525tds Que raio de erros são estes?? [UPDATE FOTOS]

Secção para modelos Série 5

Moderador: Staff

Responder
Asrafil
Membro Juvenil
Registado: 14 mar 2009, 16:41
O meu Carro:: BMW 525tds E39 - 1999/02

525tds Que raio de erros são estes?? [UPDATE FOTOS]

Mensagem por Asrafil »

Ora bem, vamos lá começar por uma ponta. Quando faço um diagnóstico com o Carsoft ao meu carro aparecem-me os seguintes erros:

"Delivery Controller Control Deviation" ( DDE )
"Glow Duration Control " ( DDE )
"Auxiliary Fan Relay"
"Exhaust Gas Recirculation Control Deviation"

Pois bem, o ultimo todos nós sabemos porque está lá :D Tapei a EGR á entrada :p
O terceiro, no verão eu bem reparei que com o ar condicionado ligado em longas subidas em marcha lenta o ponteiro da temperatura subia. Quando vi o erro, meti o carro ao relentim, liguei o ar condicionado no máximo e a ventuinha auxiliar não funca. Comecei logo a despistar o problema. Fusíveis manhosos atrás do porta-luvas estão bons, na ficha da ventuinha tem voltagem, liguei a ventuinha directo a uma bateria e ela funciona. BRUXEDO :D Suponho que só resta o sensor de temperatura no radiador e o relé na E-Box? Alguma sugestão de como ensaiar estes 2?????

Quanto aos 2 primeiros erros, aí é que não faço a menor ideia. O primeiro talvez bomba injectora? O segundo algo a ver com as velas? Sugestões e opinanços são bem vindos :fixe
Última edição por Asrafil em 02 nov 2009, 20:58, editado 1 vez no total.

525_tds
Membro Gold
Registado: 15 mar 2005, 22:56
O meu Carro:: BMW

Re: 525tds Que raio de erros são estes??

Mensagem por 525_tds »

DDE é a bomba.

kappa
Membro Iniciado
Registado: 31 mai 2008, 22:13
O meu Carro:: BMW 525d E39 - 2000/10

Mensagem por kappa »

Asrafil Escreveu:Ora bem, vamos lá começar por uma ponta. Quando faço um diagnóstico com o Carsoft ao meu carro aparecem-me os seguintes erros:

"Auxiliary Fan Relay"
...Quando vi o erro, meti o carro ao relentim, liguei o ar condicionado no máximo e a ventuinha auxiliar não funca. Comecei logo a despistar o problema. Fusíveis manhosos atrás do porta-luvas estão bons, na ficha da ventuinha tem voltagem, liguei a ventuinha directo a uma bateria e ela funciona. ....
Já tive um problema parecido com esse, não me lembro ao certo o que dizia o erro.
Mas o problema era numa ficha de 3 fios que está à frente do lado esquedo do ventilador, tinha o fio mais fino partido.

É o fio que controla a rotação da ventoinha, se estiver partido ela não arranca. O meu o isolamento estava bom, mas estava partido por dentro, consegui remendar e ficou fino.

Se não for dai, verifica se este rele está bom. Vê qual das imagens se adapta ao teu carro, penso que seja a 1ª, ...
Imagem

Imagem
Imagem Imagem

Asrafil
Membro Juvenil

Mensagem por Asrafil »

És um anjo. Estava agora mesmo a vasculhar no TIS se conseguia identificar o relé da fan na e-box mas não diz qual é. Encontrei o do DDE e o das velas de incandescência, que tb vou verificar devido ao erro do "Glow Duration Control"

Agora a minha questão é: Como é que eu testo o relé???? O ideal era mesmo arranjar um igual para experimentar não era??

Quanto á ventuinha em si, a ficha dela tem 4 fios e não 3. O teu E39 já é pós facelift e M52 pelo que pode ser diferente. A minha ficha tem 1 castanho grosso que é a massa e 3 mais finos. Ela só roda com a massa e 2 deles. 1 deles não dá nada. Agora fico na duvida pois já li em foruns uns dizer que a fan tem três velocidades e outros dizer que tem duas. Logo a questão aqui tb pode ser 1 das duas resistências que a ventuinha tem. Eu detesto este tipo de problemas que pode ser tanta coisa :D :D :D

madbeetle
Membro Juvenil
Registado: 13 jul 2009, 00:37
O meu Carro:: 530d Tour E39

Mensagem por madbeetle »

Vou contar o quer aconteceu com o meu !
O problema era que a ventoinha auxiliar não funcionava mesmo com o AC ligado.
Viram os fusiveis e substituiram um na caixa branca da mala (dos que são de aperto). Nada!
Substituiram a ventoinha. Nada
Viram qua havia uma das velas que estava em curto (eu nunca dei por nada o carro sempre pegou bem á primeira).
Quando trocaram as velas todas, a ventoinha ficou a trabalhar.
Estranho !???

Asrafil
Membro Juvenil

Mensagem por Asrafil »

Credo isso é mesmo bizarro!!!!!!!!!! O que raio tem as velas a ver com a fan auxiliar?????? Bem, mas o que é certo é que 2 dos erros que eu tenho realmente um aponta para a fan outra para as velas..... Não é tarde nem é cedo, vou mesmo começar por aí :D :D :D Isto da mecánica é como a medicina, não é uma ciência exacta :D

-- Segunda Nov 02, 2009 8:58 pm --

E heys que andei a bisbilhotar dentro da e-box. Aqui está ela:
Imagem

Ora então supostamente será aquele relé preto á direita do castanho. Este:
Imagem

A referência do relé Siemens coincide. Acaba em X173.
A questão fundamental é mesmo, como é que eu testo isto? Como sei que este está bom ou não?? Eu já o abri com jeitinho e os contactos nem carbonizados estão.....

NightShade_PT
Membro Juvenil
Registado: 13 nov 2007, 15:08
O meu Carro:: BMW E90 320d 2005

Re: 525tds Que raio de erros são estes?? [UPDATE FOTOS]

Mensagem por NightShade_PT »

Epa... se pagares uma, até te empresto o meu bolinhas para testares.. ou isso não da para trocar de um carro para o outro?

abraço
Se eu podia viver sem um BMW? Podia, mas não era a mesma coisa!!

Asrafil
Membro Juvenil

Mensagem por Asrafil »

NightShade_PT Escreveu:Epa... se pagares uma, até te empresto o meu bolinhas para testares.. ou isso não da para trocar de um carro para o outro?

abraço
Hehehhe, tu para os copos estás lá :D Já encomendei o relé, até ao fim da semana está cá. 12 érios :fixe

NightShade_PT
Membro Juvenil
Registado: 13 nov 2007, 15:08
O meu Carro:: BMW E90 320d 2005

Mensagem por NightShade_PT »

Então sempre é disso? também senão for não perdes muito :lol:
Se eu podia viver sem um BMW? Podia, mas não era a mesma coisa!!

Asrafil
Membro Juvenil

Mensagem por Asrafil »

Pois, não se perde grande fortuna, mas já ensaiei tudo e mais alguma coisa e está tudo bem. Só resta mesmo o relé e por alguma razão quando ligo o carro ao pc ele acusa erro "Auxialiary Fan Relay" :D :D :D Se calhar devia era ter sido mesmo a primeira coisa a fazer :D

Martinez
Membro Iniciado
Registado: 27 ago 2007, 23:43
O meu Carro:: BMW 520i E39 - 1998/02

Mensagem por Martinez »

Asrafil Escreveu:Pois, não se perde grande fortuna, mas já ensaiei tudo e mais alguma coisa e está tudo bem. Só resta mesmo o relé e por alguma razão quando ligo o carro ao pc ele acusa erro "Auxialiary Fan Relay" :D :D :D Se calhar devia era ter sido mesmo a primeira coisa a fazer :D

Boas, já agora o meu tem o mesmo erro.... isso sempre era o relé ou não??
Ab.
Quase nada me dá mais prazer do que conduzir o meu BMW
.
Imagem

jguimaraes
Membro Iniciado
Registado: 28 ago 2007, 14:14

Mensagem por jguimaraes »

normalmente isso costuma ser o fusivel...

Asrafil
Membro Juvenil

Mensagem por Asrafil »

O Carsoft dáva-me esse erro, curiosamente o InPa Ediabas não dá. No entanto o Carsoft não me parece ser muito de fiar pois tb me dizia que o relé do aquecimento dos esquichos tb estava pifado e no entanto tal relé NÂO EXISTE :D
Mas voltando á questão inicial, o Carsoft não estava errado de todo, realmente eu nunca consegui por a dita ventuinha a funcionar. Depois de muito estrapolar e testar revelou-se que afinal o problema era mesmo uma das resistências na própria ventuinha que está queimada.
Ora, esta ventuinha auxiliar é uma falha relativamente comum nestes carros como uma busca no Google fácilmente revela. No entanto o verdadeiro funcionamento da mesma não está devidamente explicado na maior parte dos sites. Isto deve-se em parte ao facto de esta ventuinha funcionar de forma diferente consuante a data de fabrico. As posteriores a meados de 1999 são de velocidade variável por PWM. As anteriores, que é o caso da minha têm 3 velocidades fixas e CADA UMA DELAS TEM 1 RELÉ :D
Ó aqui o esquema:
Imagem

E heys como ela funciona:

Stage 1: Activated simultaneously with the compressor with an ambient air temperature
>10OC (50OF). If the coolant temperature rises to >91C the fan will also be
switched on. Fan Speed = 1250 RPM.

Stage 2: Activated when the medium pressure switch on the receiver/dryer closes at 17.5
bar. Fan Speed = 2000 RPM.

Stage 3: Activated when the coolant temperature reaches 104C at the double
temperature switch. The stage 3 switched voltage circuit is protected by a 50
amp remote fuse (red). The fuse is located in the electrical carrier forward of the
glove box.

Como seguramente deduziram pelo esquema, para a velocidade mais baixa a energia passa por 2 resistências, para a média passa só por uma, e para a máxima passa directo para o motor da ventuinha. Ora no meu caso a primeira resistência está queimada. As duas velocidades mais altas eu nunca vi a trabalhar pois nunca estiveram reunidas as condições para tal. Solução: fiz ponte entre os fios da velocidade 1 e 2 :D Assim tanto o primeiro como o segundo estágio funcionam com a velocidade 2. Não tem mal nenhum, até arrefece melhor e o facto de rodar mais depressa dentro do carro mal se ouve :fixe
Claro que vou tentar arranjar as resistências por aí quando for á procurar de uma outra peça qualquer para por tudo como deve ser :fixe
A propósito, o relé que troquei foi o do stage 3 que está na e-box tal como o do stage 1. O do stage 2 está atrás do porta luvas ao pé do fusível do stage 3.
Para a próxima vez, tenho que ler mais antes de mandar vir as peças :D

Responder

Voltar para “Série 5”