Página 1 de 2

E39 520i

Enviado: 03 dez 2009, 19:52
por NightShade_PT
Boas ppl..
A questão é a seguinte, a minha namorada anda com um 520i de 98. tem cerca de 150000klm.
E acontece que vinha ela na AE para casa, quando o carro começou a fazer muito fumo branco, mesmo muito, começou a perder a força.. mal conseguia passar dos 100kl/h.
No domingo fomos por o carro aqui num mecânico amigo, que trabalha na bmw, pois é ele que recorremos com qualquer problema dos nossos carros.
Primeiro viu que um cilindro não tinha compressão nenhuma.. depois ficou em abrir o motor para ver o que se passava.. hoje ligou para dar a noticia... Tem um PISTON FURADO.. até bati mal :scary :|
ainda por cima um carro com tão poucos klm.. e estes sabemos que são reais, porque o carro ja é dos pais dela a cerca de 6anos.

Ora pela estimativa do mecânico esta brincadeira fica próxima dos 2mil €.. de qualquer maneira o pai dela já mandou avançar com o arranjo.. mas sabe tão mallllll ouvir uma coisa destas da boca do mecânico.. :(

O que pode levar a que isto aconteça?


Ps: o carro tem gpl... já a cerca de 10000klm. mas penso que não tenha nada a ver.

Re: E39 520i

Enviado: 03 dez 2009, 20:34
por Asrafil
2000Eur para trocar um piston????? Credo.........

Re: E39 520i

Enviado: 03 dez 2009, 21:09
por NightShade_PT
eu também achei puxado... mas aquilo não deve levar so o piston.. penso eu.. sera tao caro por o material ser todo de origem?

Re: E39 520i

Enviado: 04 dez 2009, 14:58
por rafias
Deve ter danificado mais qualquer coisa. Se furou o pistão, para onde foram os detritos do furo? Devem ter dado cabo das válvulas e sabe-se mais o quê.

Re: E39 520i

Enviado: 05 dez 2009, 10:30
por gutteres
Oh pa isso é roubar a descarada 2.000 Euros, para isso vendo te o meu motor a gasolina completo sem tirar nada mesmo com centralinas, e tudo o que for necessario para sua montagem por 1.200 Euros ainda sobra te para umas ferias.

Re: E39 520i

Enviado: 05 dez 2009, 16:57
por Rico
boas! isso aconteceu devido a um defeito de fabrico nesse bloco!!!! aconteceu me o mesmo no meu 523i!
todos os blocos de 6 cilindros do 520i 523i e 528i de 96 a 98 podem sofrer do mesmo!
A bmw teve a triste ideia de fazer o revestimento do bloco num material chamado nickasil.
esse material em contacto com o enxofre das gasolinas provoca o seu desgaste acelerado!
isso ca por portugal nao foi muito divulgado!!!! nao devia de haver muito interesse em trocar os motores aos carros!!!! infelizmente..........
mas por exemplo em inglaterra isso foi bastante conhecido!
se fosse outra marca.................. mas como foi a BMW escondeu se o caso!
um abraço

Re: E39 520i

Enviado: 05 dez 2009, 18:44
por NightShade_PT
Rico Escreveu:boas! isso aconteceu devido a um defeito de fabrico nesse bloco!!!! aconteceu me o mesmo no meu 523i!
todos os blocos de 6 cilindros do 520i 523i e 528i de 96 a 98 podem sofrer do mesmo!
A bmw teve a triste ideia de fazer o revestimento do bloco num material chamado nickasil.
esse material em contacto com o enxofre das gasolinas provoca o seu desgaste acelerado!
isso ca por portugal nao foi muito divulgado!!!! nao devia de haver muito interesse em trocar os motores aos carros!!!! infelizmente..........
mas por exemplo em inglaterra isso foi bastante conhecido!
se fosse outra marca.................. mas como foi a BMW escondeu se o caso!
um abraço
e o teu arranjo ficou mt caro? Ou a minha namorada ta msm a ser roubada?

Re: E39 520i

Enviado: 05 dez 2009, 19:26
por marco pires
Rico Escreveu:boas! isso aconteceu devido a um defeito de fabrico nesse bloco!!!! aconteceu me o mesmo no meu 523i!
todos os blocos de 6 cilindros do 520i 523i e 528i de 96 a 98 podem sofrer do mesmo!
A bmw teve a triste ideia de fazer o revestimento do bloco num material chamado nickasil.
esse material em contacto com o enxofre das gasolinas provoca o seu desgaste acelerado!
isso ca por portugal nao foi muito divulgado!!!! nao devia de haver muito interesse em trocar os motores aos carros!!!! infelizmente..........
mas por exemplo em inglaterra isso foi bastante conhecido!
se fosse outra marca.................. mas como foi a BMW escondeu se o caso!
um abraço

já tinha ouvido falar no nickasil,mas isso aplica-se a que motores?(M20B20,M20B23,anos de construção,modelos,etc).

Re: E39 520i

Enviado: 06 dez 2009, 11:53
por Rico
aplica se a todos os 6 cilindros fabricados de 96 a 98 excepto os do m3 ke tem o bloco em ferro. nao tenho a certeza se o problema se verifica nos gasoleo, mas posso ver e dps digo alguma coisa.
alguns v8 dos 540 e 740 tb têm o mesmo problema. acho ke so os ke sao 4.0. pk os 4.4 ja nao sofrem do mesmo.
Existem alguns carros desses que ja trocaram o bloco porque na altura foram chamados pela bmw, mas isso em inglaterra. Cá nao tenho conhecimento que tenha acontecido o mesmo.
os dois mil euros nao sao só para trocar um piston como ja foi acima dito...
o piston tem de ser novo, segmentos novos, valvulas,juntas,oleo,filtro,anti congelante e muito importante,o torneiro. esse bloco tera de ser rectificado.
e nao nos podemos esquecer da mao de obra.
olha o meu levou um motor novo. mas se calhar foi so porque o carro estava em garantia.
é muito importante ter a certeza que isso fica em condiçoes se nao nunca mais vais ter descanso.
um abraço.

Re: E39 520i

Enviado: 06 dez 2009, 11:54
por Rico
aplica se a todos os 6 cilindros fabricados de 96 a 98 excepto os do m3 ke tem o bloco em ferro. nao tenho a certeza se o problema se verifica nos gasoleo, mas posso ver e dps digo alguma coisa.
alguns v8 dos 540 e 740 tb têm o mesmo problema. acho ke so os ke sao 4.0. pk os 4.4 ja nao sofrem do mesmo.
Existem alguns carros desses que ja trocaram o bloco porque na altura foram chamados pela bmw, mas isso em inglaterra. Cá nao tenho conhecimento que tenha acontecido o mesmo.
os dois mil euros nao sao só para trocar um piston como ja foi acima dito...
o piston tem de ser novo, segmentos novos, valvulas,juntas,oleo,filtro,anti congelante e muito importante,o torneiro. esse bloco tera de ser rectificado.
e nao nos podemos esquecer da mao de obra.
olha o meu levou um motor novo. mas se calhar foi so porque o carro estava em garantia.
é muito importante ter a certeza que isso fica em condiçoes se nao nunca mais vais ter descanso.
um abraço.

Re: E39 520i

Enviado: 06 dez 2009, 15:26
por marco pires
Rico Escreveu:aplica se a todos os 6 cilindros fabricados de 96 a 98 excepto os do m3 ke tem o bloco em ferro. nao tenho a certeza se o problema se verifica nos gasoleo, mas posso ver e dps digo alguma coisa.
alguns v8 dos 540 e 740 tb têm o mesmo problema. acho ke so os ke sao 4.0. pk os 4.4 ja nao sofrem do mesmo.
Existem alguns carros desses que ja trocaram o bloco porque na altura foram chamados pela bmw, mas isso em inglaterra. Cá nao tenho conhecimento que tenha acontecido o mesmo.
os dois mil euros nao sao só para trocar um piston como ja foi acima dito...
o piston tem de ser novo, segmentos novos, valvulas,juntas,oleo,filtro,anti congelante e muito importante,o torneiro. esse bloco tera de ser rectificado.
e nao nos podemos esquecer da mao de obra.
olha o meu levou um motor novo. mas se calhar foi so porque o carro estava em garantia.
é muito importante ter a certeza que isso fica em condiçoes se nao nunca mais vais ter descanso.
um abraço.
obrigado pela informação,pelo menos estou descansado em relação ao meu 520i,já que é anterior a esses anos(pelo menos até agora não deu problemas :rezar )

quanto aos diesel pelo que tenho lido pela net,penso que estão fora da questão do nickasil.

já agora estive a ver na wikipedia,e obtive alguma informação,aparentemente estes eram os motores que utilizavam isso:

The BMW M52 is a Straight 6 piston engine. Displacement ranges from 2000 cc to 3200 cc. It is a DOHC 24-valve engine, originally introduced with VANOS Variable Valve Timing. It replaced the BMW M50 engine in 1994 and was replaced in 2001 with the BMW M54 engine. The world market engine used Nikasil lined aluminium cylinders instead of a cast iron sleeves used in the American market engine. The reason for this is Nikasil is eroded by the higher sulfur content fuel used in America.

In markets with low-sulfur fuel this engine was very highly regarded and the M52 was on the Ward's 10 Best Engines list for 1995 through to 1998. However, there was criticism of the M52 engine in some markets, especially the UK, which had high levels of sulfur in the petrol during the late 90's. Sulfur acts as a corrosive agent against Nikasil and led to a lot of the early engines having premature bore-liner wear. Fortunately this problem was solved in post-September 1998 cars with the introduction of steel cylinder liners, with the designation M52 TU-3. However problems are still present in these engines so affected cars of this period should be bought with caution unless the service history verifies that work was carried out to rectify the problem. The American market M52 used iron sleeves from the beginning, and so, was unaffected by this problem.

M52B20 2.0 L (1991 cc/121 in³) 110 kW (148 hp) @ 5900 190 N·m (140 ft·lb) @ 4200 6500 1994 66 mm (2.6in) 80 mm (3.15in) 11.0:1
M52TUB20 110 kW (148 hp) @ 5900 190 N·m (140 ft·lb) @ 3500 6500 1998 66 mm (2.6in) 80 mm (3.15in) 11.0:1
M54B22 2.2 L (2171 cc/132 in³) 125 kW (168 hp) 210 N·m (155 ft·lb) 6500 2000
M52TUB24 2.4 L (2394 cc/146 in³) 135 kW (184 hp) @ 5800 240 N·m (177 ft·lb) @ 3600 6500 2000
M52B25 2.5 L (2494 cc/152 in³) 123 kW (170 hp) @ 5500 245 N·m (181 ft·lb) @ 3950 6500 1995
M52TUB25 123 kW (170 hp) @ 5500 245 N·m (181 ft·lb) @ 3500 6500 1998 75 mm (2.95in) 84 mm (3.31in) 10.5:1
M52B28 2.8 L (2793 cc/170 in³) 142 kW (190 hp) @ 5300 280 N·m (207 ft·lb) @ 3950 6500 1995 84 mm (3.31in) 84 mm (3.31in) 10.2:1
141 kW (189 hp) @ 5300 275 N·m (203 ft·lb) @ 3950 6500 1997
M52TUB28 142 kW (193 hp) @ 5500 280 N·m (207 ft·lb) @ 3500 6500 1998

The M60 is the internal code for the V8 engine manufactured by BMW from April 1992 to 1995. It largely replaced the BMW M30 inline six.
Models Engine Displacement Power Torque Redline Year
M60B30 3.0 L (2,997 cc (182.9 cu in)) 160 kW (218 PS; 215 hp) @ 5800 290 N·m (214 lb·ft)) @ 4500 6500 1992
M60B40 4.0 L (3,982 cc (243.0 cu in)) 210 kW (286 PS; 282 hp) @ 5800 400 N·m (295 lb·ft)) @ 4500 6500 1992
M60B46 4.6 L (4,619 cc (281.9 cu in)) 245 kW (333 PS; 329 hp) @ 5800 470 N·m (347 lb·ft)) @ 4500 6500 1992

engraçado que a nova moto S1000RR da bmw tambem utiliza e com bons resultados.

Re: E39 520i

Enviado: 06 dez 2009, 15:32
por tf06
Rico Escreveu:boas! isso aconteceu devido a um defeito de fabrico nesse bloco!!!! aconteceu me o mesmo no meu 523i!
todos os blocos de 6 cilindros do 520i 523i e 528i de 96 a 98 podem sofrer do mesmo!
A bmw teve a triste ideia de fazer o revestimento do bloco num material chamado nickasil.
esse material em contacto com o enxofre das gasolinas provoca o seu desgaste acelerado!
isso ca por portugal nao foi muito divulgado!!!! nao devia de haver muito interesse em trocar os motores aos carros!!!! infelizmente..........
mas por exemplo em inglaterra isso foi bastante conhecido!
se fosse outra marca.................. mas como foi a BMW escondeu se o caso!
um abraço
Acho que esse problema só se coloca quando a gasolina não é de qualidade e com baixas octanas...

Re: E39 520i

Enviado: 06 dez 2009, 15:40
por madbeetle
Sim...Eu comprei uma R1100RS nova e eles aconselharam a utilizar SEMPRE gasolina 98 nunca 95 porque ja tinham aparecido motores com valvulas queimadas por causa disso.

Re: E39 520i

Enviado: 06 dez 2009, 18:57
por Rico
isso nao tem nada a ver com as octanas...
tem a ver com o enxofre da gasolina....

Re: E39 520i

Enviado: 06 dez 2009, 22:51
por NightShade_PT
Da gasolina não será.. pelo menos a minha namorada usa sempre 95 da repsol. e será que o gpl pode influenciar no buraco do piston? o kit é recente tem 6 meses..