Boas pessoal, este sabado aconteceu me uma no meu 525tds.
Estava um dia abrasador como sabem, estava em trabalho, o carro portou se bem até que entrei em AE e começou me a aquecer, parei na estação de serviço e a àgua ganhou um pouco de pressão e saiu pelo tubinho de respiro do reservatório da àgua. Deixei arrefecer, acrescentei àgua novamente e ontem fiz mais cerca de 350Klms sempre com AC ligado e portou se lindamente, agora o que podia ter levado aquela pressão toda? Junta da cabeça com os porcos? Bomba de àgua? Termostato? Circuito da àgua entupido?
Creio que se fosse a junta da cabeça ele teria se queixado outra vez, a bomba de àgua não me está a fazer nenhum ruido... porra será diabo?
Já aconteceu isto a alguem daqui?
Agradecia a vossa ajuda,
uma altura, aconteceu-me algo parecido, fui á serra da estrela, e a meio da subida, subiu a temperatura ao máximo, pelo que parei logo, e tinha ficado, com pouca água, no rádiador, pois tinha a tampa mal apertada, desde ai nunca mais tive nenhum problema nesse nivel.
uma das coisas que reparei é que a àgua não estava propriemente limpa? o que me faz pensar assim é que se fosse a cabeça ele deveria de aquecer outra vez, ontem fez mais 350Klms e não se passou nada, inclusivé puxei um pouco por ele e nada, parei na estação de serviço os tubos estavam com pressão normal para a temperatura do motor....
já li que estas cebeças têm uma peçita na cabeça que vai à vida e o sistema de referijação fica meio marado? será?
Ola Nelson Rocha, boas.
Ora bem aquilo que tu aqui descreves, ja me aconteceu a mim por 2x num espaço de 1 ano...
Da 1ª vez nada pude fazer, pois a bomba de agua entregou a alma ao criador e nem me deu tempo para parar a touring, resultado junta da cabeça estalada e queimada, foi reparada so que quem fez a reparação, para alem da garantia que me deu de 1 ano sobre essa mesma reparação, não fez o trabalho como deve de ser, e ainda por cima numa oficina especializada na marca...
Passado 15 dias de a ter levantado da oficina, o tubo mais grosso que sai do radiador a cabeça do motor, voltava a ganhar muita pressão e nem sei como nunca me rebentou por aí, mesmo passado 2 dias sem tocar na touring o mesmo mantinha a mesma pressão, como se tivesse feito uma centena de kilometros, queixei-me aos ditos e disseram-me que podia ser da tampa do reservatório do liquido ant-congelante, mudei a referida peça e voltou tudo ao mesmo...
Pior a touring, volta e meia aquecia mas nada de grave, passava ligeiramente do meio(ponteiro) ia até ao traço seguinte e depois voltava a posição normal do mesmo!!!
Até que um dia, em Março ultimo quando ja faltava apenas 1 mês para acabar a garantia que me tinham dado, ao passar a ponte 25 de Abril a temperatura começou a subir, e chegou mesmo ao vermelho, parei de imediato a touring em cima do tabuleiro da ponte e chamei a assistência em viagem, foi de novo para a dita oficina especializada, disseram-me que a cabeça estava estalada em 4 cilindros, e que ja não tinha arranjo possivel, tive de meter uma usada que arranjei num salavado (525 tds E39) de 96, a mesma so tinha 122000kms e estava em bom estado, alias é a que anda neste momento a circular e até agora nada de problemas, sempre na boa e até ja levou umas esfregas em AE....
A situação a que te referes de a agua saír pelo tubo ladrão quando a paras, pode muito bem ser um indicio de cabeça estalada, levando agua de novo o carro não te ira aqueçer, até perder a agua que saí lentamente por esse mesmo tubo, e saí porque cria pressão e a agua, não esta a fazer a devida circulação logo é expulsa pelo tubo, eu tambem fazia viagens com ela assim até ao norte do país e nem sequer aquecia, tinha era de andar atento ao nivel da mesma.
Se tu andas muito com o teu carro, sempre que fizeres um trajecto mais longo, tenta ver se saí agua pelo tubo ladrão, ou então ao abrires a tampa do depoisto de agua, vê se esta tem ou não muita pressão e se ao abrires te deita a agua fora, tanto por cima(tampa) como pelo referido tubo, se o fizer amigo tens um problema grave e dispêndioso, tendo em conta que uma cabeça nova custa a volta de 2.500,00€, usada podes encontrar até aos 1.000,00€ com ou sem garantia!!!
Naquilo que eu te poder ajudar, diz qualquer coisa eu sei aonde existe material a preço acessivel, oficina neste momento e por aquilo que me fizeram, acho que qualquer bom mecânico de esquina, faz melhor e mais barato!!!
Va Nelson, fica bem e oxala não seja nada de grave, espero ter ajudado cumps. :fixe :lovebmw
PS: Esses motores, não têm qualquer peçita que fica marada e vai a vida, é talvez o grande defeito ou feitio destes motores, muito bons em termos de rendimento, mas que as cabeças não aguentam muito calor, e empenam com alguma facilidade....
Ja agora tu dizes que voltaste a andar mais 300kms e nada, então vai para o meio do transito com ela, tipo para arranca durante creca de 1h e veras o que te acontece, ela vai-te voltar a aqueçer quando menos esperas, cuidado é so um aviso e boa sorte. :fixe
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???
viva carlos, por acaso tudo o que me disseste já o fiz, ando com o carro, pára arranja, inclusivé já o deixei a trabalhar bastante tempo, quanto a pressões dos tubos tive a ver e parece me normal a pressão, em frio já não está tão duro.... já o trouxe para cima, andou pra um lado e pro outro e nada... normal, a temperatura anda sempre no normal!!!!
mas de qualquer das formas vou ao meu mecanico e ver o que ele diz, até que ele já teve um tds e conhece bem as manhas deles... espero que não seja a carola do motor...
Ola Nelson, boas.
Oxala não seja nada e que tudo se resolva pelo melhor, va fica bem e qualquer coisa ja sabes, estas a vontade fica bem e boas curvas com a maquina. :fixe :lovebmw
Pelo Prazer de Conduzir.
315 (E21) 75 CV 1994 - 1999
524td (E28) 115 CV 1999 - 2006
525tds touring (E34) 143 CV 2006 - 2010
320iA (E36) 150 cv 2010 - ?
Porque sera, que a malta passa por mim e todos me atiram com manetes e pedais??? Sera que me falta algo no meu BIMMER???
Carlos Tavares Escreveu:Ola Nelson, boas.
Oxala não seja nada e que tudo se resolva pelo melhor, va fica bem e qualquer coisa ja sabes, estas a vontade fica bem e boas curvas com a maquina. :fixe :lovebmw
obrigado, Carlos
Já fiz o seguinte, esvaziamos o circuito todo, limpei o radiador e reservatório da água
Deitei um produto para limpeza de gorduras e assim, anticongelante novo, vou ver como ele se comporta, tenho ando de olho na pressão dos tubos e temperatura...
a ver vamos, creio que se fosse a junta queimada, já se teria queixado outra vez, tenho andado todos os dias com ele, tenho tido o cuidado de o deixar aquecer bem como deixar a trabalhar depois de quente...
Espero que não seja nada demais... a ver vamos...
Obrigado mais uma vez
Abraço
nelson rocha, na BMW fica á volta de 60 paus...
eu não acho caro...no meu bolide foi montada na oficina deles, mas não sei por quanto pode ficar com a mão de obra, pois foram feitas mais coisas e paguei uns 400 paus...
convem verificar tambem o tensor que lá está e mudar se necessário
acredito que se for só para substituir a bomba, não deves pagar mais de 100€...mas isso ja depende muito de casa para casa
-BMW 525 Tds Kit M5
-Susuki TL 1000 S (para venda ou troca por carro)
neor Escreveu:nelson rocha, na BMW fica á volta de 60 paus...
eu não acho caro...no meu bolide foi montada na oficina deles, mas não sei por quanto pode ficar com a mão de obra, pois foram feitas mais coisas e paguei uns 400 paus...
convem verificar tambem o tensor que lá está e mudar se necessário
acredito que se for só para substituir a bomba, não deves pagar mais de 100€...mas isso ja depende muito de casa para casa
obrigado, já está pedida a bomba e termostato Novo, esse tensor que falas fica onde?
abraço
sim, foi exatamente o que o mecânico me disse, vou meter a bomba, termostato e tensor novo... se caso me acontecer outra vez tenho de pensar em arranjar uma cabeça
-- Segunda Set 14, 2009 12:11 pm --
ora bem pessoal... afinal foi a junta da cabeça com os porcos... agora a ver vamos se a cabeça não está estalada... se caso estiver já tenho o valor de uma nova... assim fica impec....