Página 1 de 3

520i E34 1989

Enviado: 27 jul 2009, 14:16
por DavidLG
Ora bem, creio que estou no sítio certo.
Já pesquisei pelo fórum, mas não encontrei quase nada sobre o pretendido, portanto aqui vai:

Adquiri recentemente um 520i E34 de 89 (pois é, mas num há pilim para melhor).
Não faço a mínima ideia dos prós e contras da referida "machine" (até porque ainda está na oficina a fazer a revisão).
Tem 185.000km´s, mas dizem que há-de fazer outros tantos... será?
Aquilo mexe-se? Ou arrasta-se?
Uns dizem que é o melhor carrito que podia ter; outros dizem que arranjei maneira de largar o PPR.
Depois de velho é que tenho a mania...tsss...

Como devemos ir ao médico perguntar pelo nosso corpo, achei que o melhor seria vir ter com os expert's na matéria.

Que acham?

PS: O que percebo mesmo é de computadores, portanto disponham... (cada um dá o que tem, não é? :D )

Abraços.
David.

Re: 520i E34 1989

Enviado: 27 jul 2009, 22:43
por marco pires
bem,eu tenho um 520i de 1992,o meu tem o sistema vanos,o teu não,mas não é por aí que deixa de ser maquina.

até ao momento nunca tive problemas,é um motor que é um espectaculo em termos de fiabilidade,muito durável e com um som lindo.

quanto ao andar,provavelmente vais ficar desiludido,não se arrasta,mas não é nenhum foguete,em velocidade maxima só para teres uma ideia,o meu dá cerca de 225km/h,quer isto dizer que na auto estrada nem todos te apanham,mas em baixas nota-se bem o peso do conjunto,e por isso mesmo demora a subir de velocidade,as recuperações tambem não são famosas,e há que fazer um uso relativamente constante da caixa para ultrapassagens e acelerações mais vigorosas,em termos de suavidade de funcionamento é um exemplo do que melhor a bmw sabe fazer,em termos de consumos é uma desilusão completa,gasta muito combustivel,e se pisares bem em auto estrada então até te vais assustar com o que gasta,uma boa opção é colocar a gás,já que raramente consegues baixar dos 10 litros,esse será provavelmente o pior aspecto deste motor.

cumprimentos.

Re: 520i E34 1989

Enviado: 28 jul 2009, 09:56
por DavidLG
marco pires Escreveu:bem,eu tenho um 520i de 1992,o meu tem o sistema vanos,o teu não,mas não é por aí que deixa de ser maquina.

até ao momento nunca tive problemas,é um motor que é um espectaculo em termos de fiabilidade,muito durável e com um som lindo.

quanto ao andar,provavelmente vais ficar desiludido,não se arrasta,mas não é nenhum foguete,em velocidade maxima só para teres uma ideia,o meu dá cerca de 225km/h,quer isto dizer que na auto estrada nem todos te apanham,mas em baixas nota-se bem o peso do conjunto,e por isso mesmo demora a subir de velocidade,as recuperações tambem não são famosas,e há que fazer um uso relativamente constante da caixa para ultrapassagens e acelerações mais vigorosas,em termos de suavidade de funcionamento é um exemplo do que melhor a bmw sabe fazer,em termos de consumos é uma desilusão completa,gasta muito combustivel,e se pisares bem em auto estrada então até te vais assustar com o que gasta,uma boa opção é colocar a gás,já que raramente consegues baixar dos 10 litros,esse será provavelmente o pior aspecto deste motor.

cumprimentos.
Caro Marco.
Muito agradecido pelo esclarecimento.
Os consumos, para já pelo menos, não são coisa que me apoquente, pois o carro serve-me como viatura "secundária". A viatura diária é um motociclo.
Fiquei fascinado com os interiores e o conforto que demonstrava.
Sendo também um 6 em linha, pensei que fosse carro de combate, o que aparentemente é.
Qui sá, talvez o meu primeiro de muitos.

Já agora e não querendo esticar a corda, onde posso arranjar os manuais do "bicho"?
A calculadora de bordo está num dialecto arcaico e como eu tenho a 4ª classe, não percebo patavina.

Cordiais abraços.

Re: 520i E34 1989

Enviado: 28 jul 2009, 15:42
por germanii
è um excelente carro para passear e motor certo nao è muito forte mas tem reputaçao de durabilidade ,cuidado com a traseira na chuva sao manhosos ,ve se poes uma foto:fixe

Re: 520i E34 1989

Enviado: 28 jul 2009, 15:45
por DavidLG
germanii Escreveu:è um excelente carro para passear e motor certo nao è muito forte mas tem reputaçao de durabilidade ,cuidado com a traseira na chuva sao manhosos ,ve se poes uma foto:fixe
Ainda não tenho o carro em minha posse, pois está a fazer as revisões gerais no mecânico, mas assim que o tiver, não descanso enquanto não puser aqui as fotos do machibombo.

Já agora, em alguns sites/fóruns dizem que tem cerca de 103 cvs, outros dizem que tem 127cvs... qual é a realidade?

Cumprimentos.
David.

Re: 520i E34 1989

Enviado: 28 jul 2009, 23:53
por germanii
:think esse carro tem 150cv :onfire

Re: 520i E34 1989

Enviado: 29 jul 2009, 01:23
por marco pires
primeiro que tudo:

o teu carro tem 129cv,não existe nenhum E34 com 103cv,o motor menos potente da gama era o 1.8 do 518i que tinha 113cv.
o motor do teu carro é de 12v e sem o sistema vanos,o motor de 150cv só saiu em finais de 1990 já com 24v e vanos,quando perguntas qual é a realidade,eu digo-te que é esta,tudo o resto que te disserem é mentira.

quanto a ser mecanica de combate,disso não tenhas duvida,revisões a horas e um bom tratamento,e tens carro para uma vida,o calcanhar de aquiles destes modelos,é a parte electrica,nomeadamente os motores dos vidros que podem dar problemas,para alem disso é comum tambem os pixeis dos mostradores queimarem.

quanto ao manual vou deixar-te uma pagina onde está o scan do manual,mas está é em inglês.
eu tenho um manual que posso perfeitamente enviar-te pelo correio se estiveres interessado,só que não é em português,é em espanhol,se quiseres é só dizeres.

http://luuk.xs4all.nl/bmwboeken/bmwe34manual/

cumprimentos.

Re: 520i E34 1989

Enviado: 29 jul 2009, 09:56
por DavidLG
marco pires Escreveu:primeiro que tudo:

o teu carro tem 129cv,não existe nenhum E34 com 103cv,o motor menos potente da gama era o 1.8 do 518i que tinha 113cv.
o motor do teu carro é de 12v e sem o sistema vanos,o motor de 150cv só saiu em finais de 1990 já com 24v e vanos,quando perguntas qual é a realidade,eu digo-te que é esta,tudo o resto que te disserem é mentira.

quanto a ser mecanica de combate,disso não tenhas duvida,revisões a horas e um bom tratamento,e tens carro para uma vida,o calcanhar de aquiles destes modelos,é a parte electrica,nomeadamente os motores dos vidros que podem dar problemas,para alem disso é comum tambem os pixeis dos mostradores queimarem.

quanto ao manual vou deixar-te uma pagina onde está o scan do manual,mas está é em inglês.
eu tenho um manual que posso perfeitamente enviar-te pelo correio se estiveres interessado,só que não é em português,é em espanhol,se quiseres é só dizeres.

http://luuk.xs4all.nl/bmwboeken/bmwe34manual/

cumprimentos.
Milhões de agradecimentos pelo esclarecimento.
Peço desculpa, mas não eram 103cv, mas sim 113cv. A cabeça é que não está boa (a minha, claro).
O site referia-se a 85kw com 2v por cilindro, que efectivamente são 113cv com 12v.
Já saquei o manual em inglês, serve perfeitamente. Muito obrigado. :D Não é necessário mais incómodos.
Estou a ver que fiz uma excelente escolha... Ieiiii!!! :D

Mal posso esperar por o ter nas unhas...ihiihihihihih.

Cumprimentos.

Re: 520i E34 1989

Enviado: 29 jul 2009, 10:52
por marco pires
boa sorte então com a maquina :fixe

Re: 520i E34 1989

Enviado: 29 jul 2009, 15:31
por germanii
nao reparei no ano do carro :rezar

Re: 520i E34 1989

Enviado: 29 jul 2009, 20:14
por Carlos Tavares
Ola, boas.
Acima de tudo desejo-te muito boa sorte com essa machine, de facto é carro de combate, não é por nada que as tourings ficaram conheçidas na altura pelo o PANZER Alemão....
De resto tudo o que o Marco disse esta correcto, tens carro para toda a vida e um motor fabuloso, basta dizer que é um 6 cilindros e o resto é :violinista os consumos visto ser um tanque, bebe um bocado alias a minha a diesel tambem é bêbeda, mas so em cidade porque de resto até tem uns consumos agradaveis na casa dos 7L/100kms.
Em questão do conforto e segurança, eu pessoalmente não me queixo, mesmo sem as ajudas porta-se muito bem até mesmo em chuva, convem é ter uns bons pneus e os amorteçedores estarem em bom estado tambem, o conforto é u espectaculo fazes uma viagem naquilo, e chegas ao destino na boa é confortavél...
Ja agora não sei que medidas de pneus tens, mas os 225/60 V 15 chegam muito bem para esse carro, ja usei os 205/65 H 15 e ja se portavam bem, agora estou com os 225/60 V 15 e na boa, carro seguro acredita mas para quem não conheçe os RWD no iniçio convem ter calma e não exceder os limites do mesmo, até porque estes carros a curvarem, tem um limite muito bom e por norma avisam antes de atravessarem, isto claro para quem ja os conheçe!!!!
Va fica bem, e boa sorte com o bolide e boas curvas tambem, cumps. :fixe :driving :lovebmw

-- Quarta Jul 29, 2009 7:18 pm --
marco pires Escreveu:primeiro que tudo:

o teu carro tem 129cv,não existe nenhum E34 com 103cv,o motor menos potente da gama era o 1.8 do 518i que tinha 113cv.
o motor do teu carro é de 12v e sem o sistema vanos,o motor de 150cv só saiu em finais de 1990 já com 24v e vanos,quando perguntas qual é a realidade,eu digo-te que é esta,tudo o resto que te disserem é mentira.

quanto a ser mecanica de combate,disso não tenhas duvida,revisões a horas e um bom tratamento,e tens carro para uma vida,o calcanhar de aquiles destes modelos,é a parte electrica,nomeadamente os motores dos vidros que podem dar problemas,para alem disso é comum tambem os pixeis dos mostradores queimarem.

quanto ao manual vou deixar-te uma pagina onde está o scan do manual,mas está é em inglês.
eu tenho um manual que posso perfeitamente enviar-te pelo correio se estiveres interessado,só que não é em português,é em espanhol,se quiseres é só dizeres.

http://luuk.xs4all.nl/bmwboeken/bmwe34manual/

cumprimentos.
Ola Marco, boas.
Ora nem mais, esta tudo aí no que disseste e mais alguma coisa que eu possa ajudar estou ca na boa, embora a minha seja versão fumarenta :lol1 :lol1 :lol1 , mas tirando isso nada muda é quase tudo igual, até nos pixeis :lol1 :lol1 :lol1 e os elevadores dos vidros que ja tive de mudar 1, são manhas destes bichos não ha nada a fazer a não ser dar-lhes calor em cima. :lol1 :lol1
Va Marco, fica bem e para ver se vou ter contigo para mais um café, um grande abraço e boas curvas. :fixe :driving :lovebmw

Re: 520i E34 1989

Enviado: 29 jul 2009, 21:56
por marco pires
boas carlos,a tua touring é uma grande maquina,quanto aos pixeis e elevadores,é mais feitio que defeito :wink1

quanto ao resto,é só passares,a porta está sempre aberta para os amigos.

Re: 520i E34 1989

Enviado: 29 jul 2009, 22:43
por Carlos Tavares
marco pires Escreveu:boas carlos,a tua touring é uma grande maquina,quanto aos pixeis e elevadores,é mais feitio que defeito :wink1

quanto ao resto,é só passares,a porta está sempre aberta para os amigos.
Na boa, assim que possa ja sabes é aquela base :fixe
Eu não duvido da grande maquina que tenho, embora continuo a dizer as vezes, ai meu rico 524td (E28)!!!
Aquilo sim, foi um automovél a sério isto tendo em conta os anos do mesmo, ja tinha 22 anos quando o vendi e quase 400000kms em cima, aquilo queria era calor e gasoleo pra dentro do deposito, e depois era so deixar muitos GTi nos semafores cheios de vergonha :assubiar
A sério Marco, foi um carro que me deixou muitas saudades, tambem foram quase 8 anos a andar naquilo, mas que pedra de carro e de motor ainda fazia a A1 até Coimbra sempre na casa dos 185km/h, e nem aquecia sequer....
Enfim falando de coisas melhores, as minhas férias estão se a acabar, é ja na proxima 2ª feira que volto ao bules, afinal isto tambem não é falar de coisas melhores, ainda é bem pior :lol1 :lol1 :lol1 :lol1 , va rapazão fica bem e assim que possa dou la um salto com o meu PANZER :wink1 , um grande abraço e BMW RULLEZ :onfire :onfire :onfire :onfire :lovebmw :fixe

Re: 520i E34 1989

Enviado: 29 jul 2009, 22:49
por marco pires
grande maquina esse motor M21D24,e linhas fantasticas os E28,como eu compreendo o que dizes :lovebmw :lovebmw :lovebmw


ele há mesmo coisas lindas
Imagem

Re: 520i E34 1989

Enviado: 30 jul 2009, 00:10
por Carlos Tavares
:fixe
Fogo Marco, até me deu arrepios ver esse carro!!!
ainda hoje vim um 518 na Fonte da Telha e muito bem estimadinho, diga-se...
O meu so não tinha os piscas laterais, nem aquele bocadinho de chapa mesmo por debaixo dos farois de nevoeiro (frt), e tambem não tinha as jantes de liga leve, eram de ferro com o belo tampão, iguais a uns que vinham nos E34, alias a minha vinha com esses mesmos tampões, so que em jante 15!!!!
Esse carro E28, para mim tinha umas linhas espectaculares para a altura e esse exemplar deve ser ja dos ultimos, e eu digo isto por causa mesmo dos piscas laterais, o meu era de 84 e não tinha, mas sei que foram fabricados até meados de 1986, se não estou em erro e depois surgiram então os E34.
Palavras para quê? E aquele fabuloso 528i (E34) em cor azulão metalizado, com interiores em veludo azul e com a bela saida dupla de escape, bem no meio da traseira, tal como a minha do 524td so que a minha não era dupla... ai que saudades desse carro fogo....
Sei que foi uma série muito rara por ca, houve muitos E12, E34 e seguintes mas os E28 não sairam muito por Portugal, ou se sairam não se vêm muitos por aí!!!
Va obrigadão pelo recordar, de uma velha gloria desta grande marca :fixe :lovebmw