Ensaio a um 520d - pequena desilusão

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Lino Marques
Membro Iniciado
Registado: 07 jun 2005, 12:31
Contacto:

Ensaio a um 520d - pequena desilusão

Mensagem por Lino Marques »

Na impossibilidade de trazer de volta à 1ª página este meu tópico, já que ao responder ao tópico, como fui eu o último a responder, o sistema limita-se a editar o meu post original, mantendo a data de há 1 mês atrás :evil:, coloco aqui o post que deixei no outro tópico, esperando pelas vossas sábias opiniões.
Desde já o meu obrigado.

Estando interssado em comprar um E 39, fui fazer um brevíssimo test-drive a um 520d de Dezembro de 2000, com 168.000 km, e fiquei assim um pouquinho para o desiludido.

Em 1º lugar, por não ter dado para o experimentar convenientemente, por motivos que não interessa agora referir, mas do pouco de que me consegui aperceber ao longo de uns meros 3 kms, 2 factores se destacam: primeiro, a notória "preguiça" do motor em locomover o carro. É óbvio que eu não esperava milagres, mas para quem vem de uma carrinha com 90 CV, eu esperava uma maior diferença de andamento neste 520. Mas é como digo: o ensaio foi muito curto e, por isso, inconclusivo. A progressividade deste motor (falta de "kick" que eu conheço do meu carro) pode ter-me "enganado" um pouco. De qualquer forma, deu para ver que realmente não é um carro que tenha acelerações de cortar a respiração, e eu também não exigia isso dele, mas, sei lá, ficou uma sensação um pouco estranha de quem esperava um pouquinho mais... :roll:
Mas o que menos me agradou nem foi isso, mas as incríveis vibrações emanadas por este motor ao ralenti. Será por o mesmo estar um pouco baixo? (ca. de 800-900 rpm, no máximo). E achei-o francamente ruidoso, demasiado audível e menos filtrado do que eu estava à espera. Afinal é um Série 5, caramba! Será isto normal? :roll:

Por fim, uma falha imperdoável a nível de equipamento, típico da quase tradicional "mesquinhez" da BMW em termos de equipamento: um carro desta gama, do ano de 2001, ter um "simples" rádio com leitor de cassetes é de bradar aos céus, desculpem lá! De qualquer forma, na eventualidade de eu comprar este carro, em quanto ficaria colocar um rádio com leitor de CD's? Tem que ser um da gama BMW ou produtos "da concorrência" são compatíveis com este carro?

Obrigado pelo vosso precioso feed-back! :fixe

liquid
Membro Gold
Registado: 17 fev 2009, 13:14
O meu Carro:: BMW

Re: Ensaio a um 520d - pequena desilusão

Mensagem por liquid »

é assim o 520d não é lento, mas também não é muito rapido, eu acho que esta assim na fronteira, mas também não é isso o mais importante. Eu já andei em vários e gostei anda bem e numa subida nao se deixa fikar para tras, e acima de tudo o conforto. Eu neste momento tenho um 320d mas quando puder é um serie 5 e se for um 520d tanto me dá, já anda que chegue. Quanto aos ruidos, de facto não é muito normal, todos os carros têm os deles, agora também depende do barulho a que te referes. Acima de tudo acho que é um carro fiável, lindo e extremamente confortavel, mas se achas que não é suficiente tens sempre o 530d :fixe

quanto ao radio, não falo por experiência própria mas de certeza que dá para aplicar um radio de outra marca, desde que compres as aplicações para o mesmo.
Imagem

rafias
Membro Gold
Registado: 04 nov 2006, 10:22
O meu Carro:: BMW 520d E39 -2001/09

Mensagem por rafias »

Falando por experiência própria, o kick só se sente depois das 2000 RPMs. Até lá é um pouco pastelão, principalmente se o motor estiver frio. Afinal, 10.6 segundos dos 0 aos 100 Km/h não é lento. Quanto aos ruídos e vibrações é coisa que o meu E39 520d de 2001 não tem. O meu é super silencioso durante o funcionamento. Quando esta ao relenti e enquanto está frio, é um pouco ruidoso, mas nada de anormal num carro a diesel. Em resumo eu adoro o meu carro.

Para montares um rádio com leitor de CDs podes fazer uma de 4 hipóteses:
-Vais a BMW e compras o retrofit kit e pagas a volta de 500 euros na versão mais simples (rádio CD + IRIS).
-Compras um rádio CD original usado e montas (procura no eBay). Tens de ter em atenção a ficha, pois não é igual para todos os E39. Além disse, se comprares a versão Business com MID (Multi Information Display), podes ficar com alguns botões que não funcionam pois é necessário codificar o computador de bordo para a instalação ser bem feita.
-Se o rádio for da versão Business talvez te interesse montar um kit AUX (ficha + cabos) para permitir ligar um jack 3.5 de um reprodutor de mp3, CDs, etc. Esse kit vende-se na BMW e não é caro.
-Se decidires montar um da concorrência tens de comprar uma ficha conversora, pois a ficha do E39 não é standard (procura no Ebay por "BMW E39 radio adapter" ou algo assim). Eu pessoalmente, comprei essa ficha na Worten por 18 euros.

Espero ter ajudado
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum
Registado: 28 abr 2008, 23:20
O meu Carro:: 730d E65 , 530d touring

Mensagem por marco pires »

acima de tudo convem realçar que 136cv num carro como o serie 5,não fazem milagres.
eu não lhe chamaria de submotorizado,mas não estará muito longe disso.
quanto ao ruido do motor não se trata obviamente de um 6 cilindros,logo não possui a nobreza,silencio e suavidade destes,certa andei num 520d,e acredita que apesar de ser um serie 5,notava uma diferença enorme para a minha 530d,mas quando falo em diferença falo mesmo em muita diferença,ao ponto de ter gostado mais de andar durante muito tempo com um 320d,do que com o 520d,na minha opinião esse motor é algo inadequado para a serie 5,e só justifica a aplicação do mesmo por razões de criação de volume de vendas.
alem disso o 520d(se eu estiver errado,corrigam-me por favor),não é common rail,o que tambem justifica um maior ruido.
pessoalmente,não gosto de ver radios não originais na serie 5,quanto a mim optava por um radio bmw de gama superior,e assim ficavas com tablier tipico da bmw,ao colocares outro rádio vais estragar o lindo painel que os E39 tem.
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

Olha que o 520d é apenas 110Kg mais pesado que o 320d. Logo não há uma grande diferença de andamento entre o 320d e o 520d se ambos estiverem com o motor de 136cv. Pelo valores de aceleração o 520d e' 7% mais lento.
Segundo http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_E39 (ver tabela de motorização) o motor de 136cv do 520d já é common rail.
Última edição por rafias em 12 mar 2009, 22:46, editado 1 vez no total.
BMW 520D (E39), 136 PS (100 KW), 225/55/R16 GoodYear EfficientGrip PERFORMANCE e Bridgestone Turanza, de 09/2001
Imagem

marco pires
Moderador do Fórum

penso que não.
o motor common rail só saiu a partir de 2001.

http://it.wikipedia.org/wiki/BMW_M47
[email protected]

“Um animal não pode se defender. Se você sente prazer com essa tortura, se você gosta da dor dele, se você gosta de ver esse animal sofrendo, então você não é um ser humano, você é um monstro.”(José Saramago)

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

marco pires Escreveu:penso que não.
o motor common rail só saiu a partir de 2001.

http://it.wikipedia.org/wiki/BMW_M47
Bem me parecia que era bom demais para ser verdade.
Imagem

Lino Marques
Membro Iniciado
Contacto:

Pois, eu acho que só a versão de 150 CV passou a ser CR.
Em relação à excessiva vibração da manete de mudanças, não poderá estar relacionada com alguma falha ao nível da bomba do gasóleo?? (Atenção, que eu não percebo nada de mecânica! :oops: )

liquid
Membro Gold
Registado: 17 fev 2009, 13:14

Mensagem por liquid »

rafias Escreveu:Olha que o 520d é apenas 110Kg mais pesado que o 320d. Logo não há uma grande diferença de andamento entre o 320d e o 520d se ambos estiverem com o motor de 136cv. Pelo valores de aceleração o 520d e' 7% mais lento.
Segundo http://en.wikipedia.org/wiki/BMW_E39 (ver tabela de motorização) o motor de 136cv do 520d já é common rail.
ai ja descordo pk há diferenças de andamento, porque o meu tio tinha uma 520d e eu tenho o 320d de 136 e mesmo quando nao esatava com uns posinhos, notava-se uma diferença de andamento francamente notória, em viagem a subir o ip4, sem comentarios.
Imagem

zemarioxxi
Membro Iniciado
Registado: 01 nov 2007, 20:01
O meu Carro:: BMW E39 528i 97, 309 Gti 85

Mensagem por zemarioxxi »

Eu tinha um carro a gasóleo. Fiz contas à vida e troquei por um a gasolina com "tocolante" no porta luvas. :lol1

Claro que depende muito do estado do carro mas em vez de um 520d que tal um 525tds? 6 cilindros em vez de 4, e uns cavalinhos a mais. Também vibra, mas menos. Gasta um bocadinho mais. E tal como o 20d só trabalha apartir das 2000rpm. Mas penso que pode ser um opção.

Já agora sabiam que a Umm fabricou uns quantos Alter com este motor? :D

marco pires
Moderador do Fórum

zemarioxxi Escreveu:Eu tinha um carro a gasóleo. Fiz contas à vida e troquei por um a gasolina com "tocolante" no porta luvas. :lol1

Claro que depende muito do estado do carro mas em vez de um 520d que tal um 525tds? 6 cilindros em vez de 4, e uns cavalinhos a mais. Também vibra, mas menos. Gasta um bocadinho mais. E tal como o 20d só trabalha apartir das 2000rpm. Mas penso que pode ser um opção.

Já agora sabiam que a Umm fabricou uns quantos Alter com este motor? :D
520dvs525tds: dificil escolha,o motor do 520d é francamente mais moderno em termos tecnológicos,não é o state of the art para os padrões actuais,mas é um motor perfeitamente actual,por sua vez o 525tds usa um motor bem mais antiquado,perfeitamente desactualizado e com uma tecnologia que nada tem a ver com a actualidade,para a cilindrada e numero de cilindros a potencia é ridicula(atenção que estou a falar em relação á actualidade,já que para a altura em que saiu era uma maquina diabolica),não tem melhor aceleração que um 520d,embora mais(pouco)potente,e quanto muito pode ganhar em velocidade de ponta,ganha tambem na nobreza dos 6 cilindros,embora perca em todo o conjunto tecnológico,perde na eficacia prestações/consumo tambem.

francamente não recomendava optar pelo 525tds,a diferença de potencia é minima,para alem disso e caso pretendas meter uns pozinhos no motor,consegues muito mais facilmente e de forma mais eficaz fazer isso no 520d,do que no 525tds,em termos de prestações não ganhas nada(valores residuais),e perdes em tudo o resto.
com mais algum esforço financeiro,e podes ir ao 525d,isso sim seria uma boa opção em todos os sentidos.
e não vamos fazer arco e balão por causa dos 6 cilindros esqueçendo tudo o resto,porque o 524td tambem usava um 6 cilindros,e não é por isso que justica o quer que seja.
[email protected]

rafias
Membro Gold

Mensagem por rafias »

A diferença do esforço financeiro entre um 520d e um 525d em segunda mão (carro entre 8 e 10 anos) é pouca. Por isso o 525d é a melhor opção. Quanto aos pózinhos que podes tirar de um 520d li que não devia ir além dos 155cv.
Imagem

Lino Marques
Membro Iniciado
Contacto:

Mas o 525d não traz consigo um aumento considerável de despesas a todos os níveis?? Manutenção, inspecções, selo, seguros...? :humm

marco pires
Moderador do Fórum

Lino Marques Escreveu:Mas o 525d não traz consigo um aumento considerável de despesas a todos os níveis?? Manutenção, inspecções, selo, seguros...? :humm

sim,existe uma diferença a nivel das despesas,mas não é considerável,compensa depois em todos os itens que diz respeito a agradabilidade de condução.
[email protected]

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56

Mensagem por 525_tds »

O tds pode ser mais antigo mas é uma mecanica mais simples e mais nobre pelos seus 6 cilindros e pela suavidade que oferecem, até no cantar do motor em relação ao x20d (136cv). O tds tem mais velocidade de ponta e alguma decimas na aceleração e recuperações.

Quanto á malta que pretende tirar alguma potencia extra destes dois motores aqui também o tds leva vantagem em que através de repro consegues-se á volta dos 175cv enquanto que nos x20d não da mais de 155cv na melhor das hipoteses como se pode verificar aqui no forum atraves de varios testemunhos.

Quanto á unidade testada e as vibrações verificadas, esse carro podia ter os apoios do motor e caixa em mau estado.

Responder

Voltar para “Série 5”