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Turbo 530D

Enviado: 11 mar 2010, 08:51
por zepedro.m
Boas amigos,

Muito possivelmente o turbo da minha máquina entregou a alma ao criador. O motor tem 165000kms, e sempre teve o cuidado de não ser "puxado" a frio. Digo isto porque ontem começou a fazer um barulho muito estranho. Quando acelero parece uma turbina de um aviao a lavantar voo, com barulhos bem notorios de descompressão quando levanto o pé do acelarador....ao ponto de quando acelero na rua as pessoas mais perto do carro até se assustam....e não estou a exagerar... :| :| Enfim, vai hoje ao mecanico para analise. Pergunto, se no caso de ser mesmo o turbo para que valores se atira esta peça?? Se tiver de levar um novo meto igual ou aconselham outro?? O meu é o de 184cv (1999). Agradeço a vossa ajuda.

Obrigado. :driving

Re: Turbo 530D

Enviado: 11 mar 2010, 11:02
por JCMC
Olá bom dia,

não será um dos tubos do "intercooler"/Turbo que está solto ou "partido" !!??
Tive uma situação identica com o meu anterior carro (VW Passat)

Sds
João Carlos

Re: Turbo 530D

Enviado: 11 mar 2010, 11:30
por volwerine
se tiveres de meter outro mete o gt2260v

Re: Turbo 530D

Enviado: 11 mar 2010, 15:52
por zepedro.m
Companheiros,

É mesmo o tubo do intercooler/turbo que se partiu. Disseram-me que vão tentar desapertar dois parafusos para reparar, se não der tem de levar um turbo novo!! :think :shock: :think

Volwerine, já agora qual diferença do turbo que tenho actualmente para o gt2260v? Preços alguem sabe?

-- Quinta Mar 11, 2010 6:20 pm --
volwerine Escreveu:se tiveres de meter outro mete o gt2260v
Pelo que tenho estado a pesquisar ainda falam melhor do GTB2260VK....

Em termos de substituição é tirar o que tenho e por este ou á algum tipo de adaptação a fazer?

Re: Turbo 530D

Enviado: 11 mar 2010, 16:54
por volwerine
o v equase plug and play! Dif? Um e geometria varial vacuo e o outro electrica, tens um 2556

Re: Turbo 530D

Enviado: 11 mar 2010, 21:15
por marco pires
volwerine Escreveu:o v equase plug and play! Dif? Um e geometria varial vacuo e o outro electrica, tens um 2556
boas,

desculpa lá menter-me na conversa,mas já vi que entendes disto dos turbos,e gostava de te perguntar o seguinte:

quais são as especificações dos turbos de origem dos 530d E39? (pressão de origem,tipo de turbo,marca,etc).

depois falaste em que o outro que aconselhas é electrico,mas como é que isso funciona,não usa os gases de escape para rodar?

Re: Turbo 530D

Enviado: 11 mar 2010, 22:21
por niceboy
marco pires Escreveu: depois falaste em que o outro que aconselhas é electrico,mas como é que isso funciona,não usa os gases de escape para rodar?
O que ele se refere é à valvula electrica da geometria variavel e não as turbinas de compressão / exaustão ;)

Re: Turbo 530D

Enviado: 11 mar 2010, 23:49
por JCMC
zepedro.m Escreveu:Companheiros,

É mesmo o tubo do intercooler/turbo que se partiu. Disseram-me que vão tentar desapertar dois parafusos para reparar, se não der tem de levar um turbo novo!! :think :shock: :think

Volwerine, já agora qual diferença do turbo que tenho actualmente para o gt2260v? Preços alguem sabe?

-- Quinta Mar 11, 2010 6:20 pm --
volwerine Escreveu:se tiveres de meter outro mete o gt2260v
Pelo que tenho estado a pesquisar ainda falam melhor do GTB2260VK....

Em termos de substituição é tirar o que tenho e por este ou á algum tipo de adaptação a fazer?

É falta de sorte se tiveres que mudar o Turbo!!! No meu caso (Do meu passat) só foi necessário mudar o tubo.
Boa sorte.
Abraço
João Carlos

Re: Turbo 530D

Enviado: 13 mar 2010, 19:36
por stoca3
Boas, o teu carro tem um 2556 de geometria variável por valvula de vácuo, se, e se for do turbo o probelma que tens, sugiro o 2260v oriundo de um 530d dos mais recentes, claro que virá com geometria electrica, mas a troca é fácil.
Quanto ao trocar de turbo, não é assim tão fácil, um dos apoios da geometria electrica, terá de ser cortado, e o apoio do motor, tambem terá de ser um pouco cortado para que caiba, tambem o tubo de retorno do óleo terá de ser orientado no sentido contrário, recomendo uma aplicação nova!! e por fim o tubo para o intercooler terá de ser adquirido novo por causa da falange no turbo, na bm custa 130 €.
Sem esquecer que terá de ser reprogramado, senão não funciona!!!!!!

Abraço

Re: Turbo 530D

Enviado: 15 mar 2010, 09:45
por zepedro.m
Companheiros,

Não vai ser necessário a substituição do turbo. :fixe Mas infelizmente vai ter de levar o catalizador que está rachado e dizem na BMW que não dá para soldar porque vai acabar por rachar mais ao lado. Pergunto se é necessário meter um catalizador ou se posso simplesmente abdicar desta peça?? (que só atrasa a resposta do acelerador :driving ) Passa na inspecção obrigatória se não o tiver?? Na BMW dizem que tenho mesmo de o colocar.... :think :think

Re: Turbo 530D

Enviado: 15 mar 2010, 15:18
por marco pires
zepedro.m Escreveu:Companheiros,

Não vai ser necessário a substituição do turbo. :fixe Mas infelizmente vai ter de levar o catalizador que está rachado e dizem na BMW que não dá para soldar porque vai acabar por rachar mais ao lado. Pergunto se é necessário meter um catalizador ou se posso simplesmente abdicar desta peça?? (que só atrasa a resposta do acelerador :driving ) Passa na inspecção obrigatória se não o tiver?? Na BMW dizem que tenho mesmo de o colocar.... :think :think

dizem e com razão.

sem catalizador garanto-te que na inspecção não passa.

Re: Turbo 530D

Enviado: 15 mar 2010, 16:33
por cap
Se for o pré-catalizador e não for visivel a olho nu sem desmontar as protecções, podes pôr um tubo no lugar dele à vontade. Se for o outro que fica visivel por baixo, tubo por dentro. Fica a passar no ipo.

Re: Turbo 530D

Enviado: 15 mar 2010, 21:21
por marco pires
cap Escreveu:Se for o pré-catalizador e não for visivel a olho nu sem desmontar as protecções, podes pôr um tubo no lugar dele à vontade. Se for o outro que fica visivel por baixo, tubo por dentro. Fica a passar no ipo.

e as emissões :think ?

Re: Turbo 530D

Enviado: 15 mar 2010, 21:50
por stoca3
Boas, marco pires, na ipo, e nos diesel, eles não costumam implicar com a falta desses " impecilhos" , nos a gasolina sim.
De qualquer forma esta semana devo levar o meu à ipo e como tenho linha directa sem qualquer kat ou pré, apenas uma panela final e não é de origem, vamos ver se passa!!! o ano passado passou :wink1

Abraço

Re: Turbo 530D

Enviado: 15 mar 2010, 22:49
por cap
stoca3: Nessa situação não deveria passar. Como eu disse passa porque segundo inspecção visual o kat está lá.

marco pires: Não são medidas. Nos diesel só medem a opacidade de gases de escape e para chumbar por aí o carro tem que estar a fazer muito fumo desengatado, o que só acontece com repros mal feitas e/ou elementos de injecção com problemas (injectores, etc etc).