Rico Escreveu:aplica se a todos os 6 cilindros fabricados de 96 a 98 excepto os do m3 ke tem o bloco em ferro. nao tenho a certeza se o problema se verifica nos gasoleo, mas posso ver e dps digo alguma coisa.
alguns v8 dos 540 e 740 tb têm o mesmo problema. acho ke so os ke sao 4.0. pk os 4.4 ja nao sofrem do mesmo.
Existem alguns carros desses que ja trocaram o bloco porque na altura foram chamados pela bmw, mas isso em inglaterra. Cá nao tenho conhecimento que tenha acontecido o mesmo.
os dois mil euros nao sao só para trocar um piston como ja foi acima dito...
o piston tem de ser novo, segmentos novos, valvulas,juntas,oleo,filtro,anti congelante e muito importante,o torneiro. esse bloco tera de ser rectificado.
e nao nos podemos esquecer da mao de obra.
olha o meu levou um motor novo. mas se calhar foi so porque o carro estava em garantia.
é muito importante ter a certeza que isso fica em condiçoes se nao nunca mais vais ter descanso.
um abraço.
obrigado pela informação,pelo menos estou descansado em relação ao meu 520i,já que é anterior a esses anos(pelo menos até agora não deu problemas :rezar )
quanto aos diesel pelo que tenho lido pela net,penso que estão fora da questão do nickasil.
já agora estive a ver na wikipedia,e obtive alguma informação,aparentemente estes eram os motores que utilizavam isso:
The BMW M52 is a Straight 6 piston engine. Displacement ranges from 2000 cc to 3200 cc. It is a DOHC 24-valve engine, originally introduced with VANOS Variable Valve Timing. It replaced the BMW M50 engine in 1994 and was replaced in 2001 with the BMW M54 engine. The world market engine used Nikasil lined aluminium cylinders instead of a cast iron sleeves used in the American market engine. The reason for this is Nikasil is eroded by the higher sulfur content fuel used in America.
In markets with low-sulfur fuel this engine was very highly regarded and the M52 was on the Ward's 10 Best Engines list for 1995 through to 1998. However, there was criticism of the M52 engine in some markets, especially the UK, which had high levels of sulfur in the petrol during the late 90's. Sulfur acts as a corrosive agent against Nikasil and led to a lot of the early engines having premature bore-liner wear. Fortunately this problem was solved in post-September 1998 cars with the introduction of steel cylinder liners, with the designation M52 TU-3. However problems are still present in these engines so affected cars of this period should be bought with caution unless the service history verifies that work was carried out to rectify the problem. The American market M52 used iron sleeves from the beginning, and so, was unaffected by this problem.
M52B20 2.0 L (1991 cc/121 in³) 110 kW (148 hp) @ 5900 190 N·m (140 ft·lb) @ 4200 6500 1994 66 mm (2.6in) 80 mm (3.15in) 11.0:1
M52TUB20 110 kW (148 hp) @ 5900 190 N·m (140 ft·lb) @ 3500 6500 1998 66 mm (2.6in) 80 mm (3.15in) 11.0:1
M54B22 2.2 L (2171 cc/132 in³) 125 kW (168 hp) 210 N·m (155 ft·lb) 6500 2000
M52TUB24 2.4 L (2394 cc/146 in³) 135 kW (184 hp) @ 5800 240 N·m (177 ft·lb) @ 3600 6500 2000
M52B25 2.5 L (2494 cc/152 in³) 123 kW (170 hp) @ 5500 245 N·m (181 ft·lb) @ 3950 6500 1995
M52TUB25 123 kW (170 hp) @ 5500 245 N·m (181 ft·lb) @ 3500 6500 1998 75 mm (2.95in) 84 mm (3.31in) 10.5:1
M52B28 2.8 L (2793 cc/170 in³) 142 kW (190 hp) @ 5300 280 N·m (207 ft·lb) @ 3950 6500 1995 84 mm (3.31in) 84 mm (3.31in) 10.2:1
141 kW (189 hp) @ 5300 275 N·m (203 ft·lb) @ 3950 6500 1997
M52TUB28 142 kW (193 hp) @ 5500 280 N·m (207 ft·lb) @ 3500 6500 1998
The M60 is the internal code for the V8 engine manufactured by BMW from April 1992 to 1995. It largely replaced the BMW M30 inline six.
Models Engine Displacement Power Torque Redline Year
M60B30 3.0 L (2,997 cc (182.9 cu in)) 160 kW (218 PS; 215 hp) @ 5800 290 N·m (214 lb·ft)) @ 4500 6500 1992
M60B40 4.0 L (3,982 cc (243.0 cu in)) 210 kW (286 PS; 282 hp) @ 5800 400 N·m (295 lb·ft)) @ 4500 6500 1992
M60B46 4.6 L (4,619 cc (281.9 cu in)) 245 kW (333 PS; 329 hp) @ 5800 470 N·m (347 lb·ft)) @ 4500 6500 1992
engraçado que a nova moto S1000RR da bmw tambem utiliza e com bons resultados.