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Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 17 mar 2009, 22:23
por rafias
Caros,
Ha dois anos atrás um anormal com Citroen AX espetou-se na minha traseira danificando o escape. Mandei arranjar o carro na Auto Bayern e fiquei satisfeito, pois deixei de ouvir o bater do escape na carroçaria. Entretanto ontem decidi dar uma olhada por baixo do carro para ver se estava tudo bem e se não tinha uma fuga óleo. Para meu espanto, reparei que antes da panela final do escape, o tubo tinha uma restrição, que me pareceu ser de fábrica.
Aqui vai a foto da zona em questão (elipse vermelha):
Alguém tem essa restrição no seu 520d de 2001, ou os gajos da Auto Bayern fizeram uma reparação da treta?
Agradeço o vosso feedback.
Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 18 mar 2009, 00:39
por marco pires
é normal,e tambem tenho isso assim na minha 530d,não te preocupes :fixe
Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 18 mar 2009, 11:55
por rafias
marco pires Escreveu:é normal,e tambem tenho isso assim na minha 530d,não te preocupes :fixe
Uffaaaaaaaa. Tiraste-me um peso do coração :dance :lol1

Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 18 mar 2009, 21:59
por marco pires
acredita que eu quando vi isso tambem pensei que tinha o escape marado,mas depois de dar uma vista de olhos a um outro E39 verifiquei que tambem tinha isso,quando fui á marca para mudar os sinoblocos aproveitei quando o carro estava no ar e falei apontei para o escape,e o que me foi dito é para estar descansado,porque para alem do meu,outros milhares de E39 que circulam por o mundo tambem tem isso assim,porque é mesmo assim :lol1
por isso fica na boa e não te preocupes. :lovebmw
Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 20 mar 2009, 08:59
por casco
são compensações para o rendimento do motor...

Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 20 mar 2009, 09:51
por rafias
casco Escreveu:são compensações para o rendimento do motor...

Sacanas. Eu devia ir a uma casa de escapes mandar tirar essa restrição.

Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 20 mar 2009, 22:10
por marco pires
não percebi :think
mas isso tem alguma influencia no rendimento

Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 20 mar 2009, 22:43
por rafias
marco pires Escreveu:não percebi :think
mas isso tem alguma influencia no rendimento

Deve ter. Quanto maiores as restrições ao escape (panelas, catalisadores, curvas, restritores) maior a contra pressão que acaba por limitar a potência.
Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 20 mar 2009, 22:46
por marco pires
em relação aos catalisadores e e panelas eu sabia,agora que as curvas influenciavam na potencia não sabia.
estamos sempre á aprender :wink1
Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 20 mar 2009, 23:34
por rafias
Assim que obrigas um objecto a desviar-se do seu movimento rectlíneo uniforme vais oferecer resistência ao seu movimento. Lei de Newton da acção e da reacção. Isso acaba por criar maior pressão nos gases de escape, oferecendo maior resistência a saída dos mesmos. Tenho ideia que isto até pode ser benéfico ao motor em certas rotações. Um engenheiro mecânico que se pronuncie sff.
Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 21 mar 2009, 10:01
por casco
nem mais, como disse o rafias, está lá pata dar rendimento, e não para tirar...
quando falei em compensações referia-me exatamente ao aumento/equilibrio de rendimento...nunca para tirar...
Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 15 abr 2009, 23:09
por marco pires
para que não haja duvidas,tirei uma fota ao escape da minha 530d,e lá está a tal "lomba" no escape.
a imagem essa é que não grande coisa(tirada com telemovel),mas ainda assim dá bem para ver onde está o circulo vermelho.

Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 16 abr 2009, 13:30
por Cebes
rafias Escreveu:Assim que obrigas um objecto a desviar-se do seu movimento rectlíneo uniforme vais oferecer resistência ao seu movimento. Lei de Newton da acção e da reacção. Isso acaba por criar maior pressão nos gases de escape, oferecendo maior resistência a saída dos mesmos. Tenho ideia que isto até pode ser benéfico ao motor em certas rotações. Um engenheiro mecânico que se pronuncie sff.
A lei de Newton a que te referes talvez não seja a mais indicada para explicar esse efeito..
Está correcta sim senhor, mas é mais aplicada a corpos sólidos.
Como o fumo poderá ser considerado um conjuntos de fluídos é mais correcto dizer que uma restrição a um fluido (como é o caso) provoca um aumento da perda de carga a esse determinado fluido durante o seu percurso. Ora como a perda de carga aumenta a pressão terá de ser maior.
Em relação aos efeitos prácticos que se poderão ganhar com esta restrição no circuito de escape não deverão ser muitos não é.
Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 16 abr 2009, 14:06
por Rui_318TDS
A contra pressão ou backpressure é necessária ao bom funcionamento do turbo, em carros com baixa Cilindrada e poucos Cvs o retirar do catalisador e das panelas nem sempre dá rendimento, dá a falsa sensação de o carro estar mais solto mas perde binário, pois o turbo precisa de gases de escape para trabalhar e quando o motor não consegue produzir muitos gases tem de existir backpressure para ajudar o turbo a encher.
A backpressure é negativa em casos de carros já bastante potentes e espremidos pois aumenta as ETGs o que faz mal ao turbo.
Só um aparte, no meu fumarento sem Catalisador perdi 2cvs e 20Nm de binário, comprovados em banco, apesar do barulho estar mais bonito e da falsa sensação de estar mais solto.
Cump
Re: Terei o escape danificado (vejam a foto)?
Enviado: 16 abr 2009, 17:11
por rafias
Rui_318TDS Escreveu:A contra pressão ou backpressure é necessária ao bom funcionamento do turbo, em carros com baixa Cilindrada e poucos Cvs o retirar do catalisador e das panelas nem sempre dá rendimento, dá a falsa sensação de o carro estar mais solto mas perde binário, pois o turbo precisa de gases de escape para trabalhar e quando o motor não consegue produzir muitos gases tem de existir backpressure para ajudar o turbo a encher.
A backpressure é negativa em casos de carros já bastante potentes e espremidos pois aumenta as ETGs o que faz mal ao turbo.
Só um aparte, no meu fumarento sem Catalisador perdi 2cvs e 20Nm de binário, comprovados em banco, apesar do barulho estar mais bonito e da falsa sensação de estar mais solto.
Cump
O que são as ETGs? E voltaste a por o catalisador?