOS no site deles. Numa tarde faz-se sem qualquer stress. www.beisansystems.com. O motor fica como novo!
Problemas eléctricos: Agora a pior parte... Sensor da massa de ar + sensores de oxigénio. Uma das minhas maiores dores de cabeça foi provocada pelo sensor da massa de ar (MAF: mass air flow sensor). O original provocava missfire a toda hora, fazia a válvula de controlo da entrada de ar andar feita maluca e provocar um barulho que parecida a corrente a bater, consumos mais altos, etc. Comprei um sensor novo no ebay por 1/4 do preço.. resolveu o problema do barulho e melhorou os consumos. Entretanto o carro tinha comportamentos muito estranhos: hesitação do motor, relatim muito estranho, fraca aceleração ate as 2500rpms. No inicio pensei que eram os sensores de oxigenio.. troquei, o comportamento melhorou mas não a 100%. Já não sabia o que fazer ate simplesmente desligar o MAF e pufffff, ficou tudo impecável. A centralina comecou a usar valores por defeito e ficou tudo normal. Há duas maneiras de resolver o problema. Se tem algum destes sintomas, da para limpar o MAF, entretanto é um sinal que já está a dar o berro. ( http://www.louv.tv/cars/m5/MAF/ ). Limpar com álcool isopropilico (NÂO é etílico) não custa nada e pode resolver o problema por muito tempo. A segunda solução é mesmo comprar um novo da Siemens/Bosch/Hella. São muito caros mas é a única hipótese se o MAF pifou. Outra coisa é o sensor do nível de óleo que ta fanado em quase todos os E39s. Avisa que tem pouco óleo quando tem o nível normal. Quando não tem, não diz nada. Etc.. O sensor novo custa 120 euros mais ou menos. Trocar é muito fácil. Convém fazer na mudança de óleo.
Caixa / diferencial: A BMW diz que o oleo é LIFETIME. Não é, especialmente nos carros de caixa auto. aos 160.. 200k kms é OBRIGATÓRIO trocar de óleo para evitar problemas. É uma operação fácil, o óleo não é muito caro e da para fazer em casa em 2 horas. Aproveitem e limpem os resíduos metálicos da caixa. Aquilo tem um íman que agarra tudo e esta mesmo ao lado do buraco por onde se tira o óleo. Com o dedo tira-se sem qualquer problema.
Ah, o filtro de gasolina convém trocar de vez em quando, especialmente sem metem a gasolina nas bombas mais baratas. A gasolina é a mesma que na galp e bp e etc só que a limpeza das bombas é menos regular e contem mais impurezas que ficam acumuladas no filtro.
Uma garrafinha de STP no deposito de 20k em 20k kms não faz mal a ninguém, ate faz bem
Se for a 1ra vez, vão notar muita diferença.
Bom, basicamente é isso. Sé alguém precisar de esclarecer alguma duvida, estejam a vontade pois já me sinto confortável com os motores M52. Há relativamente pouco tempo troquei a junta a cabeça do motor no carro de um amigo meu. 3 dias e ficou 5* <:
Cumprimentos ))
Vim cá deixar algum feedback sobre o carro e sobre os problemas do mesmo.
Para começar, o carro é um 520i de 1998/06.. comprei-o com 180.000km em Setembro de 2007 por 8000€ +-. Já vai com 240k kms.
Em geral a estabilidade do carro é 5*, o isolamento sonoro é simplesmente maravilhoso, a caixa é bastante suave e o motor.. bom.. 2000cc é um bocado pasmado para a carroçaria que tem.
Agora em relação aos problemas..
Bom para começar, o sistema de refrigeração dos motores M52 são um m*rda.
O carro sobreaquecia nos vermelhos, no para-arranca, etc.
É obrigatório mudar o sistema de refrigeração TODO de 80k em 80k (100k no máximo) kms.
Isso é, termostato, bomba de agua, falange do termostato, deposito do liquido de refrigeração, os tubos TODOS, as juntas TODAS, embraiagem da ventoinha, a ventoinha em si porque se for muito velha, torna-se EXTREMAMENTE perigoso pois pode rebentar e os danos são muito graves. Também é necessário saber sangrar correctamente o sistema.
Aconselho ver este post: http://bimmerboard.com/forums/posts/199986
Problema seguinte: tubos que vem do deposito da direcção assistida tem tendência de ficarem gastos e começam a vasar óleo para o chão. Algumas pessoas apenas cortam os tubos nas pontas e metem no sitio, mas eu pessoalmente aconselho trocar, são baratos. Não é necessário sangrar o sistema.
Fugas de óleo: o mais habitual é perder óleo na junta da tampa das válvulas. Também acontece as vezes na junta do bloco que segura o filtro de óleo (só acontece se a tampa que esta por cima do filtro de óleo não for removida com a chave correcta). Ambas as juntas são fáceis de trocar.. num tarde faz-se perfeitamente.
Fugas de ar: com mais de 100.000kms convém trocar as juntas do bloco de admissão de ar e todas a borrachas que estão a caminho do bloco. O CVV (crankcase ventilation valve (nº 2): http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=11&fg=15) e o tubo que liga ao cárter tem que ser trocados de pois quando as juntas internas se gastam há uma fuga de ar que influencia o funcionamento do motor duma forma muito notória. O ICV (idle control valve ou válvula de controlo do relantim) tem que ser limpa de vez em quando com algo tipo WD40 ou uma substancia parecida.
Modulo de ABS / travões / DSC: Os módulos da bosch são problemáticos quando tem muita idade. Começam a dar o berro e as nossas maquinas ficam sem abs e sem controlo de tracção que não é muito conveniente no inverno. Se as suas luzes do ABS/DSC estão ligadas, convém fazer um diagnostico a centralina para ver o erro. Entretanto muitas vezes engana. Para começar aconselho trocar os 4 sensores de ABS que estão em cada roda (são bastante caros mas no eBay arranjam-se uns aftermarket relativamente baratos que até funcionam bem. Entretanto são os únicos sensores que aconselho comprar sem ser na marca porque o resto tipo camshaft position sensor, crankshaft, etc raramente funcionam). Caso isso não resolva o problema, tem mesmo que arranjar um modulo de ABS novo.
Elevadores dos vidros: um bela duma m*rda também. Os de trás falham muito rapidamente. Ou rebenta o cabo de aço, ou o material plástico parte. São caros porque na marca vendem sempre com o motor. Há duas soluções: ou comprar no ebay ou comprar manual na marca e meter-lhe o motor do elevador velho (a peça base é igual).
Suspensão: Meh, a suspensão não é má mas mesmo assim convém ir trocando umas coisas tais como braços da suspensão, borrachas de suporte da barra estabilizadora e especialmente as barras de suporte da direcção (não sei o termo correcto mas é o nº6 http://www.realoem.com/bmw/showparts.do ... g=31&fg=10 ). Melhora imenso a direcção (já agora não comprem nos 3ros, meti umas baratas e o carro começou chiar nos ambientes frios devido a ma qualidade do mecanismo).
VANOS (single ou double): Não sei se estão a par, mas a junta que esta dentro do VANOS (mecanismo de variação das valvulas: variable valve timing) é feita em borracha do tipo BUNA, que perde as suas propriedades elásticas passado uns 70k kms. A bmw lançou um patch para a centralina para evitar problemas de idle mas entretanto não resolve o problema por completo. A empresa americana Beisan Systems criou a mesma junta num tipo de borracha diferente que praticamente não tem desgaste. Custa 30 dolares e vale a pena! Tem os guias de instalação PERFEITOS no site deles. Numa tarde faz-se sem qualquer stress. www.beisansystems.com. O motor fica como novo!
Problemas eléctricos: Agora a pior parte... Sensor da massa de ar + sensores de oxigénio. Uma das minhas maiores dores de cabeça foi provocada pelo sensor da massa de ar (MAF: mass air flow sensor). O original provocava missfire a toda hora, fazia a válvula de controlo da entrada de ar andar feita maluca e provocar um barulho que parecida a corrente a bater, consumos mais altos, etc. Comprei um sensor novo no ebay por 1/4 do preço.. resolveu o problema do barulho e melhorou os consumos. Entretanto o carro tinha comportamentos muito estranhos: hesitação do motor, relatim muito estranho, fraca aceleração ate as 2500rpms. No inicio pensei que eram os sensores de oxigenio.. troquei, o comportamento melhorou mas não a 100%. Já não sabia o que fazer ate simplesmente desligar o MAF e pufffff, ficou tudo impecável. A centralina comecou a usar valores por defeito e ficou tudo normal. Há duas maneiras de resolver o problema. Se tem algum destes sintomas, da para limpar o MAF, entretanto é um sinal que já está a dar o berro. ( http://www.louv.tv/cars/m5/MAF/ ). Limpar com álcool isopropilico (NÂO é etílico) não custa nada e pode resolver o problema por muito tempo. A segunda solução é mesmo comprar um novo da Siemens/Bosch/Hella. São muito caros mas é a única hipótese se o MAF pifou. Outra coisa é o sensor do nível de óleo que ta fanado em quase todos os E39s. Avisa que tem pouco óleo quando tem o nível normal. Quando não tem, não diz nada. Etc.. O sensor novo custa 120 euros mais ou menos. Trocar é muito fácil. Convém fazer na mudança de óleo.
Caixa / diferencial: A BMW diz que o oleo é LIFETIME. Não é, especialmente nos carros de caixa auto. aos 160.. 200k kms é OBRIGATÓRIO trocar de óleo para evitar problemas. É uma operação fácil, o óleo não é muito caro e da para fazer em casa em 2 horas. Aproveitem e limpem os resíduos metálicos da caixa. Aquilo tem um íman que agarra tudo e esta mesmo ao lado do buraco por onde se tira o óleo. Com o dedo tira-se sem qualquer problema.
Ah, o filtro de gasolina convém trocar de vez em quando, especialmente sem metem a gasolina nas bombas mais baratas. A gasolina é a mesma que na galp e bp e etc só que a limpeza das bombas é menos regular e contem mais impurezas que ficam acumuladas no filtro.
Uma garrafinha de STP no deposito de 20k em 20k kms não faz mal a ninguém, ate faz bem

Bom, basicamente é isso. Sé alguém precisar de esclarecer alguma duvida, estejam a vontade pois já me sinto confortável com os motores M52. Há relativamente pouco tempo troquei a junta a cabeça do motor no carro de um amigo meu. 3 dias e ficou 5* <:
Cumprimentos ))